
O burpee é um exercício físico que trabalha diversos grupos musculares e resulta em melhor condicionamento físico, ganho de resistência do sistema cardiorrespiratório, emagrecimento, fortalecimento e definição muscular.
O mais bacana é que esse exercício é calistênico, ou seja, utiliza apenas o peso do próprio corpo, desse modo, você não precisa de nenhum acessório. Mas antes de começar a praticar o burpee, é preciso conhecer mais sobre o exercício.
Índice
Primeiro, o mais importante
- O burpee é um exercício completo, pois reúne o movimento da flexão de braços, agachamento e salto, esses movimentos são executados em sequência e rapidamente.
- Esse exercício fortalece e define grupos musculares dos membros superiores como peito, abdome e tríceps, e dos membros inferiores como quadríceps, posterior de coxas, panturrilha e os glúteos.
- O burpee pode ser considerado um exercício aeróbico e muscular, pois atua na queima de calorias e no aumento e definição muscular.
Burpee: Saiba tudo sobre o exercício
Quando o assunto é exercício de calistenia, o burpee é um dos mais desafiadores e cansativos, principalmente por causa do movimento complexo que deve ser realizado rapidamente. Mas com a quantidade de benefícios associados ao exercício, com certeza você vai querer incluir o burpee em seu treino.
Como deve ser feito o burpee corretamente?
Esse exercício é aparentemente difícil, mas ao aprender como executá-lo corretamente, você verá que não é tão complicado como parece e poderá fazer o exercício em casa.
Inicie o movimento em pé, em seguida agache, apoie as mãos no chão e lance as pernas para trás, realizando a flexão de braço, depois flexione o quadril na posição de agachamento, realize um salto com os braços para cima e na aterrissagem você deve reiniciar o movimento.
Quem é iniciante deve realizar quatro séries de oito repetições cada, enquanto quem está em nível intermediário ou avançado pode realizar no máximo oito séries com quinze repetições cada.
Porque o burpee é um exercício tão completo?
Velocidade, número de séries e quantidade de repetições devem ser ajustados progressivamente, de acordo com o ganho de condicionamento físico, resistência e força adquiridos com o treino.
Quais são os músculos trabalhados no burpee?
Esse exercício está associado a um grande gasto de energia, o que pode resultar no emagrecimento, mas também está relacionado ao aumento de massa muscular. Tudo dependerá de como você irá conciliar esse exercício com outras modalidades esportivas.
Quais são os benefícios do burpee?
- Aumento da coordenação motora: como o burpee envolve diversos movimentos que são executados rapidamente, o ganho de coordenação motora é notável.
- Ganho de força: como você suportará o peso do próprio corpo durante o exercício, o ganho de força ocorrerá progressivamente.
- Explosão muscular: por causa dos movimentos rápidos e precisos, o burpee proporciona explosão muscular das pernas, glúteos, abdômen e braços.
- Resistência: como mencionamos anteriormente, com o decorrer dos dias, você ganhará resistência, tanto para realizar um maior número de séries e repetições de burpee, como para realizar outros exercícios.
- Fortalecimento cardiorrespiratório: ao realizar o burpee por cerca de 15 minutos, você terá realizado a atividade aeróbica necessária naquele dia.
Quais são as variações do exercício burpee?
- Burpee com uma perna só: essa variação do burpee ajudará a desenvolver força e resistência em cada perna. O movimento é exatamente igual ao do burpee tradicional, a diferença é que uma das pernas estará levemente elevada para trás.
- Burpee com balanço: nessa variação, a única diferença é que você deve impulsionar uma das pernas para cima, como se estivesse fazendo o movimento de um corredor. O ideal é fazer cinco repetições com uma perna e depois trocar para a outra e fazer mais cinco repetições.
- Burpee com afundo: comece com a flexão de braço, depois pule e aterrise fazendo o movimento de afundo. Em seguida, realize o afundo reverso e retorne à posição da flexão de braço.
Existe algum risco ao praticar burpee?
Quando o burpee e suas variações são mal executados, podem ocorrer lesões na coluna, quadris, punhos, cotovelos, ombros, joelhos ou tornozelos. Quem tem problemas de coluna, deve consultar um médico ortopedista antes de começar a praticar burpee, pois o médico pode vetar a prática deste exercício.
Resumo
Como você aprendeu nesse artigo, o burpee é um exercício completo, pois pode ser classificado como aeróbico e muscular. Você não precisa de nenhum equipamento para realizar o burpee, basta o peso do corpo.
Mas embora qualquer pessoa possa realizar o burpee, esse exercício não é muito simples e a execução correta do movimento é imprescindível. Ressaltamos que você deve priorizar a qualidade do exercício e não a quantidade de repetições. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.
(Fonte da imagem destacada: Karsten Winegeart/ Unsplash.com)