
Quem está considerando aderir às artes marciais como prática esportiva, deve conhecer os benefícios do Muay Thai. Essa arte marcial tailandesa incentiva o praticante a desafiar suas limitações físicas e mentais em busca de superação.
O muay thai ajuda a fortalecer os músculos, resultando em pernas, glúteos, abdômen e braços firmes e definidos. Outros benefícios da luta são ganho de condicionamento físico, flexibilidade, agilidade, coordenação motora e muitos outros que vamos detalhar neste texto.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Como esporte, o muay thai atua no ganho de condicionamento físico, fortalecimento muscular, aumento de elasticidade e capacidade cardiovascular.
- Geralmente, cada treino dura entre 60 e 90 minutos e envolve diversos exercícios além dos movimentos da luta como corrida, pular corda, flexões de braço e abdominais.
- Como essa arte marcial envolve contato físico com o oponente, você deve utilizar equipamentos de proteção como protetor de boca, luvas, ataduras e caneleiras.
Benefícios do muay thai: conheça mais sobre a luta tailandesa
O muay thai é uma arte marcial tailandesa que tem como princípios a coragem e autoconfiança dos lutadores. Mas a luta proporciona inúmeros benefícios, como vamos detalhar abaixo.
Conheça um pouco sobre o Muay Thai
O muay thai originou-se como uma estratégia de guerra tailandesa e o principal objetivo é mobilizar o adversário com golpes que consistem em socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.
Benefícios físicos do Muay Thai
Aumento do condicionamento físico
O muay thai associa os golpes da luta tailandesa com exercícios de flexibilidade, alongamento e condicionamento físico. Como essa atividade exige bastante do corpo, ocorre o aumento de aptidão física, diminuição da fadiga e maior força e resistência muscular.
O aumento de condicionamento físico ocorre gradualmente, conforme você adquire domínio da luta e progride nos treinos.
Ganho de percepção corporal
Como as artes marciais envolvem movimentos de defesa e ataque que envolvem o corpo todo, além da percepção corporal, ocorre o ganho de força corporal, mobilizada nesses movimentos.
Os movimentos de ataque e defesa também ajudam no ganho de coordenação motora, pois você precisa coordenar os movimentos dos pés e das mãos. Os reflexos também melhoram, pois você precisa antecipar os movimentos do adversário e agir rapidamente.
Emagrecimento saudável
Como o muay thai é uma atividade aeróbica intensa, o aumento do metabolismo, perda de calorias e queima de gordura localizada ocorrem intensamente, sendo ideal para quem deseja perder peso de maneira saudável.
Dependendo do ritmo do seu metabolismo e da intensidade dos golpes, uma sessão de muay thai com 60 a 90 minutos de duração pode queimar entre 1000 e 1500 calorias. Em poucos meses de treino, você perderá muitas medidas.
Tonificação muscular
O muay thai também ajuda no fortalecimento e definição muscular, tanto porque auxilia na perda de gordura localizada, quanto porque aumenta a massa muscular. Lembre-se que o fortalecimento muscular não proporciona apenas benefícios estéticos, como também melhora na postura.
Esta arte marcial tonifica diversos músculos, especialmente os músculos do core e dos glúteos.
Fortalecimento do sistema imunológico
Quando você associa a prática de muay thai com alimentos saudáveis que devem ser consumidos antes e após o treino, você fortalece o sistema imunológico, que se torna mais resistente a doenças.
Mas é importante começar devagar, pois quem deseja treinar intensamente assim que começa a praticar muay thai pode ser prejudicado com o efeito inverso e notar o enfraquecimento da imunidade.
Ganho de flexibilidade
A arte marcial tailandesa também ajuda a aumentar a flexibilidade corporal, especialmente nas regiões dos músculos lombares, extensores dos quadris e posteriores de coxas.
A importância da flexibilidade muscular ocorre devido a melhora na amplitude dos movimentos e a diminuição do risco de lesões.
Benefícios emocionais do muay thai
- Aumento do equilíbrio emocional e concentração: como você precisa prestar atenção ao praticar muay thai, o aumento de concentração é inevitável. Também ocorre o ganho de equilíbrio emocional que reflete em suas relações interpessoais.
- Alívio do estresse: os movimentos realizados no muay thai auxiliam na produção de endorfina, um hormônio associado à sensação de bem-estar. Além de diminuir o estresse, a luta também ajuda a energizar o corpo.
- Aumento de autoconfiança: quando você consegue superar os desafios do treino de muay thai, é notável o ganho de autoconfiança e autoestima.
- Ganho de coragem: como os treinos de muay thai simulam confrontos entre os participantes, o praticante deve ser desafiado ou encorajado a lutar. Isso estimula a coragem e o reconhecimento dos próprios limites.
- Aumento de disciplina: não basta aprender os golpes de muay thai, você precisa aprender técnicas para antecipar os movimentos do oponente e ser bem-sucedido em seus golpes. Tudo isso estimula a disciplina para aprender as técnicas.
Quantas calorias consigo queimar no treino de muay thai?
Além da queima de calorias, ocorre fortalecimento da musculatura, definição da forma corporal e liberação da retenção de líquidos.
Cuidados para evitar lesões
Resumo
Depois de conhecer os benefícios do muay thai, imaginamos que você esteja curioso para lutar o boxe tailandês, não é mesmo?
Para começar a praticar muay thai, você deve frequentar uma academia especializada em artes marciais e contar com o auxílio de um instrutor. Esperamos que tenha gostado deste artigo.
(Fonte da imagem destacada: Jonathan Tomas/ Unsplash.com)