
Como escolhemos
A aparência da sua pele te preocupa? As marcas e rugas não são do seu agrado? Então os produtos antienvelhecimento são feitos especialmente para você!
Cada dia fica mais fácil preservar a beleza, com tantas prateleiras repletas de produtos maravilhosos e naturais que podem prolongar a juventude de dentro para fora. Se você quer saber mais sobre os melhores produtos para neutralizar os efeitos da idade, leia o nosso artigo.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Antienvelhecimento: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compras:o que você precisa saber sobre os produtos antienvelhecimento
- 4.1 O que são os produtos antienvelhecimento?
- 4.2 Por que a pele envelhece?
- 4.3 Existe alguma diferença entre a pele dos homens e das mulheres?
- 4.4 Existe alguma diferença entre os produtos antienvelhecimento para homens e mulheres?
- 4.5 Em que idade devo começar a usar produtos antienvelhecimento?
- 4.6 O que você pode fazer todos os dias para atrasar o envelhecimento
- 4.7 Os antioxidantes previnem o envelhecimento?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- A "medicina antienvelhecimento" ou anti-idade é um conjunto de técnicas, tecnologias, medicamentos, suplementos e produtos utilizados para minimizar o processo de envelhecimento.
- As estratégias antienvelhecimento não buscam apenas melhorar a aparência da pele, mas também melhorar a saúde de todos os órgãos e sistemas, já que a parte externa não é a única afetada com o passar dos anos.
- Os produtos anti-idade que podem ser encontrados no mercado online podem trazer benefícios para a pele e outros órgãos e sistemas. No entanto, um estilo de vida saudável é o pilar fundamental de todas as técnicas antienvelhecimento.
Antienvelhecimento: nossa recomendação dos melhores produtos
Em busca do melhor produto antienvelhecimento no mercado online, encontramos estas opções incríveis. Veja abaixo nossa lista.
- O melhor creme antienvelhecimento com ácido glicólico
- O melhor sérum com vitamina C
- O melhor colágeno em cápsulas
- O melhor creme para reduzir rugas e linhas de expressão
O melhor creme antienvelhecimento com ácido glicólico
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Este creme antienvelhecimento contém ácido glicólico livre, associado ao ácido fítico e a um complexo apaziguante. Estimula a renovação celular para uma luminosidade renovada. É um tratamento noturno, inicialmente deve ser feito em noites alternadas, aplicando uma leve camada sobre o rosto e pescoço.
O melhor sérum com vitamina C
O derma complex da Adcos é um produto antienvelhecimento e antioxidante, composto por vitamina C concentrada, ácido ferúlico, phloterin e gingko biloba. É ideal para reduzir linhas de expressão e rugas, iluminar a pele, além de firmar e combater os danos causados pelos radicais livres e poluição. Este sérum possui uma fórmula oil-free, pode ser aplicado a noite ou pela manhã sob a pele limpa, utilize 3 a 4 gotas e espalhe bem até a pele absorver completamente.
O melhor colágeno em cápsulas
O colágeno hidrolisado em cápsulas da Max Titanium possui 1,8 g de proteínas por porção. O colágeno oferece benefícios antienvelhecimento para a pele, músculos, ossos e articulações. Em uma embalagem com 100 cápsulas, a dose recomendada é de 4 cápsulas ao dia, ou conforme indicação médica.
O melhor creme para reduzir rugas e linhas de expressão
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Este creme da Nivea antienvelhecimento reduz rugas e linhas de expressão, com uma melhora comprovada da firmeza, elasticidade e renovação da pele. Além disso, também combate sinais de cansaço, deixando a pele mais firme imediatamente. Com ácido hialurônico, extrato de magnólia e creatina, tem uma textura suave e é facilmente absorvido pela pele.
Guia de compras:o que você precisa saber sobre os produtos antienvelhecimento
Mesmo que não possamos ser jovens para sempre, é possível oferecer uma segunda oportunidade para a pele. Para isso, é importante saber o porque a pele envelhece e quais são os melhores hábitos e práticas que podem ajudá-la a rejuvenescer.
O que são os produtos antienvelhecimento?
Estes produtos fazem parte do que é conhecido como "medicina antienvelhecimento", que compreende uma série de práticas diárias, procedimentos e produtos destinados à minimizar o impacto da idade no corpo.
É importante considerar que o envelhecimento não é apenas externo, mas tem muita relação com o estado do organismo. Por este motivo que a medicina antienvelhecimento não procura apenas melhorar a aparência, mas também ter um estilo de vida saudável.
Por que a pele envelhece?
Na seguinte lista, vamos mostrar os fatores mais importantes que contribuem para o envelhecimento:
- Etnia: pessoas com pele clara são mais suscetíveis aos efeitos do envelhecimento. Isso acontece porque as células da pele possuem menos lipídios (gorduras) que a protegem, diferente de pessoas com pele mais escura (1).
- Mudanças hormonais: nas mulheres próximas a menopausa ocorre a diminuição na produção dos hormônios sexuais (estrogênios). Esses hormônios têm efeitos protetores para a estrutura da pele, proporcionando espessura e elasticidade (2, 3).
- Clima: o clima quente tende a evaporar a água que se encontra na pele, enquanto o frio retém a umidade, que atua como um fator protetor (4).
- Cigarro: o uso do cigarro diminui o fluxo sanguíneo e a oxigenação da pele, danificando os componentes que fornecem estrutura, como o colágeno e a elastina. Como consequência, a pele perde elasticidade, fica mais seca e propensa ao desenvolvimento de rugas (5).
- Exposição aos raios UV (ultravioleta): a luz ultravioleta é responsável por 90% do envelhecimento visível da pele, especialmente em pessoas de pele clara (6). Além disso, os raios UV modificam e danificam as cadeias de DNA, o que pode ser um fator determinante para o surgimento de câncer de pele (melanoma) (7).
- Luz azul: a luz produzida pela tela dos celulares e computadores está sendo estudada pelo impacto que pode ter na pele. Até esta data, foi encontrada uma relação entre a exposição à luz azul e a produção de radicais livres, que são moléculas capazes de destruir as células saudáveis (8). Isto pode predispor o aparecimento de rugas na pele, mas ainda são necessários mais estudos para verificar esta relação.
Existe alguma diferença entre a pele dos homens e das mulheres?
Por isso, as estratégias de beleza e antienvelhecimento devem ser feitas de forma individual. Estas são as principais diferenças:
- Exposição ao sol: os homens tendem a passar mais tempo no sol do que as mulheres, já que desempenham mais atividades de trabalho e lazer ao ar livre (9).
- Uso de protetor solar: de acordo com uma pesquisa realizada em 2013, menos de 15% dos homens usam protetor solar de forma regular nas áreas expostas da pele (10), diferente de 30% das mulheres.
- Produção de oleosidade: a testosterona (hormônio sexual masculino) pode estimular a produção de oleosidade na pele (11). É capaz de protegê-la, mas em excesso pode levar ao aparecimento de acne.
- Espessura da pele: a pele das mulheres é menos espessa do que a dos homens. Esta fator as torna mais suscetíveis ao surgimento de rugas, especialmente na menopausa (12).
- Uso de cigarro: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, de forma global, 40% dos homens fumam, em comparação a 9% das mulheres. No Brasil, esta porcentagem está em 18% de homens e 11% de mulheres fumantes. Como já mencionado, o cigarro é muito nocivo para a pele (13, 14).
Existe alguma diferença entre os produtos antienvelhecimento para homens e mulheres?
Se você é homem, provavelmente sim. Se você tem uma pele oleosa, pode procurar um produto formulado para este tipo de pele, independente se for recomendado ou não para homens.
Muitos produtos masculinos contém proteção solar (10), mas não recomendamos, principalmente se você fica muito exposto ao sol.
Por outro lado, se você é mulher, pode ser que os produtos desenvolvidos para homens não sejam bons, já que podem conter algumas substâncias não aptas para peles mais sensíveis, causando irritação ou ressecando muito a pele.
Em que idade devo começar a usar produtos antienvelhecimento?
Estas estratégias devem ser reforçadas em mulheres na menopausa, já que a proteção que alguns hormônios oferecem, como os estrogênios, se perdem e o processo de envelhecimento é acelerado.
A proteção da pele deve começar desde a infância, com a utilização de proteção solar e a limitação da exposição, já que os danos produzidos pelos raios ultravioletas é cumulativo, ou seja, quanto mais sol tomarmos, maiores os danos e a probabilidade de desenvolver câncer de pele (17).
O que você pode fazer todos os dias para atrasar o envelhecimento
- Comece com a alimentação: fornecer ao organismo os nutrientes necessários é o que nos deixa saudáveis. Ter uma dieta variada, com muitas verduras de folhas verdes, frutas, grãos, gorduras saudáveis e proteínas é fundamental para a saúde (18). A dieta mediterrânea é um ótima exemplo de alimentação equilibrada (19).
- Faça exercícios regularmente: o exercício aumenta o fluxo sanguíneo no corpo, ajudando a nutrir as células e levar as toxinas ao fígado, para que sejam processadas. Além disso, a atividade física reduz o estresse, o que pode ajudar em problemas como a acne e o eczema (20).
- Evite a exposição solar: evite a exposição ao sol quando a intensidade for maior (por volta as 10 da manhã até as 4 da tarde). Utilize protetor solar e aplique novamente a cada duas horas, especialmente se você suar ou tomar banho na praia ou piscina (21).
Os antioxidantes previnem o envelhecimento?
Alguns antioxidantes são as vitaminas A, C, E, o betacaroteno, a luteína, o selênio e o licopeno. Você pode obtê-los dos suplementos ou, preferivelmente, de uma dieta saudável (23).
Quais efeitos estes antioxidantes podem ter na pele? Muitos estudos relacionaram o excesso de radicais livres com o aparecimento de rugas e dificuldade na cicatrização de feridas (23), fazendo com que os antioxidantes atrasem o envelhecimento da pele.
Critérios de compra
Existem centenas de produtos no mercado online desenvolvidos para prevenir o envelhecimento, mas nem todos são tão bons quanto parecem. Vamos mostrar alguns critérios de compra para você escolher o produto perfeito:
- Forma de apresentação
- Ingredientes importantes: precauções e efeitos colaterais
- Produtos veganos
- Pessoas alérgicas ou sensíveis aos componentes
Forma de apresentação
É sempre um dilema escolher entre cápsulas para tomar ou produtos cosméticos para aplicar no rosto. Se você quer saber qual a melhor opção para você, considere os seguintes aspectos:
Características | Cremes e séruns | Suplementos (cápsulas, comprimidos, pó e líquidos) |
---|---|---|
Benefícios | Efeitos notórios em um curto período de tempo Podem oferecer efeitos reparadores e antienvelhecimento na pele O uso de cremes com proteção solar é fundamental para a saúde da pele |
Podem oferecer benefícios a diferentes órgãos e sistemas Seus efeitos podem ser mais duradouros Geralmente são mais econômicos |
Limitações | Podem conter fragrâncias e outras substâncias que irritam a pele Podem causar reações alérgicas Geralmente são mais caros |
Alguns ingredientes podem causar irritações alérgicas ou desconforto gastrointestinal Nem sempre oferecem benefícios para a pele Algumas pessoas não gostam de tomar suplementos Não existe suplemento que protege a pele da influência direta dos raios UV |
Ingredientes importantes: precauções e efeitos colaterais
Os produtos desenvolvidos para a saúde da pele muitas vezes são enriquecidos com ingredientes incríveis, que podem atrasar os efeitos da idade. Você quer conhecê-los? Vamos mostrar abaixo:
- Retinol: componente derivado da vitamina A que é encontrado naturalmente na pele. Alguns estudos mostraram que o uso de creme com retinol melhorou a aparência da pele, minimizando a aparência de rugas, vermelhidão e sinais dos danos solares (24, 25).
- Ácido hialurônico: polissacarídeo que atrai moléculas de água para a pele (26). Combinado com o colágeno e elastina, proporciona estrutura e elasticidade.
- Coenzima Q10: antioxidante que o corpo humano produz de forma natural. Este elemento é fundamental para o crescimento e manutenção da saúde celular. Alguns estudos indicam que pode diminuir o efeito do envelhecimento das células (27).
- Colágeno: proteína essencial na estrutura da pele. Proporciona elasticidade, firmeza e espessura, evitando o aparecimento de rugas (28). Os suplementos que o contém podem minimizar os efeitos da idade na pele (29, 30, 31).
- Vitamina C: componente fundamental para a produção de colágeno. Também funciona como antioxidante (32).
Para conhecer as contraindicações dos produtos antienvelhecimento, é necessário separá-los por ingredientes que possuem, estes são os mais importantes:
Ingredientes | Precauções | Efeitos colaterais |
---|---|---|
Retinol (Uso externo) (33) | Não usar depois da esfoliação, depilação, exposição solar ou ao utilizar medicamentos para a acne | Vermelhidão Descamação da pele Queimaduras Coceira |
Retinol (Suplemento) | Evitar sem receita médica Proibido para mulheres grávidas ou amamentando |
Intoxicação por excesso de vitamina A Malformações fetais |
Ácido hialurônico (Uso externo) | Evitar em pessoas sensíveis à este componete | Vermelhidão e coceira |
Ácido hialurônico (Suplemento) | Deve ser evitado por mulheres grávidas ou amamentando | Pode causar desconforto gastrointestinal em doses elevadas |
Coenzima Q10 (Uso externo) | Evitar o uso em pessoas sensíveis à este componente | Vermelhidão e coceira |
Coenzima Q10 (Suplemento) | Deve ser evitado por mulheres grávidas ou amamentando | Desconforto gastrointestinal Dores de cabeça Insônia Erupções cutâneas Fadiga Sensibilidade à luz Pode interagir com anticoagulantes, medicamentos para diabetes e hipertensão |
Colágeno (Suplemento) | Deve ser evitado por mulheres grávidas ou amamentando | Desconforto gastrointestinal Aumento dos níveis de cálcio Pedras nos rins |
Vitamina C (Suplemento) | Deve ser evitado por mulheres grávidas ou amamentando | Desconforto gastrointestinal |
Produtos veganos
Muitos produtos antienvelhecimento são desenvolvidos com fórmulas veganas e cruelty free. Mas, isso não acontece sempre, considere os seguintes aspectos:
- Evite produtos com colágeno: este ingrediente é original da pele, ossos e cartilagem de animais como bovinos, suínos e peixes.
- Garanta que os produtos são certificados: existem muitos selos nacionais e internacionais para produtos veganos, que garantem a fabricação vegana dos produtos. Alguns exemplos são Leaping Bunny, Vegan Society, Certificado SVB Vegano e muitos outros.
- Não confunda cruelty free com vegano: ser “cruelty free” significa que os produtos não foram testados em animais, mas ainda podem conter ingredientes de origem animal.
Pessoas alérgicas ou sensíveis aos componentes
Muitos suplementos, cremes e séruns não são aptos para todo o público, já que podem conter alérgenos que tornam algumas pessoas suscetíveis a reações indesejadas. Lembre-se das seguintes recomendações antes de escolher qualquer produto:
- Se você é celíaco (sofre um doença autoimune provocada pelo consumo de glúten), evite suplementos e produtos de uso externo que o contenham. Apesar de que a doença celíaca apresenta sintomas apenas quando o produto é ingerido, utilizar cremes e séruns perto da boca pode ter risco de ingestão.
- Se você é alérgico aos frutos do mar, evite consumir suplementos de colágeno extraídos de peixes. Você pode utilizar outras alternativas, como o colágeno bovino ou suíno.
- Se você tem a pele sensível, evite produtos de uso externo com fragrâncias. Estas substâncias irritam a pele e não fornecem nenhum benefício além de cheiros atrativos.
Consulte um profissional da saúde sobre qualquer produto que você queira utilizar, eles saberão como te guiar para que você consiga o produto perfeito para a sua saúde.
Resumo
Os produtos antienvelhecimento oferecem grandes promessas para minimizar os sinais do envelhecimento. Hoje em dia, cada vez existem novas e melhores fórmulas que podem fornecer à pele benefícios incríveis, tudo isso ao alcance das nossas mãos.
Porém, a saúde sempre deve começar pelos nossos hábitos diários. Nenhum suplemento pode substituir os benefícios de um estilo de vida saudável, por isso é muito importante, dia a dia, buscar uma harmonia no corpo, com vida mais saudável.
Você se surpreendeu com o mundo dos produtos antienvelhecimento? Estas informações podem beneficiar muito mais pessoas, então, compartilhe este artigo em suas redes sociais!
(Fonte da imagem destacada: Hnatiuk: 147505022 / 123rf.com)
Referências (34)
1.
Robinson MK. Population differences in skin structure and physiology and the susceptibility to irritant and allergic contact dermatitis: implications for skin safety testing and risk assessment. Contact Dermatitis. 2007;41(2):65–79.
Fonte
2.
Brincat M, Baron YM, Galea R. Estrogens and the skin. Climacteric. 2005;8(2):110–23.
Fonte
3.
Hall G, Phillips TJ. Estrogen and skin: The effects of estrogen, menopause, and hormone replacement therapy on the skin. Journal of the American Academy of Dermatology. 2005;53(4):555–68.
Fonte
4.
Mccallion R, Po ALW. Dry and photo–aged skin:and manifestations management. Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics. 1993;18(1):15–32.
Fonte
5.
Leow Y. Cigarette smoking, cutaneous vasculature, and tissue oxygen. Clinics in Dermatology. 1998;16(5):579–84.
Fonte
6.
Farage MA, Miller KW, Elsner P, Maibach HI. Intrinsic and extrinsic factors in skin ageing: a review. International Journal of Cosmetic Science. 2008;30(2):87–95.
Fonte
7.
Guzman E, Langowski JL, Owen-Schaub L. Mad dogs, Englishmen and apoptosis: the role of cell death in UV-induced skin cancer. Apoptosis. 2003;8(4):315–25.
Fonte
8.
Arjmandi N, Mortazavi G, Zarei S, Faraz M, Mortazavi SAR. Can Light Emitted from Smartphone Screens and Taking Selfies Cause Premature Aging and Wrinkles? Journal of Biomedical Physics and Engineering. 2018;8(4Dec).
Fonte
9.
Sun Safety Tips for Men [Internet]. Centers for Disease Control and Prevention. Centers for Disease Control and Prevention; 2020.
Fonte
10.
Publishing HH. Survey finds men don’t use enough sunscreen [Internet]. Harvard Health. 2013
Fonte
11.
Makrantonaki E, Ganceviciene R, Zouboulis CC. An update on the role of the sebaceous gland in the pathogenesis of acne. Dermato-Endocrinology. 2011;3(1):41–9.
Fonte
12.
Shuster S, Black MM, Mcvitie E. The influence of age and sex on skin thickness, skin collagen and density. British Journal of Dermatology. 1975;93(6):639–43.
Fonte
13.
WHO. 10 Facts on gender and tobacco [Internet]. World Health Organization. 2010.
Fonte
14.
Dados e números da prevalência do tabagismo.
Fonte
15.
Why Does Collagen Production Decrease After We Turn 20? [Internet]. Rejuvenation Clinics of Australia. 2018.
Fonte
16.
Varani J, Dame MK, Rittie L, Fligiel SE, Kang S, Fisher GJ, et al. Decreased Collagen Production in Chronologically Aged Skin. The American Journal of Pathology. 2006;168(6):1861–8.
Fonte
17.
Skin Cancer From Sun Exposure: Risk Factors, Symptoms & Prevention [Internet]. Cleveland Clinic. 2020.
Fonte
18.
Cao C, Xiao Z, Wu Y, Ge C. Diet and Skin Aging—From the Perspective of Food Nutrition. Nutrients. 2020;12(3):870.
Fonte
19.
Dussaillant C, Echeverría G, Urquiaga I, Velasco N, Rigotti A. Evidencia actual sobre los beneficios de la dieta mediterránea en salud. Revista médica de Chile. 2016;144(8):990–7.
Fonte
20.
Jaret P. Skin Benefits From Exercise: Tone Skin, Collagen, and More [Internet]. WebMD. WebMD.
Fonte
21.
Publishing HH. Sun-Damaged Skin [Internet]. Harvard Health. 2020.
Fonte
22.
Antioxidantes: MedlinePlus en español [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Fonte
23.
Poljšak B, Dahmane R. Free Radicals and Extrinsic Skin Aging. Dermatology Research and Practice. 2012; 2012:1–4.
Fonte
24.
Draelos ZD. Novel Approach to the Treatment of Hyperpigmented Photodamaged Skin: 4% Hydroquinone/0.3% Retinol versus Tretinoin 0.05% Emollient Cream. Dermatologic Surgery. 2006; 31:799–805.
Fonte
25.
Mcdaniel DH, Mazur C, Wortzman MS, Nelson DB. Efficacy and tolerability of a double-conjugated retinoid cream vs 1.0% retinol cream or 0.025% tretinoin cream in subjects with mild to severe photoaging. Journal of Cosmetic Dermatology. 2017;16(4):542–8.
Fonte
26.
Oxlund H, Andreassen TT. The roles of hyaluronic acid, collagen and elastin in the mechanical properties of connective tissues. Journal of Anatomy. 1980.
Fonte
27.
Escrito por el personal de Mayo Clinic. Coenzima Q10 [Internet]. Mayo Clinic. Mayo Foundation for Medical Education and Research; 2017.
Fonte
28.
Varani J, Dame MK, Rittie L, Fligiel SE, Kang S, Fisher GJ, et al. Decreased Collagen Production in Chronologically Aged Skin. The American Journal of Pathology. 2006;168(6):1861–8.
Fonte
29.
Choi FD, Juhasz M, Mesinkovsk N. Oral Collagen Supplementation: A Systematic Review of Dermatological Applications. Journal of Drugs in Dermatology. 2019.
Fonte
30.
Laing S, Bielfeldt S, Ehrenberg C, Wilhelm K-P. A Dermonutrient Containing Special Collagen Peptides Improves Skin Structure and Function: A Randomized, Placebo-Controlled, Triple-Blind Trial Using Confocal Laser Scanning Microscopy on the Cosmetic Effects and Tolerance of a Drinkable Collagen Supplement. Journal of Medicinal Food. 2020;23(2):147–52.
Fonte
31.
Jeong-Kee K y cols Beneficial Effect of Collagen Peptide Supplement on Anti-aging Against Photodamage. Korean Journal of Food Science and Technology. 2009.
Fonte
32.
Vitamina C: MedlinePlus enciclopedia médica [Internet]. MedlinePlus. U.S. National Library of Medicine; 2020.
Fonte
33.
Alemana CC. Los beneficios, cuidados y contraindicaciones en el uso del retinol [Internet]. Clínica Alemana. Clínica Alemana de Santiago; 2020.
Fonte
34.
Collagen Peptides: Uses, Side Effects, Interactions, Dosage, and Warning [Internet]. WebMD
Fonte