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Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Quem está considerando aderir às artes marciais como prática esportiva, deve conhecer os benefícios do Muay Thai. Essa arte marcial tailandesa incentiva o praticante a desafiar suas limitações físicas e mentais em busca de superação.

O muay thai ajuda a fortalecer os músculos, resultando em pernas, glúteos, abdômen e braços firmes e definidos. Outros benefícios da luta são ganho de condicionamento físico, flexibilidade, agilidade, coordenação motora e muitos outros que vamos detalhar neste texto.




Primeiro, o mais importante

  • Como esporte, o muay thai atua no ganho de condicionamento físico, fortalecimento muscular, aumento de elasticidade e capacidade cardiovascular.
  • Geralmente, cada treino dura entre 60 e 90 minutos e envolve diversos exercícios além dos movimentos da luta como corrida, pular corda, flexões de braço e abdominais.
  • Como essa arte marcial envolve contato físico com o oponente, você deve utilizar equipamentos de proteção como protetor de boca, luvas, ataduras e caneleiras.

Benefícios do muay thai: conheça mais sobre a luta tailandesa

O muay thai é uma arte marcial tailandesa que tem como princípios a coragem e autoconfiança dos lutadores. Mas a luta proporciona inúmeros benefícios, como vamos detalhar abaixo.

Imagem de uma mulher lutando muay thai.

O muay thai proporciona benefícios para o corpo e a mente. (Fonte: Jonathan Tomas/ Unsplash.com)

Conheça um pouco sobre o Muay Thai

Também conhecido como boxe tailandês, o muay thai é uma arte marcial que utiliza oito regiões do corpo de maneira estratégica, sendo ambos os punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, como estruturas de defesa do corpo.

O muay thai originou-se como uma estratégia de guerra tailandesa e o principal objetivo é mobilizar o adversário com golpes que consistem em socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.

Benefícios físicos do Muay Thai

O muay thai proporciona inúmeros benefícios que refletem na saúde e estética do corpo.

Aumento do condicionamento físico

O muay thai associa os golpes da luta tailandesa com exercícios de flexibilidade, alongamento e condicionamento físico. Como essa atividade exige bastante do corpo, ocorre o aumento de aptidão física, diminuição da fadiga e maior força e resistência muscular.

O aumento de condicionamento físico ocorre gradualmente, conforme você adquire domínio da luta e progride nos treinos.

Ganho de percepção corporal

Como as artes marciais envolvem movimentos de defesa e ataque que envolvem o corpo todo, além da percepção corporal, ocorre o ganho de força corporal, mobilizada nesses movimentos.

Os movimentos de ataque e defesa também ajudam no ganho de coordenação motora, pois você precisa coordenar os movimentos dos pés e das mãos. Os reflexos também melhoram, pois você precisa antecipar os movimentos do adversário e agir rapidamente.

Emagrecimento saudável

Como o muay thai é uma atividade aeróbica intensa, o aumento do metabolismo, perda de calorias e queima de gordura localizada ocorrem intensamente, sendo ideal para quem deseja perder peso de maneira saudável.

Dependendo do ritmo do seu metabolismo e da intensidade dos golpes, uma sessão de muay thai com 60 a 90 minutos de duração pode queimar entre 1000 e 1500 calorias. Em poucos meses de treino, você perderá muitas medidas.

Tonificação muscular

O muay thai também ajuda no fortalecimento e definição muscular, tanto porque auxilia na perda de gordura localizada, quanto porque aumenta a massa muscular. Lembre-se que o fortalecimento muscular não proporciona apenas benefícios estéticos, como também melhora na postura.

Esta arte marcial tonifica diversos músculos, especialmente os músculos do core e dos glúteos.

Fortalecimento do sistema imunológico

Quando você associa a prática de muay thai com alimentos saudáveis que devem ser consumidos antes e após o treino, você fortalece o sistema imunológico, que se torna mais resistente a doenças.

Mas é importante começar devagar, pois quem deseja treinar intensamente assim que começa a praticar muay thai pode ser prejudicado com o efeito inverso e notar o enfraquecimento da imunidade.

Ganho de flexibilidade

A arte marcial tailandesa também ajuda a aumentar a flexibilidade corporal, especialmente nas regiões dos músculos lombares, extensores dos quadris e posteriores de coxas.

A importância da flexibilidade muscular ocorre devido a melhora na amplitude dos movimentos e a diminuição do risco de lesões.

Benefícios emocionais do muay thai

Conforme mencionamos na introdução, os benefícios do muay thai também envolvem suas emoções. Preparamos uma lista com alguns desses benefícios:

  • Aumento do equilíbrio emocional e concentração: como você precisa prestar atenção ao praticar muay thai, o aumento de concentração é inevitável. Também ocorre o ganho de equilíbrio emocional que reflete em suas relações interpessoais.
  • Alívio do estresse: os movimentos realizados no muay thai auxiliam na produção de endorfina, um hormônio associado à sensação de bem-estar. Além de diminuir o estresse, a luta também ajuda a energizar o corpo.
  • Aumento de autoconfiança: quando você consegue superar os desafios do treino de muay thai, é notável o ganho de autoconfiança e autoestima.
  • Ganho de coragem: como os treinos de muay thai simulam confrontos entre os participantes, o praticante deve ser desafiado ou encorajado a lutar. Isso estimula a coragem e o reconhecimento dos próprios limites.
  • Aumento de disciplina: não basta aprender os golpes de muay thai, você precisa aprender técnicas para antecipar os movimentos do oponente e ser bem-sucedido em seus golpes. Tudo isso estimula a disciplina para aprender as técnicas.

Quantas calorias consigo queimar no treino de muay thai?

Conforme mencionamos anteriormente, em uma aula de muay thai, o gasto calórico pode chegar a 1000 ou 1500 calorias, dependendo da intensidade dos golpes. Um praticante iniciante consegue queimar cerca de 750 calorias, um número muito elevado em relação aos demais esportes.

Além da queima de calorias, ocorre fortalecimento da musculatura, definição da forma corporal e liberação da retenção de líquidos.

Imagem de uma mulher lutando.

O muay thai é a atividade esportiva perfeita para quem deseja perder peso. (Fonte: Jonathan Tomas/ Unsplash.com)

Cuidados para evitar lesões

Como o muay thai é uma arte marcial que gera bastante impacto, é necessário tomar cuidado na execução dos movimentos, para evitar lesões. O auxílio de um professor especializado na luta tailandesa também é importante, porque evita a execução de movimentos de maneira incorreta.

Resumo

Depois de conhecer os benefícios do muay thai, imaginamos que você esteja curioso para lutar o boxe tailandês, não é mesmo?

Para começar a praticar muay thai, você deve frequentar uma academia especializada em artes marciais e contar com o auxílio de um instrutor. Esperamos que tenha gostado deste artigo.

(Fonte da imagem destacada: Jonathan Tomas/ Unsplash.com)

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