
Como escolhemos
Leite dourado, shot de curcuma ou chá de curcuma - o suposto super-alimento está na boca de todos. Diz-se que a planta de gengibre tem propriedades curativas para muitos males.
Enquanto isso, no entanto, cada vez mais vozes críticas estão questionando a eficácia do açafrão-da-terra e criticando os estudos científicos. Você gostaria de descobrir o que o açafrão-da-terra pode realmente fazer? Então você veio ao lugar certo.
Em nosso grande teste de açafrão-da-índia 2022 queremos apresentar-lhe a planta de açafrão-da-índia com mais detalhes. Você conhecerá diferentes produtos de curcuma e aprenderá tudo o que precisa saber sobre o açafrão-da-índia.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Açafrão: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Critérios de compra e avaliação do
- 5 Guia: Perguntas que você deve tratar antes de comprar
- 5.1 O que é o açafrão-da-terra e como ele funciona?
- 5.2 Quando e para quem é útil tomar curcuma?
- 5.3 Quais são os possíveis efeitos colaterais de tomar açafrão-da-índia?
- 5.4 Que tipos de produtos de açafrão-da-índia existem?
- 5.5 Onde posso comprar açafrão-da-índia?
- 5.6 Como o curcuma deve ser dosado?
- 5.7 Que alternativas há para o açafrão-da-terra?
- 5.8 O que devo ter em mente ao cultivar açafrão-da-índia?
- 5.9 Com que alimentos o açafrão-da-terra combina?
O mais importante
- O açafrão-da-terra pertence à família do gengibre e vem originalmente do sudeste asiático. O açafrão-da-terra é conhecido por sua cor amarela intensa e por suas supostas propriedades curativas.
- O curcuma pode ser comprado como uma raiz fresca, em pó ou em forma de cápsula. Dependendo da área de aplicação, as formas de dosagem têm diferentes vantagens e desvantagens. Em combinação com a pimenta preta, o curcuma pode ser melhor absorvido pelo corpo.
- Você não deve tomar curcuma durante a gravidez e a amamentação. Caso contrário, o gengibre amarelo pode ter vários benefícios para a saúde. Existem agora vários estudos sobre a eficácia do açafrão-da-índia.
Açafrão: nossa recomendação dos melhores produtos
Critérios de compra e avaliação do
Açafrão-da-terra Ao comprar açafrão-da-terra, você pode prestar atenção a vários aspectos, tais como:
Ao fazer a escolha certa para você, você pode economizar dinheiro e também garantir que você não dê ao seu corpo nada que ele não precise. Portanto, procure sempre por alta qualidade e, se necessário, peça para ver os certificados do fabricante.
Formulário de dosagem
Antes de mais nada, você deve pensar no formulário em que você quer comprar açafrão-da-terra. Você pode comprar curcuma em pó, em cápsulas ou fresco. Dependendo da dosagem e da quantidade, as formas de dosagem diferem em preço. O açafrão-da-índia fresco ou açafrão-da-índia em pó são os mais baratos e também podem ser comprados em supermercados.
Enquanto isso, você também pode comprar curcuma em forma líquida. Os shots de açafrão-da-terra são bêbados puros e freqüentemente contêm outros ingredientes. O mesmo se aplica ao concentrado de curcuma, que deve ser tomado com água ou suco.
Dosagem
Outro critério de compra é a dosagem. Aqui depende da forma de dosagem do açafrão-da-índia. Você mesmo pode dosear o açafrão-da-índia em pó ou açafrão-da-índia fresco como desejar. A situação é diferente com as cápsulas.
Qual a melhor dosagem para você depende do propósito para o qual você quer tomar
açafrão-da-índia. Aqui você deve consultar as instruções do fabricante. Você encontrará todos os tipos de dosagens no mercado, de cápsulas leves a cápsulas de alta dose.
Tamanho da embalagem
O tamanho da embalagem desempenha um papel importante tanto para o curcuma em pó quanto para as cápsulas. Aqui você pode escolher a melhor relação custo-benefício em combinação com a dosagem.
As embalagens maiores geralmente oferecem um preço mais favorável. Desta forma você pode estocar e economizar dinheiro no longo prazo. Se você quiser experimentar primeiro o açafrão-da-terra, nós recomendamos a compra de um pacote menor. Preste também atenção à data de validade do produto açafrão-da-índia.
As cápsulas geralmente têm um prazo de validade de dois a três anos. O curcuma em pó, por outro lado, muitas vezes dura ainda mais. Se você só quer tomar curcuma raramente, um pacote menor faz mais sentido para você.
Outros ingredientes
Curcuma em forma de pó geralmente consiste puramente de curcuma moído. Em cápsulas, no entanto, outros ingredientes são frequentemente adicionados. O mesmo se aplica ao açafrão-da-terra e aos concentrados. Os fabricantes têm como objetivo vender um produto com maior eficácia.
Você não tem que tomar vários pós, comprimidos ou cápsulas, mas tem tudo em um só produto. No entanto, você deve dar uma olhada de perto nos ingredientes antes. As alergias ou intolerâncias devem ser levadas em consideração. Você também deve estar claro sobre quais ingredientes fazem sentido para você. O
Preço do produto de curcuma aumenta dependendo de qual ingrediente foi adicionado. Em geral, você deve prestar atenção à qualidade dos ingredientes.
Os seguintes ingredientes são normalmente encontrados em produtos de curcuma:
Ingrediente | Produto | Efeito |
---|---|---|
Gengibre | Cúrcuma, Chá de Cúrcuma, Cápsulas de Cúrcuma | Dito para fortalecer o sistema imunológico |
Piperina (pimenta preta) | Cápsulas de Cúrcuma | Diz-se que a combinação aumenta a eficácia do cúrcuma. |
Você normalmente encontrará produtos de curcuma com gengibre, pimenta preta ou piperina. A piperina é a parte da pimenta preta que fornece picante. Diz-se que a adição de ambos os ingredientes aumenta a eficácia do açafrão-da-índia e cria mais benefícios.
Guia: Perguntas que você deve tratar antes de comprar
açafrão-da-índia A fim de informá-lo de forma abrangente sobre a eficácia do açafrão-da-índia e para lhe dar uma compreensão do estado atual da ciência, resumimos todas as informações importantes para você nas seções seguintes.
O que é o açafrão-da-terra e como ele funciona?
A substância no curcuma que se diz ter um efeito curativo é chamada curcumina.
Atualmente, o curcuma está disponível em uma grande variedade de formas. O açafrão-da-terra pode ser usado tanto interna quanto externamente. O gengibre amarelo é considerado um remédio para vários males. (1)
(Fonte de imagem: Nirmal Sarkar / Pixabay)
A eficácia do açafrão-da-terra está sendo investigada em vários estudos. No entanto, o açafrão-da-terra é conhecido por dar resultados falso-positivos em estudos. Muitos dos estudos não foram realizados em humanos. É questionável se estes estudos podem ser transferidos para humanos.
Além disso, o açafrão-da-terra em sua forma pura tem uma biodisponibilidade baixa. (2)
Na seção seguinte listamos alguns dos efeitos do açafrão-da-índia que foram estudados.
Alívio de problemas digestivos
Um estudo em 2014 examinou a eficácia do açafrão-da-terra no tratamento de problemas digestivos. Devido ao seu efeito anti-inflamatório, diz-se que o ingrediente ativo curcumina ajuda especialmente nas inflamações do revestimento do estômago ou dos intestinos. Assim, o açafrão-da-terra pode contribuir para o alívio de queixas digestivas. (3)
Efeito anti-inflamatório
Vários estudos lidam com o efeito anti-inflamatório do açafrão-da-índia. Primeiro, há um estudo que concluiu que a curcumina pode reduzir a inflamação na esclerose múltipla. Assim, os sintomas e desconforto associados à EM são reduzidos. (4)
Um estudo indiano de 2012 também analisou o efeito anti-inflamatório, mas em pacientes com artrite. De acordo com o estudo, a condição das pessoas do teste melhorou significativamente após o tratamento com curcumina. (5)
Promoção da perda de peso
O açafrão-da-terra pode contribuir para a perda de peso. Um estudo de 2015 descobriu que pessoas com excesso de peso tratadas com curcuma perderam peso mais rapidamente quando combinadas com dieta. (6)
Outro estudo investigou os efeitos da curcumina sobre os fatores de risco cardiovascular em adolescentes do sexo feminino com sobrepeso. Doenças cardiovasculares são doenças do sistema cardiovascular.
O estudo concluiu que o tratamento com curcumina em combinação com a dieta poderia reduzir alguns fatores de risco cardiovascular. Os sujeitos também perderam peso. (7)
Alívio dos sintomas da artrite
Existem vários estudos sobre o efeito atenuante do açafrão-da-índia nos sintomas da artrite. Em 2014, foi realizado um estudo no qual 40 sujeitos com artrose do joelho participaram. Eles receberam curcumina ou um placebo por seis semanas.
Os pacientes que tomaram curcumina foram capazes de mover melhor o joelho e tiveram menos dor após o tratamento em comparação com o grupo placebo. (8)
Outro estudo no mesmo ano descobriu que as pessoas que tomaram curcumina por oito semanas precisavam de menos analgésicos. (9) .
(Fonte de imagem: FOODISM360 / Unsplash)
Para descobrir se o açafrão-da-terra funciona de forma similar a um analgésico, outro estudo foi conduzido. Participaram 367 voluntários com artrose do joelho. Eles receberam curcumina ou ibuprofeno diariamente durante 4 semanas. Ambos os grupos foram capazes de alcançar o alívio da dor. (10)
Isto sugere que o açafrão-da-terra pode ser usado como um substituto do analgésico. No entanto, isto foi desmentido com outro estudo. Durante seis semanas, pacientes com artrose do joelho receberam a mesma quantidade de curcumina que no estudo anterior.
Aqui, no entanto, não houve alívio da dor. Portanto, a curcumina não pode aliviar os sintomas da osteoartrose em todos os casos. (11)
Baixando o colesterol
Há alguns estudos que concluíram que a curcumina pode ajudar a baixar o colesterol. Em um estudo tailandês, os sujeitos foram tratados com uma dose baixa de curcumina. Após uma semana, os níveis de colesterol dos pacientes estavam significativamente mais baixos. (12)
Outro estudo também chegou à conclusão de que o açafrão-da-terra pode ajudar a baixar os níveis de colesterol. Neste estudo, 10 voluntários tomaram curcumina por uma semana. Após o tratamento, o nível de colesterol havia caído 12 por cento. (13)
Combater a demência
Tomar o princípio ativo curcumina pode combater os sintomas de demência do mal de Alzheimer. Este foi o resultado de um estudo japonês em 2012. 3 pacientes com sintomas de Alzheimer como irritabilidade, ansiedade, inquietação e apatia foram tratados com cápsulas de curcuma. Após um período de tratamento de 3 meses, os sintomas dos pacientes melhoraram notavelmente.
Os sujeitos conseguiram até mesmo reconhecer sua família após um ano de tratamento (14)
O açafrão-da-terra também pode levar a melhorias na atenção e na memória das pessoas sem demência. Um estudo de 2018 chegou a esta conclusão. Nisto, 40 indivíduos receberam cápsulas de açafrão-da-índia durante 18 meses. (15)
Efeitos positivos do açafrão-da-terra no câncer
Pesquisadores vêem potencial para efeitos positivos no uso do açafrão-da-terra no câncer. (16) Além disso, diz-se que a curcumina é capaz de prevenir o câncer. No caso do câncer de mama existente, diz-se que o açafrão-da-terra é capaz de prevenir a formação de metástases e a propagação para os pulmões. (17)
No entanto, os cientistas descobriram que a curcumina também pode ter um efeito preventivo sobre outros tipos de câncer. Além disso, diz-se que isso tem um efeito positivo sobre o efeito das quimioterapias. (18)
Quando e para quem é útil tomar curcuma?
A dosagem recomendada difere de acordo com o que você quer tomar açafrão-da-terra. A seguir estão os usos do açafrão-da-índia. Note que nem todas as áreas têm evidência científica de eficácia.
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Melhora a pele, o cabelo e as unhas
- Contra o mal de Alzheimer
- Contra o câncer
- Contra a Esclerose Múltipla
- Baixando os níveis de colesterol
- Diminuição dos níveis de açúcar no sangue
- Alivia problemas digestivos
- Contra o reumatismo
- Perda de peso
- Aliviando a dor
Especialistas aconselham a não tomar curcuma durante a gravidez e a amamentação.
O açafrão-da-terra pode ser dado aos animais?
Se seu animal tem problemas de saúde, você pode dar a ele curcuma. As áreas clássicas de aplicação para animais são:
- Desordens digestivas
- Preparativos para a proteção do fígado
- Apoio do sistema imunológico
- Doenças alérgicas
- Doenças crônicas da pele
- Artrite
Aqui também, você deve usar preparações em altas doses para que o ingrediente ativo possa ser melhor absorvido pelo corpo do animal. Você também deve consultar um veterinário e discutir o tratamento com ele. Isso garantirá que o animal seja bem cuidado.
Se a preparação do açafrão-da-terra contém o polisorbato emulsificante 80, um choque pseudoalérgico grave pode ser desencadeado em cães
Este emulsificante está contido em alguns produtos de curcuma para humanos.
Açafrão-da-terra também pode ser usado externamente?
O açafrão-da-terra também é popular nos cosméticos. O açafrão-da-índia é usado externamente. Aqui, as propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes entram em jogo. O uso de açafrão-da-terra para máscaras faciais, xampus e cremes é dito para ajudar contra várias reclamações.
Estes incluem acne, psoríase e unhas quebradiças. Por favor, note que as manchas de açafrão-da-índia são fortes e a área tratada pode ficar amarela. Além disso, não há estudos sobre a eficácia do açafrão-da-terra em aplicações externas.
Quais são os possíveis efeitos colaterais de tomar açafrão-da-índia?
(Fonte de imagem: Nikin / Pixabay)
Você deve abster-se de tomar açafrão-da-índia se você:
- Estão grávidas
- Estão amamentando
- Ter uma infecção aguda no fígado ou vesícula biliar
- Ter cálculos biliares
Caso contrário, você deve seguir a ingestão recomendada pelo fabricante e consultar um médico.
Que tipos de produtos de açafrão-da-índia existem?
- Raiz de açafrão-da-índia fresca
- Cúrcuma em pó
- Cápsulas de curcuma
Raiz de açafrão-da-índia fresca
Você pode comprar açafrão-da-índia fresca no supermercado ou na internet. A aparência da raiz de cúrcuma é semelhante à de uma raiz de gengibre - mas a raiz de cúrcuma é menor. Você tem a vantagem de poder cultivar seu próprio açafrão-da-índia com a ajuda de açafrão-da-índia fresco. Isto significa que você terá gengibre amarelo fresco em casa no futuro.
A raiz fresca também não é misturada com outros ingredientes ou conservantes e, portanto, é de alta qualidade. Além disso, esta forma de açafrão-da-índia é comparativamente barata.
Uma desvantagem do açafrão-da-índia fresco é sua baixa biodisponibilidade. O curcuma puro só pode ser mal absorvido pelo corpo. Além disso, a dosagem do ingrediente ativo curcumina na raiz fresca é bastante baixa e você teria que consumir uma grande quantidade para alcançar os efeitos desejados.
Você normalmente só pode comprar o açafrão-da-terra em forma de pacote, então você está comprando uma quantidade maior. Se você não usar a raiz de açafrão-da-terra com rapidez suficiente, ela vai ficar ruim. Cúrcuma
Em pó
Você também pode comprar a raiz de cúrcuma moída, como um pó. Uma vantagem disso é que o pó é versátil. Você pode usá-lo para aromatizar pratos ou bebê-lo em combinação com outros suplementos.
Quanto do açafrão-da-índia em pó você usa, depende de você. Assim como a raiz de curcuma fresca, o pó moído também é bastante barato em comparação com as cápsulas.
Assim como no açafrão-da-terra, a biodisponibilidade do pó é baixa. Mais uma vez, a quantidade que você precisa tomar para alcançar um efeito é bastante alta. O sabor do curcuma em pó é muito intenso. Se você não gosta do sabor, isto é uma desvantagem.
Os pós podem muitas vezes ser comprados em grandes quantidades a um preço de barganha. Se a melhor data anterior for ultrapassada, o pó perde seu sabor.
Cápsulas de curcuma
Você pode comprar cápsulas de curcuma em diferentes tamanhos. Desta forma você pode comprar uma pequena embalagem para testes e se você quiser continuar usando as cápsulas, você pode usar embalagens maiores.
Como as cápsulas são geralmente em altas doses, você pode facilmente tomar uma alta concentração de açafrão-da-índia. As cápsulas frequentemente contêm piperina ou outras substâncias que aumentam a sua biodisponibilidade. Isso torna o uso das cápsulas mais eficiente.
.
No entanto, o fato de outros ingredientes serem adicionados às cápsulas também pode ser uma desvantagem. Possíveis alergias ou intolerâncias devem definitivamente ser levadas em conta aqui.
Além disso, você não pode determinar a dosagem você mesmo, mas está vinculado à dosagem da cápsula. Você deve seguir as recomendações do fabricante e não excedê-las. Se você tem um problema para engolir cápsulas ou comprimidos maiores, isto também pode ser uma desvantagem.
Onde posso comprar açafrão-da-índia?
Como o curcuma deve ser dosado?
Que alternativas há para o açafrão-da-terra?
Alternativa | Forma de uso | Motivo |
---|---|---|
Curry | Em cozimento | Similar no sabor, contém parte de curcuma |
Cumin | Em cozimento | Similar no sabor |
Açafrão | Em cozimento | Similar no sabor |
Gengibre | Em cozimento, também como medicinal | Similar no sabor, efeitos similares ao curcuma |
Como o açafrão-da-terra, diz-se que o gengibre ajuda em problemas digestivos. Também se diz que o gengibre tem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos. Além disso, diz-se que tomar gengibre alivia as náuseas.
O que devo ter em mente ao cultivar açafrão-da-índia?
O açafrão-da-terra vem originalmente do sudeste asiático, então você precisa de um lugar muito quente para a planta. A planta também precisa de muita luz após o primeiro tiro, portanto o local também deve ser brilhante.
(Fonte da imagem: barbara baldocchi / Pixabay)
Você também pode colocar a planta do lado de fora após a primeira filmagem. Entretanto, as temperaturas nunca devem cair abaixo de 15 graus Celsius. A planta pode ser armazenada no inverno a cerca de 10 graus Celsius em um local seco.
Quais partes da planta são processadas pelo açafrão-da-índia?
O chamado rizoma é usado para o açafrão-da-índia. Esta é uma filmagem que cresce no subsolo. Do rizoma, as raízes descem e o caule folhoso sobe. O rizoma do açafrão-da-terra é semelhante ao do gengibre, mas é muito menor.
Quando você pode colher o açafrão-da-terra?
O açafrão-da-terra pode ser colhido após cerca de 9 meses. Assim que a flor e as folhas murcharem, você pode desenterrar cuidadosamente a raiz. Agora você pode usar a raiz fresca, secá-la ou processá-la em pó. Se a raiz brotar novamente, você pode cultivar açafrão-da-índia novamente.
Com que alimentos o açafrão-da-terra combina?
Arroz e pão naan também podem ser temperados com açafrão indiano. Em geral, o açafrão-da-terra vai bem com carne, peixe e vegetais. O conhecido leite dourado também é aromatizado com curcuma. Se você gosta do sabor, você pode usar o tempero de várias maneiras.
Fonte da imagem: vainillaychile / 123rf.com
Referências (18)
1.
Singletary, K. (2020). Turmeric - Potential Health Benefits
Fonte
2.
Chrubasik-Hausmann S., (2015). Kurkuma
Fonte
3.
Thavorn K., Mamdani M., Straus S., (2014). Efficacy of turmeric in the treatment of digestive disorders: a systematic review and meta-analysis protocol.
Fonte
4.
Qureshi M., Al-Suhaimi E. , Wahid F., +Shehzad O., Shehzad A., (2018). Therapeutic Potential of Curcumin for Multiple Sclerosis.
Fonte
5.
Belcaro G., Cesarone M., Dugall M., Pellegrini L., Ledda A., Grossi M., Togni S., Appendino G., (2010). Efficacy and safety of Meriva®, a curcumin-phosphatidylcholine complex, during extended administration in osteoarthritis patients.
Fonte
6.
Di Pierro F., Bressan A., Ranaldi D., Rapacioli G., Giacomelli L., Bertuccioli A., (2015). Potential Role of Bioavailable Curcumin in Weight Loss and Omental Adipose Tissue Decrease: Preliminary Data of a Randomized, Controlled Trial in Overweight People With Metabolic Syndrome. Preliminary Study
Fonte
7.
Saraf-Bank S., Ahmadi A., Paknahad Z., Maracy M., Nourian M., (2019). Effects of Curcumin on Cardiovascular Risk Factors in Obese and Overweight Adolescent Girls: A Randomized Clinical Trial
Fonte
8.
Panahi Y., Rahimnia A. R., Sharafi M., Alishiri G., Saburi A., Sahebkar A., (2014). Curcuminoid Treatment for Knee Osteoarthritis: A Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Trial
Fonte
9.
Nakagawa Y., Mukai S., Yamada S., Matsuoka M., Tarumi E., Hashimoto T., Tamura C., Imaizumi A., Nishihira J., Nakamura T., (2014). Short-term Effects of Highly-Bioavailable Curcumin for Treating Knee Osteoarthritis: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Prospective Study
Fonte
10.
Kuptniratsaikul V., Dajpratham P., Taechaarpornkul W., Buntragulpoontawee M., Lukkanapichonchut P., Chootip C., Saengsuwan J., Tantayakom K., Laongpech S., (2014). Efficacy and Safety of Curcuma Domestica Extracts Compared With Ibuprofen in Patients With Knee Osteoarthritis: A Multicenter Study
Fonte
11.
Rahimnia A. R., Panahi Y., Alishiri G., Sharafi M., Sahebkar A., (2015). Impact of Supplementation With Curcuminoids on Systemic Inflammation in Patients With Knee Osteoarthritis: Findings From a Randomized Double-Blind Placebo-Controlled Trial
Fonte
12.
Alwi I., Santoso T., Suyono S., Sutrisna B., Suyatna F., Boedina Kresno S., Ernie S., (2008). The Effect of Curcumin on Lipid Level in Patients With Acute Coronary Syndrome
Fonte
13.
Soni K. B., Kuttan R., (1992). Effect of Oral Curcumin Administration on Serum Peroxides and Cholesterol Levels in Human Volunteers
Fonte
14.
Hishikawa N., Takahashi Y., Amakusa Y., Tanno Y., Tuji Y., Niwa H., Murakami N., Krishna U. K., (2012). Effects of turmeric on Alzheimer's disease with behavioral and psychological symptoms of dementia
Fonte
15.
Small G., Siddarth P., Li Z., Miller K., Ercoli L., Emerson N., Martinez J., Wong K. P., Liu J., Merrill D., Chen S., Henning S., Satyamurthy N., Huang S. C. Heber D., Barrio J., (2017). Memory and Brain Amyloid and Tau Effects of a Bioavailable Form of Curcumin in Non-Demented Adults: A Double-Blind, Placebo-Controlled 18-Month Trial
Fonte
16.
Giordano A., Tommonaro G., (2019). Curcumin and Cancer
Fonte
17.
Banik U., Parasuraman S., Kumar Adhikary A., Hayati Othman N., (2017). Curcumin: The Spicy Modulator of Breast Carcinogenesis
Fonte
18.
Sinha D., Biswas J., Sung B., Aggarwal B., Bishayee A., (2012). Chemopreventive and Chemotherapeutic Potential of Curcumin in Breast Cancer
Fonte