Ultima atualização: 25 de junho de 2021

Como escolhemos

26Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

77Comentários coletados

A bola de pilates é um dos acessórios mais populares em um estúdio de ginástica, pois serve para elevar o grau de dificuldade e diminuir o impacto em alguns exercícios de pilates, sendo um dos melhores instrumentos para treinar o centro de força do corpo.

Mas utilizar a bola de pilates requer equilíbrio e concentração, caso contrário, você pode se machucar. Como é muito importante na rotina de um praticante de pilates, você precisa aprender como escolher a bola de pilates corretamente com base nas informações deste artigo exclusivo.




Primeiro, o mais importante

  • A bola suíça não é utilizada apenas em exercícios de pilates, mas em exercícios de yoga, fisioterapia, alongamento, flexibilidade e musculação. Um dos principais benefícios da bola de pilates é a redução de impactos em todas essas modalidades esportivas.
  • Uma bola de pilates pode ser utilizada em exercícios para membros superiores e inferiores. Dependendo do exercício e do grau de dificuldade que você deseja é possível encher menos ou mais a bola suíça.
  • Uma das principais diferenças entre os modelos de bola de pilates é o tamanho deste acessório, medido em centímetros. Um modelo com tamanho inadequado impossibilita a realização da maioria dos movimentos, prejudica a postura e pode causar danos.

Melhores bolas de pilates: nossas recomendações

Um dos instrumentos mais utilizados em exercícios de pilates é a bola suíça. Como existem muitas opções de bolas de pilates, você precisa aprender quais características devem ser analisadas e comparadas no momento da compra e conhecer as melhores opções disponíveis, como as listadas abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a bola de pilates

Praticar pilates proporciona muitos benefícios para a saúde, desde que você execute os movimentos corretamente e encontre uma bola de pilates adequada para você. Continue a leitura e aprenda como escolher a bola suíça perfeita para seus exercícios físicos em casa.

Imagem de uma mulher apoiada em uma bola de pilates.

A bola de pilates pode ser usada em diversas modalidades esportivas. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O que é pilates?

O pilates consiste em exercícios que utilizam o peso do próprio corpo com o objetivo de reeducar os movimentos corporais e ajudar a corrigir a postura, controlar a respiração, aumentar a força e flexibilidade muscular e prevenir lesões.

Originalmente, as pessoas não utilizavam a bola de pilates, mas com o tempo, os instrutores de pilates constataram que o uso deste acessório resulta em fortalecimento da musculatura e melhora dos resultados.

Para que serve uma bola de pilates?

Também conhecida como bola suíça ou bola de ginástica, a bola de pilates é um acessório utilizado em diversos exercícios nessa modalidade esportiva, independente do nível de habilidade do praticante.

Como a bola de pilates proporciona instabilidade, você precisa assumir o controle da postura, respiração e movimentos, e este autocontrole auxilia no desenvolvimento da flexibilidade, equilíbrio, concentração e fortalecimento da musculatura profunda.

 Imagem de uma mulher se exercitando.

A bola de pilates diminui os impactos gerados pelos exercícios enquanto aumenta o nível de dificuldade. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Qualquer pessoa pode usar uma bola de pilates?

Qualquer pessoa pode se beneficiar dos exercícios com a bola de pilates, pois o acessório é simples de usar, sendo uma excelente opção em exercício para gestantes e idosos. No entanto, é importante alinhar os exercícios com seu grau de habilidade e condicionamento físico.

Inclusive, as mulheres grávidas desfrutam de inúmeros benefícios ao praticarem exercícios sobre uma bola de pilates, como alívio das dores derivadas das contrações ou sobrecarga da coluna. Após o parto, a bola de ginástica ajuda na recuperação do corpo.

A bola de pilates também pode ser usada em exercícios de reabilitação em pós-operatório ou na recuperação de lesões.

Como utilizar a bola de pilates adequadamente?

Para utilizar a bola de pilates adequadamente, você deve prestar atenção ao enchimento do acessório. O ideal é que a bola suíça não esteja murcha a ponto de perder a resistência em movimentos de pressão, nem cheia demais.

O ideal é que você regule a quantidade de ar no interior da bola de pilates de acordo com o exercício e o grau de dificuldade desejado, sendo que quanto mais cheia estiver a bola, maior o nível de dificuldade.

Preciso comprar uma bomba para encher a bola de pilates?

Como a bola de pilates tende a murchar com o tempo, é muito importante que você compre uma bomba de ar e encha sua bola suíça regularmente. Alguns modelos acompanham uma bomba de ar, outros não, mas o acessório é encontrado com facilidade.

Quais são os benefícios da bola de pilates?

Existem inúmeros benefícios associados à bola de pilates, tanto para o corpo, quanto para a mente, desde que você utilize-a de maneira correta e com regularidade. Os principais benefícios estão listados abaixo:

  • Reabilitação de lesões: que está se recuperando de uma lesão esportiva, pode utilizar uma bola de pilates para se exercitar, pois esse equipamento não causa impacto nas articulações.
  • Melhora na postura: ao sentar sobre uma bola de pilates, você consegue apoiar as costas de maneira a preservar a curvatura natural da coluna vertebral, ajudando a prevenir ou minimizar problemas na coluna.

Imagem de uma mulher fazendo exercícios de pilates.

A bola de pilates é excelente para praticar esportes para melhora da saúde da coluna. (Fonte: Gustavo Fring/ Pexels.com)

Critérios de compra: Como escolher a melhor bola de pilates

A bola de pilates pode ser utilizada em exercícios localizados, aeróbicos, de alongamento ou flexibilidade. Para garantir a qualidade dos movimentos, prevenir lesões e conquistar resultados, você precisa adquirir uma bola suíça de qualidade, conforme os critérios de compra listados abaixo:

Dimensões da bola de pilates e caácidade

Nem todo mundo sabe, mas existem diferentes tamanhos de bolas de pilates. Elas não seguem padrões como pequeno, médio e grande, mas dimensões calculadas em centímetros, sendo as seguintes opções: 45 cm, 55 cm, 65 cm, 75 cm e 85 cm.

As dimensões da bola de pilates devem ser compatíveis com a estatura do praticante, conforme a tabela de referência abaixo:

Estatura do atleta Tamanho da bola de pilates
Inferior a 1,60 m Bola de pilates com 45 cm de diâmetro
Entre 1,60 m e 1,75 m Bola de 55 cm
Entre 1,75 a 1,95 m Bola de 65 cm
Acima de 1,95m de altura Bolas com 75 cm ou 85 cm de diâmetro

Em relação à capacidade da bola de pilates, você não precisa se preocupar, pois a maioria dos modelos tradicionais suportam até 300 quilogramas em movimentos estáticos, mas não em movimentos dinâmicos.

Material de fabricação

Além do tamanho correto, a bola de pilates precisa ser confeccionada com um material de qualidade e oferecer boa elasticidade, caso contrário, a bola suíça está sujeita a deformar conforme o tempo de uso. Você encontra opções em borracha ou plástico.

Textura

Avalie também a textura da bola de pilates, tendo em mente que essa característica influencia diretamente na segurança do atleta, pois impede que você escorregue da bola, seja por causa de alguma posição errada ou devido a transpiração corporal.

A textura antiderrapante é ainda mais importante quando a bola de pilates é utilizada por uma mulher gestante, pois uma queda pode ser fatal para o bebê.

 Imagem de mulheres gestantes fazendo uma aula de pilates.

Mulheres gestantes precisam investir em uma bola de pilates com textura antiderrapante. (Fonte: Gustavo Fring/ Pexels.com)

Modelo com ou sem alças

Existem dois modelos de bolas de pilates. O modelo sem puxadores é mais comum e versátil, pois você pode utilizá-lo para realizar diversos exercícios. Por causa da instabilidade deste modelo, ocorre maior recrutamento do equilíbrio e consequentemente aumento do nível de dificuldade dos exercícios.

Em contrapartida, o modelo de bola de pilates com alças conta com apoios para as mãos que são muito úteis para pessoas que tenham baixo equilíbrio, idosos e gestantes. O único ponto negativo é que este modelo é mais caro e você não encontra com tanta facilidade.

Mecanismo anti estouro

Para garantir a sua segurança ou a de seus alunos, sugerimos que você escolha uma bola de pilates com mecanismo antiestouro.

Os modelos com esse recurso esvaziam de maneira gradual quando estouradas, não repentinamente, como as bolas sem este recurso, portanto, você consegue perceber que a bola suíça está danificada, interromper os exercícios e trocar o acessório por um modelo novo.

Resumo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bola de pilates não serve apenas para praticar pilates, mas yoga, exercícios de fisioterapia e exercícios localizados, você só precisa de um colchonete e de uma bola suíça compatível com sua estatura e peso.

Depois de entender quais são os critérios de compra mais relevantes na escolha de uma bola de pilates, chegou o momento de escolher seu equipamento e começar a se exercitar. Confira os produtos que listamos no ranking e deixe um comentário caso tenha alguma dúvida.

(Fonte da imagem destacada: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas