
Como escolhemos
A aveia é um cereal que tem provado ser um grande aliado na luta contra muitas doenças atuais. Desde os anos 80, ele se tornou popular como um alimento saudável e nutritivo. A farinha de aveia é um dos seus derivados mais versáteis, pois pode ser usado em muitas preparações.
Todos os tipos de pessoas podem incorporar este alimento em sua dieta. É livre de glúten e contém muita fibra, vitaminas e minerais. Tem muitas calorias, mas isto não é uma desvantagem se conseguirmos consumi-las através da atividade física. É especialmente recomendado para atletas, celíacos ou pessoas com outros problemas dietéticos.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Aveia:nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 O que você precisa saber sobre a farinha de aveia
- 4.1 O que é farinha de aveia?
- 4.2 Quais são os benefícios da farinha de aveia?
- 4.3 Quais são as desvantagens da farinha de aveia?
- 4.4 Aveia é adequada para celíacos?
- 4.5 Como fazer farinha de aveia?
- 4.6 Como tomar aveia
- 4.7 Como engorda a farinha de aveia?
- 4.8 O que é farinha de aveia coloidal?
- 4.9 farinha de aveia é melhor que a farinha de trigo?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- A aveia é um ingrediente para nossas receitas que trará muitos benefícios ao nosso corpo. Sua alta quantidade de fibras e antioxidantes nos ajudará a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares.
- Graças à sensação de saciedade que a aveia nos dá, nós podemos usá-la para perder peso. Também é adequado para celíacos, ao contrário da farinha de trigo. Outra variedade é a farinha de aveia coloidal, para aplicar os benefícios da farinha de aveia na pele.
- Há muitas receitas nas quais podemos incorporar aveia como panquecas, crepes ou muffins. Se quisermos, é possível fazer farinha de aveia em casa muito facilmente.
Aveia:nossa recomendação dos melhores produtos
O que você precisa saber sobre a farinha de aveia
A farinha de aveia está se tornando um ingrediente cada vez mais comum em nossas cozinhas. Se você tem alguma dúvida sobre como ou porque você deve usá-lo, aqui está o que você deve saber.
O que é farinha de aveia?
Com o tempo, o uso de aveia diminuiu e foi substituída por trigo ou centeio. No entanto, tudo isso mudou nos anos 80, quando os muitos benefícios da aveia foram descobertos. Todos os seus derivados foram incorporados ao mercado como produtos saudáveis, incluindo a farinha de aveia(2).
Quais são os benefícios da farinha de aveia?
Propriedades | Como elas funcionam | Benefícios | |
---|---|---|---|
Alimentos densos em nutrientes. | A farinha de aveia é uma boa fonte de carboidratos, mas também de proteínas e gorduras insaturadas. É um dos maiores cereais proteicos disponíveis(3). Ele também está cheio de vitaminas e minerais importantes. | Um alimento é dito ser denso em nutrientes quando inclui muitos nutrientes em uma pequena quantidade. Tal alimento enriquecerá nossa dieta. | |
Contém uma grande quantidade de fibra solúvel, em particular beta-glucanos. | Esta fibra é a única que efetivamente reduz o colesterol e especialmente o chamado "colesterol ruim" (LDL)(4)(5) . Reduz a velocidade na qual os carboidratos atingem o sangue. Assim, os níveis de açúcar são reduzidos e permanecem estáveis. | Ao reduzir o colesterol, o risco de doenças cardiovasculares é reduzido. Esta função reguladora também pode ajudar no tratamento de distúrbios metabólicos. (6)Beta-glucanos podem ser considerados aliados na prevenção e tratamento do diabetes, pois eles controlam a glicemia(7). Estudos demonstraram que eles são eficazes no diabetes tipo 2(8). Altos níveis de fibra também previnem a constipação. | |
Contém antioxidantes exclusivos da aveia, avenantramidas. | Ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, portanto, reduzir a pressão arterial. | São anti-inflamatórios e têm propriedades anti-proliferativas, que impedem que as células se espalhem pelo corpo com a mesma facilidade. | Ao melhorar o fluxo sanguíneo, nós previnimos coágulos e doenças cardiovasculares. eles podem ser usados contra inflamações. se células malignas forem impedidas de se espalhar, eles podem influenciar a prevenção do câncer(9)(10) . |
Quais são as desvantagens da farinha de aveia?
- Os benefícios dos beta-glucanos podem ser diminuídos por diferentes fatores, tais como peso molecular, qualidade do processamento ou armazenamento de aveia, entre outros. Não há como ter certeza da eficácia desta fibra no corpo sem um estudo concreto(5)(6) .
- Alguns de seus benefícios têm sido questionados, em particular seu papel regulador do colesterol(11). A maioria dos estudos atuais concorda sobre a eficácia da farinha de aveia a este respeito.
- Você deve consumir aveia regularmente e a longo prazo para colher seus benefícios.
- Você pode ser alérgico a farinha de aveia. Embora não seja comum, se este for o caso, você não deve tomar farinha de aveia em nenhuma circunstância.
- Inicialmente, comer farinha de aveia pode lhe dar gás e inchaço. Isto porque a fibra é digerida por bactérias que produzem este efeito.
Embora tenhamos que levar esta informação em consideração, a aveia é geralmente benéfica para todos os tipos de pessoas. Se adicioná-la à sua dieta causar desconforto mais sério, você deve consultar um médico.
Aveia é adequada para celíacos?
A farinha de aveia é, portanto, considerada segura para pessoas com intolerância ao glúten. Numerosos estudos têm mostrado que apenas um número muito pequeno de celíacos é intolerante à vingança. Embora tenha havido controvérsia, agora é recomendado que esses pacientes incorporem a aveia em sua dieta(12) (13) .
Se o paciente tiver alguma reação à aveia, ele deve parar de ingeri-la imediatamente. Mas se a aveia estiver bem integrada em sua dieta, ela será uma grande fonte de nutrientes. Os últimos estudos afirmam que eles poderiam ter até 100g de aveia por dia(14).
Outro problema é a contaminação cruzada, que pode trazer glúten de outros cereais para os grãos de aveia. Nós precisamos escolher farinha de aveia que temos certeza de que não contém glúten. Espera-se que no futuro os controles sejam intensificados para garantir que nenhuma aveia no mercado contenha vestígios de glúten(1) (15) .
Como fazer farinha de aveia?
- Passo 1: Vá ao seu supermercado local e compre flocos de aveia. É preferível usar os tradicionais flocos de aveia para uma refeição de aveia saudável e natural. Se você quer farinha de aveia integral, basta usar flocos de aveia integral.
- Passo 2: Moer os flocos até obter uma farinha fina. Você pode usar qualquer tipo de liquidificador ou processador de alimentos.
- Resultado final: Agora você tem sua farinha de aveia pronta para ser usada em todas as suas receitas. Armazene em um recipiente fechado em local fresco e seco.
Como tomar aveia
Outra alternativa é usar farinha de aveia instantânea e fazer algum tipo de batido. Entretanto, existem muitas outras receitas que podem ser feitas com farinha de aveia não levedada. Aqui estão alguns exemplos:
- Panquecas
- Biscoitos
- Brownies
- Muffins
Como engorda a farinha de aveia?
Também precisamos ter cuidado para não adicionar açúcares ou outros ingredientes calóricos à nossa mistura de aveia. Ao mesmo tempo, a farinha de aveia tem uma vantagem que pode nos ajudar a perder peso a longo prazo. Ele produz uma grande sensação de saciedade graças à grande quantidade de fibras e beta-glucanos que contém. Portanto, se enchermos mais cedo, podemos passar várias horas sem comer novamente(16).
O que é farinha de aveia coloidal?
A aveia coloidal tem propriedades anti-inflamatórias, protetoras, emolientes, hidratantes e anti-encolhimento. É mais comumente incorporado em hidratantes ou unguentos. Estes cremes são usados para tratar a pele seca ou problemas de pele, como dermatite ou eczema(19).
farinha de aveia é melhor que a farinha de trigo?
Se estamos procurando uma farinha para cozinhar, a farinha de trigo pode ser a melhor opção. Ele contém uma grande quantidade de glúten e isso facilita a criação de pães e todos os tipos de elaborações. Embora não tão completo quanto a aveia, o trigo também fornece carboidratos, fibras e minerais.
Critérios de compra
Atualmente, podemos encontrar uma grande variedade de farinhas de aveia no mercado. Aqui está tudo que você precisa saber para escolher o seu favorito:
Instantaneamente
Esta é a forma ideal se você está procurando uma aveia que você pode preparar rápida e facilmente. Ele é feito de flocos de aveia cozida, o que significa que ele se dissolve em qualquer líquido. Os nutrientes do cereal permanecem intactos, por isso é uma boa maneira de aproveitá-los ao máximo.
A aveia instantânea é mais comumente usada por esportistas para treinamento intensivo. Eles querem tirar proveito dos carboidratos na farinha de aveia e prepará-la sem esforço. É também uma opção interessante para os idosos ou pessoas com problemas alimentares. Podemos adicionar uma bebida à sua dieta que lhes fornecerá muitas vitaminas.
Sabor
Se quisermos aproveitar os benefícios da farinha de aveia, mas não gostamos de seu sabor, podemos escolher um sabor diferente. Nós temos uma grande variedade de sabores disponíveis no mercado para nossa farinha, geralmente doce.
Por favor, note que farinhas de aveia aromatizadas serão sempre instantâneas. Embora possamos fazer bebidas rápidas com ele, nós também poderemos incorporá-lo em nossas sobremesas. Em termos de preço, este tipo de farinha tende a ser mais caro.
Integral
Como já vimos, a farinha de aveia é feita de flocos de aveia. O farelo e o germe foram removidos dos flocos para torná-los mais fáceis de digerir. O resultado é uma farinha mais branca. Quando o farelo de aveia é adicionado a esta farinha, nós dizemos que é integral.
É uma farinha que é mais difícil de digerir devido ao seu alto conteúdo de fibras. No entanto, vamos tirar mais proveito dos benefícios que ela nos proporciona e dos nutrientes adicionados ao farelo. A cor desta farinha é mais escura do que a anterior.
Micronizada
Farinhas micronizadas são aquelas com uma granulometria muito fina. O objetivo é reduzir ao máximo o tamanho das partículas a fim de melhorar a absorção de nutrientes. Desta forma, podemos tirar melhor proveito de todos os seus benefícios.
A aveia micronizada é sempre farinha de aveia instantânea. Como já vimos, a aveia instantânea é muito fácil de preparar. Quando combinado com a técnica micronizada, também conseguimos que nosso corpo o digerir mais facilmente.
Livre de glúten
Como já esclarecemos neste artigo, a aveia não contém glúten. Por esta razão, mostrou-se seguro para os celíacos. Ela pode ser incorporada à dieta quando a condição celíaca já está em remissão.
Entretanto, devemos sempre garantir que não haja contaminação cruzada de outros cereais. Também é recomendado que a aveia seja gradualmente incorporada à dieta de um celíaco.
Resumo
Nos últimos anos, tem sido mostrado o quão benéfico a aveia pode ser para a nossa saúde. Incorporá-lo em uma rotina diária pode ser uma maneira fácil de trazer todos esses benefícios para o nosso corpo. Há muitas maneiras de consumi-lo: na forma de um smoothie ou em uma variedade de receitas de panificação.
Este é um produto altamente nutritivo e sem glúten. Estas características fazem dela uma excelente opção para celíacos ou pessoas com problemas dietéticos. Nós também podemos tirar proveito de suas propriedades em nossa pele através da farinha de aveia coloidal.
Você achou este artigo útil? Compartilhe-o em suas redes sociais para que outros também possam aprender com ele!
(Fonte da imagem em destaque: MichaelGray: 5799286/ 123rf.com)
Referências (19)
1.
Smulders MJM, van de Wiel CCM, van den Broeck HC, van der Meer IM, Israel-Hoevelaken TPM, Timmer RD, van Dinter BJ, Braun S, Gilissen LJWJ. Oats in healthy gluten-free and regular diets: A perspective. Food Res Int [Internet]. 2018 [2021] ;110:3-10. doi: 10.1016/j.foodres.2017.11.031.
Fonte
2.
Sadiq Butt M, Tahir-Nadeem M, Khan MK, Shabir R, Butt MS. Oat: unique among the cereals. Eur J Nutr [Internet]. 2008 [2021] ;47(2):68-79. doi: 10.1007/s00394-008-0698-7
Fonte
3.
Klose C, Arendt EK. Proteins in oats; their synthesis and changes during germination: a review. Crit Rev Food Sci Nutr [Internet]. 2012 [2021] ;52(7):629-39. doi: 10.1080/10408398.2010.504902.
Fonte
4.
Whitehead A, Beck EJ, Tosh S, Wolever TM. Cholesterol-lowering effects of oat β-glucan: a meta-analysis of randomized controlled trials. Am J Clin Nutr [Internet]. 2014 [2021] ;100(6):1413-21. Doi: 10.3945/ajcn.114.086108
Fonte
5.
Mathews R, Kamil A, Chu Y. Global review of heart health claims for oat beta-glucan products. Nutr Rev [Internet]. 2020 [2021]; 78(Suppl 1):78-97. doi: 10.1093/nutrit/nuz069.
Fonte
6.
Chang HC, Huang CN, Yeh DM, Wang SJ, Peng CH, Wang CJ. Oat prevents obesity and abdominal fat distribution, and improves liver function in humans. Plant Foods Hum Nutr [Internet]. 2013 [2021] ;68(1):18-23. doi: 10.1007/s11130-013-0336-2
Fonte
7.
Chen J, Raymond K. Beta-glucans in the treatment of diabetes and associated cardiovascular risks. Vasc Health Risk Manag [Internet]. 2008 [2021] ;4(6):1265-72. doi: 10.2147/vhrm.s3803.
Fonte
8.
Tapola N, Karvonen H, Niskanen L, Mikola M, Sarkkinen E. Glycemic responses of oat bran products in type 2 diabetic patients. Nutr Metab Cardiovasc Dis [Internet]. 2005 [2021];15(4):255-61. doi: 10.1016/j.numecd.2004.09.003.
Fonte
9.
Nie L, Wise ML, Peterson DM, Meydani M. Avenanthramide, a polyphenol from oats, inhibits vascular smooth muscle cell proliferation and enhances nitric oxide production. Atherosclerosis [Internet]. 2006 [2021] Jun;186(2):260-6. doi: 10.1016/j.atherosclerosis.2005.07.027.
Fonte
10.
Meydani M. Potential health benefits of avenanthramides of oats. Nutr Rev [Internet]. 2009 [2021] ;67(12):731-5. doi: 10.1111/j.1753-4887.2009.00256.x.
Fonte
11.
Bremer JM, Scott RS, Lintott CJ. Oat bran and cholesterol reduction: evidence against specific effect. Aust N Z J Med [Internet]. 1991 [2021] ;21(4):422-6. doi: 10.1111/j.1445-5994.1991
Fonte
12.
Hoffmanová I, Sánchez D, Szczepanková A, Tlaskalová-Hogenová H. The Pros and Cons of Using Oat in a Gluten-Free Diet for Celiac Patients. Nutrients [Internet]. 2019 [2021]; 11, 2345; doi:10.3390/nu11102345
Fonte
13.
Fric P, Gabrovska D, Nevoral J. Celiac disease, gluten-free diet, and oats. Nutrition Reviews [Internet]. 2011 [2021]. Vol. 69(2):107–115. doi:10.1111/j.1753-4887.2010.00368.x
Fonte
14.
Gilissen LJWJ, van der Meer IM, Smulders MJM. Why Oats Are Safe and Healthy for Celiac Disease Patients. Med Sci (Basel) [Internet]. 2016 [2021] ;4(4):21. doi: 10.3390/medsci4040021.
Fonte
15.
Rashid M, Butzner D, Burrows V, Zarkadas M, Case S, Molloy M, Warren R, Pulido O, Switzer C. Consumption of pure oats by individuals with celiac disease: a position statement by the Canadian Celiac Association. Can J Gastroenterol [Internet]. 2007 [2021] ;21(10): 649-51. doi: 10.1155/2007/340591.
Fonte
16.
Rebello CJ, Chu YF, Johnson WD, Martin CK, Han H, Bordenave N, Shi Y, O'Shea M, Greenway FL. The role of meal viscosity and oat β-glucan characteristics in human appetite control: a randomized crossover trial. Nutr J [Internet]. 2014 [2021] 28;13:49. doi: 10.1186/1475-2891-13-49.
Fonte
17.
Criquet M, Roure R, Dayan L, Nollent V, Bertin C. Safety and efficacy of personal care products containing colloidal oatmeal. Clin Cosmet Investig Dermatol [Internet]. 2012 [2021];5:183-93. doi: 10.2147/CCID.S31375.
Fonte
18.
De Paz Arranz S, Pérez Montero A, Remón LZ, Molero MI. Allergic contact urticaria to oatmeal. Allergy [Internet]. 2002 [2021];57(12):1215. doi: 10.1034/j.1398-9995.2002.23893_7.x
Fonte
19.
Becker LC, Bergfeld WF, Belsito DV, Hill RA, Klaassen CD, Liebler DC, Marks JG Jr, Shank RC, Slaga TJ, Snyder PW, Gill LJ, Heldreth B. Safety Assessment of Avena sativa (Oat)-Derived Ingredients As Used in Cosmetics. Int J Toxicol [Internet]. 2019 [2021]; 38:23S-47S. doi: 10.1177/1091581819889904
Fonte