
Quando intercalada com exercícios intensos e combinada com uma dieta para emagrecer, a caminhada emagrece. Em uma caminhada de 60 minutos é possível queimar entre 300 e 400 calorias, que resulta na perda de cerca de dois quilos em um período de 30 dias.
Mas para conquistar bons resultados, é importante caminhar diariamente. Com resultados não nos referimos apenas a perda de peso, mas a outros benefícios associados à caminhada, continue a leitura para saber mais.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Guia de compra: o que você precisa saber sobre Caminhada Emagrece
- 3.1 É mito ou verdade que caminhada emagrece?
- 3.2 Importância do alongamento e aquecimento antes da caminhada
- 3.3 Dicas de como caminhar com qualidade
- 3.4 Como potencializar a perda de peso durante a caminhada
- 3.5 Concilie caminhada com alimentação equilibrada
- 3.6 Quais são os benefícios de caminhar diariamente?
- 4 Conclusão
O mais importante
- Para emagrecer com caminhada, é importante manter um ritmo rápido e constante para alcançar a zona de resistência e atingir 60 a 70% da frequência cardíaca máxima, que proporciona respiração pesada e transpiração.
- A caminhada deve durar entre 30 e 60 minutos e ser realizada de três a cinco vezes por semana para proporcionar bons resultados.
- Associe a caminhada com corrida e treino de musculação para conquistar resultados melhores e mais rapidamente.
Guia de compra: o que você precisa saber sobre Caminhada Emagrece
Caminhar é um excelente esporte para quem quer emagrecer, mas deve ser associado com outras atividades físicas como corrida, treino funcional e treino de musculação para que os resultados sejam mais efetivos. Preparamos um artigo em que explicaremos como aproveitar o potencial emagrecedor da caminhada.
É mito ou verdade que caminhada emagrece?
Além disso, é importante atingir 60 a 70% da frequência cardíaca máxima.
Para elevar a frequência cardíaca, você pode incluir uma corrida curta em seu treino de caminhada, por exemplo, caminhar por três minutos e correr um, depois realizar quatro minutos de caminhada e dois de corrida e assim sucessivamente.
Importância do alongamento e aquecimento antes da caminhada
Após a atividade é interessante realizar novamente o alongamento, dessa vez, para relaxar a musculatura, diminuir a incidência de cãibras, risco de lesões e a concentração de ácido lático nos músculos.
Dicas de como caminhar com qualidade
- Controle de respiração: é importante inspirar pelo nariz e expirar pela boca em um ritmo natural, para aumentar o fluxo de oxigênio.
- Duração e frequência da atividade: considere caminhar entre 30 e 60 minutos, três a cinco vezes por semana.
- Varie a intensidade e velocidade da caminhada: importante para manter o corpo sempre estimulado.
- Caminhe ao ar livre e mude o percurso: para evitar a monotonia e perda de interesse pela atividade.
- Vista roupas e calçados adequados para caminhada: um traje que permite que a pele respire e transpire e um tênis próprio para caminhada proporcionam maior conforto durante o treino.
- Ative o corpo inteiro: durante a caminhada mexa os braços de acordo com o ritmo dos passos, contraia o abdômen, estufe o peito e mantenha o pescoço em uma posição neutra.
Como potencializar a perda de peso durante a caminhada
- Suba ladeiras: ao subir o morro, ocorre o aumento da frequência cardíaca e queima de calorias. Você pode reproduzir a subida na ladeira em uma esteira, basta elevar a inclinação.
- Intercale com treino de resistência: para potencializar o emagrecimento com caminhada, você pode incluir treinos de resistência com carga progressiva.
- Utilize colete com peso durante a caminhada: embora pouco comum no Brasil, vestir um colete de peso durante a caminhada pode ajudar o corpo a queimar mais calorias. Escolha um colete que pese no máximo 15% do seu peso corporal.
- Contagem dos passos: utilize um marca passos e tente realizar pelo menos 15 mil passos diariamente. Ao chegar nessa marca, ocorre o emagrecimento e a perda de barriga.
Concilie caminhada com alimentação equilibrada
Depois dessa quantidade mínima de calorias, tudo o que você consome é utilizado como fonte de energia. Quando você não consome mais calorias além das necessárias para manter as funções básicas, seu corpo começa a utilizar a reserva de gordura.
Isso não significa que você deva deixar de comer, está bem? Você pode comer alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, além de proteínas, carboidratos complexos, gorduras boas, em pequenas porções e em intervalos mínimos de três horas.
Quais são os benefícios de caminhar diariamente?
Conclusão
A caminhada emagrece porque favorece a queima de calorias e gordura localizada. Mas é importante manter um ritmo acentuado, com frequência cardíaca elevada e realizar a atividade por 30 a 60 minutos pelo menos três vezes por semana para notar resultados.
Você pode caminhar em ambiente aberto ou na esteira, mas sempre se desafie e aumente o ritmo, intensidade e percurso. Qualquer dúvida sobre o assunto, deixe um comentário abaixo.
(Fonte da imagem destacada: Alexander Redl/ Unsplash.com)