Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

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Acerola é uma fruta tropical nativa da América Central. Seu conteúdo de vitamina C, carotenóides e compostos fenólicos tem atraído crescente interesse dos consumidores e profissionais de saúde. Dado seu sabor muito ácido, esta fruta não é normalmente consumida fresca, mas na forma de extrato, comprimidos ou sucos.

A vitamina C presente na acerola é um poderoso antioxidante, que está ligado à prevenção de certas doenças (cardiovasculares, neurodegenerativas, câncer) e ao atraso do envelhecimento. Você quer saber mais sobre esta fruta vermelha e suas propriedades de saúde? Continue lendo este guia que nós preparamos para você.




As coisas mais importantes a saber

  • A Acerola é melhor consumida na forma de extratos, sucos, comprimidos mastigáveis ou cápsulas, já que a fruta fresca é muito ácida.
  • A vitamina C é encontrada em concentrações muito altas em suplementos de acerola. Além de ser um antioxidante, esta vitamina é crucial para a síntese de colágeno, metabolismo de energia e função imunológica.
  • Acerola contém outros antioxidantes, polifenóis e carotenóides, que ajudam a neutralizar os oxidantes que causam danos celulares. Desta forma, os antioxidantes em acerola contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

Acerola: nossas recomendações

Existem vários suplementos de acerola que você pode adicionar à sua dieta para tirar proveito das propriedades de saúde desta fruta. Os extratos e sucos de Acerola são versáteis e podem ser misturados com outros alimentos, ao contrário das cápsulas e comprimidos mastigáveis. Aqui estão os melhores suplementos de acerola do mercado:

Guia de compras: O que você precisa saber sobre acerola

Para desfrutar dos benefícios à saúde da acerola, ela precisa ser consumida adequadamente. Quanto acerola você deve tomar por dia? O suco, extrato ou comprimido mastigável é melhor? A acerola é melhor do que um suplemento convencional de vitamina C? Nesta seção, abordaremos estas questões e muitas outras.

mano sosteniendo fruto de acerola

Acerola é rica em água, fibras, açúcares, vitaminas e minerais.
(Fonte: Somyot Pattana: 60466390/ 123rf.com)

O que é exatamente acerola?

Acerola é uma fruta tropical nativa da Península de Yucatan. O maior produtor mundial de acerola é o Brasil, mas ele também é cultivado na América Central e em países da região norte da América do Sul. Não é comum ver a fruta fresca nos mercados porque ela se deteriora muito rapidamente após a colheita.

A fruta acerola é do tamanho de uma cereja, mas não é totalmente arredondada, mas sua polpa carnuda é dividida em três "segmentos". Ela tem uma pedra dentro. Sua pele é lisa e sua cor varia de verde (imatura), vermelho alaranjado (maturação intermediária) ou vermelho brilhante (ótima maturação).

Qual é o sabor da acerola?

O sabor da acerola fresca é agridoce e deixa uma sensação de boca áspera. No meio da maturação, a fruta é muito ácida para o consumo humano, contém poucos açúcares e muito alta em vitamina C. À medida que amadurece, seu sabor é mais agradável porque os açúcares aumentam, mas a quantidade de vitamina C diminui consideravelmente.

Gabriella FrutosoNutricionista
"Acerola, uma fonte de vitamina C, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, é importante para combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce. É um aliado no combate às alergias e constipações. Recomendado para as defesas do corpo".

Como esta fruta é consumida?

A fruta acerola em ótima maturação é amplamente consumida no Brasil porque, após a colheita, ela é rapidamente levada ao mercado. É difícil exportar a fruta fresca para outros países porque em 2-4 dias ela tende a se deteriorar e seu sabor, aroma, textura e aparência se tornam desagradáveis.

Os suplementos de Acerola também podem ser tomados na forma de sucos, cápsulas, comprimidos mastigáveis ou extrato em pó. A fruta Acerola também é usada para fazer geléias, sorvetes, licores, geléias, compotas e geléias, mas esses produtos não trazem benefícios à saúde.

Quais nutrientes a Acerola fornece?

A Acerola é rica em água, fibras, açúcares, vitaminas e minerais. Uma porção de 100 gramas de fruta fresca com a maturação ideal é de 92% de água. Contém 32 calorias, 7,7 gramas de açúcares, 1 grama de fibra e 1700 miligramas de vitamina C. Também contém vitaminas B1 e B6. Ela também contém vitaminas B1 e B6, cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Quando a fruta está em um estágio intermediário de maturação e seu sabor ainda é muito ácido, seu conteúdo de vitamina C em 100 gramas pode chegar a 4830 mg. Dependendo de sua maturação, acerola pode fornecer de 10 a 100 vezes mais vitamina C do que uma laranja. Outros compostos valiosos nesta fruta são polifenóis e carotenóides.

Acerolas en saco

Acerola é naturalmente livre de glúten e lactose.
(Fonte: Getsaraporn Thammason: 83481078/ 123rf.com)

Quais são os benefícios para a saúde da acerola?

Nos países onde a acerola é cultivada, a fruta fresca é amplamente consumida como parte de uma dieta balanceada e de planos de perda de peso. Entretanto, suplementos de acerola (extratos, sucos, cápsulas) podem fornecer uma série de benefícios à saúde, incluindo os seguintes

  • Proteção antioxidante contra os radicais livres. Os radicais livres são moléculas capazes de "oxidar" células e causar doenças e envelhecimento precoce. As condições associadas ao estresse oxidativo incluem aterosclerose, fadiga crônica, câncer e algumas doenças oculares, neurodegenerativas e cardiovasculares.
  • Ingestão adequada de vitamina C para fumantes e ex-fumantes recentes, cujas necessidades de vitamina C são maiores do que as dos não-fumantes.
  • Prevenção da degeneração macular relacionada à idade, graças à sua riqueza em beta-caroteno (provitamina A) e luteína. Esta doença é a principal causa da cegueira em adultos mais velhos.
  • Efeito anti-hiperglicémico, ou seja, evita que a glicemia (nível de açúcar no sangue) suba acima dos valores normais. Este benefício é particularmente importante para os diabéticos.
  • Proteção da pele contra os radicais livres e radiação ultravioleta, que aceleram o aparecimento de rugas. Além disso, a acerola e seus suplementos estimulam a produção de colágeno, uma proteína responsável pela firmeza e suavidade da pele. O resultado após o consumo regular de acerola é uma pele jovem, macia e firme.
  • Melhor humor e estado de espírito, já que a vitamina C é um nutriente chave para a produção de norepinefrina.
  • Fortalecimento do sistema imunológico e ação antimicrobiana contra vírus, bactérias e outros patógenos.
  • Prevenção de vários tipos de câncer (mama, pulmão) e atividade antitumoral, graças a um de seus pigmentos, chamado antociânico.
  • Aumenta a absorção de ferro não-heme encontrado em vegetais de folhas verdes, nozes, legumes, sementes e gema de ovo, entre outras fontes. Ajuda a prevenir a anemia por deficiência de ferro (anemia por deficiência de ferro).

Por que a vitamina C na acerola é tão importante?

A vitamina C é um nutriente essencial em todos os estágios da vida. Acerola e seus suplementos são uma excelente fonte dessa vitamina, pois atendem amplamente às necessidades diárias de crianças e adultos. As principais funções da vitamina C no corpo incluem

  • Aumenta a absorção do ferro não-hémico, ou seja, o ferro presente em fontes de alimentos que não sejam carne e miudezas.
  • É um nutriente essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.
  • Atenua e diminui a duração da gripe e dos sintomas comuns do resfriado
  • Ele está envolvido no metabolismo energético, ou seja, ele permite que a energia contida nos alimentos seja utilizada.
  • Estimula a produção de colágeno na pele, tendões, articulações e ossos.
  • Ele age como um antioxidante, neutralizando os radicais livres.
  • Ela está envolvida na síntese de neurotransmissores relacionados ao humor.

Que antioxidantes a Acerola fornece?

Acerola é um verdadeiro coquetel antioxidante graças ao seu conteúdo de vitamina C, compostos fenólicos (flavonóides, antocianinas e ácidos fenólicos) e seus carotenóides (beta-caroteno e luteína). Todos estes compostos ajudam a retardar o envelhecimento e prevenir doenças (cardiovascular, ocular, câncer).

Presentación líquida del jugo de acerola

Este suplemento é recomendado para adultos que desejam fortalecer seu sistema imunológico e obter um suprimento extra de antioxidantes. (Fonte: Supakorn Rovijit: 78551558/ 123rf.com)

Que tipos de suplementos de acerola existem e qual é o mais adequado para mim?

Existem 3 tipos principais de suplementos de acerola: comprimidos (a maioria mastigáveis), sucos e extratos em pó. Todos eles são excelentes fontes de vitamina C, mas todos têm suas próprias particularidades quando se trata de consumo. Estas são as principais características dos suplementos de acerola

  • Comprimidos e comprimidos: estes são feitos de extrato de acerola e usam agentes ligantes e gelatina para lhe dar forma de cápsula, comprimido ou cápsula. Seu sabor pode ser neutro ou natural. Às vezes, comprimidos mastigáveis podem ser aromatizados com outros ingredientes naturais, tais como abacaxi ou cítricos.
  • Extrato em pó: para fazer isso, as frutas de acerola são secas em ar frio (congelamento) e, uma vez que quase toda a água tenha sido removida, a massa seca resultante é moída até formar um pó. Ela tem o sabor natural, mais concentrado da acerola. Ele deve ser misturado com líquidos ou alimentos sólidos antes do consumo.
  • Suco: o suco é extraído por prensagem a frio para evitar que altas temperaturas destruam a vitamina C, que é sensível ao calor. Tem o sabor típico da acerola. Pode ser bebido sozinho ou misturado em smoothies com outras frutas.
Características Tabelas/tabelas Extrato em pó Suco
Sabor Podem ter um sabor neutro e natural de acerola ou ser aromatizados com outros ingredientes (por exemplo, cítricos). Sabor intenso de acerola. Acre. Sabor agradável, doce e azedo, típico da acerola.
Forma de consumo Por conta própria. As cápsulas de degustação neutra podem ser tomadas com água. Entretanto, a maioria desses suplementos tem um sabor agradável e são mastigáveis ou sugáveis. Misturado com água, leite, iogurte, bebidas vegetais ou smoothies. Plain. Não precisa ser diluído com água.
Grau de processamento Moderado. O extrato deve ser misturado com outros ingredientes para dar-lhe forma de comprimido ou cápsula. Baixo Baixo
Porção recomendada de size 1 a 2 unidades diariamente. 3 a 5 gramas diariamente. 50 a 100 mililitros.
Quantidade de vitamina C fornecida por porção de size Em média, 500 miligramas por porção de 1 comprimido ou cápsula. 438 a 730 miligramas. 800 a 1600 miligramas.

Que dosagem de suplementos de acerola é recomendada?

Para comprimidos, cápsulas e cápsulas, são recomendadas de 1 a 2 unidades por dia. O tamanho de porção recomendado para o suco de acerola é de 50 a 100 mililitros por dia. Quanto ao extrato, é recomendado tomar 3 a 5 gramas de pó por dia, equivalente a ½ ou 1 colher de chá, respectivamente.

Qual é a diferença entre os suplementos de acerola e os suplementos convencionais de vitamina C?

Os suplementos de acerola e vitamina C oferecem muitos benefícios similares, já que a vitamina C é o nutriente estrela do fruto da acerola. Além disso, a fruta é freqüentemente utilizada como matéria-prima para suplementos naturais, não sintéticos, de vitamina C.

As diferenças entre a acerola e os suplementos de vitamina C pura são devidas à presença de antocianinas e carotenóides na fruta. Os suplementos Acerola fornecem benefícios preventivos anti-hiperglicémicos, antimicrobianos e de degeneração macular que não são obtidos com suplementos de vitamina C.

Benefito suplementos Acerola suplementos de vitamina C
Atividade antioxidante Sim Sim
Efeito anti-hiperglicêmico Sim Não
Fortalecimento do sistema imunológico Sim Sim
Prevenção da degeneração macular relacionada à idade Sim Não
Estimulação da síntese de colágeno Sim Sim
Atividade antimicrobiana Sim Não

As crianças podem consumir acerola?

As crianças podem consumir suplementos de acerola a partir dos 4 anos de idade. No entanto, no caso de comprimidos e pastilhas, eles devem ter uma concentração de extrato de acerola adequada para crianças. Além disso, um pediatra deve sempre ser consultado antes de dar um suplemento a uma criança.

Susana LeónTécnico em dietética avançada e treinador nutricional
"Fumantes e pessoas sob estresse, neste caso devido ao excesso de adrenalina liberado, devem aumentar suas doses desta vitamina, que é necessária para a síntese de colágeno e para a prevenção de cataratas e alguns tipos de câncer".

Quem se beneficiaria ao tomar um suplemento Acerola?

Os suplementos Acerola são seguros e há produtos no mercado que são de qualidade excepcional. Entretanto, antes de comprar estes suplementos alimentares, é importante avaliar se existe uma razão real para tomá-los. Aqueles que mais se beneficiariam de tomar suplementos de acerola são

  • Fumantes e ex-fumantes recentes.
  • Veganos e vegetarianos que sofrem de anemia por deficiência de ferro.
  • Indivíduos cuja dieta é pobre em frutas e vegetais frescos, já que vegetais crus são a principal fonte de vitamina C.
  • Pessoas que estão sofrendo de resfriado ou gripe.
  • Indivíduos diabéticos (não usam insulina).
  • Pessoas com histórico familiar de doença macular relacionada à idade.

Quais contra-indicações ou efeitos adversos a acerola tem?

Como sempre mencionamos, durante a infância, gravidez e amamentação, qualquer consumo de suplementos nutricionais deve ser indicado e supervisionado por um especialista médico. No caso do acerola, há situações em que não é aconselhável tomar seus suplementos, que estão listados abaixo

  • Doença renal ou hepática grave. Eles nem sempre estão contra-indicados, mas essas pessoas devem consultar seu médico para tomar qualquer suplemento.
  • Alergia ao látex. Pode ocorrer reactividade cruzada entre o alergênio de látex e uma molécula em acerola.
  • Hemocromatose, uma doença caracterizada por um acúmulo excessivo de ferro nos tecidos e órgãos. Como a vitamina C aumenta a absorção de ferro, os suplementos de acerola agravariam a condição.
  • As pessoas que tomam fenotiazinas, como a vitamina C na acerola, poderiam reduzir seu efeito.

Os suplementos de Acerola são geralmente seguros para a saúde porque a vitamina C é solúvel em água, o que significa que seu excesso é eliminado através da urina. Portanto, o envenenamento por acerola é muito raro. Um excesso de vitamina C está associado a diarréia, dor de estômago e cálculos renais.

Critérios de compra

Embora os produtos acerola sejam seguros para sua saúde, você deve considerar outros aspectos para tomar a melhor decisão de compra. Se você está passando por qualquer uma das situações em que um suplemento de acerola pode ajudar a melhorar sua saúde ou prevenir doenças, você deve considerar os seguintes aspectos

  • Forma de apresentação
  • Sabor
  • Consumo familiar
  • Presença de alergênios
  • Condições de crescimento, processamento e embalagem

Forma de apresentação

A forma mais conveniente de apresentação para os consumidores é o tablet. Alguns são tomados com um gole de água, mas a maioria são mastigáveis e engolidos como doces. O suco também é fácil de beber, mas uma vez aberto deve ser armazenado na geladeira.

O extrato em pó é ideal para aqueles que procuram um suplemento 100% natural, pois é feito através da liofilização da acerola e, em seguida, esmagá-lo até a consistência do pó. Entretanto, a desvantagem é que ela deve ser misturada com algum líquido ou sólido para consumi-la.

Acerola en rama

Não é comum ver a fruta fresca nos mercados porque ela se deteriora muito rapidamente após a colheita. (Fonte: Getsaraporn Thammason: 78797318/ 123rf.com)

Sabor

Suco e comprimidos mastigáveis são geralmente os produtos de degustação mais agradáveis. O extrato em pó tem um sabor intenso e pungente (deixa uma sensação de boca áspera), embora adicioná-lo aos smoothies com cítricos, bagas, abacaxi ou banana melhore significativamente o sabor.

Consumo familiar

Embora as crianças possam consumir suplementos de acerola, é crucial escolher produtos com sabor agradável, que tenham uma concentração adequada de vitamina C (60-120 miligramas por comprimido) para esta etapa biológica. Os produtos orgânicos devem ser escolhidos porque as crianças são mais suscetíveis a pesticidas e aditivos do que os adultos.

Presença de alergênicos

Acerola é naturalmente livre de glúten e lactose. Entretanto, qualquer pessoa que sofra de uma alergia ou intolerância alimentar deve ler o rótulo nutricional para verificar a ausência de alergênios. Vale lembrar que indivíduos alérgicos ao látex não devem consumir nenhum produto contendo acerola.

Embora a vitamina C na acerola não previna resfriados e condições semelhantes às da gripe, ela ajuda a encurtar a duração dessas doenças respiratórias.

Condições de cultivo, processamento e embalagem

É aconselhável escolher suplementos feitos de acerola cultivada organicamente, não apenas por razões de saúde, mas também para ajudar a proteger o meio ambiente. Outro aspecto a considerar é a embalagem, e é preferível optar por produtos apresentados em embalagens recicláveis.

Em termos de processamento, é aconselhável comprar suplementos livres de corantes, aromatizantes e aromatizantes artificiais. Como a acerola é uma fruta que se deteriora rapidamente, um excesso de aditivos poderia ser destinado a mascarar alterações sensoriais da matéria prima inicial.

Resumo

Acerola é uma fruta rica em vitamina C, compostos fenólicos e pigmentos carotenóides. Esses princípios nutricionais o tornam um dos melhores antioxidantes naturais, capaz de prevenir doenças e retardar o envelhecimento. É consumido na forma de comprimidos, pílulas, sucos e extratos.

Como os pigmentos de vitamina C e acerola (antocianinas, beta-caroteno e luteína) desempenham papéis-chave no organismo, estes suplementos são benéficos tanto para crianças quanto para adultos. Embora eles sejam seguros para sua saúde, é importante não exceder a dose recomendada para evitar efeitos indesejados.

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(Fonte da imagem em destaque: Somyot Pattana: 29697752/ 123rf.com)

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