betaína
Ultima atualização: 17 de novembro de 2020

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Ter um estilo de vida ativo, uma alimentação saudável e bons hábitos devem ser os pilares de uma boa saúde. Além disso, os suplementos alimentares podem dar um "empurrão" nesta direção, especialmente se o corpo humano não é capaz de obtê-lo sozinho.

É então que entra a betaína, conhecida também como betaína anidra ou trimetilglicina (TMG). Este nutriente é um composto químico que pode ser utilizado para proteger o coração, o sistema nervoso e, inclusive, promover um bom rendimento físico. Será que é verdade tudo o que dizem sobre ela? Verifique no nosso artigo!




O mais importante

  • A betaína anidra ou trimetilglicina (TMG) é um composto químico que pode ajudar a regular os níveis de compostos possivelmente nocivos, como a homocisteína.
  • Além disso, a betaína pode favorecer a saúde dos neurônios e, inclusive, melhorar o rendimento físico.
  • Os suplementos de betaína podem ser obtidos no mercado online. No entanto, devem ser utilizados com precaução e com supervisão médica, já que os seus efeitos colaterais são pouco conhecidos.

Os melhores produtos de betaína: Nossas recomendações

Se você quer explorar os melhores suplementos de betaína anidra no mercado online, mas não sabe por onde começar, você não precisa mais se preocupar. Criamos esta seleção incrível para que você escolha o melhor produto para você.

A melhor betaína em cápsulas líquidas

Este suplemento de betaína fornece 500 mg deste componente por dose e o consumo recomendado é de 2 cápsulas por dia. As cápsulas possuem conteúdo líquido, o que facilita muito a absorção. Além disso, possui todas as certificações adequadas e é um produto vegetariano.

O melhor suplemento de betaína HCL

Este suplemento de betaína HCL é formulado para auxiliar o funcionamento estomacal. Em uma embalagem com 120 cápsulas veganas com 648 mg deste nutriente, a dose recomendada é de 1 cápsula ao dia, junto com alguma refeição. Se você tiver úlceras estomacais ou duodenais, é recomendado evitar este suplemento.

O melhor suplemento de betaína em pó

Este suplemento de betaína, vendido pela Amazon Americana, está disponível em pó, com 500 g, em uma embalagem com 330 porções. A dose recomendada é de 1,5 g ao dia (uma porção de 1 scoop que acompanha o produto). Essa dose deve ser misturada com cerca de 350 ml de água, mexer bem até ficar homogêneo e consumir imediatamente. Este produto é vendido pela Amazon americana.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a betaína

A betaína é uma substância conhecida pelo efeito que tem para diminuir os níveis de homocisteína no sangue, o que é fundamental para a proteção do coração e para o tratamento de algumas doenças. No entanto, existem muitos outros benefícios incríveis que você precisa conhecer, vamos lá!

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A betaína pode prevenir e também melhorar os problemas que afetam o coração. (Fonte: Yastremska: 48256408 / 123rf.com)

O que é a betaína?

A betaína, conhecida também como betaína anidra ou betaína trimetilglicina (TMG), é um composto químico que é encontrado naturalmente no corpo e pode ser extraído do melaço de beterraba para a fabricação de suplementos ou para a dieta (1).

A betaína é utilizada em muitas funções no organismo humano.

Este composto pode ser utilizado para várias funções no organismo, uma das mais importantes é transformar a homocisteína (composto nocivo para o sistema cardiovascular) para que não faça danos ao corpo e possa ser eliminada (2, 3).

Além disso, esta substância é muito importante para a função do fígado, rins e na proteção das células do corpo humano (4).

Dra. Pratibha KarandeMédico

"Os altos níveis de homocisteína são capazes de danificar a parte interna dos vasos sanguíneos (endotélio)."

Posso obter a betaína a partir dos alimentos?

A betaína pode ser facilmente obtida dos alimentos de origem animal e vegetal. Abaixo você pode ver os alimentos em que ela pode ser encontrada e a quantidade de betaína que cada uma oferece (5):

Alimento Quantidade de betaína (por cada 100 gramas de alimento)
Farelo de trigo 1339 mg
Gérmen de trigo 1241 mg
Espinafre 600-645 mg
Beterraba 114-297 mg
Frutos do mar 219 mg
Pão de trigo 201 mg

A betaína nos alimentos também pode diminuir os níveis de homocisteína no sangue e oferecer alguns dos benefícios que iremos mostrar neste artigo (6).

Efeitos da betaína nos órgãos e sistemas

A betaína pode facilitar a função de muitos órgão no corpo humano e proteger, ao mesmo tempo, de ser danificado por agentes nocivos. Abaixo, você pode observar seus potenciais benefícios:

  • Proteção do coração: a betaína pode prevenir e inclusive melhorar os problemas que afetam o coração (7). Isso ocorre porque pode diminuir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) no sangue que "gruda" nas artérias e da homocisteína que também pode ser afetada (2, 3, 8). Baixos níveis de betaína no sangue foram associados a um aumento das doenças do coração (9).
  • Prevenção da gordura no fígado: a betaína pode proteger o fígado de acumular o excesso de gorduras, que a longo prazo pode impactar negativamente no funcionamento deste órgão (6). Este efeito protetor pode beneficiar especialmente as pessoas que sofrem de diabetes e obesidade (10).
  • Eliminação de substâncias “nocivas”: a betaína anidra pode ser utilizada para reduzir a homocisteína no sangue, transformando esta substância em um composto "inofensivo" que pode ser eliminado com facilidade. Este composto pode estar envolvido nas doenças do coração e do cérebro (Alzheimer e demência) (2, 3, 4), por isso que o uso da betaína para prevenir seu aumento é de grande interesse médico.
  • Melhora da digestão: existe uma forma específica deste composto chamada betaína HCL ou cloridrato de betaína. Pode ser utilizado para melhorar a digestão e reduzir sintomas da acidez estomacal (11, 12). No entanto, esta forma de betaína deve ser consumida apenas com indicação médica, já que, se for usada sem necessidade pode causar danos importantes no sistema digestivo.
  • Pode melhorar a saúde dos rins: de acordo com alguns estudos, a betaína pode proteger as células dos rins de ser danificada por substâncias tóxicas (4, 13, 14).
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A betaína pode ser facilmente obtida de alimentos de origem animal e vegetal. (Fonte: Pogrebkov: 43498996 / 123rf.com)

A betaína para o rendimento esportivo e a perda de gordura: Realmente funciona?

O conhecimento sobre o uso da betaína para melhorar o desempenho físico ainda é muito limitado, já que são necessários mais estudos em seres humanos para determinar seu efeito.

Alguns estudos mostraram que a betaína pode melhorar o rendimento físico, aumentando a massa muscular , enquanto outros sugerem que aumenta a vitalidade, mas não a força (17).

Em relação aos seus efeitos para "eliminar" a gordura, os estudos sugerem que usar a betaína em suplementos ou na alimentação pode facilitar a perda de peso (18, 19). No entanto, ainda são necessários estudos mais conclusivos.

A betaína na área médica: Tratamento para homocistinúria

A homocistinúria é uma doença genética que afeta a forma que o corpo humano metaboliza algumas substâncias. Em consequência disso, estes compostos podem acumular e danificar os órgãos e sistemas (20).

Os sintomas começam a se desenvolver desde a infância e podem começar com uma dificuldade na aprendizagem, problemas de visão, atraso no crescimento e também pode aparecer em crianças mais altas e magras que o normal.

O tratamento desta condição pode incluir vitamina B6, B12 e/ou betaína, dependendo da condição de cada indivíduo e a decisão do médico ou pediatra. Não utilize betaína por conta própria para tratar este problema.

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O cloridrato de betaína pode ser utilizado para melhorar a digestão e reduzir os sintomas de acidez estomacal, mas deve ser consumido apenas com indicação médica. (Fonte: Dolgachov: 61638684 / 123rf.com)

Posso ter baixos níveis de betaína?

A betaína é um componente encontrado em muitos alimentos da dieta, por isso que a sua deficiência não é comum em adultos saudáveis. Você pode sofrer com baixos níveis de betaína se:

  • Sofre de desnutrição ou alcoolismo;
  • Tem problemas intestinais que dificultam a absorção de nutrientes;
  • Sofre de doenças nos rins;
  • Foi diagnosticado com qualquer outra doença grave.

Os sintomas que acompanham os baixos níveis de betaína no sangue geralmente se devem a um aumento nos níveis de homocisteína. Estes são os mais comuns (21):

  • Osteoporose;
  • Alterações da visão;
  • Formação de coágulos sanguíneos;
  • Endurecimento das artérias (arteriosclerose);
  • Ataques cardíacos;
  • Derrame cerebral (AVC);
  • Demência.

Se você acha que pode sofrer de baixos níveis de betaína, a melhor opção é consultar seu médico imediatamente ou procurar o hospital mais próximo.

Dose de betaína

Os profissionais de saúde podem recomendar diferentes doses de betaína, dependendo do seu objetivo de bem estar.

Estas doses podem variar de 1000 a 2000 miligramas, três vezes ao dia para gordura no fígado ou 3000 mg, duas vezes ao dia, para o tratamento da homocisteinúria (22). Mas não aconselhamos que você se auto medique com betaína sem consultar um médico.

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A betaína pode favorecer a saúde dos neurônios e, inclusive, melhorar o rendimento físico. (Fonte: Ferli: 117927078 / 123rf.com)

Como tomar a betaína?

Para garantir que você está consumindo a betaína de forma correta, siga as nossas dicas abaixo:

  • Se você consome betaína em pó ou líquida, utilize instrumentos de medição adequados;
  • Você pode tomar a betaína a qualquer hora do dia, com ou sem as refeições;
  • Mantenha o produto em locais secos, à temperatura ambiente (nunca armazene no banheiro);
  • Guarde os produtos fora do alcance das crianças;
  • Siga as instruções do fabricante para melhores resultados;
  • Consulte seu médico antes de começar seu tratamento.

Precauções para os suplementos de betaína

Mesmo que você consuma alimentos ricos em betaína de forma regular, os suplementos podem não ser aptos para você. Evite utilizar a betaína se (22):

  • Tem problemas nos rins ou fígado;
  • Está grávida ou amamentando;
  • É menor de idade;
  • Tem níveis altos de colesterol "ruim" no sangue (LDL);
  • Você é alérgico a qualquer componente da fórmula.
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Você pode tomar betaína a qualquer hora do dia, junto ou não às refeições. (Fonte: Pukkato: 83600661 / 123rf.com)

Efeitos colaterais da betaína: Quando devo consultar o médico?

A betaína pode causar efeitos colaterais leves, como náuseas ou desconforto estomacal. No entanto, existem alguns sintomas que podem exigir atendimento médico imediato (22):

  • Confusão mental;
  • Sonolência;
  • Mudanças de comportamento (agressividade ou apatia);
  • Vômito;
  • Aumento do colesterol no sangue;
  • Convulsões;
  • Perda de consciência.

Procure imediatamente um médico se você apresentar qualquer sintoma inesperado durante o seu tratamento com betaína.

Critérios de compra

Se você quer escolher o melhor suplemento de betaína no mercado online e não sabe por onde começar, nós criamos este pequeno guia que pode te ajudar a escolher o produto perfeito para você. Veja abaixo:

Formas de apresentação

Para aproveitar a betaína ao máximo, é importante escolher a forma de apresentação que melhor se adapte às suas preferências. Por este motivo, vamos apresentar as vantagens e desvantagens de cada uma:

Forma de apresentação Benefícios Desvantagens
Pó (cristais ou pulverizado) Podem ser combinados com as suas bebidas favoritas
É mais fácil de tomar que os comprimidos
Exige uma medição precisa
Doses mais caras
Cápsulas ou comprimidos Forma mais econômica
Fácil de transportar
Dose melhor estabelecida
Podem ser difíceis de engolir

Ingredientes adicionais

Você pode encontrar a betaína combinada com os seguintes ingredientes:

  • Ácido fólico: também conhecido como vitamina B9, o ácido fólico é uma vitamina fundamental para a função das células, a utilização de proteínas, a criação de glóbulos vermelhos e a produção de DNA .
  • Vitamina B6: vitamina essencial para a função cerebral e o sistema imunológico .
  • Vitamina B12: ajuda no metabolismo das proteínas, a produção de glóbulos vermelhos e a proteção do cérebro .

Estes ingredientes são geralmente adicionados à fórmula para melhorar o efeito e a absorção de betaína.

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Consulte seu médico antes de começar seu tratamento. (Fonte: Guzhva: 41697353 / 123rf.com)

Dietas veganas e vegetarianas

A betaína pode ser encontrada em produtos de origem animal e vegetal. Nos suplementos, muitas vezes é apto para as dietas veganas, porém, fique atento nos seguintes casos:

  • Alguns produtos encapsulados podem conter gelatinas (produto de origem animal);
  • A betaína pode ser combinada com outros ingredientes, verifique se são de origem vegetal;
  • Não consuma nenhum produto que não seja certificado como vegano ou vegetariano.
Eric BergEspecialista em medicina alternativa

"A betaína HCL é capaz de diminuir o pH do estômago (aumentar a acidez), o que ajuda a digerir nutrientes com maior facilidade."

Sensibilidades alimentares

Se você tem alguma alergia ou sensibilidade alimentar, alguns produtos com betaína podem não ser para você. Não esqueça de ler os ingredientes, inclusive o excipiente do produto.

Além disso, diante de qualquer dúvida, consulte um médico ou farmacêutico sobre as suas sensibilidades alimentares e os produtos que melhor se adaptem ao seu caso.

Por último, lembre-se de utilizar apenas produtos que tenham um rótulo apropriado e que sejam de fontes confiáveis.

Resumo

A betaína é um componente muito importante para a saúde do corpo humano. Também pode intervir no funcionamento do fígado, coração, artérias e veias, pode ser um acréscimo incrível na rotina de exercícios e utilizado no tratamento de algumas condições de saúde (com supervisão médica estrita).

Ainda existe muita coisa para descobrir sobre a betaína e sua utilidade, porém, tudo que foi mostrado até agora ainda precisa de mais estudos e aplicações, no futuro.

Se você se surpreendeu com tudo que mostramos sobre a betaína, deixe um comentário para nós e não esqueça de compartilhar este artigo.

(Fonte da imagem destacada: Kotin: 117102233 / 123rf.com)

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Por que você pode confiar em mim?

Livro
Swan H, Karalazos A. Las melazas y sus derivadoS. Rev. Tecn. Geplacea. 1990. (19): 78-82.
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Estudo
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Artigo científico
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