Ultima atualização: 4 de outubro de 2021

Muitas pessoas ainda não estão realmente familiarizadas com o termo biohacking. Este movimento, no estado americano de Massachusetts, tem a ver principalmente com a biologia humana.

Mas há mais do que simplesmente o conhecimento que você ainda pode saber das aulas de biologia. Neste artigo, queremos lhe dar uma introdução abrangente ao tópico de biohacking.




O que significa biohacking?

Basicamente, o cenário do biohacking ainda é muito diversificado, porque os seguidores deste movimento obviamente gostam de experimentar. Assim, a biohacking pode variar desde a simples auto-cura até a manipulação do próprio DNA.

Então você não vai encontrar apenas uma definição a este respeito. Você também não vai encontrar uma definição clara deste termo até que você esteja ciente da área na qual você quer fazer esta intervenção na biologia humana.

Na biohacking experimental, a manipulação ou mesmo a intervenção pode variar desde a inserção de um chip de memória de rádio diretamente sob a pele até a inserção de implantes auditivos especiais.

Em contraste, o termo biohacking em sua aplicação mais simplificada e geral refere-se àqueles processos biológicos no organismo que precisam ser otimizados.

Por definição, o biohacking é uma biologia do faça você mesmo ou um movimento biotecnológico no qual indivíduos e organizações usam as conquistas da biologia e das ciências ambientais para seus próprios propósitos.

Simplificando, isto significa que os biohackers combinam as descobertas da biologia com os ensinamentos sobre o corpo humano e com a filosofia da cena hacker.

Tal como você sabe da indústria de computadores. Desta forma, certos processos no corpo ou mesmo certos limites de desempenho podem ser vantajosamente alterados.

Muitos vêem o biohacking como a introdução perfeita para um ótimo desempenho. Biohackers, portanto, fazem tudo o que podem para otimizar seu próprio desempenho na medida em que conseguem a versão mais ideal de si mesmos e de seu corpo.

Mas para fazer isso, eles precisam conhecer muito bem seus próprios corpos e estar bem informados sobre os processos biológicos.

Então se você também quiser se tornar um biohacker, não será suficiente para você ser capaz de fazer a conexão entre o sono ruim e seu desempenho no dia seguinte.

Histórico: O que você deve saber sobre biohacking

Quais são os benefícios de saúde do biohacking?

Em geral, o biohacking oferece a você uma variedade de benefícios de saúde.

Na verdade, para otimizar seu corpo e também seu desempenho, o biohacking é sobre alimentação saudável, exercício e otimização do poder cerebral.

Portanto, basicamente você pode dividir o biohacking em três áreas, que são

  • Foodhacking
  • Bodyhacking
  • Mindhacking

A mistura dessas três áreas levará à mudança de hábitos através dos respectivos métodos e técnicas.

Isto, por sua vez, resulta na melhoria do desempenho físico e mental.

Além disso, seu sistema imunológico será fortalecido e você será mais enérgico. Mesmo a mudança saudável entre estresse e tensão é mais fácil com o biohacking direcionado.

Porque você será capaz de lidar com problemas do dia-a-dia mais rápida e facilmente para resolvê-los.

Quais são as vantagens do biohacking para a aptidão física?

Em princípio, todos estão muito interessados na aptidão física. Mas isso não vai acontecer com você por si só. Entretanto, a biohacking é construída sobre três pilares que se complementam mutuamente.

A nutrição saudável tem sempre algo a ver com a aptidão física e vice versa.

Portanto, não é suficiente apenas comer saudável. Exercício suficiente no ar fresco é igualmente essencial.

Mas no biohacking, o foco é menos em ir à academia. Ao invés disso, os biohackers experientes se concentram em usar o que já existe ou onde é suficiente para mudar certos hábitos de uma forma sensata.

Andar de bicicleta ao invés de pegar o carro. Subir escadas ao invés de pegar o elevador confortavelmente. Combinando exercícios de meditação diária de hacking mental com uma longa caminhada.

A partir destes hábitos melhorados através de biohacking vêm os benefícios para a sua aptidão física de maior concentração e desempenho.

Mas o crescimento celular também é impulsionado, assim como o metabolismo. A propósito, o crescimento muscular também será mais rápido se você se tornar um biohacker.

Entretanto, é importante ter certeza de que seu corpo tenha descanso suficiente após o exercício. Isto é porque a massa muscular só cresce durante esta fase de recuperação.

A eficácia do material injetado, geneticamente modificado também está sendo testada com base em estudos que foram realizados. O objetivo aqui não é apenas melhorar a força física, mas também mudar ou melhorar a expressão dos fatores de crescimento muscular. (1)

Biohacking e sono

Além do exercício, em qualquer forma, o sono suficiente é um componente muito importante do biohacking. Mas não só lá. Durante uma noite descansada, o corpo começa a regenerar suas células.

É por isso que você sempre vai parecer mais fresco pela manhã do que à noite. Até mesmo seu cérebro pode agir mais rápido e melhor após um sono suficiente. Sua capacidade de concentração e desempenho é, portanto, particularmente boa pela manhã.

O sono é um elemento importante no biohacking, cuja importância não deve ser subestimada. (Fonte da imagem: pixabay.com / Claudio_Scott)

Já que o biohacking sempre envolve uma certa quantidade de auto-optimização, é sempre importante saber o quanto você precisa dormir. Isto pode variar, porque nós humanos também não somos todos iguais a este respeito.

Seis a oito horas de sono é ideal para adultos. No entanto, essas horas de sono só são benéficas para a aptidão física se o sono for bom e você se sentir realmente descansado na manhã seguinte.

O biohacking ajuda como um método anti-envelhecimento?

A rapidez com que envelhecemos está ancorada em nossos genes. Mas é claro, o processo natural de envelhecimento também pode ser influenciado por um estilo de vida ótimo e saudável.

Por exemplo, novos hábitos alimentares e exercício e sono suficientes podem primeiro acelerar o crescimento das células e segundo retardar o processo de envelhecimento das células.

Assim, o biohacking pode realmente ser considerado um método anti-envelhecimento ideal. Porque você também pode otimizar seu corpo a este respeito.

Antes de mais nada, há o tão apregoado sono, que deve ser sempre suficiente e realmente repousante. O corpo humano usa esse tempo para a renovação e regeneração celular em geral.

Mas especialmente a chamada dieta anti-envelhecimento pode fazer maravilhas no biohacking. Uma dieta equilibrada e muito saudável pode geralmente reduzir o risco de derrame, ataque cardíaco ou trombose.

Os principais componentes desta dieta são vegetais, frutas, produtos integrais, fibras, óleos saudáveis e de alta qualidade, bebidas não adoçadas à base de chá, spritzers de frutas e muita água. Em particular, o chá verde e seus efeitos, como a liberação de dopamina e a liberação de ondas alfa, podem trazer melhorias correspondentes. (2)

A partir disto você pode concluir que não é a dieta completa que é importante para otimizar a si mesmo e seu corpo perfeitamente. Também é essencial beber líquidos suficientes se você quiser usar o biohacking como um método anti-idade ao mesmo tempo.

O biohacking tem influência no desempenho mental?

Desempenho mental é basicamente a capacidade do cérebro de atuar em um determinado nível. O biohacking foca particularmente na capacidade de desempenho e concentração.

Para alcançar a melhor otimização possível, os biohackers experientes usam vários métodos. No entanto, estes podem muitas vezes ser combinados uns com os outros.

Além dos métodos individuais com os quais você pode aumentar seu desempenho mental, é particularmente importante nesta área suprir o cérebro com energia suficiente.

Isso geralmente é feito através da ingestão de glicose ou cetonas. Entretanto, os biohackers experientes preferem cetonas porque elas são convertidas em energia até 21 vezes mais rápido pelo corpo.

O jejum intermitente, que é muito comum entre os biohackers, também tem grande influência no desempenho mental.

Em combinação com a dieta especial, isso acaba levando você a ingerir muito menos calorias, o que, a longo prazo, leva a um aumento do desempenho da memória.

O próprio jejum mantém seu cérebro em forma e elástico por mais tempo, o que é muito benéfico, especialmente para tarefas mentais difíceis.

Para poder alcançar vantagens ou mudanças correspondentes a este respeito, grupos de biohacking estão trabalhando em tecnologias correspondentes. Estes incluem, por exemplo, ajudas eletrônicas de memória ou dispositivos de "realidade aumentada". (3)

Biohacking e meditação

A fim de aumentar o desempenho mental através de biohacking direcionado, é importante prestar atenção não apenas a uma nutrição saudável e saudável. A meditação pode ser uma ajuda incrível aqui.

Porque além de exercícios de respiração e yoga, é precisamente o método que traz seu corpo e mente de volta a águas calmas e ativa seu potencial existente, inclusive em seu cérebro.

A meditação diária age como uma fonte da juventude, porque a respiração se torna mais profunda e relaxada, o batimento cardíaco abranda, a tensão muscular é liberada e a tensão é reduzida.

Meditar e encontrar a paz interior pode dar à sua saúde um impulso não insignificante. (Fonte da imagem: pixabay.com / avi_acl)

Isso sozinho tornará seu cérebro mais ativo e pronto para atuar. Mas além disso, ficou provado que meditar por 5 minutos por dia leva a um enorme aumento na concentração. Porque o cérebro certamente pode ser mudado e treinado com exercícios diários.

Como iniciar o biohacking?

Basicamente, você já começou o biohacking. Porque mesmo que você beba uma xícara de café pela manhã para se sentir mais desperto, você é um biohacker.

Ou se você usa água gelada para se ajudar a recuperar mais energia em situações estressantes do dia-a-dia, você é um biohacker.

Para tirar tudo de seu subconsciente e começar conscientemente o biohacking, aqui está um começo rápido

  1. Sente-se em pé e estique as costas.
  2. Inspire profundamente pelo seu nariz e prenda a respiração por 5 segundos antes de deixar o ar escapar pela boca, lenta e conscientemente. Depois faça uma pausa de 5 segundos e comece de novo. Repita 3 a 5 vezes.
  3. Em seguida, beba um grande copo de água.
  4. Finalmente, levante-se e ponha seu corpo em movimento novamente fazendo flexões, saltos ou pull-ups.

Além deste exercício, que você pode facilmente fazer entre dois compromissos estressantes, o início do biohacking sempre começa em sua cabeça.

Portanto, se você está pronto para mudar algo em sua vida e em seus hábitos de vida e alimentação, você está pronto para ir. No entanto, a auto-análise sempre vem em primeiro lugar.

Aqui você pode usar as seguintes perguntas como uma lista de verificação para iniciar seu programa pessoal de biohacking

  • Você quer perder peso e otimizar seu corpo neste aspecto?
  • Você está interessado em otimizar seu desempenho mental porque você está ficando sem energia muito rapidamente com muitas coisas no momento?
  • Você quer comer mais saudável e mais conscientemente para fazer algo pela sua saúde e pelo seu corpo em geral?
  • É importante para você fortalecer seu sistema imunológico e promover o crescimento muscular?
  • Você gostaria de parar o processo de envelhecimento de suas células com biohacking e se sentir em forma e vital ao mesmo tempo?
  • Você quer ser capaz de lidar melhor com situações estressantes no futuro e abordar tudo com um pouco mais de calma?
  • Você geralmente quer estar mais motivado, mais concentrado e mais eficiente na vida?

Como é um plano de nutrição de biohacking?

Basicamente, você deve incluir em sua dieta apenas aqueles alimentos que contenham o menor número possível de aditivos.

Portanto, é de preferência uma questão de comer de uma forma apropriada para a espécie e para a região em que você vive.

Concentre sua próxima compra em alimentos saudáveis de sua região que possam ser processados o mais fresco possível.

Além disso, você deve ter a tendência de comprar coisas que não são embaladas. Os plastificantes em embalagens plásticas em particular podem ter um efeito negativo em seus hormônios.

Tente evitar alimentos que contenham açúcar ou carboidratos em demasia.

Ao invés disso, procure por alimentos e bebidas que contenham polifenóis, como chá verde, rosehip, espinheiro-marinho, mirtilos e amoras silvestres.

Caso contrário, seu plano de dieta individual sempre dependerá um pouco do objetivo que você está perseguindo com o biohacking. Entretanto, a maioria dos biohackers com experiência foca na dieta ketogênica.

Porque esta dieta pobre em carboidratos e sem gordura oferece a todos exatamente os alimentos integrais saudáveis que tornam nossas vidas mais enérgicas e bem-sucedidas.

Por esta razão, seu plano de dieta deve definitivamente incluir os seguintes exemplos

  • Vegetais e frutas coloridas da região e de acordo com a estação do ano, o ideal é que os vegetais verdes tenham prioridade
  • Proteínas àespecialmente ovos e carne magra de carne bovina, peru, frango, peixe
  • Produtos lácteos, principalmente queijo e manteiga de produção orgânica
  • Óleos e gorduras saudáveis, de preferência óleo de coco, óleo de peixe
  • Nozes, sementes e leguminosas

Para começar imediatamente na área de nutrição mais saudável, arrumar a cozinha pode ser o ideal. Classifique tudo o que não se encaixa na dieta cetogênica que você está buscando.

Você deve substituir pão, massa, arroz, açúcar, milho, feijão e leite por alimentos saudáveis, com baixo teor de carboidratos e sem gordura.

5 Dicas para Iniciantes em Biohacking - Como Começar

Se você quer usar o biohacking não apenas para um pequeno aumento de energia, mas também para trabalhar na sua auto-optimização biológica a longo prazo, os seguintes métodos e medidas são particularmente adequados:

Dica 1 - Mude sua dieta para uma dieta ketogênica e pratique o jejum intermitente. Isto significa que você deve comer conscientemente uma dieta pobre em calorias e sem gordura.

Isto mudará seu metabolismo energético após um curto período de tempo e você terá muito mais energia disponível. O jejum intermitente também é chamado de jejum intervalado porque você não come nada ou come muito pouca comida por um período maior de tempo durante o dia.

Desta forma você automaticamente baixa o nível de açúcar no sangue e reduz o seu excesso de gordura corporal de uma forma saudável e natural.

Dica 2 - Medite todos os dias para aumentar sua capacidade mental. Em combinação com yoga regular, exercício no ar fresco e exercícios respiratórios, este método funciona maravilhosamente, especialmente na área mental.

Dica 3 - Coma vegetais especialmente coloridos e beba muita água. Os vegetais coloridos prendem os radicais livres em seu corpo mais rápido e melhor e os eliminam.

Isto é como uma cura de desintoxicação. Com um suprimento suficiente de água, entretanto, você pode desintoxicar seus órgãos internos ao mesmo tempo e garantir um suprimento ideal nas células.

Dica 4 - A maneira mais fácil de praticar a termogênese fria é tomar duches frios, ou melhor ainda, duches alternados pela manhã.

Isto não só melhora seu sistema imunológico, mas também fortalece suas defesas, faz com que sua circulação funcione e geralmente aumenta a queima de gordura. Em combinação com sessões regulares de sauna, este é um biohack ideal para mais alegria, poder e saúde.

Dica 5 - Certifique-se de dormir o suficiente em um ambiente saudável para que seu corpo tenha tempo suficiente durante a noite para iniciar a regeneração natural de suas células.

Fonte da imagem: unsplash.com / Mitchell Grie

Referências (5)

1. Patricia J. Zettler, Christi J. Guerrini, and Jacob S. Sherkow. 2020. Science. Author manuscript; available in PMC 2020 Feb 6. Published in final edited form as: Science. 2019 Jul 5; 365(6448): 34–36. doi: 10.1126/science.aax3248
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5. Howard Wolinsky. 2016. EMBO Rep. 2016 Jun; 17(6): 793–796. Published online 2016 Apr 22. doi: 10.15252/embr.201642483
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