Ultima atualização: 27 de setembro de 2021

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A cereja acerola foi descoberta anos atrás. A fruta de caroço era então e ainda hoje é considerada uma das frutas mais importantes para uma vida saudável. Isto porque a cereja acerola tem um alto teor de vitamina C e, portanto, é essencial para a saúde humana. Por esta razão, nós investigamos acerola e seus efeitos sobre o corpo humano.

Para este propósito, nós fizemos um teste de acerola de vitamina C 2022. Nós resumimos as informações mais importantes sobre as cerejas acerola para você. Desta forma, tornamos mais fácil para você encontrar as informações essenciais sobre esta bomba de vitamina C.




O mais importante

  • A vitamina C da Acerola é extraída da cereja acerola e é uma boa alternativa para ingerir vitamina C natural. A cereja acerola também tem um alto teor de vitamina C
  • A alta qualidade é especialmente importante para suplementos alimentares como a acerola vitamina C.
  • A vitamina C é essencial para o corpo humano. Ao tomar vitamina C, nós fortalecemos nosso sistema imunológico e somos menos suscetíveis a infecções. Além disso, a função intestinal é melhorada e a vitamina C nos protege do estresse oxidativo.

Acerola Vitamina C: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios de Compra e Avaliação dos Produtos Acerola Vitamin C

Há inúmeros produtos com acerola no mercado, onde você pode facilmente perder o controle. Ao comprar acerola vitamina C, você pode olhar para vários aspectos, tais como:

Tomar suplementos alimentares não é um substituto para os alimentos. Você ainda precisa ter certeza de que você come uma dieta balanceada e bebe muita água. Basicamente, você tem que ter certeza de que você só usa produtos de alta qualidade.

Processo de fabricação

A cereja acerola pode ser processada em pó, cápsulas, talco em pó, pastilhas mastigáveis e extratos. O processo de fabricação, local de fabricação e certificação são indicadores-chave da boa qualidade da acerola vitamina C. O processo de fabricação varia de empresa para empresa.

Pode acontecer que as empresas recorram à vitamina C produzida artificialmente ou que também incorporem substâncias geneticamente modificadas.

Existem alguns processos que as empresas utilizam para processar cerejas acerola. No processo de liofilização, os frutos da cereja acerola são liofilizados imediatamente após a colheita e processados posteriormente. Isto é indicado para acerola vitamina C na forma de pó ou cápsulas. Você deve prestar atenção à produção suave de acerola vitamina C e também ao fato de que o produto é fabricado sem o uso de produtos químicos.

Qualidade e ingredientes

Qualidade é o critério de compra mais importante quando se trata de vitaminas como a acerola vitamina C. A vitamina C é uma das vitaminas sensíveis à luz e à temperatura. Por esta razão, você deve ter uma visão de perto da qualidade do produto.

Não importa em que forma, sejam cápsulas, pó ou comprimidos, você toma a acerola vitamina C, ela deve ser de alta qualidade. Com acerola vitamina C, você deve prestar atenção à certificação orgânica e também ao país de produção.

Dieta

A dieta é um critério crucial para o que e quantas vitaminas, como a acerola vitamina C, você toma. Apesar da ingestão de suplementos, uma dieta saudável e metabolicamente rica é essencial.

Com uma dieta saudável e variada de frutas, vegetais, peixe, carne, leite e laticínios e cereais, você ingere diferentes vitaminas, minerais e oligoelementos. Portanto, você deve primeiro falar com seu médico de família antes de comprar e tomar vitaminas adicionais, tais como acerola vitamina C.

Efeito

O efeito dos suplementos alimentares varia de pessoa para pessoa. Tomar vitamina C extra pode ter um efeito positivo, mas também negativo sobre o corpo. Também depende da época do ano em que e de quanta vitamina C você precisa. A vitamina C da Acerola é tomada principalmente no inverno.

Guia: Perguntas freqüentes sobre acerola vitamina C respondidas em detalhes

Nós resumimos todas as informações importantes sobre a eficácia da acerola vitamina C e o estado atual da ciência. Esta informação é apresentada nesta seção.

O que é acerola e como ela funciona?

A cereja acerola foi descoberta cedo e é a fonte da saúde. A cereja acerola ácida é uma fruta de caroço. A super fruta consiste em 93 % de água e não tem proteínas, gordura ou carboidratos. Ela contém muita vitamina C e tem propriedades antioxidantes. (4)

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina C fortalece o sistema imunológico ao suportar várias funções celulares. Isto nos torna menos suscetíveis a infecções. A vitamina C pode afastar os radicais livres por causa de seu efeito.

Para resfriados, a vitamina C é preventiva e promove a cura (3, 12)

Cada pessoa é diferente e precisa de mais ou menos vitamina C para fortalecer seu sistema imunológico. Deve-se tomar cuidado para garantir que vitamina C suficiente seja tomada. Uma deficiência levaria a um comprometimento da imunidade e, portanto, a um maior risco de suscetibilidade a infecções. (13)

Protege contra o estresse oxidativo

Situações estressantes podem surgir de novo e de novo no cotidiano. Se o estresse persistir, ele afetará a psique humana. O estresse é um fator importante na obesidade humana. Foi descoberto que, ao complementar com suco de acerola, houve uma diminuição parcial no padrão dietético. (4)

Melhora a função intestinal

Nós podemos colocar tensão em nossos intestinos através da ingestão de alimentos. O intestino pode ter efeitos negativos no bem estar quando irritado. De acordo com o estudo, a acerola vitamina C tem alta atividade antioxidante. Ele mostra que a acerola tem efeitos positivos sobre a atividade gastrointestinal. (5)

Se você tem tido problemas frequentes com o trato gastrointestinal, então você deve tomar mais vitamina C. Você também deve entrar em contato com um médico. Você também deve entrar em contato com um médico para ter uma melhor visão geral do seu equilíbrio vitamínico.

Quando e para quem é útil tomar acerola?

Acerola vitamina C tem uma ampla gama de efeitos positivos sobre o corpo humano. A vitamina C é encontrada em uma grande variedade de frutas e vegetais e também pode ser tomada como um suplemento alimentar. Os flavonóides são encontrados em frutas e vegetais e são a principal fonte de alimentos para humanos. Os flavonóides estão diretamente relacionados à saúde humana. (1)

Pesquisa relacionada a flavonóides de fontes vegetais, que têm múltiplos benefícios à saúde. Flavonóides têm (1)

  • Atividade antioxidante capacidade de limpeza radical
  • Prevenção de doenças coronarianas
  • Anti-inflamatório
  • Atividade anti-cancerígena
  • Antiviral

Assim, ele é adequado para mulheres e homens, mas também para crianças. Especialmente no inverno, as pessoas gostam de tomar vitamina C adicional. No entanto, a vitamina C também pode ser tomada durante o ano, já que esta vitamina tem efeitos positivos sobre a saúde.

Um estudo analisou a conexão entre a vitamina C e a obesidade. A fruta acerola contém muita vitamina C e é, portanto, um fator importante no combate à obesidade. Neste estudo, o efeito do suco de acerola é investigado. Aqui, sob a forma de suplementos alimentares, a acerola é dada a ratos obesos. (4)

Em outro estudo, as cepas probióticas são examinadas em combinação com acerola. É mostrado que o fruto acrola tem um efeito positivo sobre a atividade intestinal. (5)

Há inúmeros contra-estudos sobre o tema câncer e vitamina C. Em um estudo duplo-cego, 150 pacientes com câncer avançado tomaram parte para avaliar os efeitos do ascorbato nos sintomas. Dois grupos com características similares foram selecionados. Nenhum benefício terapêutico da dosagem de ácido ascórbico foi demonstrado. (7)

Quanto custam os produtos acerola?

O custo do produto de acerola vitamina C varia de acordo com a qualidade, processo de fabricação, quantidade, local de fabricação e ingredientes. Nós resumimos os preços por 100 gramas para você aqui:

Forma de dosagem;Preço[/th]

cápsula aprox. 10-15 euros/ por 100g
aprox. 4-6 euros/ por 100g
tintura-mãe aprox. 15-20 euros/ por 100g

As mais caras são as tinturas-mãe que são enriquecidas com acerola vitamina C. Elas são 100 % naturais e não contêm álcool. Eles são 100% naturais e não contêm álcool, por isso são adequados para mulheres grávidas e também para crianças. Isto também explica o preço mais alto.

O pó de acerola está normalmente disponível em uma embalagem selável de 200-300 g. Você tem um suprimento disto. Você tem um suprimento disto para mais de seis meses. As cápsulas estão disponíveis em embalagens maiores de cerca de 180-240 cápsulas.

Onde eu posso comprar acerola?

Acerola vitamina C está disponível em todos os lugares. Os produtos processados são vendidos na forma de cápsulas, pós e tinturas-mãe e podem ser encontrados nas seguintes lojas

  • Farmácias
  • Drogarias
  • Loja de alimentos saudáveis

Você também pode encontrar inúmeros sites que oferecem acerola vitamina C online. Você deve fazer pedidos em sites confiáveis e também pode valer a pena tirar vantagem de pacotes de valor.

Quais são os tipos de acerola existentes?

A acerola é um fruto de caroço e não cresce aqui na Europa. Portanto, ela é importada e processada de vários países, como o Brasil. Uma distinção pode ser feita entre estes dois tipos de acerola vitamina C:

Tipo Descrição
Acerola Vitamin C Capsules A Acerola Vitamin C em forma de cápsula não tem sabor próprio e pode ser tomada com bastante líquido. A vitamina C em pó Acerola é normalmente fornecida com uma colher de medida e facilita a dosagem. O pó tem um sabor agradável e pode ser usado em qualquer lugar da cozinha.
Acerola vitamina C em pó A acerola vitamina C em pó é normalmente fornecida com uma colher de medida e facilita a dosagem. O pó tem um sabor agradável e pode ser usado em qualquer lugar da cozinha.

Na seção seguinte explicaremos em detalhes as vantagens e desvantagens das cápsulas de acerola vitamina C e pó.

Cápsulas de vitamina C da Acerola

Tomar cápsulas de vitamina C de acerola é fácil e contém uma quantidade concentrada de vitamina C de acerola. (unsplashp/ Sharon McCutcheon)

Depende de você se você quer tomar acerola vitamina C em forma de cápsulas, pó ou tintura-mãe. Se você não tem nenhum problema com as cápsulas, então estas são as certas para você. As cápsulas não têm sabor próprio e são tomadas com bastante líquido.

As cápsulas de vitamina C da Acerola têm a vantagem de não ocuparem muito espaço e durarem muito tempo.

Vantagens
  • têm encapsulamento, também podem ser veganos
  • pacotes de estoque também estão disponíveis para compra e economia
  • geralmente com ingredientes adicionais
Desvantagens
  • geralmente com ingredientes adicionais
  • observe a dose
  • engula inteira

Com algumas empresas você deve prestar atenção a quais vitaminas adicionais, minerais e oligoelementos foram adicionados às cápsulas. Ao descobrir sobre o conteúdo da cápsula, você pode pesar quais vitaminas você pode, no final das contas, dispensar. Se você prefere produtos veganos, as empresas também têm o produto certo para você. As cápsulas de acerola vitamina C também podem ser adquiridas vegan.

Acerola Vitamin C Powder

A acerola vitamina C em pó é especialmente interessante para pessoas criativas. O pó pode ser adicionado a uma grande variedade de bebidas, tais como smoothies ou sucos. A acerola vitamina C em pó também pode ser adicionada a muitos pratos, tais como iogurte, muesli, bolos e pequenas sobremesas. Assim você pode apimentar suas refeições e obter as vitaminas que você precisa.

Acerola-Wasser-Tisch

A acerola vitamina C em pó é excelente para adicionar mais sabor às bebidas e refeições. (Fonte de imagem: unsplash/ Candice Picard)

O pó oferece inúmeras maneiras de incorporá-lo em sua dieta diária. A maioria dos produtos vem em embalagens reseláveis, o que significa que o pó pode ser consumido fresco armazenado por meses.

Vantagens
  • pode ser tomado em inúmeras variações de bebidas e refeições
  • dosagem individual possível
  • está disponível como pó orgânico e vegan
Desvantagens
  • prestar atenção à dosagem por dia
  • pequenas embalagens
  • prestar atenção a ingredientes adicionais

Cerejas Acerola podem ser processadas em pó usando uma variedade de métodos. Mais comumente, as cerejas de acerola são produzidas usando um processo de liofilização e a partir do fruto da acerola.

Qual a dosagem de acerola vitamina C que devo tomar?

Vitamina C é essencial para os seres humanos. Pessoas que tomam uma dose alta de vitamina C podem ter um risco menor de doenças crônicas, tais como doenças cardíacas, câncer, doenças oculares e doenças neurodegenerativas. No entanto, isto não foi provado. (6, 8) Isto também pode ser alcançado com uma dieta saudável e não requer realmente suplementos adicionais. Só pode ser visto que o ácido ascórbico atua como o mais importante antioxidante do corpo.

A dosagem de acerola vitamina C deve ser tomada de acordo com o folheto informativo.

Se você tem uma deficiência, você deve consultar seu médico de família e discutir a quantidade da dose por dia. A vitamina C como um suplemento dietético reduz a pressão alta, disfunção endotelial, inflamação crônica e infecção por Helicobacter pylori, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. (2)

Tipo de produto quantidade consumida
Cápsulas 1-2 por dia
uma colher de medida por dia
Tintura-mãe 20 gotas 1-2 vezes por dia

Todo ser humano é um sistema composto de sistemas (órgãos). A ingestão de vitamina C faz com que o sistema humano reaja de forma diferente. Por esta razão, não é possível dizer em toda a linha qual dose é a mais adequada para você.

Como eu reconheço uma deficiência de vitamina C?

Vitamina C é uma vitamina importante para o corpo. Ao tomar vitamina C todos os dias, você pode combater a doença da deficiência de vitamina C escorbuto. A dose recomendada de vitamina C é, portanto, preventiva para o escorbuto. Uma dose maior pode trazer benefícios adicionais. (2, 3)

Além disso, tomar vitamina C pode prevenir o estresse e doenças crônicas

A vitamina C também pode melhorar a absorção do ferro no corpo humano. O ácido ascórbico tem um papel importante nisso. Isto poderia ajudar a regular o defeito metabólico. (11) As mulheres em particular podem ter uma deficiência de ferro. A ingestão diária de vitamina C é importante aqui. A deficiência de vitamina C também pode ocorrer com uma dieta desequilibrada. (12)

Uma deficiência de vitamina C pode se manifestar em fadiga ou fraqueza. Aconselhamos você a consultar um médico e a se examinar. O médico pode testar você para ver se você tem uma deficiência de vitaminas.

Quais efeitos colaterais podem ocorrer quando se toma acerola?

Como todos reagem de forma diferente a certas substâncias, o acerola também tem efeitos diferentes. Se você tomar a quantidade recomendada de acerola vitamina C, não deve haver efeitos colaterais.

As preparações de Acerola podem ter efeitos colaterais em combinação com outros suplementos.

Entretanto, se você tomar mais do que deveria, isto pode levar a efeitos colaterais. Neste caso, você tem que parar de tomar acerola vitamina C por alguns dias. Acerola é um suplemento alimentar. Em combinação com outros suplementos alimentares, ele pode ter efeitos colaterais. É possível que reações alérgicas possam ocorrer como resultado da ingestão de acerola. Se você tomar muita vitamina C, você pode sofrer dos seguintes sintomas (3)

  • Diarréia
  • Náusea
  • Desmaio
  • Micção frequente
  • Dores de cabeça ou cãibras digestivas.

Se este for o caso, você deve consultar um médico.

Posso tomar acerola vitamina C se eu tiver uma intolerância?

Há estudos que têm analisado a vitamina C e seus efeitos sobre as intolerâncias. O estudo mostra que o ácido ascórbico pode ter um efeito anti-histamínico. Este estudo examina o efeito anti-histamínico da vitamina C em homens e mulheres. Este estudo mostra que a ingestão de vitamina C pode melhorar a desintoxicação das histaminas. (9)

Quais são as alternativas para a acerola?

A fruta acerola é a terceira fruta que mais contém vitamina C. Portanto, ainda existem algumas alternativas ao invés da fruta acerola para atender às suas necessidades diárias de vitamina C.

A melhor alternativa para os suplementos é obter suas vitaminas naturalmente através da alimentação. (unsplash/Louis Hansel)

Você pode obter vitamina C comendo frutas e vegetais regularmente. Se você tem um dia ocupado e não tem tempo, você pode sempre recorrer a suplementos.

As frutas e legumes são a fonte mais natural de vitaminas e minerais essenciais. Alguns estudos têm examinado os efeitos da vitamina C natural. A vitamina C em combinação com a vitamina E pode fortalecer o efeito antioxidante. A vitamina C também protege a pele do estresse oxidativo e dos poluentes ambientais. (13)

Os suplementos alimentares têm um efeito direcionado sobre o corpo humano. Há alguns estudos que investigaram isso e provaram as vantagens e desvantagens. A vitamina C desempenha um papel essencial no fortalecimento de nosso sistema imunológico. (10) Uma alta ingestão de vitamina C é geralmente bem tolerada. Entretanto, a ingestão excessiva pode levar a distúrbios gastrointestinais. (8) Acerola vitamina C é uma das vitaminas mais importantes que o corpo precisa.

Cabe a você decidir se você pode ou quer tomar vitamina C dos alimentos ou se você quer tomar suplementos alimentares. Entretanto, antes de você considerar tomar suplementos alimentares, nós o aconselhamos a consultar um médico que o informará sobre o seu equilíbrio vitamínico.

Fonte da imagem: Brondani / 123rf

Referências (13)

1. Shashank Kumar, Abhay K. Pandey, "Chemistry and Biological Activities of Flavonoids: An Overview", The Scientific World Journal, vol. 2013, Article ID 162750, 16 pages, 2013. https://doi.org/10.1155/2013/162750
Fonte

2. Frei B, Birlouez-Aragon I, Lykkesfeldt J. Authors' perspective: What is the optimum intake of vitamin C in humans? Crit Rev Food Sci Nutr. 2012;52(9):815-29. doi: 10.1080/10408398.2011.649149. PMID: 22698272.
Fonte

3. Willson, Debra Rose, White, Adrian: What Is Acerola Cherry? 2018.
Fonte

4. Leffa DD, da Silva J, Daumann F, Dajori AL, Longaretti LM, Damiani AP, de Lira F, Campos F, Ferraz Ade B, Côrrea DS, de Andrade VM. Corrective effects of acerola (Malpighia emarginata DC.) juice intake on biochemical and genotoxical parameters in mice fed on a high-fat diet. Mutat Res. 2014 Dec;770:144-52. doi: 10.1016/j.mrfmmm.2013.11.005. Epub 2013 Dec 1. PMID: 24296107.
Fonte

5. Bianchi F, Lopes NP, Adorno MAT, Sakamoto IK, Genovese MI, Saad SMI, Sivieri K. Impact of combining acerola by-product with a probiotic strain on a gut microbiome model. Int J Food Sci Nutr. 2019 Mar;70(2):182-194. doi: 10.1080/09637486.2018.1498065. Epub 2018 Aug 30. PMID: 30160546.
Fonte

6. Cameron, E., & Pauling, L. (1976). Supplemental ascorbate in the supportive treatment of cancer: Prolongation of survival times in terminal human cancer. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 73(10), 3685–3689. https://doi.org/10.1073/pnas.73.10.3685
Fonte

7. Creagan ET, Moertel CG, O'Fallon JR, Schutt AJ, O'Connell MJ, Rubin J, Frytak S. Failure of high-dose vitamin C (ascorbic acid) therapy to benefit patients with advanced cancer. A controlled trial. N Engl J Med. 1979 Sep 27;301(13):687-90. doi: 10.1056/NEJM197909273011303. PMID: 384241.
Fonte

8. Jacob RA, Sotoudeh G. Vitamin C function and status in chronic disease. Nutr Clin Care. 2002 Mar-Apr;5(2):66-74. doi: 10.1046/j.1523-5408.2002.00005.x. PMID: 12134712.
Fonte

9. Johnston CS, Martin LJ, Cai X. Antihistamine effect of supplemental ascorbic acid and neutrophil chemotaxis. J Am Coll Nutr. 1992 Apr;11(2):172-6. PMID: 1578094.
Fonte

10. Hemilä H, Louhiala P. Vitamin C may affect lung infections. J R Soc Med. 2007;100(11):495-498. doi:10.1177/014107680710001109
Fonte

11. Lane DJ, Richardson DR. The active role of vitamin C in mammalian iron metabolism: much more than just enhanced iron absorption! Free Radic Biol Med. 2014 Oct;75:69-83. doi: 10.1016/j.freeradbiomed.2014.07.007. Epub 2014 Jul 15. PMID: 25048971.
Fonte

12. Saller, Reinhard & Römer-Lüthi, Christine & Brignoli, Reto & Meier, R.. (2007). Vitamin C – Antioxidans gegen Atemwegsinfekte. Schweizerische Zeitschrift fur GanzheitsMedizin. 19. 333-340.
Fonte

13. Carr, A.C.; Maggini, S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients 2017, 9, 1211.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

wissenschaftliche Studie
Shashank Kumar, Abhay K. Pandey, "Chemistry and Biological Activities of Flavonoids: An Overview", The Scientific World Journal, vol. 2013, Article ID 162750, 16 pages, 2013. https://doi.org/10.1155/2013/162750
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wissenschaftlicher Artikel
Frei B, Birlouez-Aragon I, Lykkesfeldt J. Authors' perspective: What is the optimum intake of vitamin C in humans? Crit Rev Food Sci Nutr. 2012;52(9):815-29. doi: 10.1080/10408398.2011.649149. PMID: 22698272.
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wissenschaftliche Studie
Willson, Debra Rose, White, Adrian: What Is Acerola Cherry? 2018.
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wissenschaftliche Studie
Bianchi F, Lopes NP, Adorno MAT, Sakamoto IK, Genovese MI, Saad SMI, Sivieri K. Impact of combining acerola by-product with a probiotic strain on a gut microbiome model. Int J Food Sci Nutr. 2019 Mar;70(2):182-194. doi: 10.1080/09637486.2018.1498065. Epub 2018 Aug 30. PMID: 30160546.
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klinische Studie
Cameron, E., & Pauling, L. (1976). Supplemental ascorbate in the supportive treatment of cancer: Prolongation of survival times in terminal human cancer. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 73(10), 3685–3689. https://doi.org/10.1073/pnas.73.10.3685
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wissenschaftliche Studie
Creagan ET, Moertel CG, O'Fallon JR, Schutt AJ, O'Connell MJ, Rubin J, Frytak S. Failure of high-dose vitamin C (ascorbic acid) therapy to benefit patients with advanced cancer. A controlled trial. N Engl J Med. 1979 Sep 27;301(13):687-90. doi: 10.1056/NEJM197909273011303. PMID: 384241.
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wissenschaftliche Studie
Jacob RA, Sotoudeh G. Vitamin C function and status in chronic disease. Nutr Clin Care. 2002 Mar-Apr;5(2):66-74. doi: 10.1046/j.1523-5408.2002.00005.x. PMID: 12134712.
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Hemilä H, Louhiala P. Vitamin C may affect lung infections. J R Soc Med. 2007;100(11):495-498. doi:10.1177/014107680710001109
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wissenschaftliche Studie
Lane DJ, Richardson DR. The active role of vitamin C in mammalian iron metabolism: much more than just enhanced iron absorption! Free Radic Biol Med. 2014 Oct;75:69-83. doi: 10.1016/j.freeradbiomed.2014.07.007. Epub 2014 Jul 15. PMID: 25048971.
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wissenschaftliche Arbeit
Saller, Reinhard & Römer-Lüthi, Christine & Brignoli, Reto & Meier, R.. (2007). Vitamin C – Antioxidans gegen Atemwegsinfekte. Schweizerische Zeitschrift fur GanzheitsMedizin. 19. 333-340.
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wissenschaftliche Studie
Carr, A.C.; Maggini, S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients 2017, 9, 1211.
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