Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

Uma dieta consciente e saudável está se tornando cada vez mais importante. Os alimentos que oferecem benefícios à saúde também estão se tornando mais populares, já que a saúde do próprio corpo é uma prioridade máxima. Os pratos preparados devem ser tão naturais quanto possível e evitar aditivos nocivos.

O caldo de osso pode fazer exatamente isso. Gerações antes de nós já prepararam este caldo e enfatizaram suas propriedades positivas. Ainda é muito popular hoje em dia.

No entanto, muitas pessoas não sabem exatamente o que é caldo de osso e quais benefícios ele oferece. Muitas vezes as pessoas conhecem o caldo dos seus pais ou até mesmo dos avós. Portanto, nas seções seguintes nós gostaríamos de dar a você as informações mais importantes sobre caldo de osso e mostrar-lhe suas propriedades positivas.




O mais importante

  • O caldo de osso é feito com os ossos fervendo. Ervas, especiarias e legumes são adicionados. Você pode preparar o caldo estritamente de acordo com a receita ou de acordo com suas próprias preferências.
  • Você pode influenciar o forte sabor do caldo de osso escolhendo os ossos, a quantidade de ervas e especiarias e os outros ingredientes.
  • O caldo de osso tem muitos benefícios diferentes para a saúde do nosso corpo. Quando os ossos são fervidos, muitos nutrientes são liberados. Estes podem contribuir para a saúde intestinal, em particular.

Antecedentes: O que é caldo de osso?

Um caldo de osso é feito com os ossos ferventes. Isto acontece durante várias horas e é complementado com várias especiarias e ervas aromáticas. Depois de fervilhar, a água inicialmente quente se transforma em um caldo grosso.

Ele pode ser preparado com uma grande variedade de ingredientes e também ter diferentes ossos como base. Além disso, pode ser consumido como um caldo ou junto com legumes, que são adicionados conforme necessário (1).

O caldo de osso foi cozido há muitos anos, por gerações antes de nós. Mesmo assim era considerada uma cura milagrosa para doenças e era conhecida por seus benefícios à saúde. No entanto, o caldo nasceu por necessidade. A comida era escassa no passado e por isso todas as sobras disponíveis eram cozinhadas juntas em um caldo.

Quais são os diferentes tipos de caldo de osso?

O caldo de osso pode ser preparado de muitas maneiras diferentes. Você tem muita liberdade para prepará-lo como quiser ou para modificar receitas. Mas os caldos de osso prontos também estão disponíveis em diferentes variedades. Por exemplo, há o caldo de carne ou o caldo de osso de frango.

O caldo de osso pode ser preparado de diferentes maneiras.

Ao preparar o caldo, ele pode ser cozido muito simplesmente de acordo com as receitas padrão com um pouco de tempero, ervas e vegetais ou refinado com outros ingredientes, como macarrão. O caldo de osso é, portanto, uma boa base para uma ampla gama de variações.

Pode ser preparado de uma maneira muito baixa em calorias, por exemplo como uma sopa inicial ou em dietas, mas também de uma maneira mais calórica se você quiser uma refeição muito recheada.

O caldo também pode ser drenado e bebido quente. Também pode servir como base de molho porque contém naturalmente muita gelatina, o que é muito útil para engrossar o molho.

Qual é o sabor do caldo de osso?

Devido às diferentes maneiras como o caldo de osso pode ser preparado, ele também pode ter um sabor diferente. Por exemplo, o uso de ossos de carne muito carnudos que foram bem queimados antes pode levar a um sabor bastante forte e levemente esfumaçado. Se você preferir algo mais neutro, os caldos de osso de frango são adequados. Estes geralmente não são tão fortes no sabor.

Knochenbrühe

O sabor do caldo de osso pode variar, dependendo de como ele é preparado. Por exemplo, o uso de diferentes especiarias e ervas aromáticas pode fazer diferenças significativas. (Fonte das fotos: Anastasia Zhenina / Unspalsh)

O uso dos outros ingredientes também tem uma influência significativa sobre o sabor. Ao adicionar diferentes ervas e especiarias, o sabor pode ser fortemente influenciado. Assim você pode decidir por si mesmo como deve ser o sabor do caldo de osso. Você prefere mais picante e mais forte ou mais neutro? Não importa quais são suas preferências, você pode experimentar o que tem melhor sabor para você.

Qual o efeito que o caldo de osso tem?

Caldo de osso tem um efeito particularmente suave em sua região gastrointestinal. Portanto, se você sofre de dores de estômago ou outras queixas, o caldo de osso pode ser o alimento ideal para o conforto. Os nutrientes que ele contém também têm um efeito hidratante e podem fortalecer seus ossos e dentes.

Quão saudável é o caldo de osso?

Caldo de osso é considerado muito saudável por causa dos ingredientes que ele contém. Estes são em particular colágeno, ácidos graxos ômega-3, cálcio e glucosaminoglicanos.

Ingrediente Propriedades
Colágeno Contém aminoácidos que podem ajudar a reduzir a pressão arterial alta. O colágeno é também a principal proteína do tecido conjuntivo encontrada no abdômen, pele e órgãos. Os ossos também contêm cerca de 30% de colágeno, o que torna nossos ossos flexíveis. O colágeno também é bom para a artrite, osteoporose e artrose. A pele também se beneficia desta substância. Aqui, o colágeno pode tornar a pele mais firme.
Ácidos graxos Ômega-3 Pode reduzir o colesterol e os níveis altos de gordura no sangue. Eles contribuem para um metabolismo saudável da gordura e dos intestinos. Eles também apóiam o sistema imunológico. Esses ácidos graxos também podem ajudar o cérebro a se desenvolver bem. As gorduras ômega-3 são encontradas na medula óssea, que se desprende do osso e permanece no caldo (2).
Cálcio O cálcio é um mineral importante. É especialmente importante tanto para os ossos quanto para os dentes, pois endurece nosso esqueleto e nossos dentes. O cálcio também ajuda na coagulação do sangue e em alguns processos metabólicos. É também um mensageiro importante para a transmissão de estímulos (3).
Glucosaminoglicanos Este termo abrange três substâncias diferentes. Um deles é o ácido hialorônico, com o qual todos nós estamos familiarizados. Estas substâncias são encontradas em todos os lugares onde temos ossos, cartilagem ou mesmo tecido conjuntivo. Elas agem de forma semelhante a uma película lubrificante. Especialmente sobre a pele e nos intestinos. As substâncias ajudam a pele a ligar a água e assim manter um bom suprimento de umidade. A região gastrointestinal tem uma camada de muco. Isto é para nos proteger de patógenos, bem como do ácido estomacal. O ingrediente glucosaminoglicanos é muito útil para este muco (4)

Portanto, o caldo de osso tem muitos benefícios de saúde diferentes a oferecer. Não só a região gastrointestinal se beneficia com o caldo, mas também a sua pele, ossos e dentes. Mas também o seu sistema imunológico pode ser suportado pelos nutrientes que ele contém.

Quais ossos são usados para o caldo de osso?

Ossos de carne ou frango podem ser usados para preparar caldo de osso. É possível usar fatias de osso puro ou ossos com pedaços de carne. A sopa de frango também é adequada para isso, pois consiste principalmente de pele e ossos. Os ossos de carne bovina geralmente deixam um sabor um pouco mais forte, enquanto os ossos de frango são um pouco mais neutros.

Como o caldo de osso ajuda na saúde intestinal?

Nosso estilo de vida moderno e nossos hábitos alimentares estão afetando cada vez mais nossos intestinos. Isto pode levar a problemas intestinais como diarréia, flatulência, síndrome do intestino irritável e constipação intestinal. Em alguns casos, isto pode até mesmo levar a uma síndrome de vazamento intestinal. Esta é uma síndrome de vazamento intestinal (5).

Para neutralizar isso, o caldo de osso é perfeito. Ele contém colágeno e ácido hialorônico. Diz-se que estes ingredientes têm efeitos particularmente positivos sobre a saúde intestinal. Eles devem ajudar a resselar os intestinos e trazê-los de volta ao equilíbrio. Além disso, contribui positivamente para a defesa imunológica, porque 80% das células imunológicas estão localizadas em nossos intestinos.

Knochenbrühe

Caldo de osso pode ajudar a melhorar sua saúde intestinal. Os ingredientes contidos no caldo de osso têm um efeito positivo sobre o sistema imunológico e o equilíbrio dos intestinos. Isso faz do caldo o alimento ideal para quem tem dores de estômago. (Fonte de imagem: Ava Sol / Unsplash)

Caldo de osso também é o alimento ideal para a economia. Se você tem dor de estômago, azia ou inflamação do revestimento do estômago, este caldo pode ajudá-lo com seus sintomas. É fácil de digerir e é suposto proteger o estômago e os intestinos. Isto é especialmente verdade para o colágeno.

O caldo de osso é útil em uma dieta?

Caldo de osso é agora frequentemente integrado em dietas ou mesmo implementado como uma forma de dieta. Portanto, há até mesmo uma dieta de caldo de osso. Uma vez que contém gorduras suficientes, bem como nutrientes que estimulam o próprio processo de queima de gordura do corpo, ele o torna um prato de dieta popular.

Ao mesmo tempo, o caldo de osso tem um efeito anti-inflamatório devido aos seus ingredientes.

Além disso, o caldo pode ser preparado em diferentes variações. Isto adiciona variedade ao menu. Por exemplo, os caldos ósseos podem ter diferentes ossos como base, assim como uma variação de ingredientes.

Como o caldo de osso ajuda na perda de peso?

Caldo de osso tem relativamente poucas calorias, dependendo de como ele é preparado. Isto torna relativamente fácil alcançar um déficit calórico. Além disso, o caldo contém nutrientes que estimulam a queima de gordura.

Além disso, evitar alimentos ricos em carboidratos ajuda com a perda de peso desejada. Alimentos como cereais ou açúcar não têm lugar no caldo de osso. Isto também ajuda a contrariar os anseios.

Como você pode fazer seu próprio caldo de osso?

Não é difícil fazer seu próprio caldo de osso. O mais importante, é claro, são os ossos. Você pode usar ossos fatiados ou, alternativamente, sopa de frango. Estes últimos também são bons, pois consistem principalmente de ossos e pele. O caldo de osso é composto de ingredientes bastante simples.

  • Ossos / sopa de frango
  • Especiarias e ervas aromáticas, bem como sal e pimenta
  • Vinagre de maçã
  • Cebolas e chalotas
  • Cenouras / vegetais

Os ingredientes podem, é claro, variar dependendo da receita. O tipo de especiarias e ervas também geralmente varia. Algumas receitas incluem muitas receitas diferentes, enquanto outras são limitadas a algumas. O mesmo se aplica aos legumes. Aqui, outras variedades podem ser adicionadas, além das cenouras.

Com o caldo de osso, você tem relativamente muita liberdade para desenhá-lo de acordo com suas preferências.

Antes de começar a cozinhar o caldo, você primeiro tem que fritar os ossos brevemente. Então uma grande quantidade de água é adicionada. Especiarias e vinagre de maçã também são normalmente adicionados no início.

Então a água é levada à fervura uma vez por pouco tempo e depois baixada para uma fervura baixa para deixá-la ferver. Deve ficar assim por 3 - 4 horas com a tampa fechada. Na última meia hora, acrescente as ervas e legumes.

Conclusão

Caldo de osso era um prato popular na época de nossos avós. A partir de uma necessidade inicial, ele se desenvolveu para um caldo completamente saudável que oferece ao seu corpo uma série de benefícios. Sua saúde intestinal pode ser apoiada, assim como seu sistema imunológico, pele, dentes e ossos. O caldo de osso não é apenas saudável, ele também tem um sabor ótimo.

Você pode preparar o caldo exatamente de acordo com suas preferências e experimentar diferentes variações. Seja um caldo de baixas calorias ou um caldo de altas calorias com muitos ingredientes diferentes. Você tem incontáveis possibilidades aqui. Você também pode influenciar a força usando especiarias e ervas aromáticas.

Fonte da imagem: myviewpoint / 123rf

Referências (5)

1. paleo360.de, Knochenbrühe, Abgerufen am 27.04.21.
Fonte

2. Shahidi F, Ambigaipalan P. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits. Annu Rev Food Sci Technol. 2018 Mar 25;9:345-381. doi: 10.1146/annurev-food-111317-095850. PMID: 29350557.
Fonte

3. Health benefits of calcium. Nutr Clin Care. 2003 Oct-Dec;6(3):139-40. PMID: 14979459.
Fonte

4. Faillard H. Glykosaminoglykane und Glykoproteine [Glycosaminoglycans and glycoproteins]. Hoppe Seylers Z Physiol Chem. 1969 Jun;350(6):661. German. PMID: 4240564.
Fonte

5. Binienda A, Twardowska A, Makaro A, Salaga M. Dietary Carbohydrates and Lipids in the Pathogenesis of Leaky Gut Syndrome: An Overview. Int J Mol Sci. 2020 Nov 8;21(21):8368. doi: 10.3390/ijms21218368. PMID: 33171587; PMCID: PMC7664638.
Fonte

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Caldo de osso
paleo360.de, Knochenbrühe, Abgerufen am 27.04.21.
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Artigo científico
Shahidi F, Ambigaipalan P. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits. Annu Rev Food Sci Technol. 2018 Mar 25;9:345-381. doi: 10.1146/annurev-food-111317-095850. PMID: 29350557.
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Artigo científico
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Artigo científico
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Artigo científico
Binienda A, Twardowska A, Makaro A, Salaga M. Dietary Carbohydrates and Lipids in the Pathogenesis of Leaky Gut Syndrome: An Overview. Int J Mol Sci. 2020 Nov 8;21(21):8368. doi: 10.3390/ijms21218368. PMID: 33171587; PMCID: PMC7664638.
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