Imagem de dois ciclistas.
Ultima atualização: 15 de junho de 2021

Andar de bicicleta é um esporte que também funciona como atividade de lazer e proporciona benefícios para a saúde do corpo e da mente. Dentre esses benefícios, andar de bicicleta emagrece?

Essa é uma dúvida comum, principalmente entre quem busca uma atividade física que proporcione ganhos físicos mas que seja divertida. Para responder a essa pergunta, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto.




O mais importante

  • Andar de bicicleta auxilia no emagrecimento saudável, pois esse exercício aeróbico ajuda a aumentar o consumo de calorias, acelera o metabolismo, queimar gordura localizada e transforma gordura em massa magra.
  • Fatores como terreno, intensidade da atividade e duração do treino influenciam no gasto calórico, que pode chegar a 700 calorias por hora pedalada e resultar na perda de um quilo corporal a cada dez dias de treino.
  • Embora andar de bicicleta seja uma atividade de baixo impacto, é fundamental realizar uma avaliação médica antes de começar a praticar esse esporte, especialmente se você for sedentário ou apresentar problemas de saúde.

Andar de bicicleta emagrece? Perguntas e respostas

Andar de bicicleta é uma atividade prazerosa que auxilia no emagrecimento saudável. Com treinos de qualidade e frequência adequada, você deverá usufruir de diversos benefícios associados às pedaladas. Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

Imagem de uma mulher andando de bicicleta.

Andar de bicicleta proporciona inúmeros benefícios para a saúde. (Fonte: Munbaik Cycling Clothing/ Unsplash.com)

Afinal, andar de bicicleta emagrece?

Andar de bicicleta pode ajudar no processo de emagrecimento saudável, pois esse é um exercício aeróbico, em que o corpo utiliza oxigênio para gerar energia, acelera a respiração, batimentos cardíacos e recruta diversos grupos musculares.

Como ocorre maior demanda de oxigênio e energia, o organismo queima calorias e utiliza os estoques de gordura para gerar a energia necessária durante a atividade, como consequência, ocorre a perda de peso e queima de gordura localizada.

Quanto mais intensa a atividade, melhor, pois é possível aumentar a queima de calorias, chegando a 700 calorias por hora, dependendo do terreno e da velocidade dos pedais.

Além de ajudar na perda de peso, andar de bicicleta é a atividade física perfeita para quem deseja aumentar o volume e definição dos músculos das pernas e glúteos. Lembre que quanto maior a composição de massa magra no organismo, maior o gasto calórico.

O que ocorre é um aumento no gasto calórico basal utilizado para manter as funções vitais do organismo que ajuda não apenas a perder peso, mas manter a nova forma física. Por essas e outras razões, andar de bicicleta emagrece.

Imagem de um grupo de ciclistas

Andar de bicicleta favorece o gasto de energia. (Fonte: Quino Al/ Unsplash)

Quais são as diferentes estratégias para emagrecer andando de bicicleta?

Quem procura uma atividade esportiva que ajuda a emagrecer, tem no ciclismo uma das melhores opções. Mas para emagrecer enquanto anda de bicicleta, você deve recorrer a diferentes estratégias como as listadas a seguir:

  • Comece aos poucos: pedale por cerca de 30 minutos diariamente e em percursos simples. Quanto aos objetivos, trace uma estratégia para emagrecer cerca de um a dois quilos ao mês e reduzir de 12 a 24 quilos na balança no decorrer de um ano.
  • Invista em equipamentos: você deve escolher uma bicicleta de qualidade e que seja compatível com gênero, estatura e volume corporal. Também é importante comprar acessórios de qualidade como capacete.
  • Estabeleça uma frequência para seus treinos: quando o objetivo é perda de peso, é fundamental se exercitar com frequência. Você deve pedalar de três a cinco vezes na semana, podendo intercalar treinos leves e pesados.

Como o treino intervalado auxilia no emagrecimento?

Uma das melhores estratégias para quem deseja perder peso andando de bicicleta é apostar no treino intervalado, ou seja, combinar momentos de muita intensidade, como um sprint de velocidade, com momentos de menos intensidade, quando estiver subindo uma ladeira ou elevando o peso nos pedais.

Conforme você ganha resistência física, é possível aumentar a duração de cada etapa, mobilizando maior gasto calórico.

Um exemplo de como realizar o treino intervalado é começar pedalando em velocidade superior a 20Km/h por cerca de 10 minutos e depois reduzir para 15 Km/h por mais 10 minutos e repetir essa sequência três vezes.

Monitore também a frequência cardíaca. Quem deseja perder peso, deve manter de 68 a 79% de frequência cardíaca máxima. Para controlar esse indicador, você deve utilizar um monitor cardíaco.

Quais são os demais benefícios de andar de bicicleta?

Embora perder peso e tonificar os músculos sejam os principais benefícios de andar de bicicleta, esses não são os únicos:

  • Aumento de condicionamento físico.
  • Melhora na capacidade cardiorrespiratória.
  • Melhora na circulação sanguínea e a prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Combate a insônia, reduz o estresse, ansiedade e combate a depressão.
  • Combate a celulite e a flacidez.
  • Baixo impacto nas articulações.

Qualquer pessoa pode andar de bicicleta para emagrecer?

Um dos principais benefícios em escolher o ciclismo como atividade esportiva com o intuito de emagrecer é que esse esporte possui baixo impacto.

Desse modo, quem possui algum problema nas articulações, joelhos ou coluna, seja por estar acima do peso ou não, deve evitar atividades de maior impacto como correr e apostar em atividades de baixo impacto como pedalar.

Imagem de três homens andando de bicicleta.

Andar de bicicleta não causa grande impacto nas articulações. (Fonte: Munbaik Cycling Clothing/ Unsplash.com)

Resumo

Depois da leitura deste artigo, você entendeu que andar de bicicleta emagrece, pois esse é um exercício aeróbico, que eleva o gasto calórico durante e depois do treino. Outro benefício é o aumento de massa magra e ganho de definição muscular.

Mas para conquistar esses objetivos, é fundamental andar de bicicleta de três a cinco vezes durante a semana e alternar a intensidade do treino. Esperamos que tenha gostado da leitura e nos vemos no próximo texto.

(Fonte da imagem destacada: Hannes Glöckl/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas