Cenouras e suco de cenoura.
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Pele bonita e bronzeada, visão saudável e imunidade fortalecida. Esses são alguns benefícios do betacaroteno para a nossa saúde. Conhecido como o pigmento de frutas e legumes de cores alaranjadas, o betacaroteno também pode ser consumido por meio de suplementos.

Para saber a melhor forma de ingestão dessa substância - e sua importância vital para o corpo -, nós vamos explicar para você as principais questões que envolvem a função do betacaroteno no nosso organismo e o consumo de suplementos.




Primeiro, o mais importante

  • O betacaroteno é um pigmento encontrado em algumas frutas e verduras que, depois de ingerido, tem a capacidade de se converter em vitamina A.
  • A vitamina A é importante para a manutenção da saúde da pele, da visão e do sistema imunológico.
  • Pessoas com dietas deficientes, deverão recorrer à suplementação do betacaroteno com acompanhamento médico.

Como garantir os níveis ideais de betacaroteno

Por ser um precursor da vitamina A, o betacaroteno é essencial para a saúde. E por mais que possa parecer simples consumir esse nutriente, a verdade é que, devido à rotina acelerada e algumas condições de saúde, isso nem sempre é possível. Por isso, vamos explicar quais são as alternativas para manter a quantidade de betacaroteno em dia.

Mulher bebendo líquido laranja.

O betacaroteno confere cor laranja à frutas e legumes. (Fonte: akz/123RF)

O que é e para que serve o betacaroteno?

O betacaroteno é um pigmento antioxidante que faz parte de um grupo de nutrientes denominados carotenóides, que conferem cor à frutas e vegetais.

A cor do betacaroteno é o amarelo-alaranjado, encontrado, por exemplo, na cenoura e no mamão.

E você deve saber que a cor do betacaroteno é o amarelo-alaranjado, encontrado, por exemplo, na cenoura e no mamão.

Quando ingerido e absorvido pelo nosso organismo, esse pigmento é transformado em vitamina A e, por isso, costuma ser chamado também de pró-vitamina A.

Essa vitamina é responsável por desempenhar diversas funções no nosso corpo, algumas vitais, mas deve ser consumida sem excesso para não causar o amarelamento da pele. Confira algumas delas:

Benefícios do betacaroteno Malefícios
Ação antioxidante, que evita o envelhecimento das células Se consumido em excesso pode deixar a pele amarelada
Protege e preserva a saúde da visão
Cuida da pele, mantendo o bronzeado e evitando os males dos raios UV
Evita doenças cardíacas
Aumenta a imunidade

Quais são os alimentos ricos em betacaroteno?

Como vimos, os alimentos ricos em betacaroteno são aqueles que possuem a cor amarelo-alaranjado. Confira alguns exemplos abaixo:

  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Batata
  • Caqui;
  • Damasco;
  • Tangerina.

Quem deve usar suplemento de betacaroteno?

A suplementação com betacaroteno, assim como com qualquer outro nutriente, deve ser feita com acompanhamento de um especialista. Isso porque, em alguns casos, o consumo inadequado, desnecessário e em excesso pode causar efeitos negativos na sua saúde.

Como vimos, uma grande quantidade de betacaroteno pode deixar a pele amarelada. Ainda assim, a suplementação desse pigmento costuma ser indicada para quem não conseguem obter uma quantidade satisfatória de betacaroteno apenas através da alimentação.

E, nesses casos, o uso de suplemento é importante porque, assim como o excesso de betacaroteno pode não ser bom para a saúde, também a sua deficiência será prejudicial.

Quais os sintomas da deficiência de betacaroteno?

Quando o corpo sofre com a falta de betacaroteno, a produção de vitamina A dentro do organismo é prejudicada. Com isso, podem ocorrer diversos prejuízos à saúde.

Uma das consequências são os danos à visão podendo, inclusive, levar à cegueira. Além disso, a deficiência de betacaroteno também pode gerar alterações da pele, enfraquecimento das unhas e cabelos e uma baixa na sua imunidade.

Como deve ser a composição do suplemento de betacaroteno?

Existem diversos tipos de suplementos com betacaroteno. Mas os melhores terão uma concentração alta de vitamina A. Vale lembrar que a ingestão diária de vitamina A recomendada para adultos é de 900 mcg para homens e 700 mcg para mulheres.

Mas como nem sempre essa dosagem é atingida apenas com o consumo de betacaroteno, os melhores suplementos também contém em sua fórmula doses altas de vitamina A.

Mulher ingerindo cápsula.

O suplemento de betacaroteno deve, preferencialmente, ser composto também de vitamina A e C. (Fonte: Puhha / 123RF)

O ideal, nesse quesito, é que o suplemento de betacaroteno tenha entre 300 mcg e 600 mcg de vitamina A. Além disso, vale apostar nos suplementos que também possuem a vitamina C.

Esse nutriente, quando combinado ao betacaroteno, reforça ainda mais a imunidade, agindo contra os radicais livres, o que é especialmente positivo para manter a pele protegida e saudável.

Quem é vegano pode tomar suplemento de betacaroteno?

Veganos e vegetarianos não consomem alimentos de origem animal e isso vale também para os suplementos. Mas é comum que as cápsulas sejam revestidas com substâncias de origem animal, como a gelatina, e também com substâncias em sua formulação como a cera de abelha.

Por isso, é natural que surjam dúvidas se os veganos podem ou não consumir suplementos de betacaroteno. Como a alimentação de veganos e vegetarianos é baseada em alimentos de origem vegetal, se a dieta for natural e diversificada, dificilmente haverá algum tipo de deficiência.

Mas se houver, os veganos podem sim lançar mão dos suplementos. Hoje em dia o mercado já oferece suplementos veganos, nos quais as cápsulas não levam nenhum produto de origem animal em sua composição.

Resumo

O betacaroteno é um pigmento que, quando absorvido pelo nosso organismo, é convertido em vitamina A. Essa vitamina, por sua vez, é essencial para a saúde da pele, da visão e para o fortalecimento do sistema imunológico. O betacaroteno pode ser consumido através de frutas e legumes de cor amarelo-alaranjados.

No entanto, nem sempre é possível adquirir os níveis ideais apenas através da alimentação. No caso de deficiência, é possível consumir o suplemento de betacaroteno. Para tanto, recomendamos o acompanhamento de um médico. Além disso, é importante se atentar para escolher um suplemento com boas doses de vitamina A e C.

(Fonte da imagem destacada: Couleur / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas