Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Você precisa conhecer os benefícios da yoga se está em busca de um exercício para desenvolver a mente e o corpo simultaneamente. Praticar essa atividade trará saúde e qualidade ao seu organismo em meio a rotina estressante do dia-a-dia.

Com movimentos síncronos e relaxantes, você conseguirá afastar problemas como depressão e ansiedade ou melhorar a condição do seu sono. Quer saber mais sobre como a yoga pode impactar sua vida? Acompanhe o artigo a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • A yoga é uma atividade física milenar que nasceu na Índia, mas continua popular nos dias de hoje. Isso se deve principalmente aos diversos benefícios que ela traz ao corpo e à mente humana.
  • Entre os principais impactos gerados pela prática regular da yoga estão a redução do estresse, o alívio da ansiedade e da depressão, o desenvolvimento da concentração e a melhoria da respiração.
  • Atualmente, muitos métodos de yoga existem e cada um vai ser composto por características especiais. Força e flexibilidade são duas habilidades que fazem parte de qualquer um dos formatos.

Tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da yoga

Apesar de ser um método milenar, a yoga cada vez mais se destaca nas academias por beneficiar tanto ao corpo quanto a mente. Preparamos um guia para mostrar todos os impactos que a prática diária desse exercício traz à sua saúde. Confira:

Concentração, equilíbrio e relaxamento são capacidades desenvolvidas pela prática regular da yoga. (Foto: yanalya/Freepik)

Principais estilos de yoga

As formas para praticar yoga são diversas. Elas se diferenciam nos aspectos físicos e meditativos das atividades. Para encontrar a que combina com você, trouxemos as características e vantagens dos modelos mais populares. Veja:

Características Habilidades Benefícios
Hatha Yoga ou "Yoga Clássica" Posturas e técnicas de respiração que estimulam a energia do corpo Concentração e consciência corporal Melhorias na ansiedade, sono, flexibilidade e no sistema imunológico
Ashtanga Vinyasa Yoga Repetem seis séries de posturas, aulas iniciam com mantra e encerram com relaxamento Respiração, força, flexibilidade e resistência Aumento da disciplina e concentração
Vinyasa Flow Yoga Conjunto de posturas livres Força, resistência e flexibilidade Fortalece braços e pernas
Iyengar Yoga Zelo pelo alinhamento das posturas, uso de acessórios Alongamento e resistência Adaptação da postura
Hota Yoga Sequência de posturas praticada numa sala a 42º Flexibilidade, alongamento e equilíbrio Relaxa a musculatura

Fazer yoga: como começar?

A yoga tem muitas posturas, mas nem todas são para seu corpo. Antes de iniciar, faça uma avaliação médica e descubra se nada te impede de fazer a atividade.

Os primeiros exercícios são para aprender o alinhamento das posturas, executando-as com conforto e estabilidade. Não existem pré-requisitos físicos para iniciar a prática.

Quanto à frequência, o ideal para ter resultados com a yoga é realizá-la com regularidade, pelo menos, por três vezes na semana. O melhor horário do dia dependerá da finalidade que você possui.

Tipos de exercícios populares da yoga

Os movimentos da yoga estão sempre ligados ao relaxamento da mente e do corpo, por meio de uma respiração correta e eficiente.

São ótimos para energizar o organismo e devem ser feitos com conforto, conforme as limitações de cada participante. No vídeo, você confere as posturas mais conhecidas do yoga e como executá-las:

Benefícios da yoga para o corpo: quais são?

A yoga é um exercício completo que traz relaxamento ao corpo e a mente. Porém, outros benefícios também são alcançados com ela. Saiba quais são:

  • Controle hormonal: A ioga afeta as glândulas endócrinas, regulando a circulação dos hormônios na corrente sanguínea. Assim, melhora cólicas menstruais, enxaqueca, lúpus e até a esclerosa múltipla.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: A respiração da ioga ativa o diafragma, motivando o sistema linfático. Desse modo, novos glóbulos brancos são gerados, deixando o corpo  resistente às infecções.
  • Regulagem da pressão arterial: A respiração também melhora a circulação do sangue, autorregulando a pressão arterial.
  • Redução do estresse: A ioga diminui o cortisol, hormônio liberado no nervosismo.
  • Fortalecimento da musculatura: Dores abdominais e na coluna são menores com a prática regular do yoga.
  • Alívio da ansiedade e depressão: Os benefícios se estendem a mente. Quanto a pessoa mais faz yoga, mais ela controla as emoções e reações.

Acessórios usados para praticar yoga

Exercícios com elásticos, tapetes ou almofadas são comuns durante a prática da yoga para intensificar os efeitos proporcionados por esse exercício. Fizemos uma seleção de produtos que podem ser usados nas aulas:

Cuidados especiais ao fazer yoga

A yoga potencializa vários aspectos do corpo e da mente, mas de nada adianta praticá-la sem tomar o cuidado necessário ao realizar as posturas.

Por isso, antes de fazer yoga por conta própria, frequente aulas presenciais para ser orientado por um profissional. Ele vai explicar o alinhamento adequado das posturas, sem que ofereça danos à saúde.

A yoga é um exercício para desenvolver o equilíbrio. Não force seu corpo a fazer movimentos que vão além do limite suportado. Também é essencial usar roupas confortáveis durante a prática.

Por último, tenha constância ao fazer yoga. Nenhum resultado surge do dia para a noite, é preciso paciência, melhorando um pouco a cada dia.

A yoga exige constância e paciência para alcançar os benefícios desenvolvidos com a prática regular desse exercício. (Foto: jeviniya/ A yoga exige constância e paciência para alcançar os benefícios desenvolvidos com a prática regular desse exercício. (Foto: jeviniya/ Pixabay)

Resumo

Mesmo que milenar, os benefícios da yoga fazem com que ela seja reconhecida ainda na atualidade por sua contribuição ao corpo e à mente de forma integral.

Qualquer pessoa pode fazer yoga. A prática é formada pela repetição de uma sequência de posturas que envolve capacidades físicas como respiração controlada, força muscular e equilíbrio.

Quanto à mente, o principal benefício é a redução dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão. No corpo, a yoga pode controlar a pressão arterial e potencializar o sistema imunológico.

(Fonte da imagem destacada: Fizkes/ 123rf.com)

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