Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

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A aveia é um cereal que tem provado ser um grande aliado na luta contra muitas doenças atuais. Desde os anos 80, ele se tornou popular como um alimento saudável e nutritivo. A farinha de aveia é um dos seus derivados mais versáteis, pois pode ser usado em muitas preparações.

Todos os tipos de pessoas podem incorporar este alimento em sua dieta. É livre de glúten e contém muita fibra, vitaminas e minerais. Tem muitas calorias, mas isto não é uma desvantagem se conseguirmos consumi-las através da atividade física. É especialmente recomendado para atletas, celíacos ou pessoas com outros problemas dietéticos.




O mais importante a saber

  • A aveia é um ingrediente para nossas receitas que trará muitos benefícios ao nosso corpo. Sua alta quantidade de fibras e antioxidantes nos ajudará a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares.
  • Graças à sensação de saciedade que a aveia nos dá, nós podemos usá-la para perder peso. Também é adequado para celíacos, ao contrário da farinha de trigo. Outra variedade é a farinha de aveia coloidal, para aplicar os benefícios da farinha de aveia na pele.
  • Há muitas receitas nas quais podemos incorporar aveia como panquecas, crepes ou muffins. Se quisermos, é possível fazer farinha de aveia em casa muito facilmente.

Aveia: nossas recomendações

O que você precisa saber sobre a farinha de aveia

A farinha de aveia está se tornando um ingrediente cada vez mais comum em nossas cozinhas. Se você tem alguma dúvida sobre como ou porque você deve usá-lo, aqui está o que você deve saber.

chica de ojos azules

Oatmeal, em qualquer forma, pode ser muito útil na dieta dos celíacos. (Fonte da imagem: Andrea Piacquadio : 3769709 / Pexels.com)

O que é farinha de aveia?

A farinha de aveia é feita a partir dos flocos de aveia. A aveia é uma planta de origem asiática que cresce anualmente. Antes de ser usado como alimento, ele era usado para fins medicinais ou como ração para cavalos. Suas colheitas foram numerosas e difundidas por toda a Europa(1).

Com o tempo, o uso de aveia diminuiu e foi substituída por trigo ou centeio. No entanto, tudo isso mudou nos anos 80, quando os muitos benefícios da aveia foram descobertos. Todos os seus derivados foram incorporados ao mercado como produtos saudáveis, incluindo a farinha de aveia(2).

Quais são os benefícios da farinha de aveia?

A farinha de aveia é um alimento muito completo e nutritivo, reconhecido por diferentes agências internacionalmente. A composição da farinha de aveia, e portanto de seus derivados, proporciona múltiplos benefícios à nossa saúde(2). Na tabela a seguir, explicamos as características da farinha de aveia, como elas funcionam e como nos ajudam:

Propriedades Como elas funcionam Benefícios
Alimentos densos em nutrientes. A farinha de aveia é uma boa fonte de carboidratos, mas também de proteínas e gorduras insaturadas. É um dos maiores cereais proteicos disponíveis(3). Ele também está cheio de vitaminas e minerais importantes. Um alimento é dito ser denso em nutrientes quando inclui muitos nutrientes em uma pequena quantidade. Tal alimento enriquecerá nossa dieta.
Contém uma grande quantidade de fibra solúvel, em particular beta-glucanos. Esta fibra é a única que efetivamente reduz o colesterol e especialmente o chamado "colesterol ruim" (LDL)(4)(5) . Reduz a velocidade na qual os carboidratos atingem o sangue. Assim, os níveis de açúcar são reduzidos e permanecem estáveis. Ao reduzir o colesterol, o risco de doenças cardiovasculares é reduzido. Esta função reguladora também pode ajudar no tratamento de distúrbios metabólicos. (6)Beta-glucanos podem ser considerados aliados na prevenção e tratamento do diabetes, pois eles controlam a glicemia(7). Estudos demonstraram que eles são eficazes no diabetes tipo 2(8). Altos níveis de fibra também previnem a constipação.
Contém antioxidantes exclusivos da aveia, avenantramidas. Ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, portanto, reduzir a pressão arterial. São anti-inflamatórios e têm propriedades anti-proliferativas, que impedem que as células se espalhem pelo corpo com a mesma facilidade. Ao melhorar o fluxo sanguíneo, nós previnimos coágulos e doenças cardiovasculares. eles podem ser usados contra inflamações. se células malignas forem impedidas de se espalhar, eles podem influenciar a prevenção do câncer(9)(10) .

Quais são as desvantagens da farinha de aveia?

Nós não podemos dizer que a farinha de aveia tem qualquer contra-indicação para a nossa saúde. Como já vimos, é um alimento muito benéfico. Mesmo assim, gostaríamos de falar sobre alguns inconvenientes e aspectos a serem levados em conta

  • Osbenefícios dos beta-glucanos podem ser diminuídos por diferentes fatores, tais como peso molecular, qualidade do processamento ou armazenamento de aveia, entre outros. Não há como ter certeza da eficácia desta fibra no corpo sem um estudo concreto(5)(6) .
  • Alguns de seus benefícios têm sido questionados, em particular seu papel regulador do colesterol(11). A maioria dos estudos atuais concorda sobre a eficácia da farinha de aveia a este respeito.
  • Você deve consumir aveia regularmente e a longo prazo para colher seus benefícios.
  • Você pode ser alérgico a farinha de aveia. Embora não seja comum, se este for o caso, você não deve tomar farinha de aveia em nenhuma circunstância.
  • Inicialmente, comer farinha de aveia pode lhe dar gás e inchaço. Isto porque a fibra é digerida por bactérias que produzem este efeito.

Embora tenhamos que levar esta informação em consideração, a aveia é geralmente benéfica para todos os tipos de pessoas. Se adicioná-la à sua dieta causar desconforto mais sério, você deve consultar um médico.

Shannon HenryDietista en EZCare Clinic
"Para evitar gás e inchaço ao comer farinha de aveia, comece com uma pequena quantidade e aumente-a gradualmente. Quando a quantidade desejada de aveia for alcançada, o desconforto terá desaparecido. [Traducido del inglés]"

A

aveia é adequada para celíacos?

Pessoas com doença celíaca têm uma intolerância ao glúten, uma proteína encontrada nas sementes de muitos cereais. A aveia não contém glúten, mas eles contêm outra proteína chamada avenina. Esta proteína é encontrada em pequenas quantidades e não causa a mesma intolerância que o glúten em celíacos(2).

A farinha de aveia é, portanto, considerada segura para pessoas com intolerância ao glúten. Numerosos estudos têm mostrado que apenas um número muito pequeno de celíacos é intolerante à vingança. Embora tenha havido controvérsia, agora é recomendado que esses pacientes incorporem a aveia em sua dieta(12) (13) .

Se o paciente tiver alguma reação à aveia, ele deve parar de ingeri-la imediatamente. Mas se a aveia estiver bem integrada em sua dieta, ela será uma grande fonte de nutrientes. Os últimos estudos afirmam que eles poderiam ter até 100g de aveia por dia(14).

Outro problema é a contaminação cruzada, que pode trazer glúten de outros cereais para os grãos de aveia. Nós precisamos escolher farinha de aveia que temos certeza de que não contém glúten. Espera-se que no futuro os controles sejam intensificados para garantir que nenhuma aveia no mercado contenha vestígios de glúten(1) (15) .

Como fazer farinha de aveia?

Você ficará surpreso com a facilidade com que se faz farinha de aveia em casa. Ela pode ser resumida em três passos simples

  • Passo 1: Vá ao seu supermercado local e compre flocos de aveia. É preferível usar os tradicionais flocos de aveia para uma refeição de aveia saudável e natural. Se você quer farinha de aveia integral, basta usar flocos de aveia integral.
  • Passo 2: Moer os flocos até obter uma farinha fina. Você pode usar qualquer tipo de liquidificador ou processador de alimentos.
  • Resultado final: Agora você tem sua farinha de aveia pronta para ser usada em todas as suas receitas. Armazene em um recipiente fechado em local fresco e seco.

pastelitos de avena

Com aveia podemos fazer muitas receitas diferentes, como estas tortinhas com bagas. (Fonte de imagem: Ella Olsson : c5CqyeFZlHM / Unsplash.com)

Como tomar aveia

Há muitas maneiras de incorporar a aveia em sua dieta. A única coisa que você deve ter em mente é que a aveia não reage com a levedura tradicional. Se você quiser fazer pães ou bolos, você terá que misturá-los com farinha de trigo ou adicionar fermento em pó.

Outra alternativa é usar farinha de aveia instantânea e fazer algum tipo de batido. Entretanto, existem muitas outras receitas que podem ser feitas com farinha de aveia não levedada. Aqui estão alguns exemplos

  • Panquecas
  • Panquecas
  • Biscoitos
  • Brownies
  • Muffins

Como engorda a farinha de aveia?

A aveia e os alimentos que contêm aveia são ricos em calorias. Isto significa que eles nos fornecem muita energia e, se consumidos em grandes quantidades, eventualmente nos farão engordar. É por isso que a farinha de aveia pode ser tão boa para o café da manhã. Nós consumiremos essas calorias facilmente ao longo do dia. A chave para controlar esses alimentos é ajustar as quantidades às nossas necessidades energéticas.

Também precisamos ter cuidado para não adicionar açúcares ou outros ingredientes calóricos à nossa mistura de aveia. Ao mesmo tempo, a farinha de aveia tem uma vantagem que pode nos ajudar a perder peso a longo prazo. Ele produz uma grande sensação de saciedade graças à grande quantidade de fibras e beta-glucanos que contém. Portanto, se enchermos mais cedo, podemos passar várias horas sem comer novamente(16).

O que é farinha de aveia coloidal?

A farinha de aveia coloidal é um tipo de farinha finamente moída a partir do grão inteiro da aveia. A indústria cosmética e dermatológica usa este ingrediente para seus produtos. É adequado para peles sensíveis e delicadas. Quase não há casos conhecidos de reações alérgicas a este ingrediente(17)(18) .

A aveia coloidal tem propriedades anti-inflamatórias, protetoras, emolientes, hidratantes e anti-encolhimento. É mais comumente incorporado em hidratantes ou unguentos. Estes cremes são usados para tratar a pele seca ou problemas de pele, como dermatite ou eczema(19).

Você sabia que podemos usar aveia coloidal em nossos banhos para acalmar e hidratar a pele? Tudo o que temos que fazer é adicioná-la à água que vamos usar.

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farinha de aveia é melhor que a farinha de trigo?

Em termos de saúde, podemos dizer que a farinha de aveia tem mais benefícios que a farinha de trigo. Os beta-glucanos, juntamente com outras propriedades da aveia, tornam a farinha de aveia muito nutritiva. Outra de suas vantagens é que ela geralmente é adequada para celíacos, como já explicamos.

Se estamos procurando uma farinha para cozinhar, a farinha de trigo pode ser a melhor opção. Ele contém uma grande quantidade de glúten e isso facilita a criação de pães e todos os tipos de elaborações. Embora não tão completo quanto a aveia, o trigo também fornece carboidratos, fibras e minerais.

O consumo de aveia tem aumentado nos últimos anos. (Fonte da imagem: César Carlevarino Aragón : 9xHsCYzQJI4 / Unsplash.com)

Critérios de compra

Atualmente, podemos encontrar uma grande variedade de farinhas de aveia no mercado. Aqui está tudo que você precisa saber para escolher o seu favorito:

Instantaneamente

Esta é a forma ideal se você está procurando uma aveia que você pode preparar rápida e facilmente. Ele é feito de flocos de aveia cozida, o que significa que ele se dissolve em qualquer líquido. Os nutrientes do cereal permanecem intactos, por isso é uma boa maneira de aproveitá-los ao máximo.

A aveia instantânea é mais comumente usada por esportistas para treinamento intensivo. Eles querem tirar proveito dos carboidratos na farinha de aveia e prepará-la sem esforço. É também uma opção interessante para os idosos ou pessoas com problemas alimentares. Podemos adicionar uma bebida à sua dieta que lhes fornecerá muitas vitaminas.

Sabor

Se quisermos aproveitar os benefícios da farinha de aveia, mas não gostamos de seu sabor, podemos escolher um sabor diferente. Nós temos uma grande variedade de sabores disponíveis no mercado para nossa farinha, geralmente doce.

Por favor, note que farinhas de aveia aromatizadas serão sempre instantâneas. Embora possamos fazer bebidas rápidas com ele, nós também poderemos incorporá-lo em nossas sobremesas. Em termos de preço, este tipo de farinha tende a ser mais caro.

vasos con avena

A aveia instantânea e aromatizada pode ser usada para fazer deliciosos smoothies. (Fonte da imagem: Charlotte May : 5946796 / Pexels.com)

Integral

Como já vimos, a farinha de aveia é feita de flocos de aveia. O farelo e o germe foram removidos dos flocos para torná-los mais fáceis de digerir. O resultado é uma farinha mais branca. Quando o farelo de aveia é adicionado a esta farinha, nós dizemos que é integral.

É uma farinha que é mais difícil de digerir devido ao seu alto conteúdo de fibras. No entanto, vamos tirar mais proveito dos benefícios que ela nos proporciona e dos nutrientes adicionados ao farelo. A cor desta farinha é mais escura do que a anterior.

Micronizada

Farinhas micronizadas são aquelas com uma granulometria muito fina. O objetivo é reduzir ao máximo o tamanho das partículas a fim de melhorar a absorção de nutrientes. Desta forma, podemos tirar melhor proveito de todos os seus benefícios.

A aveia micronizada é sempre farinha de aveia instantânea. Como já vimos, a aveia instantânea é muito fácil de preparar. Quando combinado com a técnica micronizada, também conseguimos que nosso corpo o digerir mais facilmente.

Podemos encontrar aveia em diferentes sabores como chocolate, baunilha, bolo de morango, brownie ou dulce de leche, entre outros.

Livre de glúten

Como já esclarecemos neste artigo, a aveia não contém glúten. Por esta razão, mostrou-se seguro para os celíacos. Ela pode ser incorporada à dieta quando a condição celíaca já está em remissão.

Entretanto, devemos sempre garantir que não haja contaminação cruzada de outros cereais. Também é recomendado que a aveia seja gradualmente incorporada à dieta de um celíaco.

Resumo

Nos últimos anos, tem sido mostrado o quão benéfico a aveia pode ser para a nossa saúde. Incorporá-lo em uma rotina diária pode ser uma maneira fácil de trazer todos esses benefícios para o nosso corpo. Há muitas maneiras de consumi-lo: na forma de um smoothie ou em uma variedade de receitas de panificação.

Este é um produto altamente nutritivo e sem glúten. Estas características fazem dela uma excelente opção para celíacos ou pessoas com problemas dietéticos. Nós também podemos tirar proveito de suas propriedades em nossa pele através da farinha de aveia coloidal.

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(Fonte da imagem em destaque: MichaelGray: 5799286/ 123rf.com)

Referências (19)

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Por que você pode confiar em mim?

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