Imagem de uma mulher fazendo abdominal.
Ultima atualização: 23 de abril de 2021

Você conhece os benefícios do abdominal? Quando bem executado, esse exercício ajuda a modelar a barriga e melhorar a postura, pois fortalece os músculos do abdômen que proporcionam sustentação ao tronco.

No entanto, os exercícios devem ser variados para estimular diferentes grupos musculares e bem executados, para não prejudicarem a coluna. Continue a leitura para aprender os diferentes abdominais e orientações de como praticar.




Primeiro, o mais importante

  • Quando os músculos do abdômen estão enfraquecidos, o estômago dilata por não encontrar resistência muscular. Também pode ocorrer sobrecarga na coluna e eventuais dores nas costas.
  • Entre os benefícios do abdominal estão a sustentação ao tronco, proteção dos órgãos internos e melhora na respiração.
  • Você pode praticar os abdominais diariamente realizando exercícios sem carga ou com uma carga pequena. Caso você utilize carga maior, recomenda-se fazer um intervalo mínimo de 24 horas entre uma sessão de treino e outra.

Tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do abdominal

Os benefícios do abdominal vão além da estética. Esses exercícios auxiliam na sustentação e fortalecimento da coluna. Mas para conquistar a desejada barriga chapada, é preciso combinar exercícios abdominais com aeróbicos. Continue a leitura para saber mais sobre esse assunto.

Imagem de um rapaz saindo da piscina.

O abdômen é composto de diversos grupos musculares. (Fonte: Tim Mossholder/ Unsplash.com)

Quais são os benefícios do abdominal?

Nem todo mundo sabe, mas os exercícios abdominais melhoram o condicionamento físico e beneficiam o corpo como um todo, promovendo máxima resistência. Conheça os demais benefícios abaixo:

  • Postura: com os músculos abdominais fortalecidos ocorre a melhora da postura, pois são os músculos do abdômen que sustentam o tronco. A diminuição do desgaste da coluna diminui as dores nas costas.
  • Respiração: os movimentos de contração e relaxamento do abdômen em sintonia com os movimentos de inspiração e expiração, melhoram o controle da respiração e aumentando o fôlego .
  • Resistência: diversas atividades do cotidiano exigem dos músculos abdominais, neste sentido, os abdominais promovem resistência e facilitam a execução desses movimentos.
  • Barriga chapada: os abdominais ajudam a eliminar o excesso de gordura da barriga, deixando-a seca e definida.

Quais são os cuidados necessários na realização de abdominais?

Antes de começar a fazer abdominal, recomendamos que você realize uma avaliação física e aprenda os movimentos com o auxílio de um profissional de educação física, depois você pode fazer esses exercícios em casa.

Tenha em mente que realizar os exercícios de maneira inadequada, com sobrecarga ou sem intercalar com outras atividades pode causar sérios problemas.

Principais exercícios abdominais para pessoas em nível iniciante

Existem exercícios de abdominais nos níveis iniciante, intermediário e avançado e você deve realizar apenas aqueles que compreendem seu nível de habilidade. Conheça alguns exercícios em nível iniciante:

Abdominal tradicional

O abdominal tradicional atua nos músculos reto abdominal e oblíquos. O movimento é simples: deite-se em uma colchonete, flexione as pernas, alinhe o quadril e mantenha os pés presos ao chão, depois coloque as mãos atrás das orelhas ou da cabeça e levante o tronco para contrair o abdômen, retorne e repita o movimento.

Imagem de uma mulher medindo a circunferência da barriga.

O abdominal ajuda a modelar os músculos e reduzir medidas. (Fonte: Andrea De Martin/ 123rf.com)

Abdominal infra

Esse exercício trabalha os músculos reto abdominal, piramidais, oblíquos e transversos. Para realizar o movimento, deite-se com a coluna apoiada no colchonete e os braços estendidos na lateral do corpo, estenda as pernas para cima devagar, mantendo-as retas, abaixe e repita o movimento.

Abdominal oblíquo

Esse exercício trabalha o reto abdominal, oblíquos internos e externos. Para fazer, deite-se com a coluna apoiada na colchonete, coloque as mãos na cabeça, dobre os joelhos em um ângulo de 45º, toque o joelho direito com o cotovelo esquerdo e vice-versa.

Abdominal Supra

Abdominal supra trabalha os músculos reto abdominal e oblíquos. Você deve deitar com as costas apoiadas no chão, colocar as mãos nas orelhas, inclinar o queixo em direção ao pescoço sem encostar e subir o tronco até os ombros saírem do solo, volte à posição inicial, soltando o ar na descida.

Melhores abdominais para nível intermediário

Depois de adquirir certa prática e realizar as diferentes variações de abdominais em nível básico, está na hora de se desafiar a realizar abdominais em nível intermediário:

Prancha

Esse exercício atua no reto abdominal, transversos, costas e ombros. Você deve ficar de bruços, apoiar-se em seus cotovelos e manter os antebraços firmes ao chão. Deixe o tronco ereto e contraia o abdômen. Permaneça nessa posição de 30 segundos a um minuto.

Imagem de uma mulher fazendo prancha.

A prancha é um dos exercícios abdominais mais completos. (Fonte: Li Sun/ Pexels.com)

Abdominal invertido

Para trabalhar o reto abdominal, piramidais, transversos e oblíquos, você deve realizar o abdominal invertido. Deite-se em uma colchonete, estenda os braços na lateral do corpo com as palmas das mãos apoiadas no chão, dobre os joelhos, contraia o abdômen e levante as pernas e quadris. Esse exercício ajuda a trabalhar os glúteos.

Abdominal na bola suíça

Esse exercício atua no músculo do reto abdominal. Para realizar, você deve apoiar as costas na bola e manter os pés fixos ao chão, depois deve flexionar o tronco para frente, retornar à posição inicial e repetir o movimento.

Abdominal com braços estendidos

Esse exercício atua no reto abdominal e oblíquo. Você deve deitar em uma colchonete, esticar os braços para cima sobre a cabeça e flexionar o tronco para frente, depois voltar à posição inicial e repetir o movimento.

Melhores abdominais em nível avançado

Caso você já esteja acostumado a realizar abdominais, pode executar o abdominal remador. O exercício atua no reto abdominal, oblíquos, transversos e piramidais. Você deve deitar-se em uma colchonete, manter os braços estendidos na lateral da cabeça, flexionar o tronco, quadril e joelhos até conseguir abraçar os joelhos.

Resumo

Como você pôde compreender com a leitura desse texto, os benefícios do abdominal incluem o fortalecimento da coluna, melhora na postura, contenção do estômago, controle da respiração e modelagem da barriga.

Existem exercícios em nível iniciante, intermediário e avançado e você deve aprender os movimentos com um professor de educação física. O uso de carga é opcional, mas o intervalo não. Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)

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