
Não é segredo para ninguém que a natação é um dos esportes mais completos, pois proporciona inúmeros benefícios, sendo o ganho de condicionamento físico e fortalecimento muscular, apenas dois deles.
O melhor é que qualquer pessoa pode praticar natação: criança, adolescente, adulto ou idoso, pois a natação não causa impactos nas coluna ou articulações. Continue a leitura para conhecer todos os benefícios de nadar.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Benefícios da natação: quais vão convencê-lo a nadar
- 3.1 Auxilia no emagrecimento saudável
- 3.2 Fortalece o sistema respiratório
- 3.3 Fortalece o coração
- 3.4 Tonifica os músculos
- 3.5 Melhora do sono
- 3.6 Melhor nas funções cognitivas e interações sociais
- 3.7 Menor impacto
- 3.8 Como ajustar o treino de natação às necessidades
- 3.9 Dicas para potencializar o treino de natação
- 3.10 Quais são os principais equipamentos usados em natação?
- 4 Resumo
Primeiro, o mais importante
- A natação é uma modalidade aeróbica que aumenta a força, resistência e tônus muscular, fortalece o sistema respiratório, cardiovascular, entre outros benefícios.
- Como a natação não causa impactos nas articulações, nem na estrutura óssea, todos podem praticar, inclusive quem sofre de problemas nas articulações, ossos ou coluna.
- Para aproveitar os benefícios da natação, você deve praticar a atividade por 30 a 60 minutos, três vezes por semana.
Benefícios da natação: quais vão convencê-lo a nadar
Ainda que você não seja um nadador profissional, praticar essa atividade por 30 a 60 minutos duas ou três vezes por semana, será o suficiente para proporcionar os benefícios da natação, que serão apresentados abaixo.
Auxilia no emagrecimento saudável
Com a queima de calorias, ocorre a perda de gordura localizada e emagrecimento saudável.
Fortalece o sistema respiratório
A pressão da água da piscina estimula o movimento de expiração, fundamental para quem sofre com asma ou bronquite, auxiliando na prevenção dos sintomas relacionados às crises comuns dessas doenças.
Não podemos deixar de mencionar que a posição horizontal do corpo em um ambiente aquático ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas e hidratadas.
Fortalece o coração
A natação também beneficia quem possui gordura nas paredes das artérias, comum em uma doença chamada aterosclerose. Também ocorre controle do colesterol ruim, aumento do colesterol bom e prevenção da diabetes.
Tonifica os músculos
Melhora do sono
Também ocorre a liberação de endorfina, um hormônio associado à sensação de bem-estar. Experimente praticar natação à noite e potencialize os benefícios relacionados a melhora da qualidade do sono.
Melhor nas funções cognitivas e interações sociais
Diante desses benefícios, a natação pode ser uma opção de exercício para idosos, crianças e mulheres gestantes.
Menor impacto
Tanto que a natação é um dos melhores esportes para quem sofre com problemas nas articulações como artrite, artrose e fibromialgia, ou mesmo problemas ósseos como a osteoporose.
Como ajustar o treino de natação às necessidades
Embora a recomendação da Organização Mundial seja de nadar por 30 minutos, três vezes por semana, a duração e periodicidade das aulas podem ser ajustadas.
Quem deseja hipertrofia muscular ou emagrecimento saudável, deve intercalar a natação com o treino de musculação, desse modo, além do ganho de força e massa muscular, ocorre melhora na resistência cardiovascular necessária para realizar duas atividades intensas.
Dicas para potencializar o treino de natação
Outro truque é contrair o abdômen enquanto você nada, tanto para proporcionar estabilidade, quanto melhora na postura e ganho de desempenho.
A respiração também deve ser controlada. Quando você prende a respiração para nadar, compromete a execução dos movimentos, pois diminui o fôlego. O ideal é expirar a cada três braçadas para garantir que o oxigênio chegue a todas as partes do corpo.
E não comprometa os movimentos para aumentar a velocidade do nado. São os movimentos completos que proporcionam resultados.
Também é importante mencionar que você deve consumir certos alimentos antes e após o treino para aumentar o aporte de energia e garantir máximo desempenho no treino e reconstrução muscular.
Quais são os principais equipamentos usados em natação?
Resumo
Com a leitura deste texto, você aprendeu que existem inúmeros benefícios associados à natação e o esporte pode resultar na perda de peso ou ganho de massa muscular.
Mas para aproveitar esses benefícios e conquistar os resultados desejados, você precisa treinar frequentemente, sendo três vezes por semana por 30 a 60 minutos. Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter e avalie o texto.
(Fonte da imagem destacada: Serena Repice Lentini/ Unsplash.com)