Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

As cãibras nas pernas podem ser agonizantes. Na maioria das vezes eles atacam de repente, por exemplo, quando você está dormindo rápido, mas também quando você está se exercitando ou mesmo sem razão aparente quando você está em repouso. No entanto, cãibras nas pernas também ocorrem em conexão com a gravidez, falta de elementos vestigiais ou certas doenças.

Em alguns casos, essas cãibras podem ser prevenidas se você conhecer as causas. Este artigo vai explicar as causas das cãibras nas pernas. Você então receberá dicas valiosas sobre auto-ajuda, prevenção e alívio.




O mais importante

  • Cãibras nas pernas ocorrem quando um músculo na sua perna aperta de repente e não consegue relaxar. A sensação que você tem pode variar desde uma leve contração, formigamento ou sensação de puxar até uma cãibra intensa que causa dor intensa.
  • Na maioria das vezes, as cólicas nas pernas não são sérias e podem ser tratadas com remédios caseiros. Os gatilhos são freqüentemente de uso excessivo, desidratação e deficiência mineral.
  • Para prevenir cólicas nas pernas, você deve sempre fazer exercícios de alongamento antes de se exercitar, beber sempre água suficiente e comer uma dieta rica em potássio, magnésio e cálcio. Para cólicas nas pernas à noite, também é recomendado alongar-se antes de dormir e tomar banhos quentes.

Definição: O que são cãibras nas pernas?

Uma cãibra é uma contração muscular súbita e involuntária ou um encurtamento muscular excessivo. Uma cãibra na perna parece um músculo apertado e contraído que se aperta em um nó. Embora seja geralmente temporário e não prejudicial, pode causar dor significativa e paralisia como a imobilidade do músculo afetado.

Cãibras nas pernas ocorrem mais comumente no músculo da panturrilha, mas elas também podem ocorrer nas coxas ou nos pés.

O início é geralmente repentino e se resolve por si só durante um período de vários segundos ou minutos. Algumas vezes, entretanto, seus músculos nesta área podem doer durante horas após a cãibra ter passado (1).

Antecedentes: O que você deve saber sobre cãibras nas pernas

Antes de podermos lhe dar conselhos sobre como combater as cãibras nas pernas, é importante primeiro conhecer as causas de sua condição. É por isso que vamos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre cãibras nas pernas, incluindo as possíveis causas.

Entretanto, você só deve usar as informações aqui fornecidas como um guia e sempre contatar seu médico se seus sintomas persistirem por um longo tempo.

As cãibras nas pernas são perigosas?

Cãibras musculares geralmente desaparecem por conta própria e raramente são sérias o suficiente para requerer atenção médica. No entanto, você definitivamente deve consultar seu médico se:

  • Você tem cãibras nas pernas com muita freqüência
  • O autocuidado não alivia os sintomas
  • Se sua pele mudar, inchar ou ficar avermelhada no local da cãibra
  • Você não faz nenhum exercício extenuante e ainda assim suas pernas cãibras com muita freqüência

Quais são as causas mais comuns de cãibras musculares?

As causas das cãibras nas pernas são sempre diferentes. Há também predisposições específicas por sexo e por idade. A probabilidade de cãibras noturnas nos bezerros aumenta com a idade. Isto porque os tendões (o tecido que liga os músculos aos ossos) encurtam com a idade. Isto também afeta mais mulheres.

Os gatilhos mais comuns de cãibras nas pernas são explicados em detalhes abaixo.

Na maioria dos casos, as cãibras noturnas nas pernas são idiopáticas, o que significa que sua causa exata é desconhecida. Na maioria das vezes, é um mal-estar inofensivo. Nesses casos, é mais provável que as cãibras sejam devidas à fadiga muscular e disfunção nervosa de curto prazo (2).

Os seguintes fatores promovem cãibras na panturrilha à noite

  • Estilo de vida sedentário: Os músculos precisam ser esticados regularmente para funcionar corretamente. Sentar por longos períodos de tempo pode tornar seus músculos das pernas mais propensos a cãibras. Além disso, sentar com as pernas cruzadas pode encurtar os músculos da barriga da perna, o que pode levar a cãibras.
  • Exerção excessiva dos músculos: Demasiado exercício pode sobrecarregar os músculos, o que pode causar cãibras musculares. É importante notar que não é apenas o exercício que estica os músculos, mas também a permanência prolongada em pé. Além disso, pesquisas sugerem que as pessoas que ficam de pé por longos períodos no trabalho têm maior probabilidade de ter cãibras nas pernas à noite (3).

O exercício sem aquecimento pode causar cãibras. Cãibras também ocorrem quando um músculo é incapaz de relaxar adequadamente, por exemplo, devido a uma deficiência de magnésio ou potássio. Cãibras nas pernas também podem acontecer quando os músculos estão irritados por um acúmulo de ácido láctico.

A explicação mais antiga para as cólicas de bezerros após o exercício está no que é chamado de "teoria da desidratação/eletrolíticos". Ele afirma que você perde muito sódio durante o exercício e não o substitui (como é comum com o suor pesado).

disso, podem ocorrer deslocamentos de fluidos no corpo, causando cãibras. Uma teoria mais nova, "teoria neuromuscular" assume que a sobrecarga muscular e a fadiga neuromuscular são as principais causas de cãibras musculares induzidas pelo exercício. A suposição aqui é que a fadiga leva a um desequilíbrio entre os impulsos no músculo, o que os sobrecarrega e leva a cãibras (4).

  • Gravidez: Cãibras nas pernas são uma queixa comum em mulheres grávidas. Pensa-se que a razão é que o peso extra da gravidez coloca tensão sobre os músculos. Isto acontece especialmente no segundo e terceiro trimestres (5). Pesquisas sugerem que a suplementação com magnésio oral reduz em 50% as cãibras nas pernas de mulheres grávidas (6). Entretanto, isto deve ser prescrito por um médico e não decidido por você mesmo.
  • Pílula: A pílula contraceptiva usada por muitas mulheres também é às vezes responsável por cãibras nas pernas. Muitas embalagens listam cãibras de bezerros como um efeito colateral da pílula. Se você não se sentir bem com sua pílula e experimentar alguns dos efeitos colaterais, então você deve definitivamente discutir isso com seu médico e mudar a pílula ou usar outros contraceptivos.
  • Período: Algumas mulheres também têm cãibras nas pernas pouco antes do início do período e durante o período. Isto é causado pelo aumento da liberação do hormônio prostaglandina. A função da prostaglandina é parar a perda de sangue através da constrição dos vasos sanguíneos nos músculos. Isso pode causar cãibras nas pernas (7).

Qual médico é responsável por cólicas nas pernas e qual é o procedimento para um exame?

Como mencionado anteriormente, as cãibras musculares são mais freqüentemente um incômodo temporário e geralmente resolvem por conta própria sem tratamento.

Entretanto, se você tiver cãibras musculares recorrentes, é importante marcar uma consulta com seu médico.

O médico irá analisar sua reclamação e lhe perguntará sobre a intensidade e freqüência das cãibras nas pernas.

Você também deve dizer a ele se você está tomando certos medicamentos que podem causar cãibras nas pernas como um sintoma.

Os testes de sangue para enzimas musculares (CPK, aldolase, LDH, ALT, AST) também podem ser úteis. Outros exames de sangue incluem a medição dos níveis de cálcio, fósforo, potássio e magnésio e função tireoidiana. Um exame com um neurologista também incluiria testes de velocidade de condução nervosa (NCV) e um eletromiograma (EMG).

Quais doenças têm cãibras nas pernas como sintomas?

  • Problemas venosos: cãibras regulares nas pernas, acompanhadas de inchaço e dor, podem indicar varizes e problemas nas veias. Você deve ter um exame de ultra-som para isso.
  • Diabetes: No diabetes, a neuropatia diabética pode se desenvolver devido à alta taxa de açúcar no sangue. Os nervos nas pernas são mais freqüentemente afetados. Se não for tratada, também pode causar cãibras simultâneas nas pernas e nas mãos. Também é comum que os sintomas se agravem à noite. (8)
  • Tiróide: Cãibras nas pernas também podem ser um sintoma de hipotireoidismo. De acordo com estudos, 34% das pessoas com baixa função tireoidiana têm cãibras musculares se não levarem um estilo de vida ativo (9).
  • Cãibras nas pernas como um efeito colateral da medicação: Também é importante saber que alguns medicamentos também podem promover cãibras. Estes incluem medicamentos com efeitos diuréticos, tais como medicamentos para baixar a pressão arterial. Quando eles são tomados regularmente, os sais são perdidos do corpo, o que pode causar cólicas como efeito colateral (10).

As cãibras nas pernas estão relacionadas à dieta?

Como acontece com todos os problemas de saúde, uma dieta equilibrada desempenha um papel importante nas cãibras nas pernas. Potássio, cálcio e magnésio devem estar presentes em sua dieta.

Comer alimentos ricos nestes elementos pode ajudar a manter o equilíbrio dos sais no corpo. Algumas pessoas, como os atletas, perdem muito sal devido ao suor excessivo e podem precisar adicionar um pouco mais de sal à sua dieta para evitar as cãibras.

Abaixo estão os alimentos que são bons para comer todos os dias e podem ajudar com cólicas nas pernas:

Potássio Cálcio Magnésio
Bananas Laticínios Feijão
Frutas secas Folhas verdes Nozes
Cogumelos Sardinhas Legumes verdes

Álcool e fumo

Beber muito álcool pode levar a danos nervosos e a uma condição conhecida como neuropatia alcoólica. Os sintomas variam de cãibras musculares e fraqueza a dormência e formigamento nos braços ou pernas.

Além disso, o beber pesado também pode contribuir para a desidratação e deficiências nutricionais de importantes vitaminas B. Assim como outras deficiências nutricionais, a falta dessas vitaminas pode afetar a função nervosa e piorar sintomas como cãibras musculares.

Cãibras nas pernas: abordagens eficazes para tratar e evitar

Infelizmente, não há cura milagrosa para as cãibras nas pernas. No entanto, nós selecionamos e resumimos quatro abordagens eficazes que podem ajudar você com cãibras nas pernas. Estes são descritos em mais detalhes nos parágrafos seguintes.

Primeiros socorros para cólicas nas pernas

Massagens

Se você for acordado de repente por essas desconfortáveis cólicas nas pernas no meio da noite, as massagens podem ajudar o músculo afetado a relaxar.

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Não apenas atletas profissionais, mas todos que mantêm sua figura em forma pela natação, ciclismo ou corrida já experimentaram: cãibra na panturrilha.
(Fonte de imagem: Alexander Redl / unsplash)

Massagens dos músculos da panturrilha também podem estimular a circulação e afrouxar os músculos.

Alongamentos

Se você tem cãibras musculares que afetam a panturrilha ou o tendão da perna (costas da coxa), você deve colocar peso na perna afetada e puxar os dedos dos pés para cima. Se você não consegue se levantar, você deve sentar-se com as pernas esticadas e puxar os dedos dos pés para cima. Para cólicas que afetam a frente da coxa (quadríceps), você deve tentar se estabilizar com uma cadeira e puxar o pé para cima em direção às nádegas.

Compressas para bezerros

Compressas para bezerros com água quente podem ajudar a aliviar as cólicas. Você pode molhar uma toalha com água quente, torcê-la e envolvê-la em torno do seu bezerro. Quando a toalha não está mais tão quente, o processo pode ser repetido. O calor também pode acalmar os músculos tensos e apertados. Alternativamente, algumas pessoas preferem o gelo.

Exercícios

A maioria das pessoas relata que o exercício regular "leve a moderado" faz um ótimo trabalho de ajuda com cãibras nas pernas, mas muitos dizem que o exercício muito duro piora os sintomas. Tentar diferentes níveis de exercício é a melhor maneira de descobrir o que funciona para você em suas cãibras nas pernas.

Esticar seus bezerros regularmente (por exemplo, 3 vezes por dia durante 5 minutos) pode ajudar algumas pessoas que são propensas a ter cãibras freqüentes.

Homeopatia

A homeopatia também pode ser eficaz no tratamento de cãibras nas pernas. O cobre é mais comumente usado para problemas de cãibras. Além disso, Valeriana officialis pode ser útil especificamente para cãibras noturnas na barriga das pernas. Outros remédios homeopáticos frequentemente usados para cólicas incluem Bufo, Passiflora e Helleborus (11).

Conclusão

A lista de remédios populares para tratar ou prevenir cãibras é longa. Alguns podem reduzir a probabilidade de cãibras e reduzir sua intensidade e duração, mas você nem sempre pode ter 100% de garantia de sua eficácia.

Para resumir, existem diferentes tipos de cãibras causadas por coisas diferentes. É por isso que você deve sempre conhecer primeiro as causas: se as suas cólicas são causadas por excesso de exercício durante o esporte, gravidez, doença ou dieta pobre. No entanto, elas raramente podem ocorrer sem uma razão. É claro que você deve sempre consultar seu médico se os sintomas de cãibras durarem muito tempo e nunca se tratar sozinho sem primeiro obter a opinião de um médico.

Fonte da imagem: lzflzf/ 123rf.com

Referências (12)

1. Maughan RJ, Shirreffs SM. Muscle Cramping During Exercise: Causes, Solutions, and Questions Remaining. Sports Med. 2019;49(Suppl 2):115-124. doi:10.1007/s40279-019-01162-1
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3. Jin Wook Bahk, Hyunjoo Kim, Kyunghee Jung-Choi, Myung-Chul Jung & Inseok Lee (2012) Relationship between prolonged standing and symptoms of varicose veins and nocturnal leg cramps among women and men, Ergonomics, 55:2, 133-139, DOI: 10.1080/00140139.2011.582957
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4. Schwellnus, M., 2008. Cause of Exercise Associated Muscle Cramps (EAMC) -- altered neuromuscular control, dehydration or electrolyte depletion?. British Journal of Sports Medicine, 43(6), pp.401-408.
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5. Mary Marnach, M.D. What causes leg cramps during pregnancy, and can they be prevented?
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6. Supakatisant C, Phupong V. Oral magnesium for relief in pregnancy-induced leg cramps: a randomised controlled trial. Matern Child Nutr. 2015;11(2):139-145. doi:10.1111/j.1740-8709.2012.00440.x
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7. Pharma Wiki. Menstruationsbeschwerden
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8. Mayo Clinic Staff. Diabetic neuropathy
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9. Canaris GJ, Steiner JF, Ridgway EC. Do traditional symptoms of hypothyroidism correlate with biochemical disease?. J Gen Intern Med. 1997;12(9):544-550. doi:10.1046/j.1525-1497.1997.07109.x
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10. Mayo Clinic Staff. Muscle cramp.
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11. Schlüter U. Homöopathische Unterstützung bei Krämpfe
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12. Garrison SR, Allan GM, Sekhon RK, Musini VM, Khan KM. Magnesium for skeletal muscle cramps. Cochrane Database Syst Rev. 2012;2012(9):CD009402. Published 2012 Sep 12. doi:10.1002/14651858.CD009402.pub2
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