Imagem de uma mulher se exercitando com caneleiras.
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

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A caneleira de peso é um dos acessórios indispensáveis para quem deseja treinar em casa. Versátil, pode ser utilizada para desenvolver força, resistência, estabilidade, flexibilidade e resistência nos músculos dos membros superiores e inferiores.

Também pode ser utilizada em exercícios de reabilitação. Mas para aproveitar todos os benefícios associados aos exercícios físicos com caneleira, você deve escolher o modelo certo. Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Boa leitura.




Primeiro, o mais importante

  • Escolha a caneleira de acordo com o objetivo do treino. Para quem busca reabilitação, ganho de resistência e flexibilidade ou emagrecimento, deve apostar em uma caneleira leve. Caso o objetivo seja ganhar volume e definição muscular, utilize caneleiras de peso com carga superior.
  • Você encontra opções de caneleiras com diferentes cargas. Paraal_) inciantes, recomendamos os modelos com 1Kg a 5Kg, quem tem nível de habilidade intermediário pode avançar para caneleiras com 5Kg a 10Kg e atletas devem escolher modelos com carga superior a 10Kg.
  • Você encontra modelos de caneleira com peso fixo ou variável. O segundo modelo permite que você ajuste a carga de acordo com o exercício, pois possui pequenas bolsas que adicionam ou eliminam peso.

Melhores caneleiras de peso: nossas recomendações

Investir em equipamentos de boa qualidade pode ser a diferença entre um treino produtivo e com evolução progressiva para um treino ruim. Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores caneleiras de peso de acordo com avaliações de consumidores:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre caneleira de peso

A caneleira de peso é utilizada em treinos localizados focados em aumentar o volume e definição dos grupos musculares dos membros inferiores e superiores. Continue a leitura para saber informações importantes sobre este acessório.

Vrouw doet oefening op stepper. Close-up op poten.

A caneleira de peso é um equipamento fundamental para quem deseja treinar em casa, pois é muito versátil. (Fonte: alexandershunevich/ 123RF.com)

Quais são os diferenciais de uma caneleira de peso?

A caneleira de peso é um dos equipamentos mais básicos para quem deseja treinar em casa e o correspondente do halter para os exercícios de membros inferiores, embora também pode ser utilizado para exercitar os grupos musculares dos membros superiores.

Este acessório distribui o peso em uma faixa que deve ser colocada ao redor das canelas para adicionar carga aos exercícios e causar a resistência necessária para estimular as esperadas microlesões musculares, que após recuperadas, resultam em crescimento muscular.

Devido ao fecho regulável, qualquer pessoa pode utilizar uma caneleira de peso para treinar. E embora o acessório seja mais utilizado em exercícios para os membros inferiores, você também pode adaptar e realizar exercícios para os membros superiores.

Quais exercícios podem ser feitos com uma caneleira de peso?

Conforme mencionamos anteriormente, uma caneleira de peso é mais utilizada para realizar exercícios para os glúteos e demais membros inferiores, como os descritos abaixo:

  • Extensão das pernas
  • Extensão dos glúteos
  • Abdução e adução das coxas
  • Ponte
  • Extensão e flexão das pernas
  • Avanço ou afundo

A caneleira de peso também pode ser utilizada em treino de hidroginástica, pois os acessórios causam a resistência até debaixo da água. Neste contexto, recomendamos a utilização de caneleiras em EVA ou tecido utilizado na confecção do cadarço.

Quais são os modelos de caneleira de peso?

Nem todo mundo sabe, mas existem dois modelos de caneleira de peso. Um modelo com carga fixa, como o nome indica, não permite alteração de peso, e é ideal para quem realiza exercícios voltados para reabilitação, resistência, flexibilidade ou emagrecimento.

Outra opção é a caneleira com peso ajustável, que acompanha pequenas bolsas laterais que podem ser colocadas ou removidas de acordo com a necessidade durante o exercício e o nível de habilidade física do praticante. Esse modelo é ideal para quem busca hipertrofia muscular e progressão do treino.

Quais são as principais vantagens e desvantagens da caneleira de peso?

A primeira grande vantagem de uma caneleira de peso é a versatilidade deste acessório. Com a caneleira é possível treinar membros inferiores e superiores, independente de você ser um atleta iniciante ou treina em nível profissional.

Outra vantagem é a facilidade de manusear o acessório, basta colocar em volta das canelas ou dos braços e ajustar.

Não podemos deixar de mencionar a variedade de atividades esportivas que podem ser realizadas com o auxílio de uma caneleira, sejam treinos localizados, exercícios para ganho de resistência, flexibilidade ou reabilitação e fisioterapia.

Também é simples de levar seu par de tornozeleiras de um ponto para o outro, podendo ser uma opção para treinar em casa, academia do condomínio, parque ou durante viagens.

Em relação às desvantagens, mencionamos que as caneleiras só podem ser utilizadas em exercícios localizados, ou seja, não é possível treinar diferentes grupos musculares simultaneamente.

Não podemos mencionar como desvantagem a questão da progressão de carga, pois ao comprar um conjunto de caneleiras ou um par de caneleiras com peso ajustável, já é possível ajustar a carga conforme você progride na atividade escolhida.

Melhores exercícios com caneleiras para membros inferiores

Preparamos uma lista com os melhores exercícios com caneleiras para membros inferiores e explicamos como realizar cada um deles. O número de repetições e séries necessárias, detalhamos na seção seguinte.

  • Glúteo em 90º: em posição de quatro apoios, eleve uma das pernas com os joelhos flexionados em um ângulo de 90º, sem ultrapassar a linha da coluna. Retorne à posição inicial, repita e após a conclusão da série, troque de perna.
  • Glúteo em 180º: novamente em posição de quatro apoios, eleve a perna e forme um ângulo de 180º, novamente sem ultrapassar o alinhamento da coluna. Depois de finalizar a série, você deve repetir com a outra perna.
  • Abdução do quadril: deite de lado, deixando a perna de baixo levemente flexionada, o braço apoiado no solo e a mão segurando a cabeça. Depois estenda a perna de cima e realize a elevação lateral.
  • Glúteo cruzado: novamente em posição de quatro apoios, estenda uma das pernas com o joelho flexionado em um ângulo de 90º com a coxa sem ultrapassar a linha da coluna, desça cruzando o joelho por trás da perna que está apoiada sobre a colchonete.

Como fazer o treino com caneleira de acordo com seu nível de habilidade?

Para realizar o treino que mencionamos acima ou qualquer outro que envolva o uso de caneleiras, é necessário considerar seu nível de habilidade, conforme detalhamos abaixo:

  • Iniciante: 12 a 15 repetições em duas séries.
  • Intermediário: mesma quantidade de repetições em três ou quatro séries.
  • Avançado: mesmo número de repetições em quatro ou cinco séries.

Critérios de compra: Como escolher a melhor caneleira de peso

Quando o assunto é escolha da caneleira de peso, muitas pessoas pensam que a única característica que deve ser avaliada é a carga do equipamento. Embora este seja um dos principais critérios de compra, a lista é um pouco mais longa:

Carga

Nossa recomendação quando o assunto é carga, é que você deve levar em consideração a modalidade de treino e seu nível de habilidade física. O ideal é que a evolução de carga ocorra de maneira progressiva.

Sem mencionar que cada grupo muscular exige uma carga distinta, certo? O ideal é que você converse com um profissional de educação física e juntos definam o peso ideal de acordo com o condicionamento físico e objetivos.

Fecho da caneleira

Você encontra a caneleira comum com fecho em fita ou velcro. O modelo com fecho em velcro é bastante prático, mas com o tempo de uso, é comum que desgaste e precise ser substituído.

A caneleira de peso com fechamento em fita é um pouco mais eficiente, pois além de não desgastar, essa fita permite melhor ajuste nas pernas, o que impede que o equipamento se movimente durante os exercícios.

Imagem de uma mulher encaixando caneleira na perna.

A caneleira pode ser ajustada para maior conforto e amplitude durante os exercícios. (Fonte: mariakraynova/ 123RF.com)

Material

Outra característica que deve ser analisada é o material da caneleira. Os modelos confeccionados em material de cadarço ou em EVA podem ser utilizados em aulas de hidroginástica, pois secam rapidamente.

Em contrapartida, os modelos em lona ou nylon são perfeitos para quem deseja realizar treino de musculação, mas não são indicados para o contexto aquático.

Par ou conjunto de caneleiras

Você pode comprar uma caneleira, um par de caneleiras ou um conjunto delas. Para decidir qual a melhor opção para você, é necessário avaliar a rotina de treino e se você deseja exercitar membros inferiores, superiores ou ambos.

Os conjuntos são interessantes também para a progressão dos treinos e uso em longo prazo, não apenas em curto e médio prazos. Não podemos deixar de mencionar que o valor total é mais acessível.

Resumo

Depois de conhecer um pouco mais sobre a caneleira de peso, você poderá começar a praticar exercícios com este acessório, pois saberá como escolher o equipamento de acordo com o nível de habilidade e treino desejado.

Além de considerar as características que mencionamos na seção de critérios de compra, sugerimos que você avalie nossas sugestões de compra. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: parilovv/ 123RF.com)

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