Imagem de pessoas nadando.
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Não é segredo para ninguém que a natação é um dos esportes mais completos, pois proporciona inúmeros benefícios, sendo o ganho de condicionamento físico e fortalecimento muscular, apenas dois deles.

O melhor é que qualquer pessoa pode praticar natação: criança, adolescente, adulto ou idoso, pois a natação não causa impactos nas coluna ou articulações. Continue a leitura para conhecer todos os benefícios de nadar.




Primeiro, o mais importante

  • A natação é uma modalidade aeróbica que aumenta a força, resistência e tônus muscular, fortalece o sistema respiratório, cardiovascular, entre outros benefícios.
  • Como a natação não causa impactos nas articulações, nem na estrutura óssea, todos podem praticar, inclusive quem sofre de problemas nas articulações, ossos ou coluna.
  • Para aproveitar os benefícios da natação, você deve praticar a atividade por 30 a 60 minutos, três vezes por semana.

Benefícios da natação: quais vão convencê-lo a nadar

Ainda que você não seja um nadador profissional, praticar essa atividade por 30 a 60 minutos duas ou três vezes por semana, será o suficiente para proporcionar os benefícios da natação, que serão apresentados abaixo.

Imagem de um homem nadando.

A natação proporciona inúmeros benefícios; (Fonte: Mark Williams/ Unsplash.com)

Auxilia no emagrecimento saudável

A natação proporciona um gasto calórico intenso. Geralmente, em uma aula com 50 minutos de duração, é possível perder 450 calorias, dependendo da taxa metabólica basal do indivíduo, intensidade e frequência da atividade.

Com a queima de calorias, ocorre a perda de gordura localizada e emagrecimento saudável.

Fortalece o sistema respiratório

Qualquer esporte ajuda a fortalecer o sistema respiratório, especialmente a natação, pois você precisa respirar de maneira correta e controlada. Com os movimentos de inspiração e expiração, ocorre a dilatação dos brônquios e fortalecimento dos pulmões e músculos torácicos.

A pressão da água da piscina estimula o movimento de expiração, fundamental para quem sofre com asma ou bronquite, auxiliando na prevenção dos sintomas relacionados às crises comuns dessas doenças.

Não podemos deixar de mencionar que a posição horizontal do corpo em um ambiente aquático ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas e hidratadas.

Fortalece o coração

Os movimentos realizados durante o treino de natação ajudam a fortalecer a musculatura do coração. Também ocorre a vasodilatação e melhora na circulação sanguínea. Quanto mais sangue é bombeado pelo coração, mais estáveis ficam os batimentos cardíacos.

A natação também beneficia quem possui gordura nas paredes das artérias, comum em uma doença chamada aterosclerose. Também ocorre controle do colesterol ruim, aumento do colesterol bom e prevenção da diabetes.

Tonifica os músculos

Como a água possui maior densidade, você precisa fazer mais força para se movimentar. Apenas esse fator seria suficiente para auxiliar no ganho de resistência e tonificação muscular, mas os movimentos estimulam a hipertrofia muscular.

Melhora do sono

Nadar ajuda a proporcionar sensação de relaxamento que é fundamental para melhorar a qualidade do sono. Como a natação é uma atividade intensa e com bastante esforço corporal, você dormirá muito bem.

Também ocorre a liberação de endorfina, um hormônio associado à sensação de bem-estar. Experimente praticar natação à noite e potencialize os benefícios relacionados a melhora da qualidade do sono.

Melhor nas funções cognitivas e interações sociais

A natação também ajuda no desenvolvimento das funções cognitivas, intelectuais e interações sociais. A coordenação motora também é beneficiada, pois é preciso sincronizar os movimentos dos braços e pernas.

Diante desses benefícios, a natação pode ser uma opção de exercício para idosos, crianças e mulheres gestantes.

Menor impacto

Com todos os benefícios mencionados acima, não podemos deixar de mencionar que a natação é uma atividade com baixo impacto. Ao invés de sobrecarregar as articulações, estrutura óssea e músculos, a natação causa fortalecimento dessas estruturas.

Tanto que a natação é um dos melhores esportes para quem sofre com problemas nas articulações como artrite, artrose e fibromialgia, ou mesmo problemas ósseos como a osteoporose.

Como ajustar o treino de natação às necessidades

Para praticar natação é necessário o auxílio profissional. Um professor de natação montará um treino de acordo com o condicionamento físico e objetivos do nadador, seja perda ou ganho de peso.

Embora a recomendação da Organização Mundial seja de nadar por 30 minutos, três vezes por semana, a duração e periodicidade das aulas podem ser ajustadas.

Quem deseja hipertrofia muscular ou emagrecimento saudável, deve intercalar a natação com o treino de musculação, desse modo, além do ganho de força e massa muscular, ocorre melhora na resistência cardiovascular necessária para realizar duas atividades intensas.

Imagem de uma mulher nadando.

Intercale treinos de natação com musculação. (Fonte: Serena Repice Lentini/ Unsplash.com)

Dicas para potencializar o treino de natação

Existem algumas dicas para aumentar o rendimento nos treinos de natação e potencializar os resultados. Uma delas é utilizar um cronômetro para controlar o tempo que você utiliza para percorrer determinada distância.

Outro truque é contrair o abdômen enquanto você nada, tanto para proporcionar estabilidade, quanto melhora na postura e ganho de desempenho.

A respiração também deve ser controlada. Quando você prende a respiração para nadar, compromete a execução dos movimentos, pois diminui o fôlego. O ideal é expirar a cada três braçadas para garantir que o oxigênio chegue a todas as partes do corpo.

E não comprometa os movimentos para aumentar a velocidade do nado. São os movimentos completos que proporcionam resultados.

Também é importante mencionar que você deve consumir certos alimentos antes e após o treino para aumentar o aporte de energia e garantir máximo desempenho no treino e reconstrução muscular.

Imagem de pessoas pulando na piscina.

Mesmo que você não queira nadar profissionalmente, é possível potencializar o treino. (Fonte: Arisa Chattasa/ Unsplash.com)

Quais são os principais equipamentos usados em natação?

Para começar as aulas de natação, você precisará de alguns equipamentos básicos como um par de óculos de natação, maiô ou sunga e uma touca de borracha. Separamos alguns dos melhores produtos dessas categorias abaixo:

Resumo

Com a leitura deste texto, você aprendeu que existem inúmeros benefícios associados à natação e o esporte pode resultar na perda de peso ou ganho de massa muscular.

Mas para aproveitar esses benefícios e conquistar os resultados desejados, você precisa treinar frequentemente, sendo três vezes por semana por 30 a 60 minutos. Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e avalie o texto.

(Fonte da imagem destacada: Serena Repice Lentini/ Unsplash.com)

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