Ultima atualização: 27 de outubro de 2021

Assim que você estabelece o objetivo de perder peso, você se depara rapidamente com o tema do baixo teor de carbono. Aqueles que seguem uma dieta pobre em carboidratos tentam evitar alimentos com carboidratos.

Esta dieta promete ajudar você a perder peso e está se tornando cada vez mais popular. Neste artigo, nós explicamos porque pode fazer sentido comer alimentos sem carboidratos.

Você também verá quais alimentos ricos em carboidratos você deve evitar e quais produtos com baixo teor de carboidratos você pode comer sem nenhum problema. Finalmente, nós mostramos a você para quem o baixo carbono não é adequado.




O mais importante

  • Uma dieta baseada em alimentos sem carboidratos tem como objetivo acelerar a queima de gordura. Isso resulta em uma rápida perda de peso, e é por isso que o baixo teor de carboidratos é uma boa dieta.
  • Os alimentos sem carboidratos são muito ricos em gordura e/ou proteínas. No entanto, você não deve desistir completamente dos carboidratos, pois eles são vitais para muitas funções em seu corpo.
  • Evitar carboidratos é adequado para perda de peso e definição, mas não para situações de estresse. Atletas fortes e de resistência devem, portanto, optar por alimentos com carboidratos.

Alimentos sem carboidratos: O que você deve saber

Evitar alimentos com carboidratos é uma forma de nutrição que também pode ser usada como dieta. O objetivo é reduzir a quantidade de carboidratos.

Embora os carboidratos sejam a fonte de energia para nossas células corporais, eles só podem ser armazenados em uma extensão limitada.

Entretanto, se os carboidratos forem evitados e as lojas estiverem vazias, o corpo tem que obter sua energia de algum outro lugar e, portanto, recorrer a fontes alternativas de energia.

Estes incluem as reservas de gordura no corpo. Assim, a queima de gordura leva à perda de peso.(1) Mas nem todos os carboidratos são ruins para você. Você tem que distinguir entre "bons" e "maus" carboidratos.

Os"bons" incluem vários açúcares. Tais carboidratos de cadeia longa têm que ser quebrados primeiro no corpo e, portanto, enchê-lo por mais tempo. (2)

Por que é importante comer carboidratos?

Os carboidratos são responsáveis por funções vitais em seu corpo. Sua principal função é fornecer energia às nossas células corporais.

Os carboidratos são sua principal fonte de energia e são responsáveis pelas funções vitais em seu corpo.

O cérebro, a medula renal e os glóbulos vermelhos em particular dependem da glicose carboidrato (dextrose) para a energia. (3)

Outra função dos carboidratos é manter o equilíbrio hídrico e eletrolítico, assim como funções especiais nas reações de defesa do nosso corpo.

Eles também são componentes da substância óssea e do tecido conjuntivo e desempenham funções de proteção. (4)

Existem alimentos sem carboidratos?

Os carboidratos são encontrados principalmente em vegetais e frutas, cereais integrais e doces. Se você quer evitar carboidratos, você deve cortar esses produtos da sua dieta.

Outros alimentos ricos em carboneto para cortar incluem pão, pizza, massa, pastelaria e mel. Entretanto, tenha em mente que estes produtos (exceto doces) contêm outros nutrientes saudáveis, como vitaminas, e podem ser bons para você.

Portanto, uma dieta sem carboidratos não é necessariamente a escolha certa para a sua saúde. Se você só come alimentos com poucos carboidratos, você pode estar perdendo nutrientes importantes, vitaminas, oligoelementos ou minerais.

Apesar de evitar alimentos ricos em carboidratos, com a abordagem certa você não tem que se preocupar em não ficar cheio. Alimentos ricos em proteínas e gorduras lhe darão uma sensação suficientemente boa de saciedade.

Quais alimentos estão sendo envasados sem carboidratos?

Na verdade, você vai achar difícil passar sem carboidratos em uma dieta pobre em carboidratos, já que a maioria dos alimentos contém carboidratos. Entretanto, existem produtos com alto e baixo teor de carboidratos.

Mesmo se você remover produtos ricos em carboidratos da sua dieta, você ainda pode comer até 30 g de carboidratos por dia.

Uma dieta pobre em carboidratos permite até 50 - 120 g de carboidratos por dia, dando a você a oportunidade de incluir legumes e frutas em sua dieta para obter vitaminas importantes. (5)

As dietas são frequentemente associadas com a prevenção de alimentos gordurosos. Este não é o caso com a dieta pobre em carboidratos, onde você só corta alimentos com carboidratos. (Fonte de imagem: David B Townsend / Unsplash)

Muitos produtos provam ser inadequados para uma dieta pobre em carboidratos. É por isso que muitas pessoas se perguntam o que realmente lhes é permitido comer.

Produtos com baixo teor de carboidratos são normalmente ricos em proteína ou gordura, o que é bom para você. Os produtos com baixo teor de carboidratos incluem

  • Peixe e frutos do mar: Salmão, carpa, cavala, linguado, camarão, mexilhões, caranguejos, lagosta
  • Carne e aves: Somente carne processada e salsichas ocasionalmente contêm carboidratos. Carnes puras e aves, por outro lado, não contêm carboidratos
  • Ovos: Tanto a clara de ovo quanto a gema de ovo quase não têm carboidratos
  • Vegetais (Folha): Estes incluem espinafre, couve, pepino, alface, manjericão, salsa, agrião ou acelga
  • Frutas: Apenas alguns tipos de frutas não contêm carboidratos. Estes incluem frutas cítricas, abacates, melões verdes e bagas
  • Nozes: Amêndoas, castanhas do Brasil e nozes de macadâmia contêm poucos carboidratos
  • e produtos lácteos com teor total de gordura: Estes incluem: Queijo duro, queijo de leite azedo, queijo de pasta mole, creme de leite azedo, queijo cremoso, etc.

Produtos lácteos em particular, tais como leitelho, iogurtes, kefir ou quark, também podem conter pequenas quantidades de lactose (açúcar do leite).

Em comparação com sucos de frutas, entretanto, eles têm um teor relativamente baixo de carboidratos.

Quando se trata de bebidas, você deve optar por bebidas não adoçadas. Água, chá e café podem rapidamente se tornar chatos, mas você pode facilmente apimentar com frutas cítricas, como limas ou limões.

Quando e para quem faz sentido abrir mão dos carboidratos?

A desistência de carboidratos é adequada para aqueles que querem reduzir sua gordura corporal o mais rápido possível. Uma dieta sem carboidratos também é adequada para a fase de definição.

A rápida perda de peso pode ter um efeito motivador no acompanhamento da dieta. Além disso, uma dieta pobre em carboidratos facilita o planejamento de sua dieta porque você não precisa mais contar com a contagem de calorias.

O baixo teor de carboneto é ideal para perder peso rapidamente.

Entretanto, uma dieta sem carboidratos deve ser seguida apenas por um período limitado de tempo.

Depois disso, os carboidratos devem ser reintroduzidos em combinação com uma dieta saudável e equilibrada.

No entanto, é ideal para perder peso o mais rápido possível e reduz a gordura visível subcutânea e de órgãos.

O que você deve considerar se você quiser desistir dos carboidratos?

Cabe a você decidir se você quer fazer uma dieta ou mudar sua dieta quando desistir de alimentos com carboidratos.

Se você desistir de carboidratos apenas por um curto período de tempo, é o mesmo que uma dieta para perda de peso rápida.

Se você faz isso permanentemente, um estilo de vida é formado. Geralmente isto não é recomendado porque seu corpo precisa de carboidratos. Além disso, não se esqueça dos outros nutrientes em sua dieta. Planeje várias refeições.

Isto o ajudará a regular seu apetite e seus desejos desaparecerão por causa do menor tempo entre as refeições. Quanto mais você se mexer, mais refeições você deve comer.

Não se concentre apenas em carboidratos em sua dieta, mas procure por todos os nutrientes importantes.

Certifique-se de que você receba vitaminas e minerais suficientes. Não desista completamente de frutas e vegetais e considere suplementos.

Você também precisa de proteínas e fibras, que você pode obter de peixe, carne e laticínios. Como regra, você deve comer cerca de 1 - 2 g de proteína por 1 kg de peso corporal.

Isto ajuda você a perder peso e ganhar definição, preenche-o e também é saudável. A proteína também lhe dá força. (6)

Ao fazer uma dieta pobre em carboidratos, não preste atenção apenas aos carboidratos, mas também às suas proteínas, gorduras e vitaminas. Apesar da mudança na dieta, suas refeições ainda devem ter um bom sabor. (Fonte da imagem: Eduardo Roda Lops / Unsplash)

Também não desista completamente dos carboidratos, pois seu corpo precisa deles, e concentre-se nos carboidratos de cadeia longa. Quando se trata de gorduras, você deve evitar gorduras animais (saturadas) se possível e optar por gorduras vegetais (insaturadas).

Isto porque as gorduras animais têm um efeito negativo no seu nível de colesterol. Não apenas em uma dieta sem carboidratos, mas você também deve beber água. Você deve beber pelo menos 2 - 3 litros por dia.

Além disso, se possível, limite o consumo de álcool, já que o álcool é frequentemente alto em carboidratos e pode aumentar o apetite. Se você está em dieta, você deve reabastecer suas lojas de carboidratos e comer carboidratos uma vez por semana.

Enquanto isso, no entanto, evite gorduras. E preste atenção especial ao seu bem-estar.

Se você se sentir desconfortável com a mudança de dieta a longo prazo, pode não ser certo para você. Afinal de contas, é suposto ser para o seu bem-estar.

É ruim abrir mão dos carboidratos?

Evitar alimentos com carboidratos pode ajudá-lo a perder peso rapidamente, mas lembre-se que os carboidratos são um dos três principais nutrientes, juntamente com as proteínas e gorduras. Seu corpo precisa deles e perderá energia e desempenho sem eles.

Não comer carboidratos também pode levar a efeitos colaterais, como dificuldade de concentração, dores de cabeça e uma queda no seu desempenho. Especialmente se você exercita muito, você precisa de seus carboidratos.

Alimentos sem carboidratos são ótimos para perda de peso e definição. No entanto, se você faz exercícios de resistência ou musculação, os carboidratos são uma importante fonte de energia para ajudá-lo a ter o seu melhor desempenho. (Fonte de imagem: Alora Griffiths / Unsplash)

Portanto, uma dieta que não inclua carboidratos não é adequada para você se você pratica muito esporte. Sem carboidratos você simplesmente não tem a energia que você precisa.

Carboneto baixo só faz sentido se você quiser se definir em seu treinamento de força. Entretanto, este tipo de dieta não é adequado para situações de estresse, tais como resistência ou treinamento de força. (7)

Quais alternativas existem para a dieta pobre em carboidratos?

Se você quer comer alimentos sem carboidratos porque quer perder peso, lembre-se que o carboidrato baixo é adequado para perder peso rapidamente, mas você precisa de carboidratos como sua fonte de energia a longo prazo.

Pense se outras dietas são mais adequadas para você ao invés de uma dieta pobre em carboidratos.

Por exemplo, também existem dietas com baixo teor de gordura. Estes são limitados a um consumo de aproximadamente 30 - 60 g de gordura por dia e prometem mais sucesso a longo prazo do que o baixo teor de carbono.

No entanto, o baixo teor de carbono tem a vantagem de uma perda mais rápida de gordura corporal. (8, 9)

Conclusão

Alimentos sem carboidratos são muito ricos em gordura e proteínas e são ideais para perder muito peso em um curto espaço de tempo. Estes incluem muitos tipos de carne e peixe, assim como muitos produtos lácteos.

No entanto, alimentos sem carboidratos não são adequados para pessoas que amam e praticam esportes de alto impacto. Em geral, nem todos os carboidratos são ruins para você também.

Eles desempenham funções vitais em seu corpo e são perfeitos para energia extra e foco. No final, é importante que seu plano de dieta se adapte a você e que você se sinta confortável com ele.

Fonte da imagem: chajamp / 123rf

Referências (9)

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Por que você pode confiar em mim?

Very-low-carbohydrate ketogenic diet v. low-fat diet for long-term weight loss: a meta-analysis of randomised controlled trials
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