Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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O café existe há muitos anos e se tornou uma bebida que nos acompanha em nossas vidas diárias. No café da manhã, que é considerado a refeição mais importante do dia, o café desempenha um papel muito importante devido ao seu fornecimento de energia que ajuda a eliminar o cansaço matinal. O consumo de café se tornou uma rotina.

Neste artigo vamos focar no impacto que o café tem na sua saúde e nos benefícios e danos que ele pode trazer. Nem todos os cafés são iguais, então você precisará decidir qual é o melhor para você. Com este guia e critérios de compra, você vai acertar a marca, então vamos começar!




A coisa mais importante a saber

  • O café é uma bebida feita dos grãos torrados e moídos do cafeeiro, o cafeeiro. Ela se caracteriza por ser uma bebida estimulante com um alto consumo de energia, e é por isso que é amplamente utilizada antes do trabalho, do estudo ou simplesmente quando você se sente cansado.
  • Em geral, o café não representa nenhum risco para a saúde. Entretanto, tenha cuidado para não usá-la em excesso, pois contém cafeína e em algumas situações, como diabetes, gravidez ou hipertensão, ela pode ser perigosa.
  • Para uma seleção correta de café, há uma série de critérios de compra para ajudar a guiá-lo. Alguns desses importantes critérios de compra são o tipo de feijão, o assado, a quantidade de cafeína e a embalagem do produto.

Café: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o café

O café é um produto muito antigo e estabelecido em nossas vidas, mas você pode não estar ciente de seu impacto na sua saúde. Nesta seção vamos responder as principais perguntas e dúvidas que você possa ter sobre o café e o que você deve saber antes de comprá-lo e bebê-lo.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo. (Fonte: Natasha Breen: 123295793/123rf.com)

Quanto precisamos de café?

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda mercadoria mais comercializada depois do petróleo. Graças ao café, indústrias se desenvolveram e economias como a da Colômbia e a do Brasil foram impulsionadas. A principal característica desta bebida é seu aroma e sabor agradável, que tem conseguido conquistar milhões de pessoas em todo o mundo (1).

"Um dos componentes mais relevantes do café é a cafeína, à qual têm sido atribuídos efeitos negativos à saúde"

Muitos estudos têm avaliado os efeitos do café e seus diferentes componentes na saúde das pessoas (2). Entretanto, tornou-se uma necessidade graças às suas propriedades energizantes.

Que tipos de café existem dependendo da moagem?

Existem diferentes tipos de café dependendo da moagem, dependendo de como você quer que sua bebida seja. Às vezes o café pode ser aguado, sem sabor, com pouca consistência ou com um sabor mais amargo do que o normal. Tudo isso pode ser devido ao tipo de moagem de café.

Na tabela seguinte, apresentamos os diferentes tipos de moagem de café, as máquinas de café mais comuns onde este tipo de café é utilizado e o tempo aproximado de preparação.

Tipo de moagem Máquinas de café Tempo de extração
Moagem grosseira para máquinas de café com filtro Cerca de 4 minutos
Moagem média para máquinas de café Moka ou italianas Pouco mais de 2 minutos
Moagem fina para máquinas de café Espresso ou máquinas de café profissionais Preparar café em poucos segundos

(3)

Vantagens e desvantagens do café

Como em qualquer guia de compras, você precisa ter à sua disposição uma lista de vantagens e desvantagens do produto. Numerosos estudos têm abordado as vantagens e desvantagens que o café tem para as pessoas, especialmente em termos de saúde. A tabela a seguir deve ser levada em consideração ao beber café:

Vantagens
  • É um bom antioxidante
  • Propriedades organolépticas
  • Ajuda a mantê-lo acordado
Desvantagens
  • Aumento dos níveis séricos de homocisteína
  • Aumento dos níveis de colesterol circulantes
  • Aumento dos triglicérides

(1)

Qual é o café mais saudável?

Nós já vimos algumas vantagens e desvantagens que o café tem sobre a saúde das pessoas. Agora nós vamos ver qual café é o mais benéfico do ponto de vista da saúde. Alguns estudos têm mostrado que o café descafeinado reduz as chances de diabetes em comparação com o café cafeinado, portanto, entende-se que outros componentes além da cafeína poderiam reduzir esse risco (4).

A adição de leite, creme ou adoçantes calóricos aumenta a densidade energética dessas bebidas e isso torna seu consumo menos aconselhável (5).

Em algumas partes da América Latina o café ainda é freqüentemente bebido não filtrado e diretamente fervido em água, algo que não é recomendado por ser muito forte. Portanto, é recomendado que o café filtrado seja consumido (6).

pareja tomando café

O café sem aditivos é mais saudável. (Fonte: scronfinixio: 1536226/pixabay.com)

Quais são os efeitos colaterais de beber café?

A cafeína no café nos ajuda a ficar acordados e aumenta a atenção e a vigilância. Estudos mostraram que a cafeína também aumenta a resistência física, o estado de alerta e o humor (7).

Um estudo sobre os efeitos das bebidas energéticas mostrou que o consumo de bebidas energéticas não influencia o aprendizado de uma tarefa, mas interfere no desempenho de tarefas já aprendidas (8).

Entre os efeitos colaterais negativos da cafeína no café estão (9)

  • Desconforto gástrico
  • Palpitações
  • Taquicardia
  • Nervosismo
  • Insônia

Quando não é aconselhável tomar café?

Tomar café de forma abusiva pode causar algumas doenças ou problemas de saúde. Mas também pode piorar sua condição se você tiver uma doença como diabetes tipo 2 ou hipertensão arterial.

Mas algo muito importante a ser notado e mencionado é o consumo de café durante a gravidez. Estudos não concluem que você não pode beber café durante a gravidez, mas advertem que o consumo excessivo de cafeína pode constituir um risco aumentado de aborto espontâneo.

Não é aconselhável exceder 600 mg de café por dia quando você estiver grávida (10).

taza de café con leche

Não é aconselhável abusar do café no caso de mulheres grávidas. (Fonte: Gordova: 3eyXPL70dhg/unsplush.com)

Critérios de compra

O café é uma bebida muito comum na vida diária das pessoas, mas nem todos os cafés são iguais, portanto há uma série de critérios a serem levados em conta. Aqui estão alguns critérios de compra que você deve seguir ao comprar café.

Tipo de grão

É importante escolher o tipo certo de grão de café, pois você notará uma grande diferença no paladar. Há muitos fatores que desempenham um papel na distinção dos grãos de café, como a altitude da colheita, a temperatura ou o solo.

Há 2 tipos diferentes de grãos que são os mais comuns para fazer café, tais como o arabica e o robusta. Entretanto, há também outros tipos menos comuns e especiais de feijão, como o Kopi Luwak. A tabela a seguir mostra os tipos de grãos de café e algumas de suas características.

Variedade Características Onde é colhido
Arabica Grande sabor com toques aromáticos e uma entrada mais suave no paladar Guatemala, Honduras ou Brasil
Robusta Tanto seu aroma quanto seu sabor são inferiores. Outra diferença importante é que sua concentração de cafeína é 2 a 3 vezes maior que a do arabica Em países próximos ao equador: Uganda, Costa do Marfim, Camarões, Angola, Vietnã e Indonésia

Torrefação

A torrefação é um dos passos mais importantes na produção de café porque envolve uma mudança importante no grão. O feijão é submetido a um processo no qual várias temperaturas são aplicadas em diferentes fases. A cor é a característica que é o foco do nível de torrefação (11).

A torrefação pode variar em vários níveis e cada um deles tem suas próprias características. Os níveis de assado que você pode encontrar são

  • Assado leve: aroma não muito intenso, sabor não totalmente desenvolvido.
  • Luz média: aroma suave, ácido, sabor original do produto, corpo leve. Não adequado para café expresso.
  • Médio: começa um aroma mais intenso, um pouco de sabor amargo, mas mantém um bom equilíbrio.
  • Médio-alto: aroma muito intenso, mas perdendo nuances, corpo amargo e alto.
  • Escuro: aromas um pouco queimados e sabores amargos pronunciados, perde a acidez, mas pode funcionar bem em lugares onde o café forte é apreciado.
  • Muito escuro: perde o aroma, liberta muitos óleos, o sabor é claramente queimado (11).

Quantidade de cafeína

Nem todos os cafés têm a mesma quantidade de cafeína. Você tem que levar isso em consideração porque você pode se encontrar em uma situação onde o uso abusivo de cafeína não é recomendado. Também haverá situações onde você precisará de muita cafeína, por exemplo, se você estiver estudando ou trabalhando.

Existem diferentes fatores que podem determinar a quantidade de cafeína em seu café. Alguns desses fatores são

  • A variedade e origem dos grãos: o café arábica tem menos cafeína do que o café robusta.
  • O grau de torrefação: um assado mais claro contém um pouco mais de cafeína do que um assado muito mais escuro.
  • O grau de moagem: uma moagem mais fina proporciona uma maior concentração de cafeína.
  • O tipo de preparação: quanto mais longa a extração, mais cafeína você receberá.
  • A quantidade de café: quanto mais café, mais cafeína.
  • O tempo de preparo: quanto maior o tempo de preparo, mais cafeína (12).

Embalagem

É recomendado que você olhe a embalagem do seu café, pois ela deve lhe fornecer informações abrangentes sobre o produto. Informações como a data de embalagem e data de validade, a denominação de origem, o fabricante e o número do lote.

Outras informações que a embalagem deve ter e às quais você deve prestar atenção são a variedade de café, a forma como deve ser armazenado e se é natural ou não.

Lourdes CórdovaJefa de control de calidad del laboratorio de la cámara peruana del café y cacao
"A embalagem deve estar de acordo com as normas atuais, não há uma norma técnica para rotulagem de café, mas há uma norma técnica para rotulagem de alimentos e isto se aplica ao café"

Resumo

O café é uma das bebidas mais populares em todo o mundo. Na verdade, para muitas pessoas é um produto básico que não pode faltar em suas casas. Pode parecer que todos os cafés são iguais, mas diferentes fatores devem ser levados em consideração na escolha do café, como o nível de torra, o nível de cafeína ou o tipo de grão utilizado.

Ao beber café é importante levar em consideração um de seus componentes mais relevantes, a cafeína. A cafeína é o porquê do café servir como uma bebida energética e estimulante, mas também traz consigo efeitos colaterais. A cafeína é altamente viciante, mas o seu consumo em quantidades moderadas não é perigoso para a sua saúde.

Espero que este artigo tenha ajudado você a escolher o café perfeito para você. Aproveite!

(Fonte da imagem em destaque: sonjachnyj: 116476336/123rf.com)

Referências (11)

1. Gotteland Martín, de Pablo V Saturnino. SOME TRUES CONCERNING COFFEE. Rev. chil. nutr. [Internet]. 2007 Jun [citado 2021 Ene 30] ; 34( 2 ): 105-115.
Fonte

2. Ramírez Prada D. Café, cafeína vs. Salud revisión de los efectos del consumo de café en la salud. US [Internet]. 30dic.2010 [citado 30ene.2021];1(12).
Fonte

3. Mones Miguel. Tipos de Molido de Café: ¿para qué sirve cada uno? [Internet]. 29Oct.2020 [citado 30ene.2021].
Fonte

4. Salazar-Martinez E, Willett WC. Coffee consumption and riskfortype 2 diabetes mellitus. [Internet]. 2004 [citado 30ene.2021].
Fonte

5. Rivera Juan A., Muñoz-Hernández Onofre, Rosas-Peralta Martín, Aguilar-Salinas Carlos A., Popkin Barry M., Willett Walter C.. Consumo de bebidas para una vida saludable: recomendaciones para la población mexicana. Bol. Med. Hosp. Infant. Mex. [revista en Internet]. 2008 Jun [citado 2021 Ene 31] ; 65( 3 ): 208-237.
Fonte

6. Urgert R, Katan MB. The cholesterol-raisingfactorfrom coffee beans. J R Soc Med. [Internet]. 1996 [citado 31Ene.2021] ; 89(11): 61 8-23.
Fonte

7. Castellanos, R. & Frazer, G. Efectos fisiológicos de las bebidas energizantes. Revista farmacéutica de Ciencias y medicina. [Internet]. 2006 [citado 31Ene.2021]
Fonte

8. Gantiva, Carlos, Mateus, Juliana, Perilla, Catalina, Efectos del consumo de bebidas energizantes en el aprendizaje encadenado en ratas. Psychologia. Avances de la disciplina [Internet]. 2008 [citado 31Ene.2021] ; 2(2):93-109
Fonte

9. Chávez-Gutiérrez J, Menjivar Chacón J, Sánchez Cerrato A, Murcia Tovar M, Pineda Fajardo M. Consumo de estimulantes por los estudiantes universitarios ¿Se usa o se abusa?. RCEUCS [Internet]. 2oct.2016 [citado 31ene.2021];1(1):10-7
Fonte

10. Klebanoff MA, Levine RJ, DerSimonian R, Clemens JD, Wilkins DG. Maternal serum paraxanthine, a caffeine metabolite, and the risk of spontaneous abortion. N Engl J Med. [Ìnternet] 1999 [Citado 31Ene.2021]; 341(22):1639-1644.
Fonte

11. Jiménez-Ariza, H. T., Diezma, B., & Correa, E. C. Un buen café: una simbiosis de color y sabor. In Actas del IV Congreso de Estudiantes de Ciencia, Tecnología e Ingeniería Agronómica. [Intenet] 2011 [Citado 1Feb2021]
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
Gotteland Martín, de Pablo V Saturnino. SOME TRUES CONCERNING COFFEE. Rev. chil. nutr. [Internet]. 2007 Jun [citado 2021 Ene 30] ; 34( 2 ): 105-115.
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Artigo científico
Ramírez Prada D. Café, cafeína vs. Salud revisión de los efectos del consumo de café en la salud. US [Internet]. 30dic.2010 [citado 30ene.2021];1(12).
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Artigo especializado em blogues
Mones Miguel. Tipos de Molido de Café: ¿para qué sirve cada uno? [Internet]. 29Oct.2020 [citado 30ene.2021].
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Salazar-Martinez E, Willett WC. Coffee consumption and riskfortype 2 diabetes mellitus. [Internet]. 2004 [citado 30ene.2021].
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Artigo científico
Urgert R, Katan MB. The cholesterol-raisingfactorfrom coffee beans. J R Soc Med. [Internet]. 1996 [citado 31Ene.2021] ; 89(11): 61 8-23.
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Klebanoff MA, Levine RJ, DerSimonian R, Clemens JD, Wilkins DG. Maternal serum paraxanthine, a caffeine metabolite, and the risk of spontaneous abortion. N Engl J Med. [Ìnternet] 1999 [Citado 31Ene.2021]; 341(22):1639-1644.
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