Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

Há algum tempo, o que vem sendo usado há séculos na cozinha japonesa e chinesa também está disponível na Brasil. Arroz Konjac. Este arroz é feito de farinha de konjac e é especialmente adequado para uma dieta pobre em carboidratos. Mas o arroz konjac não é apenas adequado para dietas. Sua preparação sem complicações e sabor neutro oferecem boas razões para incluir o arroz konjac em seus hábitos alimentares diários.

Para muitos, o arroz de konjac de alta fibra se torna uma mudança de jogo para a dieta. Mas também se diz que o arroz konjac tem outros efeitos positivos sobre o corpo a partir da farinha de konjac contida no arroz. Diz-se que isso tem um efeito positivo no sistema cardiovascular e na digestão.

Este artigo irá responder as perguntas mais importantes sobre o arroz konjac e lhe mostrará o que é realmente o arroz konjac e como você pode usá-lo. Nós também mostraremos a você quais efeitos positivos o arroz konjac tem sobre o corpo.




O mais importante

  • O arroz Konjac é uma alternativa de arroz feito com farinha de konjac e água da Ásia, que está lentamente se estabelecendo.
  • O preparo e uso do arroz konjac não difere muito do arroz convencional. Você pode facilmente usar arroz konjac para qualquer tipo de prato, seja doce ou salgado.
  • Para aqueles que são cuidadosos sobre quantos carboidratos eles comem por dia, o arroz konjac é uma boa adição, pois é naturalmente baixo em carboidratos e alto em fibra, o que mantém você cheio por um longo tempo. Ele também tem outros efeitos positivos sobre o corpo, o que o torna muito saudável.

Arroz Konjac: o que você deve saber

Na seção seguinte nós lhe diremos algumas coisas importantes sobre o arroz konjac e responderemos as perguntas mais freqüentes sobre ele. Nós queremos principalmente lhe dar uma visão do tópico do arroz konjac e familiarizá-lo com as coisas básicas.

O que é arroz konjac?

O arroz konjac é uma alternativa de arroz que é frequentemente usado como acompanhamento de vários pratos, especialmente em uma dieta pobre em carboidratos ou baixo teor de carboidratos. Em uma dieta de baixo teor de carboidratos, a pessoa presta atenção em comer menos carboidratos por dia. Os estudos fazem distinção entre diferentes abordagens de baixo teor de carbono que você pode escolher por si mesmo e que alcançam resultados diferentes (1).

Devido às suas propriedades, o arroz konjac é um alimento saudável que pode suportar a perda de peso e ter um efeito positivo sobre a digestão e o sistema cardiovascular. Você pode usar arroz konjac na sua vida diária, assim como usaria arroz comum. Portanto, é particularmente adequado para pessoas que têm cuidado com quantos carboidratos comem por dia a fim de, por exemplo, perder peso ou levar um estilo de vida mais saudável.

Quais são os ingredientes do arroz konjac?

Os principais ingredientes do arroz konjac são farinha e água de konjac. A farinha de konjac é obtida a partir da raiz de konjac, que é encontrada nos trópicos da Ásia Oriental e Oceania.

O arroz Konjac não contém intensificadores de sabor e é muito bom para o seu corpo graças aos seus ingredientes naturais

Ele vem da língua konjac, uma planta também chamada de língua do diabo Amorphophallus. Os tubérculos redondos são secos para este fim e depois triturados em um pó fino. A farinha de konjac tem fortes propriedades de inchaço e pode ser processada em arroz com a adição de água.

O arroz Konjac normalmente não contém nenhum intensificador de sabor ou açúcar adicional. Isso faz dela uma excelente escolha para uma dieta saudável. O arroz Konjac não contém quaisquer calorias escondidas, como o açúcar. O arroz é completamente vegetariano e livre de produtos químicos ou aditivos artificiais.

Qual o sabor do arroz konjac?

O arroz konjac realmente não tem nenhum sabor particular, mas é relativamente insípido. No entanto, ele não tem gosto de arroz convencional. Seu sabor é adequado para preparar vários pratos nos quais você usaria o arroz convencional.

Konjak Reis

O arroz Konjac tem sido usado na culinária asiática por séculos. (Fonte da imagem: Bilguun Bayarmagnai/ Pexels)

O arroz Konjac é adequado tanto para pratos doces como pudim de arroz quanto para pratos salgados como paella ou risoto. Mas também não há limites para suas próprias criações e o arroz konjac oferece, portanto, muito espaço para experimentar com sabores.

Onde eu posso comprar arroz konjac?

O mercado de arroz konjac está sendo estabelecido apenas. É por isso que você pode encontrar uma grande seleção de arroz konjac principalmente online. Mas você também pode encontrar este arroz de baixo teor de carboidratos em supermercados bem abastecidos.

Como uma alternativa ao arroz konjac, o macarrão konjac também está disponível. Estes também são feitos de farinha de konjac e também são uma alternativa muito saudável para o macarrão convencional.

Como eu preparo o arroz konjac?

Há algumas coisas a serem consideradas ao preparar o arroz konjac. O mais importante é a condição do arroz antes do preparo.

arroz Konjac seco arroz Konjac em salmoura de água
1. Tirar a quantidade desejada de arroz konjac da embalagem e enxaguar bem com água em uma peneira 1. Colocar a quantidade desejada de arroz konjac da salmoura de água em uma peneira (o cheiro um pouco de peixe vem da salmoura de água, mas é completamente normal e não tem influência no sabor do arroz)
2. Em seguida, cozinhe em uma panela com água levemente salgada por cerca de 20 minutos 2. Enxágüe bem o arroz sob água corrente (este enxágüe da água salgada e também elimina o cheiro)
3. Drenar o arroz através de uma peneira e devolvê-lo à panela 3. Colocá-lo em uma panela com água e deixar em fogo brando por cerca de 1-2 minutos. O arroz da salmoura de água é arroz pré-cozido que só precisa ser cozido brevemente para se tornar quente
4. Se necessário, deixar o arroz no vaso por mais 10 minutos com a tampa fechada (importante principalmente pela consistência, mas não é obrigatório) 4. drenar o arroz para uma peneira
5. servir como desejado 5. servir como desejado

No geral, entretanto, o preparo não é difícil e não difere muito do preparo do arroz convencional. O arroz Konjac pode ser usado de várias maneiras e é uma boa alternativa, portanto você não precisa abrir mão do arroz como acompanhamento. O konjac, feito da farinha de konjac utilizada no arroz, pode absorver muitas vezes a quantidade de água e assim garantir que você fique cheio por um longo tempo. Quando estiver fazendo dieta, o arroz konjac pode ajudá-lo a prevenir o desejo e a vontade de lanchar.

Konjak Reis

O arroz Konjac pode ser usado na dieta assim como o arroz comum. Serve para todos os gostos e é muito fácil de preparar. Fonte: Balyanı Akılla/ Unsplash

O arroz konjac é saudável?

Na cultura asiática, as pessoas há muito confiam nos efeitos positivos que o arroz konjac tem sobre o corpo. A farinha de konjac, que está contida no arroz konjac, contém uma fibra dietética muito boa chamada glucomananos (2). Diz-se que isso tem efeitos positivos sobre o sistema cardiovascular. Também se diz que é bom para a digestão e também para um trato gastrointestinal saudável, como alguns estudos têm mostrado (3). O arroz Konjac também pode ajudar você a perder peso.

O arroz Konjac é um bom complemento para uma dieta saudável e equilibrada.

Por conter muita fibra, o arroz konjac enche-o rapidamente e, acima de tudo, proporciona uma sensação de saciedade duradoura(4). Desta forma, ele pode prevenir o desejo. Também é adequado se você estiver em uma dieta pobre em carboidratos, por exemplo, pois não contém praticamente nenhum carboidrato e apenas algumas calorias.

É claro que ainda é importante lembrar que o arroz konjac em si não ajudará você a perder peso, mas que você deve, em geral, certificar-se de comer uma dieta equilibrada e fazer bastante exercício.

Aqui nós mostramos uma visão geral das propriedades positivas e saudáveis do arroz konjac. Muitos estudos têm sido conduzidos sobre a influência dos glucomananos da farinha de konjac no corpo. Nós mostramos alguns dos resultados aqui

  • Efeitos dos glucomananos sobre o trato gastrointestinal e a digestão: A alta capacidade de ligação de água dos glucomananos contidos na farinha de konjac pode ter um efeito positivo sobre a digestão. Estudos confirmam que mesmo pessoas que têm problemas de constipação crônica podem ter seus problemas digestivos sob controle com a ajuda de glucomananos (5).
  • Efeitos dos glucomananos no sistema cardiovascular: Os glucomananos da farinha de konjac no arroz de konjac também têm efeitos indiretos no sistema cardiovascular. Estudos confirmam uma redução nos fatores de risco de doenças cardiovasculares associados aos glucomananos (6).
  • Efeitos dos glucomananos em pacientes com diabetes: Estudos também mostraram influências positivas em pessoas com diabetes tipo 2. Entre outras coisas, descobriu-se que os glucomananos contidos na farinha de konjac têm um efeito nos níveis de açúcar no sangue (7). Então se você comer arroz konjac como um diabético, seu nível de açúcar no sangue não aumentará tanto depois de comê-lo quanto depois de comer arroz convencional.
  • Efeitos dos glucomananos na perda de peso: O arroz Konjac também pode ajudar você a perder peso. A farinha de konjac causa uma sensação rápida e duradoura de saciedade, que, em combinação com uma dieta saudável, ajuda você a perder alguns quilos. O exercício regular também é importante. Estudos comparando diferentes suplementos para perda de peso encontraram um resultado positivo ao tomar um suplemento glucomanano (8).

Conclusão

O arroz Konjac definitivamente merece uma tentativa. Não só as pessoas que querem perder peso podem se aproximar de seu objetivo com arroz konjac, mas também as pessoas que comem saudável podem adicionar arroz konjac à sua dieta. O arroz com baixo teor de carboidratos é uma boa alternativa ao arroz convencional.

Graças às suas muitas e valiosas fibras dietéticas, ele enche você por muito tempo e não contém aditivos como o açúcar ou intensificadores de sabor artificiais. Especialmente as fibras dietéticas glucomananas desempenham um papel importante aqui e têm alguns efeitos positivos na saúde humana.

O arroz Konjac também é fácil de preparar e adequado para todos os pratos de arroz, sejam doces ou salgados. Portanto, não há limites para a sua criatividade. No momento, o arroz konjac é melhor comprado online, mas no futuro ele também se tornará cada vez mais estabelecido nos supermercados. Em resumo, os efeitos positivos que a farinha de konjac contida no arroz konjac tem no corpo são uma vantagem e outra razão para adotar o arroz konjac no uso diário.

Fonte da imagem: Macmackyky/ 123rf.com

Referências (8)

1. Oh R, Gilani B, Uppaluri KR. Low Carbohydrate Diet. 2020 Jul 9. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 30725769.
Fonte

2. Behera SS, Ray RC. Konjac glucomannan, a promising polysaccharide of Amorphophallus konjac K. Koch in health care. Int J Biol Macromol. 2016 Nov;92:942-956. doi: 10.1016/j.ijbiomac.2016.07.098. Epub 2016 Jul 30. PMID: 27481345.
Fonte

3. Devaraj RD, Reddy CK, Xu B. Health-promoting effects of konjac glucomannan and its practical applications: A critical review. Int J Biol Macromol. 2019 Apr 1;126:273-281. doi: 10.1016/j.ijbiomac.2018.12.203. Epub 2018 Dec 23. PMID: 30586587.
Fonte

4. Clark MJ, Slavin JL. The effect of fiber on satiety and food intake: a systematic review. J Am Coll Nutr. 2013;32(3):200-11. doi: 10.1080/07315724.2013.791194. PMID: 23885994.
Fonte

5. Passaretti S, Franzoni M, Comin U, Donzelli R, Rocca F, Colombo E, Ferrara A, Dinelli M, Prada A, Curzio M, et al. Action of glucomannans on complaints in patients affected with chronic constipation: a multicentric clinical evaluation. Ital J Gastroenterol. 1991 Sep-Oct;23(7):421-5. PMID: 1742540.
Fonte

6. Vuksan V, Jenkins DJ, Spadafora P, Sievenpiper JL, Owen R, Vidgen E, Brighenti F, Josse R, Leiter LA, Bruce-Thompson C. Konjac-mannan (glucomannan) improves glycemia and other associated risk factors for coronary heart disease in type 2 diabetes. A randomized controlled metabolic trial. Diabetes Care. 1999 Jun;22(6):913-9. doi: 10.2337/diacare.22.6.913. PMID: 10372241.
Fonte

7. Chearskul S, Sangurai S, Nitiyanant W, Kriengsinyos W, Kooptiwut S, Harindhanavudhi T. Glycemic and lipid responses to glucomannan in Thais with type 2 diabetes mellitus. J Med Assoc Thai. 2007 Oct;90(10):2150-7. PMID: 18041436.
Fonte

8. Birketvedt GS, Shimshi M, Erling T, Florholmen J. Experiences with three different fiber supplements in weight reduction. Med Sci Monit. 2005 Jan;11(1):PI5-8. PMID: 15614200.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
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