Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

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A Chlorella é uma alga verde e unicelular consumida em forma de suplemento para melhorar a saúde em geral. A clorella age como um antioxidante, impulsiona o sistema imunológico e baixa o colesterol e a pressão sanguínea.

É uma fonte de proteínas, ácidos graxos ômega-3, ferro, fibras e pigmentos (clorofila, luteína e beta-caroteno).

Embora a clorela ofereça inúmeros benefícios à saúde e seja um excelente suplemento alimentar para veganos e vegetarianos, também há muita desinformação sobre esta alga.

Será que isso realmente ajuda a oxigenar o sangue? Será que ela realmente fornece vitamina B12, que os veganos têm dificuldade em obter de sua dieta? Neste guia você aprenderá a verdade sobre a clorela.




O mais importante

  • A Chlorella é uma alga unicelular. É uma fonte nutriente de proteínas, ômega 3, clorofila, beta-caroteno e ferro. A clorella é um antioxidante, melhora a imunidade, é boa para a visão, previne a anemia e diminui os níveis de colesterol no sangue.
  • Para assimilar a clorela, ela tem que passar por um processo de quebra de sua parede celular. É por isso que a clorela está disponível na forma de suplementos alimentares, por exemplo, como pastilhas, extratos, cápsulas e pó.
  • Antes de comprar um preparado de clorela, você deve prestar atenção a certas características básicas como forma de dosagem, sabor, local de fabricação, certificação de produto orgânico e a presença de alergênios.

Chlorella: nossa recomendação dos melhores produtos

Embora a maioria dos suplementos de clorela sejam seguros para a saúde, alguns produtos podem estar contaminados com metais pesados. Estes metais pesados vêm da água na qual as microalgas crescem.

Depois de olhar para diferentes suplementos de clorela no mercado digital, gostaríamos de apresentar os melhores suplementos de clorela nesta seção: .

Guia: O que você deve saber sobre a Chlorella

O consumo de algas marinhas, tanto em seu estado natural quanto em forma de suplemento, tem se tornado cada vez mais a última tendência nutricional dos últimos anos.

Embora a clorela seja um excelente suplemento dietético, informações errôneas ainda estão sendo difundidas, o que pode levar a confusão. Se você quer obter informações confiáveis sobre esta alga, não deixe de ler este guia de clorela.

A Chlorella é uma alga unicelular. É uma fonte de nutrientes que nos fornece proteínas, ômega 3, clorofila, beta-caroteno e ferro. (Fonte de imagem: Maridav: 36864941/ 123rf.com)

O que é exatamente clorela?

Clorela é uma alga que consiste de uma única célula eucariótica. Ela cresce em água doce e tem uma cor verde intensa. É a fonte mais rica conhecida de clorofila, um pigmento que dá à alga sua cor verde típica.

Existem várias espécies de Chlorella, mas a mais estudada é a Chlorella vulgaris. Também é encontrado em suplementos alimentares e produtos cosméticos (1).

A parede celular da clorela é muito dura e deve primeiro ser quebrada para que o corpo humano possa absorver todos os nutrientes e pigmentos da alga.

Para facilitar a absorção, a clorela é consumida na forma de suplementos alimentares: pós, extratos, pastilhas e cápsulas. Na produção destes produtos, esta microalga é submetida a centrifugação e esmagamento (2, 3).

Quais nutrientes a clorela fornece?

Como a maioria das algas, a clorela é rica em nutrientes. Muitos desses nutrientes estão diretamente relacionados com as propriedades promotoras de saúde dos suplementos de clorela. Aqui nós damos uma olhada mais detalhada no perfil nutricional da clorela em pó (1)

  • Proteínas: 61% a 64%. As proteínas desta microalga contêm todos os aminoácidos essenciais para os seres humanos (4).
  • Fibra dietética: 12 % a 13,5 %.
  • Carboidratos: 10 % a 14 %.
  • Gorduras: 1,8% a 2,3%, em sua maioria insaturadas, incluindo ômega 3 (5).
  • Ferro: 80 mg a 120 mg (por 100 gramas de clorella em pó).
  • Vitamina E: 18 mg (por 100 gramas de microalgas em pó).
  • Carotenóides: Fornece os pigmentos beta-caroteno (provitamina A) e luteína (4).
  • Clorofila: Este é o pigmento principal responsável pela cor verde e é encontrado em concentrações entre 1 e 4 % (4).
  • Outros micronutrientes: vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B8 e B9), vitamina K (anti-hemorrágica), selênio, magnésio, iodo, cálcio e fósforo.

Batidos verdes

Os suplementos de clorella vêm na forma de comprimidos, extratos, cápsulas e pó. (Fonte de imagem: Gojda: 43433922/ 123rf.com)

Quais são os benefícios da clorela para a saúde?

Os suplementos de clorela são considerados produtos nutracêuticos, o que significa que eles não só fornecem nutrientes, mas também têm a capacidade de melhorar algum aspecto da saúde, prevenir certas doenças e/ou contribuir para o bem-estar geral (4).

Aqui nós gostaríamos de listar os benefícios à saúde da clorella

  • Forte efeito antioxidante, devido ao seu conteúdo de clorofila, beta-caroteno, luteína, vitamina E, selênio e compostos fenólicos. Essas moléculas mitigam os danos oxidativos causados pelo tabaco, álcool, luz solar e poluição, entre outros. A oxidação está associada a doenças cardíacas, vasculares, renais e neurodegenerativas (6, 7).
  • Reduzindo a fadiga e aumentando os níveis de energia. Muitos dos nutrientes da clorela estão envolvidos no metabolismo energético, por exemplo, selênio, magnésio e vitaminas do complexo B (8).
  • Melhorar a absorção de ferro e prevenir a anemia por deficiência de ferro. Isto é particularmente interessante para veganos e vegetarianos. Duas colheres de chá de clorela em pó fornecem 12 mg de ferro. No entanto, este ferro não é um ferro feminino e é assimilado em uma proporção menor do que a da carne. Para melhorar a absorção do ferro não hemínico, é necessário combinar clorela com vitamina C (9).
  • Fortalecimento do sistema imunológico. A suplementação com clorella pode ser benéfica para melhorar o sistema imunológico contra vírus e células cancerígenas (12, 13).
  • Protegendo a saúde visual. A clorela contém um pigmento antioxidante chamado luteína, que é capaz de prevenir cataratas e a degeneração macular relacionada com a idade, que são as principais causas da cegueira em pessoas idosas (14).
  • Reduzir o colesterol e o açúcar no sangue. A microalga reduz os níveis de açúcar no sangue e colesterol e melhora a sensibilidade à insulina (15).
  • Normalização da pressão sanguínea. A ingestão diária de Chlorella vulgaris ajuda a baixar os níveis de pressão arterial (16).

Quais são os tipos de suplementos de clorela?

Para que o corpo humano possa absorver os nutrientes da clorela, a parede celular desta microalga deve primeiro passar por um processo que a enfraqueça e a quebre.

Por esta razão, a clorela é consumida sob a forma de suplementos alimentares. Existem as seguintes formas de dosagem (3)

  • : A Chlorella é centrifugada e transformada em um pó fino que se dissolve facilmente em água ou outros líquidos. O sabor é intenso, peculiar e terroso, por isso muitas pessoas têm que se acostumar a tomar clorela em pó. A dose diária recomendada é de 3 a 10 gramas.
  • Tabletes/cápsulas: O sabor das pastilhas e cápsulas é muito mais agradável do que o do pó puro. A dose diária recomendada é de 1 a 6 comprimidos.
Chlorella em pó pastilhas de Chlorella ou cápsulas de Chlorella
Taste Forte, amargo, terroso As cápsulas têm um sabor quase neutro. As pastilhas retêm o sabor da clorela, mas quando engolidas rapidamente com água, o sabor é quase imperceptível.
misturado com líquidos (água, leite, bebida vegetal, suco de maçã, batidos). Também pode ser adicionado a molhos e produtos cozidos com água
.Dose diária recomendada 3 a 10 gramas 1 a 6 comprimidos/cápsulas
Preço por ração 0,40 a 0,54 euros 0,16 a 0,23 euros
  • Ascápsulas e comprimidos são melhor tolerados com refeições do que com o estômago vazio. Se tomados de estômago vazio, eles podem causar azia em algumas pessoas.
  • A clorela em pó sabe melhor quando misturada em shakes com maçã, kiwi, cacau, abacaxi, gengibre ou suco de coco.
  • Para obter os benefícios do ferro em clorella, é importante consumir o suplemento com uma fonte de vitamina C, como o tomate, frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), morangos ou kiwis (9).

Algas

A Chlorella é uma alga que consiste de uma única célula eucariótica. Ela cresce em água doce e sua cor é um verde intenso. (Fonte das fotos: Neumiler: 99403857/ 123rf.com)

A clorela é uma boa fonte de vitamina B12?

A maioria dos rótulos de suplementos de clorella listam uma quantidade significativa de vitamina B12. Entretanto, estes são análogos inativos de vitamina B12 que não desempenham a função da forma ativa da vitamina B12 (cianocobalamina).

A vitamina B12 é encontrada na carne, produtos lácteos e ovos (17). Infelizmente, muitos veganos acreditam que o consumo de algas marinhas atenderá suas necessidades de vitamina B12.

Na verdade, eles só estão consumindo a forma errada desta vitamina e podem desenvolver anemia megaloblástica e também problemas neurológicos. Os exames de sangue mostram níveis normais de vitamina B12, mas a deficiência de cianocobalamina persiste.

A clorofila de clorella serve para oxigenar o sangue?

Não, nem a clorofila nem qualquer outro composto encontrado nos alimentos pode oxigenar o sangue. Não há base científica para esta alegação e não há justificativa para tomar clorella para este fim.

O oxigênio entra no corpo com o ar que respiramos, entra nos pulmões e passa através dos alvéolos para o sangue.

Você sabia que a maioria dos suplementos de clorella vulgaris são feitos a partir de clorella vulgaris?

Quais são as diferenças entre a Chlorella e a Spirulina?

Embora a Chlorella e a Spirulina tenham perfis nutricionais semelhantes e proporcionem benefícios de saúde semelhantes (antioxidantes, energizantes, estimulantes imunológicos), existem diferenças significativas entre estas duas microalgas (1, 17).

Chlorella Spirulina
Estrutura biológica Alga unicelular Cianobactérias
Cor Verde intenso Verde-azul
Teor de proteína (em 100 gramas) 58 a 61 gramas 60 a 66 gramas
Teor de ferro (em 100 gramas) 76 a 120 mg 53 a 66 mg
Preço por ração Pó: 0,40 a 0,54 euros.Tabletes: 0,16 a 0,23 euros Pó: 0,20 a 0,51 euros Tabletes: 0,12 a 0,20 euros

Polvillo verde

Na tabela a seguir, revisamos as especificidades da Chlorella e da Spirulina:

; Chlorella; Spirulina [/th]

Estrutura biológica Algas unicelulares Cianobactérias Cor; Verde intenso ; Verde-azul [email protected]
(Fonte da imagem: Chepko: 82271552/ 123rf.com)

Quais são os efeitos colaterais dos suplementos de clorela?

Se você tomar clorella na dose recomendada, é seguro para a sua saúde. No entanto, pode causar alguns efeitos adversos, especialmente na primeira semana de tratamento, tais como dor de estômago, vômitos, flatulência e reações alérgicas.

Para evitar a ocorrência dessas reclamações, é aconselhável começar com uma pequena dose e aumentar gradualmente a quantidade (1).

Pessoas com problemas de tireóide devem consultar seu médico antes de tomar clorella, pois a alga contém iodo e pode interferir com o tratamento da tireóide.

Não há nada de errado com mulheres grávidas e amamentando tomando clorella, entretanto você deve falar com seu médico antes de começar.

Critérios de compra

Na seção anterior, nós entramos em mais detalhes sobre os benefícios, perfil nutricional e formas de consumir clorela. Se você está procurando um produto de excelente qualidade que não represente um risco à sua saúde, considere os critérios de compra que compilamos para você abaixo:

Tomar o suplemento

Os comprimidos e cápsulas de Chlorella são o método mais fácil de ingestão, pois podem ser tomados rapidamente com apenas um pouco de água.

A clorela em pó, por outro lado, requer algum pré-tratamento e deve ser dissolvida em água, batidos ou molhos antes do consumo.

Sabor

O sabor das cápsulas e pastilhas de clorella é imperceptível e, portanto, ideal para aqueles que não gostam do sabor típico desta microalga.

O pó de clorella é intenso, amargo e terroso, mas muitas pessoas se acostumam com o tempo ou toleram melhor quando o pó é combinado com frutas, cacau, gengibre ou coco.

Local de fabricação

Os países europeus possuem a mais rigorosa legislação relativa à segurança dos suplementos alimentares. Isto é muito importante no caso das algas, pois elas podem estar contaminadas com metais pesados.

Ao comprar clorella, você deve escolher um preparado que seja processado e embalado na Europa, mesmo que tenha sido cultivado em outro lugar, por exemplo, na China.

Comentário de um especialista: "Se você encontrar uma alga no mercado doméstico, você pode comê-la com tranquilidade, pois ela deve ter passado pelos rigorosos controles de qualidade europeus para estar aqui".

Ignacio Moreno, chefe do Departamento de Ecologia e Gerenciamento Costeiro do Instituto de Ciências Marinhas da Andaluzia.

Certificação de produtos orgânicos

A clorella deve ser orgânica porque se forem usados produtos químicos sintéticos para estimular seu crescimento, estes compostos podem permanecer nas algas e entrar no corpo humano.

Além disso, eles teriam um impacto negativo sobre o meio ambiente. As certificações de maior prestígio são as da Soil Association (Reino Unido) e do Comitê Andaluz de Agricultura Orgânica, Espanha (CAAE).

Você sabia que o médico deve pedir uma análise ao ácido metilmalônico para determinar se um vegan tem deficiência de vitamina B12? Isto porque os níveis de vitamina B12 podem não ser confiáveis devido à presença de análogos de algas.

Alergias e intolerâncias

A clorela é naturalmente livre de glúten e outros alergênios, mas isso não significa que os suplementos de clorela não possam contê-los.

A contaminação durante o processamento é um problema comum. Qualquer pessoa com alergia ou intolerância alimentar deve ler cuidadosamente o rótulo nutricional para garantir que o produto não contenha alergênios.

Conclusão

Chlorella é uma alga verde unicelular usada para melhorar a qualidade da dieta e certos aspectos da saúde. É uma fonte de proteína e ferro com alto valor biológico, fazendo da clorela um excelente suplemento para dietas veganas e vegetarianas.

Os suplementos de Chlorella estão disponíveis em pó, cápsulas e comprimidos. Durante sua produção, a parede celular da microalga é dissolvida para que seus componentes possam ser facilmente absorvidos.

A clorella é rica em antioxidantes, protege a saúde do fígado e da visão, melhora a imunidade e diminui os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Se você gostou deste guia sobre suplementos de clorella, nós o convidamos a deixar um comentário ou compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais.

(Fonte de imagem da foto de cabeçalho: Schweitzer: 64035399/ 123rf.com)

Referências (19)

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15. Jeong H, Kwon H, Kim M. Hypoglycemic effect of Chlorella vulgaris intake in type 2 diabetic Goto-Kakizaki and normal Wistar rats [Internet]. 2009.
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17. Kamudha A et al. Methylcobalamin – A form of vitamin B12 identified and characterised in Chlorella vulgaris [Internet]. 2015.
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18. Kumar R, Frankilin J, Raj S. Accumulation of heavy metals (Cu, Cr, Pb and Cd) in freshwater micro algae (Chlorella sp.) [Internet]. 2013.
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19. Karkos P, Leong S, Assimakopoulos D. Spirulina in Clinical Practice: Evidence-Based Human Applications [Internet]. 2011.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artículo médico
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