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Ultima atualização: 2 de novembro de 2020

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Não é de hoje que o magnésio está presente nos cuidados com a saúde. Nossas avós e bisavós já sabiam dos benefícios deste mineral. Em suas muitas formas e apresentações, o carbonato de magnésio brinda o organismo com incríveis propriedades que vale a pena conhecer em detalhes.

Este mineral pode ter uma grande variedade de aplicações e está presente na vida cotidiana, no sal de cozinha e em diversas fórmulas de medicamentos e cosméticos. Neste artigo, vamos saber mais sobre as propriedades deste nutriente e como tirar o máximo proveito do seu uso.




O mais importante

  • O carbonato de magnésio é um composto químico que pode ser encontrado na natureza sob a forma mineral.
  • Normalmente, ele é utilizado como antiácido, laxante e, também, para aumentar os níveis de magnésio no sangue.
  • Os produtos com carbonato de magnésio são de venda liberada. Ainda assim, é fundamental tomar alguns cuidados antes de consumir um suplemento, por exemplo. O ideal é contar sempre com orientação médica, pois ele pode desencadear efeitos colaterais em algumas pessoas.

Os melhores suplementos de carbonato de magnésio: nossas recomendações

Seja nas prateleiras físicas ou nas lojas on-line, a variedade de produtos a base de carbonato de magnésio é quase infinita. Porém, nem todos são os mais apropriados. Por isso, é importante conhecer o que o mercado oferece antes de fazer sua escolha. A seguir, apresentamos os suplementos mais vendidos de 2020. Veja quais são:

O melhor suplemento de carbonato de magnésio em cápsulas

Comercializado em cápsulas de 500 mg, este suplemento combina carbonato de cálcio e magnésio na proporção ideal que favorece a absorção desses minerais pelo organismo.

O uso regular do produto auxilia no combate ao stress, cansaço físico e mental, que pode levar a perda de memória, déficit de atenção e insônia. Além disso, apenas uma cápsula por dia já garante a dose eficaz no alívio a problemas digestivos, desde os enjoos da gravidez até úlceras gástricas, constipação e hemorroidas.

O carbonato de magnésio ideal para máscaras de beleza

Em embalagem de 1 quilo, este suplemento mineral de magnésio é enriquecido com cálcio em pó, com grau de pureza de 95%. Fácil de manipular e dissolver, ele pode ser empregado em sucos e como cataplasma, para tratamento tópico de cólicas, inflamações e contusões.

Além disso, aplicada como máscara facial, a mistura traz resultados benéficos no tratamento e prevenção da acne, suavização de manchas e rugas, diminuição das olheiras, estrias e flacidez. O produto é 100% natural, livre de glúten e outros alérgenos.

O multivitamínico a base de carbonato de magnésio

Este suplemento multivitamínico à base de magnésio reúne todos os benefícios necessários para quem possui uma rotina de exercícios físicos.

Com alto poder de gerar ganho de massa muscular, ele foi desenvolvido em estudos científicos sobre a quantidade exata de zinco e magnésio necessária para repor as reservas desses minerais em atletas.

O uso regular (1 colher de sobremesa garante 340 mg do mineral) pode promover o aumento da força e resistência muscular, diminuição das câimbras e retenção de líquidos.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o carbonato de magnésio

O carbonato de magnésio é um mineral que muitas vezes passa despercebido, apesar de estar presente no dia a dia. Se você quer saber mais sobre este composto e seus benefícios, esta seção vai atender suas expectativas. Aqui, vamos responder as principais dúvidas sobre o uso deste suplemento.

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Os suplementos de carbonato de magnésio podem ser utilizados para aumentar os níveis de magnésio no sangue. (Fonte: Seventyfour74: 125415915/ 123rf.com)

O que é o carbonato de magnésio?

O carbonato de magnésio é um mineral (composto químico sólido) que pode ser encontrado na natureza em forma de dolomita ou magnesita (1). Este mineral costuma se apresentar em cristais ou em pó de coloração branca.

Ele é usado em medicamentos e na fabricação de materiais que precisam suportar temperaturas muito altas (1, 2). Tem como componente (substância que confere suas propriedades) o magnésio, elemento é fundamental para o bom funcionamento do organismo (3).

O magnésio é muito popular e é usado em uma ampla variedade de segmentos. Ele está, por exemplo, na composição de produtos "à prova de fogo", nos extintores de incêndio e materiais de revestimento. Além disso, ele também é usado para fazer cremes dentais, produtos culinários e remédios (4).

Propriedades medicinais do carbonato de magnésio

O magnésio é essencial para o bom funcionamento das células, nervos, músculos e até do coração. Já o carbonato de magnésio, por sua vez, possui ainda outras propriedades além de seu componente ativo:

  • Funciona como antiácido: o carbonato de magnésio é capaz de neutralizar os ácidos estomacais que causam azia (sensação de queimação na boca do estômago) (5);
  • Pode ser usado como laxante: os sais de magnésio (gluconato, lactato, cloreto, óxido e carbonato de magnésio) podem atrair água para o intestino, amolecendo as fezes para facilitar o trânsito intestinal. No entanto, é bom ter cuidado: seu efeito laxante pode gerar diarreia severa em certos indivíduos (5);
  • Pode aliviar enxaquecas: o carbonato de magnésio pode ser usado para prevenir ou aliviar enxaquecas. No entanto, por ser uma das formas de magnésio com a menor absorção, pode não ser a melhor escolha para esse fim (7, 8);
  • Usos mais especializados: o carbonato de magnésio tem sido considerado no tratamento dos efeitos colaterais da diálise (9) e nos casos de deposição de pirofosfato de cálcio, que gera um tipo de doença conhecida como "pseudogota", que causa dores fortes nas articulações (10, 11).
Dr. Sanjay GuptaCardiologista

"O consumo diário de magnésio na dieta convencional pode não ser suficiente para um número significativo de pessoas. Esta carência pode trazer consequências para a saúde."

O carbonato de magnésio ajuda a aumentar os níveis de magnésio no sangue?

O carbonato de magnésio, normalmente usado como laxante e antiácido, pode ser também um aliado para aumentar os níveis de magnésio elementar no sangue. De maneira geral, uma dieta saudável deve garantir todo o magnésio de que precisamos por dia (cerca de 300 a 350 mg).

No entanto, algumas condições podem levar à deficiência deste mineral. Um exemplo são as dietas de perda de peso muito restritivas, com baixo teor de micronutrientes.

Além disso, o diabetes mal controlado, doenças que afetam o intestino e alguns medicamentos, como diuréticos,  podem fazer com que níveis de magnésio diminuam. Nestes casos, o recomendado é consultar um médico sobre a indicação de suplementos de carbonato de magnésio (12, 13).

Quais alimentos possuem carbonato de magnésio?

O carbonato de magnésio é adicionado ao sal de cozinha, em uma quantidade de 1 mg a cada 100 gramas de sal. Por isso, essa não é a melhor forma de atingir os níveis ideais, pois pode aumentar o risco de outros problemas, como pressão alta.

A boa notícia é que muitos alimentos fornecem o magnésio elementar, essencial para a manutenção da saúde. A seguir, mostramos alguns exemplos de alimentos que contêm este mineral (14):

Alimentos Porção Quantidade de magnésio (mg)
Amêndoas 2 colheres 86
Espinafre ½ xícara 78
Brócolis ½ xícara 19
Abacate ½ unidade média 71
Grão de bico ½ xícara 40
Chocolate amargo 1 barra pequena (40 gramas) 45
Banana 1 unidade 33
Manteiga de amendoim 2 colheres 51
Leite de vaca 250 mililitros 34
Cereais ⅔ xícara 16
Iogurte 1 xícara 26
Frango 100 gramas 27

Como consumir o carbonato de magnésio?

Os suplementos de carbonato de magnésio são vendidos, geralmente, sob duas formas de apresentação: em comprimidos (ou cápsulas) e em pó. O modo de uso pode variar de acordo com o produto escolhido e os objetivos da ingestão. De maneira geral, você pode seguir essas orientações:

  • Se você usar a forma em pó, possivelmente será necessário diluir de uma a duas colheres de chá em um copo de água ou suco. É aconselhável tomar sempre na mesma hora e usar colheres-medida para obter a dose exata;
  • Se for ingerir em comprimidos, as doses podem variar de 1 a 3 unidades por dia, dependendo da dosagem do produto. É preferível consumir junto com as refeições principais para evitar dor de estômago. Além disso, evite mastigá-los;
  • Para combater a constipação, você pode tomar carbonato de magnésio enquanto a crise persistir. Se não melhorar após sete dias de uso do magnésio, é recomendado procurar ajuda médica, pois a prisão de ventre pode ter outras causas;
  • Para casos de azia, consuma o carbonato de magnésio durante as refeições. Ingerido antes de se alimentar, ele tem efeito de 20 a 60 minutos. Por outro lado, se consumir com o estômago cheio, os benefícios podem durar por até 3 horas.

Essas são dicas genéricas e básicas de uso do carbonato de magnésio. Antes de utilizar o suplemento é fundamental que você leia a bula e siga as orientações do seu médico.

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Diferente de outras formas do mineral, o carbonato de magnésio, é o que tem a menor absorção. (Fonte: Thunderstock: 96147345/ 123rf.com)

Precauções de uso e contraindicações do carbonato de magnésio

Existem pessoas que devem evitar o uso de sais de magnésio (como o carbonato), a menos que haja estrita prescrição médica.

É o caso de indivíduos com problemas gastrointestinais, como obstrução, perfuração e sangramento gastrointestinal, crises crônicas de diarreia, apendicite ou pessoas que foram submetidos a cirurgias no estômago ou intestino (13).

Além disso, as pessoas afetadas por qualquer doença crônica e, principalmente, problemas renais ou hepáticos, devem evitar o uso de qualquer medicamento ou suplemento sem a supervisão de um especialista em saúde (15).

Efeitos colaterais do carbonato de magnésio

Geralmente, o carbonato de magnésio é um suplemento bem tolerado e, portanto, considerado seguro por especialistas. Seu consumo excessivo, entretanto, pode causar desconforto intestinal e diarreia.

Se, durante a suplementação, você tiver algum dos seguintes efeitos colaterais de forma intensa e persistente, pare de tomar o produto e procure ajuda médica urgente (6, 12, 15):

  • Reações alérgicas (coceira, vermelhidão, inchaço da face, lábios ou língua e dificuldade para respirar);
  • Dores de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Náusea, vômito e diarreia;
  • Confusão mental ou irritabilidade;
  • Fraqueza;
  • Hemorróidas.

Existe o risco de interações medicamentosas?

Sim, o carbonato de magnésio pode diminuir a eficácia de certos medicamentos, quando ingeridos simultaneamente. Os fármacos que mais podem ter interação com o suplemento são (5, 16):

  • Antibióticos;
  • Fármacos contra infecções fúngicas;
  • Medicamentos para convulsões;
  • Tratamento para osteoporose;
  • Suplementos de Vitamina D;
  • Anti-hipertensivos e medicamentos para controle do colesterol;
  • Hormônios tireoidianos.

Esta lista não inclui todas as possíveis interações medicamentosas do carbonato de magnésio. Por esta razão, se você está sob algum tratamento específico, procure a opinião do especialista antes de iniciar o uso dos suplemento.

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O carbonato de magnésio pode ser usado com eficácia no alívio dos sintomas da acidez estomacal. (Fonte: Thongcharoen: 107381359/ 123rf.com)

Critérios de compra

Se depois de conhecer mais detalhes sobre o carbonato de magnésio, você já está no site em busca do suplemento ideal, pedimos que espere só mais alguns minutos. Nesta seção, vamos falar sobre critérios que podem ajudar a escolher o melhor produto, com base em aspectos técnicos e práticos. Confira:

Forma de apresentação

Como dissemos há pouco, o carbonato de magnésio costuma ser vendido em duas principais formas de apresentação: em cápsulas e em pó. Cada uma delas tem aplicações específicas, vantagens e desvantagens.

Diante disso, preparamos uma tabela. Assim, você poderá comparar as duas formas antes de definir a mais indicada para sua rotina:

Forma de apresentação Vantagens Desvantagens
Cápsulas Fácil utilização e tranporte

Tem doses exatas, pré-estabelecidas

Não é preciso diluir em sucos ou outros líquidos

Deve ser consumido sempre com um pouco de água, durante as refeições

Dependendo do tamanho e do revestimento da cápsula, pode ser difícil de engolir

É a forma mais pura do mineral

Pode ser combinado com água ou diluído no seu suco favorito

Alguns produtos têm sabor pouco agradável

A dosagem é inexata, já que deve ser medido na hora do consumo

Dose recomendada

Para atender as necessidades padrão do nutriente, os suplementos de carbonato de magnésio devem fornecer uma dose de magnésio elementar entre 300 e 350 miligramas.

Se exceder esta quantidade, você pode experimentar alguns efeitos adversos. Eles vão desde desconforto gastrointestinal, como náuseas, vômitos e diarreia, até problemas mais sérios, como arritmia cardíaca e distúrbios do sistema neurológico (confusão mental é o principal) (17).

Se, ao usar qualquer tipo de suplemento alimentar de carbonato de magnésio, você perceber qualquer uma das reações que mencionamos no tópico sobre efeitos colaterais, interrompa o uso e procure um serviço de saúde imediatamente.

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O carbonato de magnésio pode ser um aliado no combate aos sintomas e na prevenção de novas crises de enxaqueca. (Fonte: Davydov: 109424142/ 123rf.com)

Formas de magnésio

Existem várias formas de magnésio. Cada uma delas pode trazer benefícios distintos à saúde. Por isso, vale a pena conhecer algumas das propriedades dos diversos tipos de magnésio, antes de eleger o suplemento ideal.

  • Citrato de magnésio: é uma forma de magnésio altamente absorvente, que aumenta os níveis do mineral de forma rápida e eficiente. Pode ser usado para tratar a constipação em curto prazo (18);
  • Cloreto de magnésio: forma de magnésio usada em banhos ou para consumo oral. Tem propriedades relaxantes, é altamente absorvível e também pode ser usado para tratar a constipação (19);
  • Sulfato de magnésio: também conhecido como sais de Epsom, esta forma é mais comum para banhos de magnésio. Pode ser usado como laxante (20);
  • Gluconato de magnésio: forma de magnésio com alto poder de absorção. Tem menos efeito laxante do que outros tipos de magnésio e pode ajudar no relaxamento (21).
Magnésio

4 de agosto de 2020

Dietas veganas e intolerância alimentar

Se você tem alguma restrição alimentar ou é adepto da alimentação vegana ou vegetariana, deve observar essas dicas antes de comprar o seu suplemento de carbonato de magnésio:

  1. Para dietas veganas ou vegetarianas: o carbonato de magnésio é um mineral que vem da natureza, o que significa que é totalmente vegano. No entanto, antes de consumir, revise a formulação geral do produto, especialmente o revestimento das cápsulas e outros espessantes, que podem incluir aditivos de origem animal;
  2. Para quem tem intolerância alimentar: se você é celíaco, intolerante à lactose ou alérgico a nozes ou laticínios, os suplementos de carbonato de magnésio em pó podem ser ideais para você. Esses produtos geralmente vêm na forma pura e não contêm nenhum desses ingredientes. No entanto, tome apenas os suplementos listados como sem alérgenos;
  3. Para alérgicos a magnésio: em raras ocasiões, podem ocorrer reações alérgicas ao magnésio, especialmente na forma de sal (cloreto, sulfato e carbonato). Mas não se preocupe! Mesmo que você não possa usar esses produtos, pode facilmente evitar a deficiência desse mineral aumentando o consumo de alimentos ricos em magnésio.

Resumo

O carbonato de magnésio faz parte da vida diária da maioria das pessoas há muitos anos. Ele desempenha um papel importante em muitas áreas e está presente da construção civil à cozinha, passando pelo mundo da beleza, da nutrição e da suplementação. Esta última é a forma mais eficaz de evitar a deficiência desse mineral e até aliviar o desconforto intestinal.

Neste artigo, mostramos os principais benefícios deste mineral e as vantagens de se manter os níveis saudáveis de carbonato de magnésio no organismo. Falamos sobre as aplicações e destacamos critérios de consumo seguro, com atenção aos efeitos colaterais e interações com outros medicamentos, para que você fique apenas com as ações positivas deste composto.

Se este material ajudou a esclarecer suas dúvidas, agora sim é hora de escolher o produto ideal para cuidar da sua saúde. Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais. Assim, conseguiremos ajudar mais pessoas. Obrigado e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Chobanov: 55229238/ 123rf.com)

Referências (21)

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8. Walker AF, Marakis G, Christie S, Byng M. Mg citrate found more bioavailable than other Mg preparations in a randomised, double-blind study. Magnes Res. 2003;16(3):183-191.
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9. Tzanakis IP, Papadaki AN, Wei M, Kagia S, Spadidakis VV, Kallivretakis NE, et al. Magnesium carbonate for phosphate control in patients on hemodialysis. A randomized controlled trial. International Urology and Nephrology. 2008;40(1):193–201.
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10. Joshi A, Chokkalingam S. Magnesium disorders can cause calcium pyrophosphate deposition disease: A case report and literature review. European Journal of Rheumatology. 2018;5(1):53–7.
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11. Doherty M, Dieppe PA. Double blind, placebo controlled trial of magnesium carbonate in chronic pyrophosphate arthropathy. Annals of the Rheumatic Diseases. 1983;42(Supplement 1):106–7.
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21. Magnesium Gluconate (Professional Patient Advice) [Internet]. Drugs.com. 2020 [citado em setembro/2020].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Livro
Patnaik, Pradyot (2003). Handbook of Inorganic Chemicals. New York: McGraw Hill.
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Site oficial
Magnesium carbonate [Internet]. National Center for Biotechnology Information. PubChem Compound Database. U.S. National Library of Medicine; 2005.
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Magnesium carbonate Side Effects: Common, Severe, Long Term [Internet]. Drugs.com. 2020.
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Artigo científico
Coudray C, Rambeau M, Feillet-Coudray C, et al. Study of magnesium bioavailability from ten organic and inorganic Mg salts in Mg-depleted rats using a stable isotope approach. Magnes Res. 2005;18(4):215-223.
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Artigo científico
Walker AF, Marakis G, Christie S, Byng M. Mg citrate found more bioavailable than other Mg preparations in a randomised, double-blind study. Magnes Res. 2003;16(3):183-191.
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Artigo científico
Tzanakis IP, Papadaki AN, Wei M, Kagia S, Spadidakis VV, Kallivretakis NE, et al. Magnesium carbonate for phosphate control in patients on hemodialysis. A randomized controlled trial. International Urology and Nephrology. 2008;40(1):193–201.
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Artigo científico
Joshi A, Chokkalingam S. Magnesium disorders can cause calcium pyrophosphate deposition disease: A case report and literature review. European Journal of Rheumatology. 2018;5(1):53–7.
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Artigo científico
Doherty M, Dieppe PA. Double blind, placebo controlled trial of magnesium carbonate in chronic pyrophosphate arthropathy. Annals of the Rheumatic Diseases. 1983;42(Supplement 1):106–7.
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Site oficial
Magnesium Carbonate Oral: Uses, Side Effects, Interactions, Pictures, Warnings & Dosing [Internet]. WebMD. WebMD; 2020.
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Ficha técnica
Sales de magnesio (carbonato fosfato óxido de magnesio) [Internet]. Sales de magnesio (carbonato fosfato óxido de magnesio) | Asociación Española de Pediatría. 2020.
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