Mulher praticando pilates com ajuda da instrutor.
Ultima atualização: 7 de junho de 2021

Cada vez mais os benefícios do pilates têm sido reconhecidos. Com movimentos lentos e concentrados, esse treino é feito a partir da força abdominal com capacidade de impactar o corpo todo.

Tonificação e flexibilidade são os principais efeitos desse exercício no organismo, eliminando dores nas articulações, músculos, nervos e tendões. Quer saber mais sobre o assunto? Confira as informações que trouxemos a seguir!




Primeiro, o mais importante

  • O pilates é um método que desenvolve o condicionamento físico e mental dos praticantes por meio de exercícios feitos com o peso do corpo, tendo ou não o auxílio de equipamentos.
  • Concentração, controle respiratório, equilíbrio e precisão são algumas das habilidades necessárias aos alunos durante a prática do pilates, que deve ser executada com a orientação de um profissional.
  • Uma dos principais fundamentos do pilates é o fornecimento de um atendimento personalizado. Assim, os treinos devem ser elaborados de modo a atender aos objetivos, necessidades e limitações de cada praticante.

Tudo o que você precisa saber sobre os benefícios do pilates

O desenvolvimento do corpo e da mente é um dos fundamentos do pilates. Entretanto, você conhece todos os detalhes desta prática? Respondemos as principais dúvidas para você saber tudo sobre essa atividade, confira a seguir:

Exercícios mais comuns realizados no pilates

O pilates foi criado no século XX e desde então passou por várias atualizações. Com isso, surgiram duas variações principais conhecidas como modelos clássico e contemporâneo.

Entre elas, não existe uma modalidade correta. A diferença é apenas quanto ao modo de executar os exercícios. Listamos as características de cada um dos modelos na tabela abaixo:

Características Exercícios
Pilates Clássico É realizado da mesma forma quando foi criado por Joseph Pilates. Repertório de exercícios baseado em cinco princípios: respiração, concentração, centralização, precisão e fluidez.
Pilates Contemporâneo Baseado no modelo original, porém com atualizações necessárias. Sequência de exercícios exclusiva para cada aluno.

Frequência ideal para as aulas de pilates

A quantidade de aulas necessárias deve ser adaptada à finalidade e estilo de vida de cada aluno. Porém, a frequência ideal recomendada para a prática do pilates seria de três vezes na semana.

Desse modo, é possível para o praticante condicionar os movimentos dos exercícios com facilidade e conseguir os resultados que podem ser alcançados com a prática regular dessa atividade.

Mulher sentado em um colchonete, fazendo alongamento.

A prática regular de pilates atua de forma integral no corpo, melhorando as condições físicas e mentais do participante. (Foto: drobotdean/123RF.com)

Principais benefícios ao fazer pilates

O pilates tem se tornado muito conhecido, mas nem todos sabem das melhorias que ele traz ao corpo. Reunimos os principais benefícios na lista a seguir:

  • Tonificação da musculatura: O pilates promove fortalecimento físico dos músculos, especialmente o abdômen.
  • Aumento da flexibilidade: Benefício que vem principalmente da prática regular dos alongamentos.
  • Correção de problemas posturais: Essencial para o tratamento de desconfortos posturais pelo fortalecimento da musculatura da coluna.
  • Melhorias na respiração: Ajuda o aluno a ter controle da musculatura e oferece disposição para realizar as tarefas diárias.
  • Promoção do bem-estar: Harmonia, concentração e equilíbrios são pilares fundamentais do pilates e podem ser reproduzidos no dia-a-dia.

Equipamentos mais usados no pilates

A maioria dos exercícios do pilates contam com o auxílio de equipamentos para facilitar a realização dos movimentos. Na sequência, veja os equipamentos mais usados durante as aulas:

Características Funções
Cadillac Parece uma cama, tem barras metálicas e molas Principalmente exercícios suspensos com o peso do corpo
Reformer Unidade móvel sobre trilhos com quatro molas Principal equipamento usado para variados exercícios
Chair Cadeira com pedal móvel, duas molas e encosto para mãos Trabalha o fortalecimento dos membros superiores e inferiores
Ladder Barrel Degraus e uma superfície arredondada como barril Usado para melhorar condicionamento físico e postural

Cuidados necessários ao praticar pilates

Praticar pilates faz muito bem à saúde, mas é necessário tomar alguns cuidados ao optar por essa atividade.

Fazer uma avaliação médica

Por impactar diretamente na postura, é importante fazer uma avaliação médica antes de praticar o pilates. Assim, o aluno verificará se não possui diagnóstico para doenças na coluna, artroses ou outros problemas que podem influenciar nos exercícios.

Desse modo, você pode evitar outros danos à saúde durante a prática e ainda investir no pilates como forma de tratamento para reduzir os sintomas dos problemas caso existam.

Instrutor ajudando uma aluna a fazer ponte de exercícios físicos.

A orientação de um profissional especializado é fundamental à prática do pilates, evitando novos danos ao corpo (Foto: yanalya/ 123rf)

Verificar se o atendimento é personalizado

Aulas padronizadas para todos os alunos não funcionam no pilates. Por isso, fique atento se o estúdio tem atendimento personalizado conforme os objetivos de cada praticante.

O interessante é fazer aulas experimentais antes de escolher o local adequado para começar a praticar o exercício. Além disso, é preferível selecionar lugares em que as turmas tenham número reduzido de alunos, garantindo essa dedicação especial do instrutor.

Não realizar movimentos por conta própria

Faça sempre a quantidade de repetições indicada pelo instrutor e sempre pergunte sobre a execução das atividades caso tenha dúvidas. Os profissionais são habilitados para personalizar o treino para cada aluno.

Então, sempre apresente suas necessidades para que ele saiba como ajudá-lo da melhor forma a aprimorar sua saúde. Se tiver doenças diagnosticadas, leve a avaliação médica para ele antes de frequentar as aulas.

Joseph PilatesGinasta
"É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo."

Resumo

A procura pelo pilates intensificou nos últimos anos, principalmente, devido a sua capacidade de gerar resultados não apenas aos aspectos físicos do corpo como também as habilidades mentais dos praticantes.

Baseado em movimentos lentos, que exigem concentração, força abdominal e controle respiratório, esse é um tipo de exercício que precisa da instrução de um profissional para gerar resultados corretos, sem trazer prejuízos à saúde.

Para isso, os estúdios de pilates precisam fornecer atendimento personalizado que se adeque às necessidades e objetivos de cada aluno, comprovados anteriormente por uma avaliação médica feita antes do início das aulas.

(Fonte da imagem destacada: Tommaso Lizzul/ 123rf)

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