
Como escolhemos
“Mens sana in corpore sano”. A frase em latim é traduzida como "Mente sã, corpo são". Formulada pelo poeta romano Juvenal, no século I, a citação continua atual e faz total sentido quando se pensa em equilíbrio físico e emocional. Se você acredita que a alimentação tem um papel fundamental nesta harmonia, certamente vai se identificar com a Ayurveda.
De acordo com essa medicina, existem três forças vitais, os chamados doshas. Para cada um deles, há recomendações de alimentação e cuidados que vão manter seu corpo e mente em completo equilíbrio para uma vida mais longa e plena. Ficou interessado? Então, siga conosco e saiba tudo para colocar em prática os ensinamentos dessa medicina milenar.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores suplementos da Ayurveda: nossas recomendações
- 4 O que você precisa saber sobre a Ayurveda
- 4.1 O que é a Ayurveda?
- 4.2 O que são os doshas?
- 4.3 Quais as características de cada dosha?
- 4.4 Como manter ou recuperar o equilíbrio entre os doshas?
- 4.5 Quais os princípios da dieta ayurvédica?
- 4.6 O que é o leite dourado e como prepará-lo?
- 4.7 Quais os suplementos alimentares mais utilizados na Ayurveda?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- A Ayurveda considera o ser humano como um todo unificado. Isto significa que todo ser é a união inseparável entre corpo, mente e espírito. A dieta é uma parte central dessa prática médica originária da Índia.
- Segundo a medicina ayurvédica, existem três biótipos ou forças vitais. Os chamados doshas são: vata, pitta e kapha. Do seu equilíbrio ou desequilíbrio surgem saúde ou doença, respectivamente. Em cada pessoa, pode haver a predominância de um ou dois doshas.
- Na Ayurveda, é comum adotar o uso de suplementos alimentares para manter ou restituir a saúde. A cúrcuma e o shatavari são alguns dos exemplos. Antes de comprar qualquer um desses produtos, é essencial avaliar critérios como a adequação a veganos e alérgenos.
Os melhores suplementos da Ayurveda: nossas recomendações
- Um dos ativos mais utilizados na ayurveda
- O suporte ideal ao tratamento de dores e fadiga
- A junção de ervas para nutrir o corpo e a alma
Um dos ativos mais utilizados na ayurveda
Um dos suplementos mais utilizados na ayurveda, a cúrcuma — ou açafrão da terra — tem ação antimicrobiana e antifúngica. Além disso, age como anti alérgico e cicatrizante. A apresentação deste produto é com a cúrcuma em pó, revestida por cápsula de celulose e água purificada.
Poderoso antioxidante, acredita-se que o açafrão da terra também tenha influência na diminuição da pré-disposição à formação de tumores e má formação genética.
O suporte ideal ao tratamento de dores e fadiga
O extrato concentrado de Ren Shen, como é chamado o Ginseng na medicina oriental, é muito indicado para melhorar o desempenho físico e mental.
A utilização deste suplemento ajuda na saúde do sistema circulatório e é reconhecida como eficaz no combate à depressão, promovendo grande sensação de bem estar. A orientação é que se consuma 20 gotas diluídas em 20ml de água, duas vezes ao dia, sempre após as refeições.
A junção de ervas para nutrir o corpo e a alma
Duas das ervas mais famosas da Índia — Tulsi e Gotu Kola — estão presentes neste chá muito adotado pela ayurveda. A infusão é saudável e purificadora. Age nutrindo e equilibrando o sistema nervoso. Assim, oferece calma, equilíbrio e clareza mental.
Além disso, fornece inúmeros benefícios para o organismo, promovendo bem-estar físico e emocional. Possui certificação de cultivo natural, livre de pesticidas e agrotóxicos, com respeito à natureza e às pessoas.
O que você precisa saber sobre a Ayurveda
A Ayurveda é muito mais do que apenas a adoção de uma dieta baseada em alimentos vegetais. Ela representa um modo de vida que aborda o ser humano de maneira integrada, sem separar as dimensões física e espiritual. A partir de agora, vamos mostrar os princípios básicos desta filosofia e como a dieta influencia no alcance do desejado equilíbrio.
A Ayurveda considera o ser humano como um todo. Ou seja, uma união inseparável entre corpo, mente e espírito (Fonte: Dolgachov: 80282633/ 123rf.com)
O que é a Ayurveda?
A medicina ayurvédica se baseia em várias técnicas e produtos naturais para manter ou recuperar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito — dimensões que constituem o ser humano. Qualquer doença está associada ao desequilíbrio desta união. Por esse motivo, se concentra em recuperar o equilíbrio (1, 2).
O que são os doshas?
Existem três doshas que coexistem em cada pessoa: vata, pitta e kapha. Normalmente, uma ou duas destas forças vitais predominam (1, 2, 3). Acredita-se que cada ser humano nasce com um equilíbrio particular entre os doshas. Quando quebrada, essa harmonia pode gerar as doenças.
Quais as características de cada dosha?
Todos os doshas estão presentes em todas as pessoas. No entanto, é o biótipo dominante que determina as particularidades de um indivíduo e o estilo de vida que ele deve levar para manter ou recuperar o equilíbrio, como mostramos na tabela a seguir (2, 3).
Vata | Pitta | Kapha | |
---|---|---|---|
Características físicas | Magro Ombros e quadris estreitos Estatura alta ou baixa Apetite variável. Costuma não manter regularidade nos horários de alimentação Mãos e pés frios Pele seca e fina Olhos opacos Dificuldade para ganhar peso Tendência a prisão de ventre, intestino irritável, psoríase e insônia |
Estatura mediana Mais facilidade para ganhar peso e massa muscular Bom apetite e muita sede, até durante a noite Boa digestão Pele quente e pálida, com tendência a sardas e vermelhidão Cabelo com tendência a ficar grisalho mais rapidamente Tendência a acidez e úlceras estomacais e hemorroidas Pele com propensão a acne |
Pele oleosa, suave e pálida. Pode ter espinhas, ocasionalmente Olhos grandes, com bolsas Corpulento, ganha peso facilmente, tendência a obesidade Digestão lenta Resistente a enfermidades Pode sofrer dores articulares, angina e sinusite |
Personalidade | Tendência a ansiedade e depressão Nível de energia variável Tem pressa ao caminhar ou realizar outras tarefas Humor variável Imaginativo e criativo |
Irritabilidade Intelectualidade Pontual, não gosta de perder tempo Tem boa capacidade de concentração Organizado |
Paciente, despreocupado Humor e energia estáveis Afetuoso Tem boa memória |
Como manter ou recuperar o equilíbrio entre os doshas?
A Ayurveda também adota respeita especialidades médicas como geriatria, cardiologia e pediatria, por exemplo e, quando necessário, utiliza técnicas como a cirurgia (1). Mesmo se não há indicio de doenças, o sistema ayurvédico defende a manutenção do estilo de vida para prevenção e qualidade de vida.
Quais os princípios da dieta ayurvédica?
- Evitar alimentos processados como enlatados, embutidos e fast food. Escolher alimentos frescos, livre de aditivos e conservantes;
- Consumir apenas alimentos de origem vegetal, de preferência os frutos da estação.
- Reduzir o consumo de alimentos de origem animal, quando não desejar eliminá-los por completo da dieta;
- Cozinhar e comer em um ambiente tranquilo e agradável. O estresse e a tensão nestes momentos são tão prejudicial quanto a má qualidade dos alimentos;
- Manter horários regulares para as refeições;
- Evitar os excessos na alimentação e jantar o mais cedo possível;
- Manter a cozinha limpa e organizada;
- Adotar dieta variada, aromática e colorida, que seja atraente a todos os sentidos e não só ao paladar;
- Optar por alimentos orgânicos, com cultivo ecológico e sem utilização de fertilizantes sintéticos;
- Consumir diariamente legumes, cereais integrais, hortaliças e temperos como cúrcuma, louro e pimenta;
- Incluir os seis sabores em cada refeição: amargo, salgado, doce, picante, adstringente e ácido.
O leite dourado (golden milk) é uma bebida quente, típica da medicina ayurvédica que, além dos benefícios como anti-inflamatório e antioxidante, ainda é muito reconfortante. (Fonte: Rubisco: 70366812/ 123rf.com)
O que é o leite dourado e como prepará-lo?
Preparar o leite dourado é simples e rápido. A seguir, trazemos a receita e o passo a passo para que você possa aproveitar os benefícios dessa bebida ainda hoje!
- Aqueça 200ml de leite vegetal ou leite de vaca desnatado;
- Adicione 1 colher (de chá) de cúrcuma pura em pó e uma pitada de pimenta preta;
- Misture bem e deixe cozinhar, sempre mexendo;
- Coloque meia colher (de chá) de óleo de coco ou ghee (manteiga clarificada).
- Não deixe o leite ferver. Quando estiver bem quente, retira do fogo e consuma imediatamente;
- Se desejar, adoce com mel e adicione uma colher (de chá) de gengibre em pó.
Quais os suplementos alimentares mais utilizados na Ayurveda?
- Cúrcuma: também conhecida como açafrão, é uma fonte de curcumina. Este composto possui propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, antibacterianas, digestivas e antioxidantes. Acredita-se, ainda, que possa reduzir a incidência de câncer. A cúrcuma é recomendado em casos de diabetes tipo II, úlcera digestiva, flatulência e distúrbios inflamatórios, como a artrite (8, 9);
- Ginseng indiano ou Ashwagandha: a Withania somnifera é indicada em casos de fadiga, ansiedade, estresse e insônia. Estudos mostram que ele é capaz de fortalecer o sistema imunológico e tem efeito rejuvenescedor. Acredita-se que pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como demência, Alzheimer e Parkinson (7, 10, 11);
- Shatavari ou Aspargo indiano: o nome científico é Asparagus racemosus. O suplemento utiliza a raiz da planta e é especialmente benéfico para mulheres, sobretudo durante a amamentação, pois estimula a produção do leite materno. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, há estudos em andamento sobre seu potencial para melhorar a fertilidade feminina (7, 12);
- Gotu kola: também conhecido como centella asiática. O consumo deste suplemento melhora a memória, reduz a pressão sanguínea e favorece a cicatrização de úlceras gástricas. Suas propriedades venotônicas (capacidade de aumentar a tonicidade das veias) podem diminuir o surgimento de varizes e vasinhos nas pernas (13);
- Triphala: É um suplemento composto pelos frutos da Terminalia bellerica, Terminalia chebula e Emblica officinalis. É indicado especialmente para tratar a constipação crônica, porque tem um efeito laxante. Promove a recuperação da flora intestinal, restabelecendo a saúde do sistema digestivo (7, 14).
Critérios de compra
Para que os suplementos alimentares sejam eficazes, é preciso combinar com outras mudanças de hábitos, como mostramos ao longo deste guia. Além disso, antes de comprar, é importante verificar outros critérios que garantem a qualidade do suplemento. Por isso, para fazer uma escolha responsável, avalie os seguintes aspectos:
Autenticidade
A recomendação é para que você tenha confiança na procedência do produto e na idoneidade do fabricante. Nosso alerta não é à toa. Em alguns suplementos ayurvédicos contra dores e inflamação em casos de artrite, foram detectados medicamentos anti-inflamatórios sintéticos, usados na medicina alopática (1).
A regulamentação para suplementos nutricionais ainda é muito deficiente no Brasil. Isso abre espaço para esse tipo de adulteração. Por esse motivo, é importante comprar produtos com certificação de qualidade e com boa reputação no mercado (15).
Entre os produtos mais utilizados na Ayurveda está a centella asiática, também conhecida como gotu kola. (Fonte: Kachatong: 40562171/ 123rf.com)
Apresentação
Os suplementos nutricionais utilizados na Ayurveda podem ser consumidos em diferentes formas de apresentação: pó, cápsulas e extratos. As cápsulas são as mais comuns e têm concentração padrão dos ativos. Já os produtos em pó tem o inconveniente de precisar ser dissolvidos em alguma bebida.
Produto | Apresentação | Dose recomendada | Como consumir |
---|---|---|---|
Cúrcuma | Pó, cápsulas e comprimidos | Pó: de meia a uma colher de chá por dia
Cápsulas e comprimidos: 1 ou 2 unidades diárias |
Pó: como condimento nas refeições ou dissolvido em bebidas frias ou quentes. Acompanhada por pimenta preta ou azeite, têm absorção mais rápida
Cápsulas e comprimidos: ingerir com bastante água. Já tem pimenta na composição |
Shatavari (aspargo indiano) | Pó, cápsulas e comprimidos | Pó: 2 colheres pequenas por dia
Cápsulas e comprimidos: 1 a 4 unidades diárias |
Pó: dissolvido em água ou sucos
Cápsulas e comprimidos: ingerir com água |
Ashwagandha (ginseng indiano) | Cápsulas e pó | Pó: 1 colher de chá por dia
Cápsulas: 1 a 2 unidades diárias |
Pó: misturado com água ou suco de frutas
Cápsulas: consumir com água |
Gotu kola (centella asiática) | Cápsulas, pó ou extrato líquido | Pó: 1 a 2 colheres pequenas por dia
Cápsulas: 2 a 3 unidades diárias Extrato líquido: 40 gotas, de 1 a 3 vezes ao dia |
Pó: dissolvido na água ou outra bebida
Cápsulas: ingerir com água, durante a refeição principal Extrato líquido: diluído em água |
Triphala | Cápsulas, pó e comprimidos | Pó: 1 a 2 colheres de chá ao dia. Recomenda-se consumir apenas 1 colher por dia na primeira semana e aumentar o consumo gradualmente
Cápsulas e comprimidos: 1 a 2 unidades diárias |
Pó: dissolvido em água ou sucos
Cápsulas e comprimidos: ingerir com água, durante a refeição principal |
Alérgenos
Embora a maioria dos suplementos ayurvédicos sejam baseados em ingredientes naturais, é preciso estar atento a elementos que possam causar reações alérgicas, como a possível presença de glúten, por exemplo. Pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca, devem sempre procurar o selo de produto sem glúten.
Por outro lado, algumas das plantas medicinais tradicionalmente usadas no Ayurveda podem constituir um alérgeno por si mesmas. Existem pessoas alérgicas a aspargo, ginseng ou açafrão, normalmente com reações alérgicas manifestadas na pele.
De acordo com a medicina ayurvédica, existem 3 doshas: vata, pitta y kapha. É do equilíbrio de cada um que surge a saúde. Cada pessoa tem a influência predominante de um ou dois doshas. (Fonte: Indianfoodimages: 104115128/ 123rf.com)
Adequação para veganos
A dieta ayurvédica é baseada em alimentação natural e por isso, pode ser considerada uma dieta vegana. Assim, todos os suplementos são isentos de ingredientes de origem animal. Embora recomende a ingestão predominante de alimentos vegetais, a Ayurveda não exige uma dieta vegetariana.
Os veganos devem estar especialmente atentos ao material do qual as cápsulas são feitas. Pode ocorrer o uso de gelatina animal no revestimento dos comprimidos. No entanto, é fácil identificar, já que os produtos veganos geralmente são certificados e trazem essa informação no rótulo da embalagem.
Resumo
A Ayurveda é uma prática médica antiga, nascida na Índia, que entende o ser humano em todas as suas dimensões: corpo, mente e espírito. Além da cura, ela se concentra na prevenção de doenças e na harmonia entre cada aspecto da vida para garantir mais felicidade e longevidade. De acordo com essa filosofia, os doshas Vata, Pitta e Kapha são as forças vitais que precisam conviver em equilíbrio para uma vida plena.
A dieta é um dos pilares fundamentais da medicina ayurvédica. Neste sentido, os suplementos alimentares são um grande aliado para garantir as doses recomendadas de cada elemento importante para a manutenção do bem estar. Ao longo deste artigo, mostramos como identificar cada dosha e de que forma cada biótipo pode utilizar a alimentação para manter-se em constante equilíbrio. Alertamos, também, sobre pontos de atenção na hora da compra, para garantir um produto de qualidade.
Se este guia foi útil para aprofundar seus conhecimentos sobre a alimentação ayurvédica, aproveite para compartilhar com outras pessoas. Ficamos gratos por isso!
(Fonte doa imagem destacada: Chikitzo1: 34708187491/ 123rf.com)
Referências (17)
1.
Parasuraman S, Thing G, Dhanaraj S. Polyherbal formulation: Concept of ayurveda [Internet]. 2014.
Fonte
2.
Alcalde M. La tradición ayurvédica [Internet]. 2006.
Fonte
3.
Velázquez R. Beneficios del Ayurveda, como Medicina Alternativa en Salud [Internet]. 2015.
Fonte
4.
Frawley D. Ayurvedic Healing: A Comprehensive Guide [Internet]. 2000.
Fonte
5.
Guha A. Ayurvedic Concept of Food and Nutrition [Internet]. 2006.
Fonte
6.
Lauría A, Ciarlotti F. Cocina Ayurvédica [Internet]. 2009.
Fonte
7.
Samy R, Pushparaj P, Gopalakrishnakone P. A compilation of Bioactive Compounds from Ayurveda[Internet]. 2008.
Fonte
8.
Krup V, Prakash H, Harini A. Pharmacological Activities of Turmeric (Curcuma longa linn): A Review [Internet]. 2013.
Fonte
9.
Chattopadhyay I, Biswas K, Bandyopadhyay U, Banerjee R. Turmeric and curcumin: Biological actions and medicinal applications [Internet]. 2004.
Fonte
10.
Dar P, Singh L, Kamal M, Dar T. Unique Medicinal Properties of Withania somnifera: Phytochemical Constituents and Protein Component [Internet]. 2016.
Fonte
11.
Arora R et al. Asian Medicinal Remedies for Alleviating Aging Effects [Internet]. 2013.
Fonte
12.
Alok S et al. Plant profile, phytochemistry and pharmacology of Asparagus racemosus (Shatavari): A review [Internet]. 2013.
Fonte
13.
Alonso M. Centella asiática. Una planta con historia e interesantes propiedades [Internet]. 2009.
Fonte
14.
Peterson C. Denniston K, Chopra D. Therapeutic Uses of Triphala in Ayurvedic Medicine [Internet]. 2017.
Fonte
15.
Paudyal B et al. Adverse events with ayurvedic medicines- possible adulteration and some inherent toxicities [Internet]. 2019.
Fonte
16.
Gogtay N, Bhatt H, Dalvi S, Kshirsagar N. The Use and Safety of Non-Allopathic Indian Medicines [Internet]. 2012.
Fonte
17.
Saper R, Kales S, Paquin J. Heavy Metal Content of Ayurvedic Herbal Medicine Products [Internet]. 2004.
Fonte