Ultima atualização: 27 de setembro de 2021

A água de coco é um dos alimentos que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos tempos. Muitos a chamam de "superalimentação" e juram por suas propriedades positivas. A água de coco também está disponível em mais e mais lojas. Como resultado, cada vez mais pessoas estão se familiarizando com esses alimentos, que há muito fazem parte da vida cotidiana em outros países.

No artigo seguinte, vamos dar uma olhada mais de perto na água de coco e esclarecer questões importantes que possam surgir em relação a este líquido. Isto o ajudará a formar uma opinião bem informada sobre esta nova tendência alimentar.




O mais importante

  • A água de coco é o líquido transparente e parecido com a água do coco. Isto não deve ser confundido com leite de coco, pois são dois produtos completamente diferentes.
  • Com cerca de 19 calorias por 100 ml, a água de coco é muito baixa em calorias. No entanto, ele contém muitos ingredientes importantes como minerais e vitaminas.
  • A água de coco é considerada muito saudável e é muito adequada como bebida esportiva isotônica. Ele também contém pouco açúcar e quase nenhuma gordura.

Antecedentes: O que é água de coco?

O texto a seguir fornece respostas a algumas das perguntas mais freqüentes sobre a água de coco. Isto pode ajudá-lo a esclarecer quaisquer incertezas.

O que é água de coco?

A água de coco é o líquido transparente encontrado dentro do coco. Muitas pessoas confundem isso com leite de coco. No entanto, a diferença é explicada separadamente mais adiante no artigo. O coco é na verdade uma fruta, ou mais precisamente uma drupa. Ela é colhida principalmente na faixa tropical (Tailândia, Indonésia, Filipinas, etc.).

A água de coco é extraída do coco. (Fonte da imagem: unsplash / Ethan Hoover)

A água de coco é encontrada na própria castanha. O líquido é normalmente extraído dos cocos verdes, não maduros, pois estes contêm mais água do que os castanhos, maduros. Leva cerca de cinco meses até a colheita. Estes cocos verdes são, portanto, cocos especiais para beber que podem até conter até meio litro de água. (1)

Quais são os ingredientes da água de coco?

A água de coco contém uma variedade de vitaminas e minerais. Na verdade, o perfil nutricional é muito semelhante ao do corpo humano, e é por isso que muitos usam água de coco como bebida esportiva isotônica. (2) O ideal, entretanto, é adicionar um pouco de sal, pois a água de coco contém relativamente pouco sódio. (3)

A tabela a seguir mostra os ingredientes mais importantes que a água de coco tem a oferecer. Inúmeras outras substâncias importantes podem ser encontradas em pequenas quantidades. (4)

Ingrediente quantidade por 100 mililitros
Cálcio 23 miligramas
Potássio 215 miligramas
Sódio 13 miligramas

A água de coco também contém vestígios de outros ingredientes importantes. Estes incluem magnésio, vitamina B3, ácido fólico, vitamina C, fósforo, ferro, iodo, manganês, cobre e zinco.

A água de coco é saudável?

A água de coco é considerada muito saudável porque contém muitos aminoácidos importantes dos quais o corpo pode fazer bom uso. Além disso, a bebida é bastante baixa em acidez e, portanto, não perturba o estômago.

O consumo de água de coco também pode ter vantagens para diabéticos. (6)

Isso faz dela uma bebida esportiva ideal e também é ótimo para beber durante o exercício. A água de coco também é útil em smoothies. Diz-se até que a água de coco tem propriedades anti-inflamatórias. (5)

Muitos outros benefícios à saúde também estão associados à água de coco. Por exemplo, este líquido pode influenciar positivamente a coagulação do sangue. (7) A água de coco também é usada às vezes por via intravenosa em alguns países. Este é o caso de desidratação severa. (8)

Quantas calorias a água de coco tem?

A água de coco tem um sabor um pouco doce, mas contém apenas cerca de 19 calorias por 100 ml. A água de coco também contém muito pouca gordura. Entretanto, é importante comprar água de coco que seja o mais não processada possível. Hoje em dia, adoçantes ou intensificadores de sabor são freqüentemente adicionados a esta bebida desnecessariamente. Isto, por sua vez, pode levar a um aumento de calorias.

Kokosnusswasser

A água de coco não processada é a mais saudável. Quanto mais aditivos forem adicionados, mais calorias ele normalmente tem. (Fonte de imagem: Josiah Weiss/ Unsplash)

Vitamina C também é freqüentemente adicionada. Entretanto, isto não tem efeito sobre os valores nutricionais e serve apenas para melhorar o prazo de validade. No total, então, a água de coco é uma bebida refrescante com relativamente poucas calorias. Isso a torna uma alternativa ideal para refrigerantes ou outras bebidas açucaradas.

Você mesmo pode fazer água de coco?

Você não pode fazer sua própria água de coco no sentido de que ela é um produto natural. No entanto, você pode fazer sua própria água de coco. Você pode comprar um coco na loja. Se você tiver sorte, você pode até mesmo conseguir um coco especial para beber. Isto contém muito mais líquido e também é especialmente rotulado como um coco para beber.

Se você tem um coco marrom padrão, você pode fazer um furo na parte superior de um dos três pontos visíveis.

Isto funciona muito bem com uma chave de fenda, por exemplo. Então você pode enfiar um canudo no buraco e beber dele. Alternativamente, você pode fazer dois furos e deixar a água escoar através deles. Como já mencionado, estes cocos contêm relativamente pouca água.

A abertura de um coco para beber funciona um pouco diferente. Primeiro remova o tecido branco e fibroso no lado superior, pontiagudo. Aqui você pode fazer um furo para uma palhinha com uma chave de fenda. A casca deste coco é muito mais macia. O coco agora está pronto para beber.

Você emagrece com água de coco?

A água de coco pode ajudá-lo a perder peso porque tem relativamente poucas calorias e, portanto, pode ser uma alternativa inteligente para muitas bebidas que são ricas em calorias e açúcar. No entanto, você não pode esperar perder peso só por beber água de coco. Entretanto, a água de coco pode ajudá-lo a evitar bebidas insalubres e assim economizar calorias.

A água de coco também pode reduzir o açúcar no sangue e ajudar a prevenir o desejo. Além disso, o consumo de água de coco ajuda a se manter bem hidratado. Muitas vezes, dores de fome ou desejos ocorrem quando você está realmente com sede. Se você estiver suficientemente hidratado, você também se sentirá com mais fome e mais cheio.

Quais são os efeitos colaterais da água de coco?

A água de coco é geralmente considerada muito bem tolerada e é consumida muito mais em muitos países do que aqui na Alemanha. Você só deve ter cuidado se você tem alergias conhecidas. Se você sofre de alergia a uma noz de árvore, você deve evitar água de coco.

Kokosnusswasser

Não há efeitos colaterais de longo alcance decorrentes do consumo de água de coco. Entretanto, você deve sempre ouvir o seu próprio corpo. (Fonte da imagem: Dian Schuurkamp/ Unsplash)

Entretanto, o consumo excessivo pode levar a diarréia. Isto se deve ao potássio e ao magnésio que ele contém. A necessidade diária para humanos é de cerca de 2000 mg de potássio e cerca de 300 a 400 mg de magnésio. Se você exceder este valor, ele pode ter um efeito laxante. No entanto, não há nada a ser dito contra beber água de coco com moderação saudável.

Qual é a diferença entre água de coco e leite de coco?

A água de coco é o líquido encontrado no coco. No entanto, a água de coco é freqüentemente confundida com leite de coco. O leite de coco também é um produto do coco, mas ele difere imensamente da água em teor de gordura e consistência.

O leite de coco é feito a partir da carne do coco. Para isso, a carne é purgada ou ralada e depois espremida. Este é o chamado primeiro leite. Isto tem um conteúdo relativamente alto de gordura e é cremoso e espesso.

Se a restante massa de coco agora também for misturada com água quente e espremida novamente, o chamado segundo leite é produzido. Este segundo leite contém menos gordura e é muito mais fino.

Conclusão

A água de coco está experimentando um verdadeiro hype. Os numerosos ingredientes saudáveis e importantes falam por si mesmos. Se você prescinde de refrigerantes, faz sentido usar água de coco.

No entanto, a água de coco não substitui o consumo de água suficiente. Entretanto, se você quiser adicionar variedade aos seus hábitos de beber de tempos em tempos, a água de coco é uma excelente escolha. No entanto, a água de coco é normalmente bastante cara e, portanto, não é adequada para todos os orçamentos. O gosto também não é para todos e pode levar algum tempo para se acostumar, especialmente no início.

Fonte da imagem: Tijana Drndarski/ Unsplash

Referências (8)

1. Krankenkassenzentrale.de: Kokosnusswasser – Inhaltsstoffe und Nährwerte von Kokoswasser, 02.04.2021
Fonte

2. Ismail I, Singh R, Sirisinghe RG. Rehydration with sodium-enriched coconut water after exercise-induced dehydration. Southeast Asian J Trop Med Public Health. 2007 Jul;38(4):769-85. PMID: 17883020.
Fonte

3. Kuberski T, Roberts A, Linehan B, Bryden RN, Teburae M. Coconut water as a rehydration fluid. N Z Med J. 1979 Aug 8;90(641):98-100. PMID: 290921.
Fonte

4. Fdc.nal.usda.gov: FoodData Central Search Results Coconut Water, 02.04.2021
Fonte

5. Rao SS, Najam R. Coconut water of different maturity stages ameliorates inflammatory processes in model of inflammation. J Intercult Ethnopharmacol. 2016 Apr 14;5(3):244-9. doi: 10.5455/jice.20160402120142. PMID: 27366350; PMCID: PMC4927129.
Fonte

6. Dai Y, Peng L, Zhang X, Wu Q, Yao J, Xing Q, Zheng Y, Huang X, Chen S, Xie Q. Effects of coconut water on blood sugar and retina of rats with diabetes. PeerJ. 2021 Jan 29;9:e10667. doi: 10.7717/peerj.10667. PMID: 33575128; PMCID: PMC7849505.
Fonte

7. Rao SS, Ikram R. Cocos nucifera (Coconut) water of different maturity stages affects hematological and coagulation parameters in rabbits: A positive lead. Pak J Pharm Sci. 2019 Jul;32(4):1631-1634. PMID: 31608883.
Fonte

8. Pummer S, Heil P, Maleck W, Petroianu G. Influence of coconut water on hemostasis. Am J Emerg Med. 2001 Jul;19(4):287-9. doi: 10.1053/ajem.2001.24477. PMID: 11447514.
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Água de coco - ingredientes e valores nutricionais da água de coco
Krankenkassenzentrale.de: Kokosnusswasser – Inhaltsstoffe und Nährwerte von Kokoswasser, 02.04.2021
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