Homem usando barra de porta.
Ultima atualização: 29 de junho de 2021

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Se exercitar em casa já virou rotina. Por isso, é importante que você tenha alguns acessórios para lhe ajudar nos treinos. Entre eles, destacamos a barra de porta, que é ideal para quem deseja trabalhar com os membros superiores.

No post a seguir, além de você conhecer uma seleção com as melhores barras de porta, vamos explicar quais são os elementos que você deve levar em conta para escolher o modelo certo para você.




O mais importante

  • A barra de porta é um acessório simples e fácil de instalar, mas que garante resultados importantes para quem busca a forma física e a saúde.
  • Existem dois tipos de barras que podem ser instaladas no vão das portas: a simples e a multifuncional.
  • Além disso, outros aspectos variam entre um modelo e outro, como o comprimento, a forma de instalação e o tipo de pegada.

Melhores barras de porta: nossa recomendação dos melhores produtos

Começaremos com uma lista que reúne as melhores barras de porta que você vai encontrar à venda. Confira:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre Barra de porta

Antes de finalizar a compra da sua barra, nós convidamos você a conferir o Guia que começa agora. A partir daqui, você vai entender melhor para que serve e quais os tipos de barras de portas.

Mulher segurando barra nas costas.

A barra de parede é ideal para trabalhar os músculos das costas. (Fonte: ichigo121212 / Pixabay)

Para que serve a barra de porta?

Malhar em casa é uma opção cada vez mais adotada pelos brasileiros. Não raro, as pessoas possuem colchonetes, halteres e caneleiras para treinar. Outro acessório comum é a barra de porta.

Também chamada de barra fixa, essa barra de exercícios permite que você trabalhe os membros superiores e vários grupos musculares como costas, trapézio, bíceps e omoplatas.

Além disso, dependendo dos exercícios que você fizer na barra de porta, eles podem auxiliar, inclusive, no fortalecimento dos músculos do peito e abdômen.

Quais são os tipos de barras de porta?

De forma geral, existem hoje no mercado dois tipos de barra de porta: a simples e a multifuncional.

A barra simples é o modelo mais comum encontrado à venda. Trata-se de uma barra reta, que pode ser encaixada ou parafusada entre os batentes de uma porta. Mas não se engane com a sua simplicidade.

Essa barra é o suficiente para que você possa treinar costas e bíceps. Além disso, é possível ajustar a altura da barra dentro do vão da porta para otimizar o seu exercício. Por outro lado, esse tipo de barra não oferece muitas possibilidades de posições.

Homem usando a barra de porta.

A barra de porta simples é eficiente para trabalhar costas e braços. (Fonte: Divulgação Acte Store/ Amazon.com.br)

Já a barra multifuncional conta com um design diferente para que você possa realizar um treino mais completo. Nessa barra existem mais ganchos e, com isso, é possível diversificar na pegada, aumentando as possibilidades de realizar posições variadas e trabalhar músculos de outras regiões.

No entanto, geralmente, a barra multifuncional não permite que você ajuste a altura no vão da porta.

Para resumir, criamos uma tabela que mostra as diferenças entre essas duas barras de porta. Veja:

Barra de porta simples Barra de porta multifuncional
Características Reta Design diferenciado
Variedade de exercícios Menor Maior
Ajuste da altura Sim Não
Estética Discreta Chamativa

Quais exercícios você pode fazer na barra de porta?

São inúmeros os exercícios que você pode fazer na barra de porta. No entanto, se essa é a primeira vez que você treina na barra, recomendamos que conte com a orientação de um profissional.

De toda forma, existem alguns exercícios básicos que podem ser realizados na barra de porta e nós listamos eles para você. Confira:

  1. Pegada supinada: Segure a barra com as duas mãos a uma distância curta uma da outra, com os dedos voltados na sua direção. Em seguida, impulsione o corpo para cima. Com esse exercício, você vai trabalhar o bíceps;
  2. Pegada Pronada: Diferentemente do exercício anterior, aqui você afasta mais as suas mãos ao pegar na barra de porta, deixando-as alinhadas aos seus ombros. Com isso, você vai exercitar os músculos das costas;
  3. Macaco: Nessa posição, você vai segurar a barra de porta usando apenas um dos braços e se movimenta trocando de braço. Mais difícil, esse exercício fortalece ombros e braços;
  4. Elevação dos joelhos: Com esse exercício, você trabalha o abdome e o core. Basta segurar a barra de porta com as duas mãos, se pendurar e levantar os joelhos, mantendo-se nessa posição por, pelo menos, cinco segundos.

Quais os cuidados você deve ter com a barra de porta?

O principal cuidado que você deve ter com a barra de porta é com a sua instalação. Como vimos, existem modelos que podem ser encaixados e outros parafusados no batente da porta.

De modo geral, ambos são considerados seguros. No entanto, para garantir que a barra não vai se soltar enquanto você realiza o exercício, você pode optar por modelos que oferecem itens extras de segurança.

Mulher de costas.

Para que a barra de porta seja funcional, você precisa fazer os exercícios de maneira certa e segura. (Fonte: Scott Webb/ Unsplash)

Por exemplo, alguns modelos contam com ambas as formas de instalação. Assim, além de encaixar e fixar pela pressão, você também pode reforçar o encaixe por meio de parafusos e travas de segurança.

Outro cuidado que você deve ter é com a execução em si dos exercícios. Se você realizá-los de maneira errada pode acabar gerando problemas na sua musculatura. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de um professor, pelo menos durante os primeiros treinos.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar as barras de porta

Vimos que, primeiramente, você vai precisar escolher entre os dois tipos de barra: a simples e a multifuncional. Mas, além disso, recomendamos que, antes de comprar a sua barra, você também leve em conta outros elementos. São eles:

Material de fabricação

Um dos aspectos que você deve analisar na hora de escolher a melhor barra de porta é o material de fabricação. No geral, você vai encontrar opções feitas com ferro, aço e plástico de alta dureza.

Para sua maior segurança, o ideal é que a barra fixa seja feita totalmente de aço ou de ferro, que são materiais mais resistentes e também mais duráveis.

Tamanho

Em seguida, nós recomendamos que você verifique o tamanho da barra de porta. Afinal, o acessório deve se ajustar perfeitamente no batente da sua porta para que você possa realizar os exercícios com segurança.

Comece tirando as medidas da largura do batente da porta que vai receber a barra.

Com isso em mente, comece tirando as medidas da largura do batente da porta que vai receber a barra.

A boa notícia é que a maioria das barras de porta possuem medidas ajustáveis para que possam ser encaixadas em diferentes tamanhos de porta. Ainda assim, você vai encontrar dois tipos de barras: uma menor cujo ajuste varia entre 44 cm e 93 cm e outra maior que pode chegar a 120 cm.

Peso suportado

Vimos também que, para garantir a sua segurança, é preciso investir em uma barra de porta que garanta uma fixação reforçada. Mas, além disso, você também precisa verificar qual o peso suportado pelo acessório.

Como o principal exercício realizado em uma barra demanda que você eleve seu corpo, ficando suspenso, isso significa que a barra precisa ser capaz de suportar o seu peso corporal.

Mas leve em conta um peso extra já que, dependendo do exercício, você pode optar por acrescentar caneleiras ou um colete de peso. Assim, de modo geral, uma barra de porta pode suportar entre 90 kg e 150 kg.

Pegada anatômica

Independentemente do exercício que você faça na barra de porta, é com as mãos que eles serão executados. Por isso, na hora de comprar a sua barra, dê preferência para modelos cuja pegada seja confortável e anatômica.

Além disso, opte por barras que são revestidas com neoprene, EVA, borracha ou espuma, que são materiais acolchoados e vão ajudá-lo a evitar calos durante os treinos. Para reforçar, use luvas também.

Agora, se você quiser o máximo de conforto e dispensar as luvas, opte pela barra de porta que é totalmente revestida com material acolchoado.

Resumo

A barra de porta é um excelente acessório para treinar em casa. Com ela, você usa o peso do próprio corpo para trabalhar a musculatura dos braços, costas e abdome. Você vai encontrar dois modelos básicos à venda: a barra fixa simples e a barra multifuncional.

Enquanto a primeira é uma barra reta, a segunda conta com mais ganchos de pegada. Além disso, existem barras com comprimentos variados, modelos de instalação com pressão ou parafusos e material de fabricação diferente. Na dúvida, escolha uma barra com tamanho ajustável e pegada anatômica.

(Fonte da imagem destacada: Aleksey Satyrenko/ 123rf.com)

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