Homem de costas correndo na rua.
Ultima atualização: 3 de junho de 2021

Correr na rua ou na academia pode parecer algo simples. Entretanto, essa prática traz vários ganhos à saúde que vão além do emagrecimento. Para conhecer esses diversos benefícios da corrida leia o artigo a seguir!

Essa atividade física, que está cada vez mais presente na vida das pessoas, nem sempre é praticada na frequência adequada e de maneira correta, impedindo assim que seus efeitos sejam alcançados.




Primeiro, o mais importante

  • A prática da corrida traz benefícios ao organismo além de emagrecimento ou tonificação. Ela é capaz de estimular o cérebro, proporcionando maior concentração, produtividade e bem-estar aos praticantes.
  • Usualmente a corrida de rua é a mais popular entre os esportistas. Mas hoje já existem outras modalidades para este tipo de exercício físico, que se diferenciam nas características para incentivar resultados diferentes.
  • Para correr, a pessoa deve ficar atenta a certos detalhes como a maneira de se vestir, a frequência adequada e os alongamentos que devem ser realizados anteriormente, evitando assim que a prática incorreta gere prejuízos ao corpo.

Tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da corrida

Uma boa performance na corrida só será alcançada se o esportista estiver atento a alguns detalhes quando praticar esse exercício físico. Para te ajudar com isso, nós respondemos as principais dúvidas sobre a maneira correta de correr. Confira na sequência:

Quais modalidades de corrida existem?

A corrida é um dos exercícios mais simples por ser feito sem equipamentos. Mas você sabia que há diferentes maneiras de praticá-lo? Veja os principais tipos de corrida no quadro a seguir:

Características
Corrida de Pista Feita em raias com ou sem obstáculos
Corrida de Rua É a modalidade popular de corrida, realizada geralmente em vias urbanas
Corrida Cross Country Feita em gramados, que podem ter ou não obstáculos
Corrida na Montanha Percursos complexos com subidas, descidas e entraves naturais.
Corrida Trail Ocorre em contato com a natureza

Qual a frequência ideal para correr?

É uma questão particular segundo o objetivo e estágio físico do corredor. Entretanto, normalmente, é indicado que a corrida seja realizada de 3 a 5 vezes por semana para gerar benefícios à saúde.

Quanto ao tempo aconselhado para a prática, o recomendado é ter duração média superior a 45 minutos por dia. Sobre o percurso é orientado correr, no total, entre 8 a 12 quilômetros por semana.

Tênis preto sendo amarrado por homem que vai correr.

A frequência na prática da corrida deve ser definida de acordo com o objetivo e o estágio de cada corredor. (Foto: katemangostar/Freepik)

Quais os benefícios da corrida feita regularmente?

Quem pratica corrida regularmente e de forma adequada pode sentir inúmeras melhorias no corpo e na mente. Separamos alguns desses benefícios para você conhecer:

  • Aumento do bem-estar: Este exercício é ideal para afastar o cansaço físico e mental, trazendo maior qualidade de vida aos praticantes.
  • Emagrecimento: Por movimentar o corpo todo, a corrida gera alto gasto calórico.
  • Melhoria na capacidade cognitiva: Tarefas que exigem concentração ou criatividade ficam mais fáceis graças à oxigenação gerada pela atividade.
  • Fortalecimento de ossos, músculos e coração: Essas são as principais áreas do corpo beneficiadas pela corrida frequente.
  • Ajuda ao dormir: Após correr quase sempre a sensação é de relaxamento, proporcionando assim melhores noites de sono.

Como se vestir para praticar corrida?

Além de garantir segurança aos esportistas, investir em roupas adequadas para a corrida pode te ajudar a atingir os resultados da prática frequente desse exercício físico.

A vestimenta correta dependerá de critérios como o tipo de clima e a modalidade de corrida realizada. Contudo, acessórios como roupas de malha leves, tênis e meias esportivas ou leggings devem ser itens essenciais do guarda-roupa de quem realiza corrida regularmente.

Mulher de costas se aquecendo para correr.

Com as vestimentas adequadas, os esportistas podem alcançar seu melhor desempenho ao correr. (Foto: senivpetro/Freepik)

De que modo fazer o alongamento antes da corrida?

A maior parte do tempo ficamos sentados. Por isso, antes de correr é interessante fazer alongamentos para preparar o corpo. Essa prática aumenta a flexibilidade do corpo, aspecto importante para corredores. Na tabela abaixo, detalhamos técnicas para você se alongar:

Como fazer?
Alongamento para o tendão de aquiles Coloque os pés separados na altura dos ombros e flexione o joelho.
Alongamento para a panturrilha Subir em um degrau, apoiando apenas a ponta do pé. Fazer movimento de descida e subida com eles.
Alongamento para a parte posterior da coxa Estique as pernas e abaixe-se diante delas tentando alcançar os pés.
Alongamento do quadril Dê um passo para frente com uma perna e estique a outra para atrás até o limite máximo que conseguir.

Quais erros comuns evitar ao correr?

Para não ter lesões e alcançar bom desempenho na corrida, é preciso evitar algumas atitudes ao realizar a atividade como:

  • Correr com passos largos: Isso dispensa maior energia e prejudica o joelho, gerando dor nas articulações.
  • Fazer esforço para tocar o calcanhar primeiro no chão: Assim a aterrissagem do corpo fica pesada. O ideal é pisar com o pé inteiro no chão para evitar o impacto.
  • Elevar o pé para trás: Desse modo, há alto gasto de energia e uma sobrecarrega desnecessária nos músculos da coxa. Essa subida precisa ser natural.
  • Movimentar demais os braços: Eles podem ficar soltos, entretanto precisam acompanhar o movimento do corpo, oferecendo equilíbrio.
Sammi GoldschmidtAtleta
"É incrível descobrir que o seu corpo é capaz de fazer coisas que antes considerava impossíveis."

Resumo

A corrida é uma das práticas físicas mais completas que existe. Além de fortalecer o corpo e tonificar os músculos, ela é capaz de gerar benefícios também à saúde mental e psíquica do ser humano.

Entretanto, é preciso seguir as recomendações de especialistas quanto à forma exata de treino, tendo atenção às vestimentas, alongamentos e outros aspectos que influenciarão durante a execução.

Seguindo essas indicações, você ficará protegido e ainda conseguirá um melhor desempenho no exercício, que culminará em maior qualidade de vida no seu dia-a-dia.

(Fonte da imagem destacada: ijeab/ Freepik)

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