Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

Quantas vezes você já voltou do supermercado, certo de ter escolhido o abacate perfeito, só para descobrir que ele ainda não está maduro? Como os abacates são normalmente cortados antes de serem servidos, tal cenário é particularmente frustrante.

Saber selecionar um abacate maduro é uma coisa, mas que tal selecionar abacates que ficarão frescos a semana toda e estarão prontos para comer sob demanda? Nós revelamos as melhores dicas para selecionar e amadurecer os abacates!




O mais importante

  • Para determinar o grau de maturação de um abacate e para escolher o abacate certo ao comprá-lo, você deve sentir e sentir o cheiro da fruta poderosa.
  • O sabor de um abacate maduro também difere de uma fruta que ainda não está madura: um abacate maduro tem um sabor de nozes, enquanto um abacate não maduro ainda tem um sabor suave.
  • Se o seu abacate ainda não está pronto para comer, mas você precisa dele rapidamente, você pode facilmente acelerar o processo de maturação em casa.

O que procurar ao comprar um abacate maduro?

Determinar o grau de maturação de um abacate não é tão fácil, especialmente porque diferentes mercearias também oferecem frutas diferentes em termos de qualidade e grau de maturação. As variedades mais populares na Alemanha são "Hass" e "Fuerte".

Conhecida como superalimentação, a fruta ganhou muita popularidade nos últimos anos. Entretanto, porque a carne está envolta na pele, às vezes pode ser difícil selecionar um abacate maduro. (Fonte da imagem: Hitoshi Namura/Unsplash)

Enquanto o abacate Hass tem uma pele verde escura a marrom, o abacate Fuerte tem uma pele lisa e verde. Alguns supermercados etiquetam os abacates maduros e prontos para comer. No entanto, às vezes é difícil dizer de fora se o super-alimento está maduro ou não.

Como você pode reconhecer um abacate maduro?

Há várias maneiras de reconhecer um abacate maduro. O método mais simples e provavelmente mais conhecido é sentir o fruto. Se você aplicar uma pressão muito leve com o dedo e ver que ele cede levemente e é macio, você pode assumir que ele está pronto para comer. Entretanto, se o abacate é muito macio ou até mesmo quase mole, ele está muito maduro.

Você também pode dizer se a fruta está madura ao sacudi-la. Segure a fruta na sua orelha e sacuda-a. Se você ouvir o abacate dentro do abacate, o abacate deve estar maduro. O cheiro de um abacate também lhe diz muito: abacates verdes são geralmente inodoros. Se você notar um cheiro desagradável, o abacate ou está maduro demais ou até mesmo ruim.

Quais são os benefícios à saúde de um abacate maduro?

A fruta abacate é considerada um dos mais proeminentes super-alimentos. Dizem que eles têm muitos benefícios para a saúde. Uma característica do abacate é o seu alto teor de ácidos graxos insaturados. Diz-se que um dos muitos benefícios é seu efeito antioxidante e quimioprotetor (1). Também é dito para proteger o sistema cardiovascular (1).

O abacate está repleto de nutrientes saudáveis.

Isto foi confirmado em um estudo da American Heart Association: de acordo com isto, diz-se que um abacate por dia aumenta o bom colesterol HDL, diminui o colesterol LDL, que é considerado menos bom, e assim possivelmente reduz o risco de doenças cardíacas (2).

O abacate é também um verdadeiro ajudante para pessoas preocupadas com a nutrição e para a perda de peso. A alta proporção de ácidos graxos insaturados garante isso, já que o abacate quase não contém açúcar e carboidratos (1) e a gordura o mantém mais cheio por mais tempo.

Diz-se que as vitaminas contidas no abacate mostram muitos efeitos positivos. Por exemplo, a vitamina E e carotenóides, que protegem o corpo dos radicais livres (1). Mas também toda a fibra, potássio, magnésio, vitamina A, vitamina C, vitamina K1, ácido fólico, para citar alguns. Estes podem proteger os olhos e o cérebro, fornecer energia e fortalecer a pele, as unhas e os ossos, entre outras coisas.

Os cientistas sugerem que comer abacates com saladas aumenta a biodisponibilidade dos carotenóides muitas vezes. Isto pode contribuir para os benefícios potenciais à saúde.

Mais uma vez, aqui está uma visão geral dos valores nutricionais médios mais importantes do abacate (1, 3).

Nutriente Conteúdo por 100 gramas
Água 73 g
Proteína 2 g
Ácidos gordurosos 2 g
Cálcio 12 mg
Magnésio 29 mg
Fósforo 52 mg
Niacina 2 mg
Beta-caroteno 62 µg
Vitamina K 21µg

Quantas calorias tem um abacate maduro?

Os abacates são considerados super-alimentos. Superalimentos são todos os alimentos que contêm substâncias promotoras de saúde - e estas em quantidades particularmente altas.

100 gramas de abacate correspondem a cerca de 160 calorias (1, 3) e contêm 8,5 gramas de carboidratos, dos quais, no entanto, nem uma grama é açúcar.

Como um super-alimento, o abacate vem com muitos benefícios para a saúde. É por isso que a fruta exótica está pousando cada vez mais frequentemente em nossos pratos, seja como um molho, em uma salada ou em uma torrada. (Fonte das fotos: Daria Shevtsova/Pexels)

Não é apenas o baixo teor de açúcar, mas também o teor de ácidos graxos insaturados e fibras dietéticas que tornam a super fruta particularmente popular.

Você consegue comer um abacate não maduro?

Um abacate não maduro não só tem um sabor amargo, como também não é comestível. Em grandes quantidades, pode até ser perigoso: Abacates verdes contêm a persina tóxica (4), que pode causar dor abdominal e náusea. Portanto, se o abacate ainda não está maduro, não o coma de jeito nenhum!

É aconselhável, portanto, ou obter os abacates prontos para comer do supermercado ou esperar alguns dias até que o abacate esteja maduro.

O que devo ter em mente ao comê-los?

Os super-alimentos são considerados particularmente saudáveis e são deliberadamente promovidos devido à sua crescente demanda. O que não deve ser esquecido, entretanto, é que mesmo esses alimentos saudáveis devem ser apreciados com moderação.

Um consumo acima da média pode levar a problemas. E porque a fruta tem tantas substâncias orgânicas diferentes, os abacates só devem ser consumidos em certas quantidades.

Se você não o fizer, pode ter o efeito oposto e ser tóxico ou causar danos aos tecidos. Da mesma forma, embora os ácidos graxos insaturados sejam muito saudáveis, não se deve subestimar o alto teor de gordura e não consumir mais que um abacate por dia.

O abacate deve ser comido com moderação.

A base do caule é geralmente o primeiro lugar no fruto onde o bolor se desenvolve. Se isto já for visível, a fruta não é comestível e não deve ser comida. Se você remover a base do caule no lado pontiagudo e ver que ele ficou escuro, este também é um sinal de que o abacate está maduro demais e não é comestível. Entretanto, se o mesmo local ainda estiver verde, você pode supor que ele ainda esteja fresco.

Uma dica secreta: Mesmo que você não coma a pele do abacate, é aconselhável lavar a fruta primeiro. É verdade que a pele é bastante dura e geralmente se assume que ela não deixa passar pesticidas.

Entretanto, outras bactérias ainda podem se acumular na pele. Se o abacate não for limpo antes do processamento, há um risco de transferência dessas bactérias diretamente para a carne. Melhor prevenir do que remediar.

Qual é a melhor maneira de armazenar abacates?

O melhor momento para armazenar um abacate é quando ele ainda não está maduro e macio. Entretanto, assim que você perceber essas duas características, o abacate deve ser comido imediatamente. Não vai demorar muito para que se estrague e estrague.

Mantenha o abacate à temperatura ambiente durante este tempo. Como o abacate é uma fruta tropical, o processo de amadurecimento é interrompido no refrigerador. No entanto, se você não quiser usar uma fruta madura imediatamente, você pode mantê-la na geladeira por alguns dias. O mesmo se aplica aos abacates que já foram cortados.

Envolva a fruta em papel de cozinha e aplique um pouco de suco de limão na fruta. Isto evita a formação de manchas marrons devido à oxidação. Também muito importante: se você processar apenas uma metade do abacate, não deixe de armazenar a outra metade com o poço. Isto está cheio de enzimas que podem prolongar a vida útil da fruta.

Formas de amadurecer um abacate em casa

Se você mal pode esperar para curtir seu abacate, as seguintes dicas podem ajudá-lo a dar um pequeno empurrão ao processo de amadurecimento de seu abacate.

Abacate mordido no microondas

Se a baga (sim, o abacate é na verdade uma baga!) acabar sendo uma noz dura de quebrar, o microondas vai ajudar. Para tornar a fruta amanteigada macia, primeiro corte-a ao meio e remova o caroço.

Agora é hora de colocar ambas as metades do abacate no microondas em uma configuração baixa por alguns minutos, por exemplo, a 90 watts por três a cinco minutos. Isto pode variar dependendo do grau de maturação, portanto não deixe de ficar de olho na fruta. Deixe o abacate esfriar um pouco. Então o abacate está pronto para comer!

Maturação do abacate no forno

Outra maneira de amadurecer o abacate imediatamente é usar seu forno: primeiro pré-aqueça seu forno a cerca de 100 graus Celsius. Embrulhe o abacate em folha de alumínio. Quando o forno estiver aquecido, coloque a fruta no meio e deixe aquecer por cerca de cinco minutos.

Novamente, fique de olho no abacate. Após os cinco minutos, faça um teste de pressão: se o abacate for macio, ele deve estar pronto para comer. Se não for, coloque-o no forno por mais cinco minutos e verifique. Se o abacate passar no teste de pressão, deixe-o esfriar primeiro.

Importante: como no caso do microondas, o forno só afeta a dureza, não o amadurecimento e o sabor real. Com o próximo método, você pode ajudar o processo natural de amadurecimento. Continue lendo para saber a melhor maneira de fazer isso.

Ripen the abacate in a paper bag

Este método ajuda o abacate a amadurecer naturalmente. O amadurecimento dos abacates acontece através da liberação de eteno. Quando você coloca sua fruta em um saco de papel marrom ou em um jornal, o eteno se acumula. Isto ajuda o seu abacate a amadurecer mais rápido de uma forma natural.

Super dica: Adicione uma maçã, pois ela também emite eteno.

Para evitar possíveis bolores e absorver a umidade, você também pode adicionar um pouco de farinha ao saco. Dependendo de quão maduro o abacate está, deve levar de três a cinco dias para que seu abacate fique amanteigado e pronto para comer.

Conclusão

Nem sempre é fácil escolher o abacate perfeito - mas também não é impossível! Mesmo ao fazer compras, pode ser útil olhar, sentir e cheirar mais de perto.

Você também deve ter em mente que a maioria desses super-alimentos acabam no supermercado antes mesmo de estarem maduros. Portanto, se você quiser comer seu abacate imediatamente, você pode se certificar de comprar abacates que estejam maduros para comer. Estes são oferecidos por muitas mercearias.

Mas se você não tiver essa opção, você pode felizmente ajudar você mesmo no processo de maturação com alguns pequenos truques.

Fonte da imagem: Estúdio Bloom/Unsplash

Referências (4)

1. Dreher, ML, & Davenport, AJ. (2013). Hass avocado composition and potential health effects. Critical reviews in food science and nutrition, 53(7), 738–750.
Fonte

2. Wang L, Bordi PL, Fleming JA, Hill AM, Kris-Etherton PM. Effect of a moderate fat diet with and without avocados on lipoprotein particle number, size and subclasses in overweight and obese adults: a randomized, controlled trial.
Fonte

3. Meyer, K.(2019) Eat to Sleep: What to Eat and When to Eat It for a Good Night's Sleep—Every Night.
Fonte

4. Padilla-Camberos E, Martínez-Velázquez M, Flores-Fernández JM, Villanueva-Rodríguez S. Acute toxicity and genotoxic activity of avocado seed extract (Persea americana Mill., c.v. Hass). ScientificWorldJournal. 2013 Nov 5;2013:245828. doi: 10.1155/2013/245828. PMID: 24298206; PMCID: PMC3835709.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Dreher, ML, & Davenport, AJ. (2013). Hass avocado composition and potential health effects. Critical reviews in food science and nutrition, 53(7), 738–750.
Ir para a fonte
Estudo científico
Wang L, Bordi PL, Fleming JA, Hill AM, Kris-Etherton PM. Effect of a moderate fat diet with and without avocados on lipoprotein particle number, size and subclasses in overweight and obese adults: a randomized, controlled trial.
Ir para a fonte
Livro
Meyer, K.(2019) Eat to Sleep: What to Eat and When to Eat It for a Good Night's Sleep—Every Night.
Ir para a fonte
Estudo científico
Padilla-Camberos E, Martínez-Velázquez M, Flores-Fernández JM, Villanueva-Rodríguez S. Acute toxicity and genotoxic activity of avocado seed extract (Persea americana Mill., c.v. Hass). ScientificWorldJournal. 2013 Nov 5;2013:245828. doi: 10.1155/2013/245828. PMID: 24298206; PMCID: PMC3835709.
Ir para a fonte
Resenhas