Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

Ele é usado em milhares de alimentos. Tanto em sobremesas quanto em bebidas. Também é significativamente mais doce do que o açúcar. Nós estamos falando de aspartame. Um adoçante sintético que é muitas vezes mais doce do que o açúcar. Embora tanto o açúcar quanto o aspartame contenham cerca de 4 kcal por 1 g, os produtos com aspartame são significativamente mais baixos em calorias do que aqueles com açúcar.

Isto é devido ao seu alto poder adoçante, de modo que uma quantidade significativamente menor é necessária para adoçar um prato ou bebida. Por esta razão, o aspartame é freqüentemente usado para produtos dietéticos ou geralmente sem açúcar ou produtos com baixo teor de açúcar.

Apesar de tudo parecer tão legal, existem algumas opiniões negativas e estudos que supostamente mostram a nocividade do aspartame. É difícil encontrar o seu caminho entre todas as diferentes teorias. Se você não sabe exatamente o que é aspartame, o que ele faz ou ainda não tem certeza do que pensar sobre o aspartame, você veio ao lugar certo. Nós esperamos poder responder suas perguntas abaixo.




O mais importante

  • O aspartame é um adoçante que é muitas vezes mais doce do que o açúcar doméstico. Apesar dos mesmos valores energéticos que o açúcar por 100 g, muito menos tem que ser usado para se obter o mesmo resultado de doçura. É por isso que agora o aspartame é usado em inúmeros alimentos e bebidas.
  • Há muitas teorias em torno do aspartame. É mencionado repetidamente que o aspartame é prejudicial à saúde e pode levar a doenças como o câncer, diabetes ou depressão. Alguns outros negam isso e querem provas de que é inofensivo.
  • O aspartame é perigoso para a saúde das pessoas com o distúrbio metabólico PKU. O aminoácido fenilalanina não pode ser processado adequadamente por pessoas com a doença. Por esta razão, todos os alimentos contendo aspartame devem ser rotulados.

Aspartame: O que você deve saber

Se você ainda não lidou com aspartame ou se seu conhecimento não é suficiente, você esperançosamente encontrará aqui todas as respostas que você precisa. Os fatos mais importantes são respondidos nas seguintes perguntas. Depois deste artigo você deve conhecer as informações básicas.

O que é aspartame?

O Aspartame foi descoberto acidentalmente pelo químico James L em 1965. É um adoçante produzido artificialmente e utilizado na indústria alimentícia, que recebeu sua primeira aprovação pelo FDA na América em 1974. Entretanto, isto foi retirado alguns meses depois devido a estudos toxicológicos insuficientes e só foi aprovado novamente em 1981, após uma avaliação mais aprofundada dos estudos e dados. (1)

O Aspartame é agora utilizado em mais de 90 países e também é conhecido como Nutra-Sweet, Equal, Spoonfull, Canderel e Sanecta. Ele vem como um pó branco, inodoro e doce.

O aspartame é um adoçante produzido artificialmente que vem na forma de pó branco e inodoro. É cerca de 200 vezes mais doce do que o açúcar comercial. É adequado para bebidas e alguns outros alimentos, mas não para assar, pois perde sua doçura quando aquecido. (Fonte da imagem: Sharon McCutcheon / Unsplash)

A intensidade do doce é cerca de 200 vezes maior do que a do açúcar doméstico convencional (sacarose). Ao contrário de outros adoçantes, o aspartame tem pouco ou nenhum gosto amargo, que é o que o torna tão popular. Devido à ligação do peptídeo, o aspartame tem um índice glicêmico (IG) de 0 e, portanto, pode ser consumido sem hesitação por diabéticos. O IG mostra em porcentagem como o nível de açúcar no sangue aumenta após um alimento contendo carboidratos.

O Aspartame é barato e fácil de produzir. Como resultado, ele agora é usado em muitos produtos nutricionais do dia-a-dia. No entanto, tem sido alvo de críticas desde os anos 90 por problemas de saúde de longo prazo, como câncer, danos cerebrais e nervosos e depressão.

Onde o aspartame é encontrado?

O aspartame é permitido ser usado como aditivo alimentar ou adoçante de mesa em produtos alimentícios, e é por isso que ele é encontrado em inúmeros produtos. Nós gostaríamos de mencionar brevemente alguns produtos bem conhecidos

  • Goma de mascar
  • Produtos lácteos
  • Bebidas
  • Café instantâneo
  • Molhos
  • Iogurte, pudim e todas as outras sobremesas
  • Refeições prontas
  • Produtos para controle de peso
  • Batidos de proteína e outros produtos para nutrição esportiva
  • Muesli de proteína e outros produtos protéicos
  • produtos sem açúcar e com baixo teor calórico
Os itens são reconhecidos pelo nome "aspartame" ou E-number E951.

O aspartame não é de mau gosto. Esta é a razão pela qual o aspartame não é adequado para assar. O calor no forno faz com que o aspartame perca sua doçura.

Outra razão para a perda de doçura pode ser o contato com ácidos. Foi estabelecido por lei que o aspartame deve ser reconhecido nos produtos da lista de ingredientes devido à desordem metabólica fenilcetonúria (PKU). Além disso, além de ser mencionado nos ingredientes, a frase "contém uma fonte de fenilalanina" deve ser incluída. (2)

Do que é feito o aspartame?

O aspartame é composto por dois aminoácidos, ácido aspártico e fenilalanina, que estão quimicamente ligados de uma forma específica. Isto cria um composto que fornece 200 vezes o poder adoçante do açúcar convencional. Ambos os aminoácidos, que são os produtos iniciais do aspartame, podem ser produzidos com a ajuda de microorganismos GM (GM significa geneticamente modificado).

Os dois aminoácidos ácido aspártico e fenilalanina podem ser decompostos 1:1 pelo corpo. Eles são encontrados em vegetais e alimentos protéicos, entre outras coisas. Quando eles são quebrados no intestino, também é produzido metanol, que também já está presente no corpo. Isto significa que não há substância no aspartame que não possa ser completamente processada por humanos.

Ingrediente porcentagem
Ácido aspártico 40%
Fenilalanina 50%
Metanol 10%

Que efeito o aspartame tem no corpo?

O aspartame é absorvido e digerido normalmente através de uma grande variedade de alimentos. No intestino, ele se decompõe novamente em seus dois aminoácidos e estes são decompostos pelo corpo. O efeito doce engana o cérebro a pensar que ele está comendo açúcar. Isso prepara o corpo para ganhar energia.

Como isso não acontece, existe a possibilidade de que o corpo volte a desenvolver uma necessidade de alimentos doces. Isto perturba a regulação do apetite no cérebro, que por sua vez pode levar a um sentimento de fome. Este princípio também é usado para a engorda de animais, por exemplo. (3)

O Aspartame também tem sido criticado por causar dores de cabeça. A razão para isto pode ser a barreira hematoencefálica através da qual a fenilalanina pode se difundir. Se o aspartame é consumido, o nível de fenilalanina no cérebro aumenta. Diz-se que isto diminui os níveis de tirosina e triptofano no cérebro, causando um desequilíbrio de neurotransmissores. Isto pode levar a dores de cabeça em algumas circunstâncias. (4)

Para quais pessoas ou doenças o aspartame não é adequado?

O aspartame não é adequado para pessoas com fenilcetonúria (PKU). Nos indivíduos afetados, o bloco de construção mais importante da proteína, a fenilalanina, não pode ser processado adequadamente.

PKU é um distúrbio metabólico que ocorre em 1 em cada 10.000 recém-nascidos.

Isto porque a enzima fenilalanina hidroxilase tem um defeito em seu próprio corpo. Isto faz com que o aminoácido se acumule no sangue, o que pode prejudicar seriamente o desenvolvimento de uma criança ou causar danos nervosos e cerebrais.

As pessoas afetadas com PKU devem comer uma dieta pobre em proteína e evitar completamente a proteína animal. Como a fenilalanina é um componente do aspartame, comer alimentos contendo aspartame pode ser perigoso para a saúde. (5)

Além disso, as pessoas que são propensas a dores de cabeça ou desejos devem evitar alimentos que contenham aspartame. Devido à difusão da fenilalanina através da barreira hematoencefálica e ao engano causado pelo aspartame, tais sintomas podem ocorrer.

O aspartame é prejudicial acima de uma certa quantidade?

Em princípio, esta pergunta pode ser respondida com "sim". A dose diária na qual não são esperados efeitos colaterais é de cerca de 40 mg por quilo de peso corporal. Este valor também é chamado de valor de ADI (Consumo Diário Aceitável). A quantidade calculada de um aditivo, em relação ao peso corporal, que pode ser ingerido diariamente e por toda a vida sem nenhum problema de saúde reconhecível.

Para atingir este valor, um homem de 60 kg, por exemplo, teria que beber pelo menos quatro litros de Diet Coke por dia. No entanto, este valor é irrealista para o consumidor médio alcançar.

Entretanto, como já mencionado, vários estudos mostraram que o consumo regular de aspartame por um período de tempo mais longo pode levar a doenças. Estes incluem, por exemplo: Depressão, cegueira, câncer, enxaqueca, artrose, etc... A razão para isso pode ser a barreira hematoencefálica do ácido L-aspártico. Isto significa que ele pode se difundir no cérebro sem nenhum problema.

Como resultado, diz-se que é capaz de destruir células cerebrais. Em suma, pode-se dizer que não é a quantidade por dia, mas o consumo a longo prazo que é decisivo. (6) (7)

Por quanto tempo o aspartame permanece no corpo?

Quanto tempo o aspartame permanece no corpo varia de pessoa para pessoa. Depende também da quantidade de aspartame ingerido. Como ele pode ser digerido e decomposto pelo corpo normalmente, ele não se acumula especificamente no corpo (como substâncias radioativas, por exemplo).

Somente o subproduto metanol, que é produzido, leva um pouco mais de tempo para ser digerido e permanece mais tempo no estômago. O metanol em altas doses pode levar à cegueira ou mesmo à morte. Entretanto, a quantidade de metanol produzida pelo aspartame normal é de cerca de 1/10 da dose do consumo normal de alimentos (frutas e vegetais). Portanto, o perigo representado pelo metanol é bastante baixo quando consumido da maneira normal. (8)

Quais são as preocupações com o aspartame

Há vários estudos que mostram que o aspartame é prejudicial. Cada estudo geralmente foca em um quadro clínico. Existem várias doenças que se diz serem causadas pelo aspartame. Nós gostaríamos de apresentar aqui os mais comuns

  • Câncer: Há vários estudos nos quais diferentes doses foram testadas em ratos. Lá, os primeiros estudos descobriram que era um agente potencialmente cancerígeno. Diz-se que tem sido irrelevante se o aspartame foi consumido regularmente, em maiores quantidades ou apenas ocasionalmente. (9) Esta teoria foi confirmada e reforçada em um estudo de acompanhamento em 2007. Um aumento de tumores malignos foi encontrado dependendo da dosagem. (10) Outro estudo vitalício de 2010 chegou a conclusões semelhantes. Aqui, também, um efeito cancerígeno foi encontrado em alguns locais em ratos e camundongos. (11)
  • Desordens neurológicas: O consumo de aspartame pode causar distúrbios comportamentais ou neurológicos em indivíduos suscetíveis. Estes incluem dores de cabeça, convulsões e insônia. Ela se estende ao comprometimento da memória emocional e processos de aprendizagem devido ao consumo excessivo. (12)
  • AVC e Demência: Pessoas que consomem aspartame regularmente têm quase três vezes mais probabilidade de desenvolver um derrame ou demência do que aquelas que o consomem semanalmente ou com menos freqüência. Há uma ligação entre o adoçante e um risco maior de derrame ou demência. (13)
  • Ganho de peso: Vários estudos ligam o aspartame ao ganho de peso. Os produtos dietéticos devem fazer desaparecer os quilos. Mas isso também pode ter o efeito oposto. (14) Enganando o cérebro a pensar que ele está ganhando energia na forma de açúcar, a sensação de fome retorna depois de um tempo porque o corpo não está recebendo nenhuma energia. Isto pode posteriormente levar a um binge eating. Se esta situação ocorrer com mais freqüência, um círculo vicioso se desenvolve que pode levar ao excesso de peso, obesidade e até mesmo diabetes.

Há outros quadros clínicos que se diz serem causados pelo aspartame. Muitos deles não são suficientemente discutidos e cientificamente comprovados para nomeá-los e descrevê-los em detalhes.

Quais alternativas existem para o aspartame?

Há algumas alternativas ao açúcar que você pode incluir em sua dieta se você quiser evitar o aspartame. Estes não são tão controversos quanto o adoçante. Alguns exemplos estão listados abaixo.

O mel é considerado uma das muitas alternativas para o açúcar. Não é tão doce quanto o açúcar e tem um pouco menos de calorias. No entanto, o mel não pode substituir o açúcar em todas as áreas. É adequado, por exemplo, para untar pão ou para adoçar chá, mas não para assar. (Fonte da imagem: stevepb / Pixabay)
  • Mel: O mel consiste de glicose, frutose e água. Assim, o mel tem um valor energético de cerca de 280 kcal a 300 kcal por 100 g. Isso é apenas cerca de 100 kcal a 120 kcal a menos do que o açúcar. Por outro lado, o poder adoçante do mel é menor do que o do açúcar devido ao seu teor de água. Portanto, mais mel deve ser usado para o mesmo poder adoçante, para que a contagem calórica seja a mesma no final. No entanto, o mel tem um risco. Pode haver resíduos de pólen no mel que podem desencadear choques alérgicos em pessoas que sofrem de alergias sensíveis. Nas variedades de mel importado, há também a possibilidade de que as abelhas tenham voado para plantas geneticamente modificadas e assim conterem resíduos no mel.
  • Xarope de agave: O néctar de agave vem do suco do agave mexicano, que é então fervido até se transformar em xarope. O néctar recebe seu sabor doce da glicose e da frutose. Ao contrário dos produtos refinados, ele contém mais elementos-traço, minerais e substâncias vegetais secundárias, e é por isso que ele é tocado como um substituto saudável do açúcar. Também tem uma grande vantagem sobre o açúcar e o mel. Tem apenas cerca de 310 kcal por 100 gramas e tem um poder adoçante significativamente maior do que o açúcar e o mel. Portanto, é necessário menos produto para adoçar os alimentos. No entanto, o xarope de agave tem uma desvantagem ecológica em. As cavernas têm que ser importadas de longe e só então podem ser processadas.
  • Xarope de arroz: Para fazer o xarope de arroz, o arroz é moído, misturado com água, são adicionadas enzimas e tudo é aquecido junto. O suco é então engrossado em xarope. O xarope de arroz consiste de maltose, polissacarídeos e glicose e tem um valor calórico de pouco mais de 300 por 100 g. Como ele não contém frutose, este substituto do açúcar é ideal para pessoas com intolerância à frutose.
  • Stevia: Stevia é livre de calorias e ainda assim até 450 vezes mais doce do que o açúcar doméstico. Ela é particularmente adequada para diabéticos, pois é metabolizada independentemente da insulina. No entanto, devido ao seu enorme poder adoçante, deve-se ter cuidado ao adoçar com stevia. As papilas gustativas rapidamente se acostumam com a enorme doçura e podem pedir mais. A dose diária recomendada para uma pessoa de 60 kg é de apenas 0,24 gramas. Portanto, alguma cautela deve ser exercida.
  • Xilitol: Xilitol, ou xilitol, é na verdade um substituto do açúcar que tem cerca de 40 por cento menos calorias do que o açúcar. Apesar de ser produzido artificialmente, ele é frequentemente encontrado na natureza (por exemplo, em diferentes tipos de frutas e vegetais). Nós, humanos, também produzimos uma pequena quantidade de xilitol quando digerimos carboidratos. Entretanto, deve-se notar que altas quantidades de xilitol podem ter um efeito laxante. O açúcar de bétula pode ser quebrado mais rapidamente pelas bactérias intestinais, e é por isso que a diarréia pode ser o resultado.
  • Erythritol: O Erythritol também é um álcool de açúcar. Ao contrário do xilitol, no entanto, ele é completamente livre de calorias. Por outro lado, ele tem apenas um poder adoçante de 70% em comparação com o açúcar convencional. Semelhante ao xilitol, o eritritol também pode ter um efeito laxante. Portanto, ela deve ser consumida com moderação e as pessoas com síndrome do intestino irritável devem ficar longe dela.

Mel e xarope de agave são adequados para pão, em panquecas etc. ou para adoçar bebidas, mas não para assar. Devido ao alto conteúdo de frutose, ela faz com que os produtos assados fiquem dourados mais rápida e intensivamente, de modo que a temperatura e o tempo de cozimento não são mais adequados.

Stevia e xarope de arroz também são adequados apenas em uma extensão limitada. Isto porque eles têm um volume diferente, uma doçura menor e um teor de água maior do que o açúcar e, portanto, a receita muitas vezes tem que ser ajustada. Mas o aspartame também não é adequado para assar, já que não é resistente ao calor, ele perde sua doçura depois de um tempo.

Xarope de arroz, stevia, xilitol e eritritol são bons para diabéticos porque os carboidratos são metabolizados sem insulina. É também uma alternativa para pessoas com intolerância à frutose. Ao contrário do mel e do xarope de agave, ele não contém frutose.

Conclusão

Todos os componentes do aspartame também são encontrados em outros alimentos. Todos eles podem ser processados e digeridos. A exceção aqui, é claro, são as pessoas que sofrem de PKU. Para atingir o valor da ADI, uma pessoa deve consumir impossivelmente grandes quantidades de alimentos contendo aspartame. No entanto, grandes acusações contra o aspartame estão sendo feitas na internet.

Se a afirmação do valor de ADI cientificamente comprovado de 40 mg por quilograma de peso corporal ou os inúmeros estudos sobre a nocividade do aspartame podem ser confiáveis, cada um deve decidir por si mesmo. Ambos os pontos de vista são cientificamente muito bem fundamentados. É por isso que é difícil se estabelecer uma opinião aqui.

Mesmo que você não acredite que o aspartame possa ser prejudicial, você deve ter cuidado para consumir o aspartame com moderação. Ainda é um produto fabricado quimicamente. O mesmo é verdade para muitos outros adoçantes artificiais. Como mencionado, existem muitas e boas outras opções para o açúcar. Portanto, não é difícil encontrar uma alternativa. Afinal de contas, você não precisa passar sem isso completamente.

Fonte da imagem: Dzyuba/ 123rf.com

Referências (14)

1. Geschichte, Nutzen und Sorgen rund um Aspartam
Fonte

2. Richtlinie 94/35/EG des Europäischen Parlaments
Fonte

3. Aspartam – süßes Gift?
Fonte

4. Allgemeine Informationen über Aspartam
Fonte

5. Alles über Aspartam
Fonte

6. Aspartam in Verbindung mit der Stoffwechselkrankheit PKU
Fonte

7. Die Hirn-Blut-Schranke
Fonte

8. Aspartam: Wie ungesund ist der umstrittene Süßstoff?
Fonte

9. Versuche an Ratten
Fonte

10. Folgestudie mit Ratten
Fonte

11. Versuche an Mäusen
Fonte

12. Direkte und indirekte zelluläre Wirkungen von Aspartam auf das Gehirn
Fonte

13. Die Studie verbindet Diät-Soda mit einem höheren Risiko für Schlaganfall und Demenz
Fonte

14. Kalorienarme Süßstoffe helfen nicht beim Abnehmen - und können zu Gewichtszunahme führen
Fonte

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Artigo
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