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Ultima atualização: 26 de maio de 2021

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Quem deseja montar uma pequena academia em casa, precisa escolher os equipamentos certos. Um deles é a barra para exercícios, que permite trabalhar mais de uma área do corpo com apenas um equipamento.

Prática, a barra para exercícios pode ser encaixada na porta e ser utilizada em exercícios para diferentes grupos musculares nos membros superiores. Continue a leitura para saber mais sobre esse equipamento. Garantimos que o conteúdo é interessante.




Primeiro, o mais importante

  • Existem dois modelos de barra para exercícios: barra ajustável e multifuncional. Ambas são facilmente colocadas e retiradas do batente da porta e ocupam pouco espaço.
  • Em uma barra para exercícios é possível malhar bíceps, tríceps, costas, ombros, peitoral e abdômen, sendo uma opção perfeita para membros superiores.
  • No entanto, esse equipamento não serve para exercitar os membros inferiores, ou seja, não é possível realizar um treino completo com uma barra de exercícios.
  • A barra de exercícios é uma alternativa à barra fixa, com a vantagem de não precisar ser instalada com furos na parede.

Melhores barras para exercícios: nossas recomendações

A barra para exercícios é um equipamento versátil, pois serve para malhar diferentes grupos musculares e atende a praticantes de atividades físicas com diferentes níveis de habilidade. Encontre o melhor modelo nas sugestões de compra abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre barra para exercícios

O número de pessoas que trocou a academia para malhar em casa cresce a cada dia. Se você está procurando equipamentos versáteis, que possibilitam uma grande variedade de exercícios, recomendamos a compra de uma barra para exercícios, assunto deste guia de compra.

Imagem de um homem musculoso.

A barra para exercícios é ideal para malhar membros superiores. (Fonte:John Fornander/ Unsplash.com)

Para que serve uma barra de exercícios?

A barra de exercícios é um equipamento versátil, que pode ser utilizado para trabalhar diferentes grupos musculares que compõem os membros inferiores, como peito, costas, trapézio, omoplatas, braços e abdômen, sendo um ótimo exercício para perder barriga.

Entre os principais exercícios que podem ser realizados com a barra de exercícios, ressaltamos a puxada clássica, puxada supinada, puxada pronada e elevação de joelhos. Ambos os movimentos ativam diferentes grupos musculares.

Embora ofereça bastante versatilidade nos movimentos a serem realizados, a barra de exercícios não pode ser usada para realizar exercícios para os membros inferiores, mas não desanime, pois esse aparelho é fantástico.

Devo comprar uma barra de exercícios ajustável ou multifuncional?

Mencionamos anteriormente que existem dois modelos de barra para exercícios: modelo ajustável e multifuncional. Para descobrir qual modelo ideal para sua rotina de treinos, você deve compreender as diferenças entre eles.

A barra de exercícios ajustável é um modelo mais simples. Consiste em apenas uma barra, pequena, que deve ser encaixada entre os batentes da porta através de um ajuste no próprio equipamento.

Esse modelo é ideal para quem procura desenvolver força, resistência e mobilidade muscular, mas não tem a necessidade de realizar exercícios variados ou com movimentos complexos.

Para quem deseja variar o treino, recomendamos a barra de exercícios multifuncional. Esse modelo é composto por uma barra principal e ganchos adjacentes que permitem diferentes pegadas, possibilitando uma grande variedade de exercícios e um treino completo.

Esse modelo também é fácil de montar e desmontar, e também deve ser encaixado na porta. No entanto, é um pouco mais pesado e ocupa mais espaço. Preparamos uma tabela comparativa entre esses modelos abaixo:

Barra simples Barra multifuncional
Ideal para Exercícios para bíceps e costas Exercícios para quase todos os grupos musculares dos membros superiores
Diferenciais Simples de montar e desmontar e ocupa pouco espaço Proporciona diferentes tipos de pegadas
Limitações Oferece menor variedade de exercícios Ocupa mais espaço, é pesada e custa mais caro

Quais são os diferentes tipos de pegadas com uma barra de exercícios?

Mencionamos anteriormente que a barra multifuncional permite uma maior variedade de pegadas, sendo pegada supinada, pronada e neutra.

A pegada pronada é aquela que as palmas das mãos são direcionadas para fora, a pegada supinada é aquela em que você segura a haste com as palmas das mãos direcionadas para dentro, e a pegada neutra as mãos ficam na vertical.

Em ambos os estilos de pegada, você pode variar entre pegada aberta ou fechada, ou seja, com as mãos bem afastadas ou próximas, respectivamente.

Devo comprar uma barra de exercícios inteiriça ou composta por peças?

Quando o assunto é estrutura, encontramos a barra para exercícios em estrutura inteiriça ou compostas por diferentes partes montáveis e desmontáveis.

Um modelo com estrutura inteiriça é um pouco mais rígido e uniforme de ambos os lados, o que aumenta a segurança e a durabilidade deste equipamento. Em contrapartida, um modelo como esses ocupa mais espaço.

Por outro lado, um modelo com estrutura desmontável oferece maior praticidade e ocupa menos espaço, mas também pode apresentar diferenças entre as partes e maior fragilidade, comprometendo o treino.

Qual a diferença entre a barra de exercícios móvel e fixa?

Geralmente, a barra para exercícios não precisa ser aparafusada, basta encaixar no batente da porta e ajustar a altura do equipamento. Você pode colocar e remover essa barra sempre que quiser e realizar uma grande variedade de exercícios.

Já a barra de parede é um pouco menor, aguenta mais peso e é mais segura, sendo indicada apenas para academia, pois precisa ser instalada e não pode ser removida. Caso você esteja montando uma pequena academia em casa, pode apostar neste modelo.

Imagem de um homem próximo a uma barra de exercícios.

Você encontra a barra para exercícios móvel ou fixa. (Fonte: cottonbro/ Pexels.com)

Critérios de compra: Como escolher uma barra de exercícios

Embora a barra para exercícios seja um equipamento básico, algumas características do produto devem ser estudadas no momento da compra, pois influenciam na escolha e usabilidade do produto, bem como na qualidade do treino. Listamos e detalhamos os principais critérios de compra abaixo:

Peso suportado

A barra é usada em exercícios com o peso do próprio corpo, nesse sentido, é fundamental escolher um modelo que seja compatível com seu peso.

A maioria dos modelos suportam entre 110 e 130 quilos e esse limite nunca deve ser ultrapassado pois pode resultar em acidentes graves. Certifique-se sobre a capacidade máxima suportada na descrição do produto.

Material da barra

Outra característica que influencia muito na qualidade da barra de exercícios é o material usado na fabricação deste produto. Indicamos que você escolha um modelo em tubo de aço com alta resistência.

Além de suportar os principais movimentos e impactos realizados durante a prática esportiva, esse material oferece boa durabilidade.

Dimensões

Onde você pretende encaixar sua barra de exercícios? A resposta a essa pergunta é muito importante pois influenciará na escolha do equipamento.

O primeiro passo é medir a largura entre os batentes da porta em que você deseja encaixar o equipamento, seja com uma régua, fita métrica ou trena.

Depois é necessário selecionar apenas os modelos que se enquadrem nessas medidas. A maioria dos modelos possui dimensões reguláveis e a largura varia de 60 a 95 cm, portanto, você não terá muita dificuldade em encontrar uma barra de treino, no entanto, você deve evitar um modelo muito menor ou maior.

Ergonomia

Uma das características mais importantes em um equipamento de ginástica, não importa qual, é a ergonomia do aparelho e o conforto oferecido na execução dos exercícios.

Em uma barra para exercícios, é fundamental escolher um modelo com suporte para as mãos, seja em espuma ou neoprene, que ajudam a evitar os calos nas mãos. Quanto maior conforto você sentir, melhor será seu desempenho no treino.

Imagem de um homem musculoso.

A barra para exercícios deve proporpcionar conforto durante o treino. (Fonte: Frame Kings/ Unsplash.com)

Segurança

O modo de instalar uma barra de exercícios é simples, basta encaixar o equipamento no batente da porta e rosquear até prender. Esse sistema oferece segurança o suficiente para muitas pessoas, mas outras se sentem inseguras.

Quem faz parte do segundo grupo pode procurar uma barra que ofereça segurança adicional. Alguns modelos contam com pequenas cavidades nas borrachas de fixação, que podem ser usadas para prender dois pequenos parafusos nas laterais, proporcionando segurança.

Existem dois modos de fixar uma barra na parede, conforme descrito abaixo:

  1. Rosqueamento: oferece a possibilidade de ajustar o comprimento da barra, podendo alongá-la o suficiente para que assuma a largura exata do batente da porta. Embora seja uma maneira prática de fixar a parede na parede, podem ocorrer danos ao batente.
  2. Suporte: Alguns modelos oferecem também um suporte que pode ser fixado no batente da porta ou nas paredes, oferecendo maior firmeza ao equipamento e segurança ao praticante. Mas você precisa perfurar a parede com parafusos.

Resumo

A barra para exercícios é o equipamento perfeito para quem quer realizar treinos de força em casa, especialmente para aqueles que priorizam o treino para membros superiores.

Embora seja pequena, a barra oferece uma grande variedade de exercícios, especialmente a barra multifuncional. Invista já em uma barra para exercícios e adote um estilo de vida mais saudável.

(Fonte da imagem destacada: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

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