Ultima atualização: 12 de junho de 2021

Melhoria da aptidão física, promoção da saúde e manutenção da qualidade de vida: esses são alguns dos benefícios do alongamento gerados na rotina de quem realiza esse exercício com frequência.

Os alongamentos são exercícios simples com o peso do corpo de extrema importância para todas as pessoas de atletas a iniciantes. Sua versatilidade permite que sejam feitos em qualquer lugar como na academia, em casa e até no trabalho.




Primeiro, o mais importante

  • Os alongamentos são essenciais para o desenvolvimento da musculatura do corpo. Os exercícios são simples e podem ser executados em diferentes ambientes como em casa, trabalho ou áreas externas.
  • É recomendado que os alongamentos sejam feitos antes de qualquer treino físico. Na atualidade, existem tipos de alongamentos específicos para a evolução de cada área do corpo.
  • Os benefícios do alongamento vão desde a tonificação da musculatura até a redução do estresse. Entretanto, atente-se aos cuidados necessários para evitar que a prática prejudique o organismo, ao invés de ajudá-lo.

Tudo o que você precisa saber sobre benefícios do alongamento

A facilidade em executar os movimentos físicos do alongamento não exclui a necessidade de que eles sejam feitos com determinados cuidados. Conheça todos os detalhes sobre essa atividade no nosso artigo a seguir:

Qualquer pessoa pode fazer alongamentos regulares e desfrutar de seus benefícios. (Foto: maridav/ 123rf)

Alongamento muscular: o que é?

Os alongamentos são exercícios simples em que a pessoa permanece por determinado tempo em uma postura, estendendo os músculos no limite máximo. Os movimentos devem ser feitos com controle da respiração e alinhamento.

Você pode se alongar sempre que quiser em momentos como na pausa do trabalho, ao fazer tarefas domésticas, antes de exercícios feitos em casa e até mesmo nas horas de lazer.

Joseph PilatesGinasta
"Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica"

Como se alongar de forma adequada?

A recomendação é fazer alongamentos todos os dias para alcançar todos os benefícios que essa prática pode trazer ao seu corpo. A média é que cada movimento tenha duração entre 15 a 45 segundos.

Também é indicado fazer um pré-aquecimento, como caminhadas ou uma sequência de polichinelos, antes de começar a fazer os exercícios de alongamento.

Cada postura do alongamento deve ser mantida por 15 a 45 segundos.

Inicie os movimentos pelos músculos primários (superior das costas, peitoral e posterior das coxas e glúteos), pois contribuem na realização do exercício. Depois alongue os músculos auxiliares das mãos, dedos e bíceps.

Um ponto importante sobre os alongamentos é que eles devem ser incluídos antes dos treinos físicos, excluindo a musculação. Além disso, é preciso se atentar ao limite do corpo, não é comum sentir dor ao fazer essa prática.

Quais os benefícios do alongamento muscular?

Os benefícios do alongamento são imensuráveis para o corpo, quando essa prática ocorre de forma adequada e regular na rotina. Conheça os principais impactos positivos de se alongar na sequência:

  • Melhora a postura: Os alongamentos reduzem a tensão muscular, evitando o desconforto de uma má-postura.
  • Aumenta a flexibilidade: Por essa características, essa prática é muito recomendada antes de treinos físicos, ampliando a dimensão dos movimentos executados.
  • Ajuda no relaxamento: Na estresse do dia-a-dia, dores nas costas, pescoço e na cabeça são comuns. Elas podem ser aliviados com alongamentos regulares e específicos.
  • Ativa a circulação sanguínea: Quando os alongamentos são realizados, eles aumentam o fluxo do sangue nos músculos estendidos. Por isso, são recomendados para serem realizados após lesões musculares.

Tipos de alongamento: quais são?

Atualmente, existem muitas formas de fazer o alongamento que trabalham o corpo com finalidades específicas. Para diferenciar essa classificação, assista o vídeo abaixo que explica as características de cada modalidade de alongamento:

Sugestões de exercícios para alongamento muscular

Nem todas as partes do corpo são ativadas do mesmo modo. Por isso, existem alongamentos específicos para estimular a musculatura de formas diferentes. Separamos exercícios para quatro regiões do corpo que mais necessitam da prática:

  • Alongamento das pernas: Fique de pé e segure na parede. Dobre o joelho, apontando para o chão, e segure o pé em direção aos glúteos. Faça o processo cada hora com uma perna. Repita o exercício entre uma a três vezes.
  • Alongamento da coluna: Sente nos tornozelos e leve o corpo para frente, deixando os braços esticados e tocando o chão. Vá até o limite, o ideal é também encostar a cabeça no solo.
  • Alongamento para lombar: Deite com as costas no chão e eleve os glúteos com as pernas esticadas.
  • Alongamento do ombro: Leve a mão direita sobre o ombro esquerdo e coloque a outra no cotovelo, puxando o braço para intensificar o movimento.

Como o organismo é afetado pela falta de alongamento?

Como outras atividades físicas, os alongamentos exigem regularidade na realização. A falta desse tipo de exercício pode acarretar em problemas principalmente para ossos e músculos.

Isso porque tanto a vida sedentária quanto a prática constante de exercícios encurtam as fibras musculares, diminuindo a flexibilidade e aumentando as dores. Com alongamentos regulares, esse problema pode ser aliviado.

Os efeitos da prática regular de alongamentos não são imediatos e podem ser sentidos durante a vida toda (Foto: undrey/ 123rf.com)

Resumo

A prática dos alongamentos trazem benefícios ao corpo, estendendo a musculatura de modo que aumente a flexibilidade durante as atividades físicas ou elimine dores vindas da má-postura, como na coluna ou pescoço.

Além disso, os alongamentos são capazes de trazer maior oxigenação ao organismo, melhorando assim a capacidade mental e eliminando o estresse e outros sentimentos conflituosos.

Os maiores diferenciais dos alongamentos são sua versatilidade e simplicidade, permitindo que pessoas de diversas faixas etárias façam os exercícios no qualquer lugar que queiram.

(Fonte da imagem destacada: dolgachov/ 123rf.com)

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