Ultima atualização: 18 de outubro de 2021

80 % de todos os homens sofrem de uma deficiência de testosterona e suas conseqüências físicas e psicológicas no decorrer de suas vidas. Às vezes as mulheres também têm um nível de testosterona muito baixo. Por esta razão, nós resumimos neste artigo dicas e truques valiosos que podem ajudar você a aumentar seu nível de testosterona. Nós incluímos informações importantes sobre o tópico para que você possa descobrir tudo o que precisa saber.




O mais importante

  • A testosterona é o hormônio sexual mais importante e está envolvida em muitos processos no corpo.
  • O aumento da testosterona pode ter muitos efeitos positivos. Por exemplo, ele ajuda a construir massa muscular, aumenta a libido e melhora a produção de esperma.
  • Você pode aumentar sua testosterona de muitas maneiras diferentes. Nossas dicas incluem aumentá-la através de exercícios, dieta ou até mesmo sexo.

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Definição: O que é testosterona?

Testosterona é o hormônio sexual (androgênio) mais importante nos homens. O hormônio ocorre em ambos os sexos, mas é significativamente menor nas mulheres.

Testosterona aumenta a motivação, o comportamento agressivo e o desejo sexual, ou libido. (Fonte de imagem: 123rf.com / Dean Drobot)

Basicamente, o hormônio é responsável por aumentar a massa muscular e a força tanto em homens quanto em mulheres.

O que é testosterona livre?

Basicamente, mais de 97% da testosterona está vinculada a proteínas. Entretanto, cerca de 1-3 % dele também está presente como um hormônio livre e biodisponível. A testosterona ligada é 65-75 % fortemente ligada ao parceiro de ligação SHBG (globulina de ligação do hormônio sexual) e 25-30 % fracamente ligada à albumina. Juntamente com o hormônio de ligação fraca, a testosterona livre forma a testosterona total biodisponível. Existem métodos para determinar a testosterona livre, tais como a diálise de equilíbrio.

O que é um reforço de testosterona?

Um reforço de testosterona, ou testo booster, é um suplemento alimentar natural que ajuda o corpo a aumentar a produção de testosterona. Estes suplementos podem ser herbais ou hormonais.

Antecedentes: O que você deve saber sobre o aumento da testosterona

Obesidade, perda muscular, apatia, depressão, perda de libido - todos estes são efeitos de baixos níveis de testosterona. Para ajudá-lo a evitá-los, nós resumimos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o aumento da testosterona. Além disso, nós incluímos 10 medidas naturais que você pode tomar para aumentar seus níveis de testosterona.

Como e onde a testosterona é produzida?

Dependendo do sexo, o hormônio é produzido em um órgão diferente. Nos homens, a testosterona é produzida nas células intersticiais do Leydig nos testículos. Nas mulheres, por outro lado, ele é produzido nos ovários. No entanto, pequenas quantidades do hormônio sexual também são produzidas nas glândulas supra-renais.

A glândula pituitária libera hormônio estimulante do folículo e hormônio estimulante das células intersticiais no sangue para produzir testosterona. Estes são os responsáveis pela produção de testosterona. A produção do hormônio sexual diminui constantemente nos homens com a idade, o que pode levar a um aumento dos problemas.

Como a testosterona afeta o corpo?

Testosterona afeta uma mulher e um homem de maneiras diferentes, o que as seções seguintes explicam com mais detalhes.

Efeitos na mulher

Testosterona tem um efeito anabólico na mulher.

A testosterona estimula o comportamento tipicamente masculino, frequentemente agressivo nas mulheres e tem um efeito anabólico. Isto significa que ele apóia o metabolismo de proteínas e, portanto, a formação de massa muscular. A massa óssea também é fortalecida pelo hormônio. Testosterona também causa uma redução na produção de gordura corporal, um aumento na tensão da pele e uma melhora na capacidade de pensar.

Testosterona melhora o desejo sexual da mulher.

Além disso, o hormônio estimula a eritropoietina nos rins. Estes são essenciais para a formação dos glóbulos vermelhos. Testosterona também é um fator importante quando se trata da esfera física e emocional de uma mulher. Ela é responsável pelo desenvolvimento da sexualidade feminina e melhora o desejo sexual.

Efeitos nos homens

Basicamente, a testosterona age em todos os órgãos do corpo masculino. Ela não só determina a formação dos órgãos sexuais, mas também desempenha um papel importante no metabolismo ósseo. O humor de um homem também é influenciado pelos níveis de testosterona e pode até mesmo aliviar a depressão. (1)

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Órgão Impacto Cérebro Humor, psique, libido Pele e cabelo Oleosidade da pele, pêlos do corpo, crescimento da barba Laringe Crescimento, voz A testosterona é responsável pelo aumento da massa muscular em certas partes do corpo e grupos musculares.

Testosterona também suporta o crescimento ósseo. O desenvolvimento e manutenção da densidade óssea é também uma das tarefas do hormônio sexual. (2) O hormônio tem um efeito balanceador de gordura na pele e suporta o crescimento de pêlos no corpo masculino.

Por que você deve aumentar sua testosterona?

Testosterona tem muitos efeitos positivos sobre o corpo, como você já sabe. Portanto, o aumento do hormônio é apenas positivo. Especialmente se você tem um nível de testosterona muito baixo, aumentando-o tem um monte de propriedades positivas. Para lhe dar uma visão geral das propriedades positivas, nós resumimos as mais importantes na próxima lista.

Propriedades positivas do aumento dos níveis de testosterona

  • Melhora a produção de esperma
  • Ajuda a construir massa muscular
  • Estimula a queima de gordura
  • Aumenta a libido
  • Apoia a autoconfiança e o bem-estar
  • Melhora a consciência espacial
  • Aumenta o metabolismo

Como os níveis de testosterona podem ser medidos?

Especialmente no sexo masculino, os níveis de testosterona flutuam em até 15% por dia, portanto, ao medir você deve ter certeza de medir durante a alta matinal. A testosterona está no seu ponto mais alto entre 8:00 e 10:00 da manhã. Em princípio, os níveis de testosterona são medidos com a ajuda de um teste de sangue - isto fornece informações sobre o nível total de testosterona (testosterona livre mais testosterona ligada a proteínas).

Um exame de sangue pode ser realizado por um médico ou você mesmo pode fazê-lo em casa. (Fonte da imagem: 123rf.com / Jarun Ontakrai)

Em alguns casos, entretanto, uma medida especial é necessária, por exemplo, se você está acima do peso, tem uma doença da tireóide, do fígado ou dos rins, ou está tomando certos medicamentos. Isto poderia levar à falsificação do resultado.

Qual é o nível normal de testosterona?

O nível de testosterona cai muito lentamente a partir dos 40 anos de idade. Pode-se assumir uma diminuição anual de cerca de um a dois por cento. É por isso que a deficiência de testosterona pode ocorrer, especialmente em homens mais velhos. Nós resumimos o quão alto o nível de testosterona deve estar na próxima tabela. Aqui você pode encontrar os valores de testosterona para crianças, homens e mulheres.

Valores normais de testosterona total

Idade Feminino Masculino

Infantil 0.04 - 0.20 µg/l 0.05 - 3.50 µg/l 1 a 8 anos 0.03 - 0.12 µg/l 0.05 - 0.15 µg/l

xml Se você tentar manter seus níveis de testosterona na faixa normal que lhe convém, você pode se beneficiar de todos os efeitos positivos. Entretanto, se você estiver abaixo deste nível, você deve aumentar sua testosterona para compensar a deficiência.

O que causa baixa testosterona?

Baixa testosterona ou deficiência de testosterona (hipogongongadismo) pode ter muitas causas. Fatores como defeitos genéticos, doenças, medicamentos ou estilo de vida podem ter um papel importante.

Os homens com mais de 40 anos, em particular, freqüentemente sofrem de uma deficiência de testosterona.

O defeito genético como causa é bastante raro, mas as formas adquiridas de deficiência de testosterona são muito mais comuns. Como mencionado acima, são principalmente os homens com mais de 40 anos que sofrem com isso. Outras causas são a obesidade, diabetes tipo 2 ou síndrome metabólica.

(3) Todas essas causas têm efeitos diferentes, por isso é feita uma distinção entre três tipos diferentes de deficiência de testosterona.

Três tipos de deficiência de testosterona

  • Hipogonadismo primário
  • Hipogonadismo secundário
  • Hipogonadismo relacionado à idade

Estes tipos de deficiência podem ter diferentes causas, bem como efeitos sobre o corpo. Nos próximos parágrafos você vai descobrir quais fatores você pode usar para identificar uma deficiência de testosterona.

Quais são os sintomas da deficiência de testosterona?

O hipogonadismo pode ter muitos efeitos colaterais. Homens depois dos 50 anos em particular estarão familiarizados demais com alguns dos sintomas listados abaixo. Para ajudar você a descobrir se você tem uma deficiência de testosterona, nós listamos as mais importantes

  • Baixo desejo sexual
  • Dificuldade em conseguir uma ereção
  • Baixo volume de esperma
  • Queda de cabelo
  • Fadiga e falta de energia
  • Atrofia muscular
  • Aumento da gordura corporal
  • Diminuição da massa óssea
  • Mudanças de humor
  • Más habilidades cognitivas(4)

Se você tem um ou mais destes sintomas, você deve fazer um exame de sangue para ver se ele pode ser uma deficiência de testosterona. Se este for o caso, há inúmeros métodos para aumentar efetivamente seus níveis de testosterona. Você pode saber mais sobre isso na próxima seção do artigo.

Aumentar a testosterona naturalmente: 9 métodos eficazes

Como você já aprendeu, a falta de testosterona não é exatamente saudável, para não falar do insalubre. Para ajudá-lo a aumentar sua testosterona, nós descrevemos 9 métodos eficazes que você pode usar para aumentar seus níveis de testosterona. Os seguintes métodos podem ajudá-lo a aumentar seus níveis de testosterona.

Dieta

A fim de produzir testosterona suficiente, nosso corpo precisa de nutrientes suficientes, mas também gorduras saturadas e insaturadas. Estes devem ser fornecidos através da nossa dieta para aumentar a nossa testosterona. Se você é um comedor de carne, vegetariano ou vegan, você pode suportar seus níveis de testosterona através de sua dieta. Descubra agora quais alimentos são perfeitos para isso.

Quais alimentos aumentam os níveis de testosterona?

Você pode encontrar gorduras saudáveis e nutrientes importantes em alimentos naturais, não processados. Para facilitar a inclusão dos alimentos certos em sua dieta, nós listamos alguns em uma fila.

  • Azeite de oliva
  • Sementes de abóbora
  • Nozes não processadas (amêndoas, nozes pecan, ...)
  • Carne orgânica
  • Ovos orgânicos
  • Abacates
  • Romã
  • Ostras
  • Coco
  • Legumes cruciferos

Se estes alimentos estiverem incluídos em sua dieta em seqüência, você pode ter certeza de que sua testosterona será aumentada. Aqui, nós conectamos você a outro vídeo que apresenta os 5 alimentos que podem aumentar sua testosterona.

Perca peso

Você também pode aumentar sua testosterona ao perder peso. Especialmente em combinação com esportes e treinamento de força é muito eficaz, porque muita gordura corporal e muita gordura na barriga pode baixar sua testosterona.

Quanto menos gordura corporal você tiver, mais testosterona seu corpo produz.

Um estudo diz que os níveis de testosterona em homens jovens obesos são até 40-50% mais baixos do que aqueles com um IMC normal. Por causa disso, você deve ter certeza de que não está acima do peso ou obeso.

Sports & Strength Training

Você pode aumentar seus níveis de testosterona com esportes e treinamento de força.

Como você provavelmente sabe, o exercício é geralmente benéfico para a nossa saúde. Isto também se aplica ao aumento da testosterona. Um estudo mostra que um programa de exercícios de 12 semanas pode aumentar os níveis de testosterona. Quanto mais intenso for o treinamento, melhores serão os resultados em termos de população de testosterona. É por isso que nós recomendamos o treinamento por intervalos.

Quais exercícios aumentam a testosterona?

Agora nós lhe diremos quais exercícios podem lhe ajudar. Nem todos os exercícios e todos os esportes são igualmente intensos e, portanto, o aumento nem sempre é igualmente alto. Você deve fazer principalmente exercícios básicos mais complexos.

Por exemplo, com prensas de bancada, deadlifts ou agachamentos você pode trabalhar os grandes grupos musculares e assim conseguir um efeito maior. Você também pode conseguir um bom efeito através do treinamento de força com pesos pesados. Isto não só aumenta a produção de testosterona, mas também reduz a gordura corporal, o que nos leva ao próximo método.

Menos álcool

Evitar o consumo excessivo e regular de álcool tem mostrado aumentar seus níveis de testosterona. Se você quiser aumentar sua testosterona, é melhor não beber mais de uma ou duas bebidas, algumas vezes por semana. Entretanto, se você quiser obter o máximo de resultados, você deve evitar totalmente o álcool.

Mais sono

O sono reparador é benéfico para muitas áreas, incluindo o aumento da sua testosterona. Dormir é extremamente importante para a sua saúde, assim como uma dieta saudável e exercício físico.

O sono saudável também tem um efeito positivo nos níveis de testosterona. (Fonte de imagem: 123rf.com / 95595894)

Isto significa que se você estiver bem descansado, seu corpo pode se regenerar mais rápido após o treinamento e você tem mais energia. Ele também aumenta os níveis de testosterona. Um estudo até mesmo mostra que após apenas um dia por semana com menos de 5 horas de sono, os níveis de testosterona caem. Portanto, você deve dormir pelo menos 7 - 8 horas por noite para ser saudável a longo prazo e para aumentar sua testosterona.

Ervas naturais e remédios caseiros

Há alguns impulsionadores naturais de testosterona que você pode usar facilmente para aumentar sua testosterona. Nós listamos e descrevemos brevemente algumas ervas e remédios caseiros para você nos seguintes links.

Ashwagandha

A melhor erva estudada e mais eficaz de longe é Ashwagandha. Um estudo mostra que a baga adormecida pode fornecer um aumento nos níveis de testosterona de até 17%. Além disso, descobriu-se que tomar ashwagandha pode aumentar a contagem de espermatozóides em quase 167 %.

Ginger

Ginger também é um remédio caseiro natural para aumentar os níveis de testosterona. A deliciosa erva também pode aumentar a sua testosterona em até 17%.

Muitas ervas e especiarias podem ajudar a aumentar sua testosterona. (Fonte de imagem: 123rf.com / martinak)

Café

O café pode levar ao aumento desejado de testosterona de duas maneiras. Em primeiro lugar, a bebida estimulante pode melhorar seu desempenho no treino e, em segundo lugar, aumenta naturalmente a testosterona. Uma a duas xícaras de café preto pode aumentar sua testosterona em até 12%. Com as ervas e remédios caseiros mencionados acima, você deve ser capaz de aumentar sua testosterona de uma maneira barata, mas eficaz.

Vitaminas

A vitamina D, também conhecida como vitamina do sol, é uma das vitaminas que podem aumentar seus níveis de testosterona. Isto porque a vitamina solar desempenha um papel importante na produção do próprio hormônio de musculação do corpo. Muitos alemães sofrem de uma deficiência de vitamina D. Cerca de 82% dos homens e 91% das mulheres recebem muito pouca vitamina do sol. Ainda assim foi cientificamente comprovado que uma deficiência é muito ruim para a nossa saúde.

Portanto, você definitivamente deve cobrir suas necessidades de vitamina D para ser saudável e aumentar sua testosterona. A vitamina E também desempenha um papel importante na produção de testosterona. Você também pode aumentar seus níveis de testosterona com a ajuda de suplementos de vitamina E ou através de sua dieta.

Magnésio, vitamina C, vitamina A, zinco, ZMA, selênio e ômega 3 também podem ajudar a aumentar seus níveis de testosterona.

Testosterone Booster

Testosterone Boosters são suplementos naturais que ajudam a estimular a produção de testosterona pelo corpo. Eles contêm uma combinação de nutrientes essenciais que nossos corpos precisam para produzir o hormônio sexual. Os impulsionadores do Testo podem variar em eficácia dependendo da qualidade, então você deve procurar a melhor alternativa para obter o melhor efeito possível.

Sexo

O sexo também melhora seus níveis de testosterona.

Um estudo recente mostrou que você também pode aumentar seus níveis de testosterona através do sexo. Foi descoberto que os homens que fizeram sexo tiveram níveis de testosterona até 72% mais altos depois. O estudo também testou se ter menos sexo teve um efeito negativo nos níveis de testosterona. Esse foi exatamente o caso, porque o estudo descobriu que menos sexo leva a um equilíbrio reduzido de testosterona. Isto significa que fazer muito sexo não só é bom para a potência, mas também para a produção de testosterona.

O que mais você deve saber sobre o aumento da testosterona

Como uma mulher pode aumentar sua testosterona?

As mulheres também precisam de uma certa quantidade de testosterona para manter seu equilíbrio hormonal. Portanto, também é importante que eles não sofram uma deficiência. Em princípio, o nível de testosterona nas mulheres não deve cair abaixo de 0,35 µg/l, mas também não deve estar acima de 0,6 µg/l. Para elevar a testosterona nas mulheres, um estilo de vida saudável é extremamente importante. Existem as seguintes áreas que desempenham um papel

  • Nutrição
  • Exercício
  • Mundo do Pensamento
  • Suplementos alimentares

As mulheres, assim como os homens, podem aumentar sua testosterona através dos alimentos que consomem, através do exercício e do esporte, através do mundo do pensamento e também através de suplementos dietéticos. Entretanto, é especialmente importante para as mulheres não obter níveis de testosterona muito altos.

Quais são os efeitos colaterais da testosterona?

Demasiada testosterona pode ter efeitos colaterais, assim como uma deficiência. Não é saudável ter muito ou pouco do hormônio sexual, então você deve ter certeza de que está dentro da faixa normal. Os efeitos colaterais de ter muita testosterona podem ser os seguintes

  • Atrofia testicular
  • Perturbações no equilíbrio hídrico e eletrolítico
  • Calvície
  • Acne
  • Feminização e ginecomastia (desenvolvimento do peito)
  • Aumento da formação sebácea
  • Mudanças psicológicas (comportamento agressivo, delírios de grandeza, apatia sexual)
  • Diminuição do colesterol HDL
  • Aumento do colesterol LDL
  • Arteriosclerose
  • Gallstones

Como você pode ver na lista, demasiada testosterona pode ser muito prejudicial. Entretanto, se você mantiver seus níveis de testosterona na faixa normal, você pode se beneficiar de todos os efeitos positivos do hormônio.

A testosterona é boa para construir músculo?

Sim, a testosterona é o hormônio mais importante envolvido na construção muscular. Ajuda a transportar a proteína para os músculos, fornecendo aos músculos a proteína que eles precisam para crescer.

Testosterona ajuda a construir músculo transportando proteína. (Fonte de imagem: 123rf.com / Gleb TV)

É claro, deve-se notar aqui que mesmo a testosterona só ajuda a construir músculo se você também treinar.

Quando os níveis de testosterona estão no seu nível mais alto?

Como mencionado acima, os níveis de testosterona começam a diminuir com a idade. Especialmente após a idade de 40 anos, os níveis hormonais diminuem constantemente. Na tabela a seguir mostramos os níveis médios de testosterona de homens em diferentes idades.

Conclusão

Em resumo, pode-se dizer que a testosterona é um componente importante de muitos processos corporais e, portanto, deve estar presente em uma certa quantidade. Deve-se notar que nem uma deficiência nem muito do hormônio devem estar presentes para evitar sintomas negativos e efeitos colaterais.

Com a ajuda de nossos 9 métodos eficazes, você deve ser capaz de aumentar sua testosterona e assim se beneficiar dos muitos efeitos positivos. Seria melhor se você combinasse vários métodos para alcançar o melhor resultado possível.

(Fonte de imagem: 123rf.com / 45149856)

Referências (4)

1. Müller T. Testosteron kann Depressionen lindern. 2018 Nov. 11.
Fonte

2. Liverman CT, Blazer DG, editors. Additional Studies of Testosterone Therapy. National Academies Press (US). 2004;
Fonte

3. Männermedizin. Mehr Diabetes und Hypertonie bei Testosteronmangel. DGMG. 2017 Okt. 24.
Fonte

4. Thielers P. THE ASSOCIATION BETWEEN STEROID HORMONES AND COGNITIVE PERFORMANCE IN ADULTHOOD. Aging Research Center Department of Neurobiology, Care Sciences and Society Karolinska Institutet. 2009.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Wissenschaftlicher Artikel
Müller T. Testosteron kann Depressionen lindern. 2018 Nov. 11.
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Wissenschaftliche Studie
Liverman CT, Blazer DG, editors. Additional Studies of Testosterone Therapy. National Academies Press (US). 2004;
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Wissenschaftlicher Artikel
Männermedizin. Mehr Diabetes und Hypertonie bei Testosteronmangel. DGMG. 2017 Okt. 24.
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Wissenschaftliche Studie
Thielers P. THE ASSOCIATION BETWEEN STEROID HORMONES AND COGNITIVE PERFORMANCE IN ADULTHOOD. Aging Research Center Department of Neurobiology, Care Sciences and Society Karolinska Institutet. 2009.
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