
Como escolhemos
A chlorella é uma alga verde, unicelular, que é consumida na forma de suplemento com o objetivo de melhorar a saúde. Atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol e a pressão sanguínea. É uma fonte de proteínas, gordura Ômega 3, ferro, fibra e pigmentos (clorofila, luteína e beta-caroteno).
Embora a chlorella ofereça muitos benefícios para a saúde e pode ser um excelente complemento alimentar para veganos e vegetarianos, existe muita informação falsa sobre esta alga. Ajuda a oxigenar o sangue? Fornece vitamina B12? Neste guia, você vai descobrir tudo que a ciência diz sobre a chlorella.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores suplementos de chlorella do mercado: Nossas recomendações
- 4 Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a chlorella
- 4.1 O que é exatamente a chlorella?
- 4.2 Quais nutrientes a chlorella fornece?
- 4.3 Quais são os benefícios da chlorella para a saúde?
- 4.4 Quais tipos de suplementos de chlorella existem?
- 4.5 Qual é a melhor maneira de tomar os suplementos de chlorella?
- 4.6 A chlorella é uma boa fonte de vitamina B12?
- 4.7 A clorofila da chlorella serve para oxigenar o sangue?
- 4.8 A chlorella ajuda a eliminar metais pesados do organismo?
- 4.9 Quais as diferenças entre a chlorella e a spirulina?
- 4.10 Quais são os efeitos colateriais que podem ocorrer ao consumir chlorella?
- 4.11 A chlorella tem contra-indicações?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- A chlorella é uma alga unicelular, ou seja, é formada por apenas uma célula. É uma fonte concentrada de nutrientes e se destaca por seu fornecimento de proteínas, Ômega 3, clorofila, beta-caroteno e ferro. É antioxidante, melhora a resposta imunológica, cuida dos olhos, previne a anemia e diminui o colesterol no sangue.
- Para assimilar a chlorella, ela deve ser submetida a um processo de desintegração de sua parede celular. Os suplementos se apresentam em forma de comprimidos, extratos, cápsulas e pós.
- Para comprar o melhor suplemento de chlorella, é fundamental avaliar certas características básicas, tais como a forma de apresentação, o sabor, a certificação de produto orgânico e a presença de alérgenos.
Os melhores suplementos de chlorella do mercado: Nossas recomendações
Embora a maioria dos produtos de chlorella do mercado sejam seguros para a saúde, alguns deles podem estar contaminados com metais pesados que vem da água onde cresce esta microalga. Depois de avaliar os suplementos de chlorella de diferentes marcas comerciais, selecionamos nossos produtos favoritos:
- Chlorella em tablets veganos
- Uma ótima opção de chlorella em pó
- Uma ótima opção de cápsulas de chlorella
Chlorella em tablets veganos
A chlorella orgânica em tablets da Now Foods com 1000g cada, é vegana, então é indicada para todas as pessoas. Recomendada para diminuir o colesterol e controlar a pressão alta, entre outros benefícios e por isso é considerada um super alimento.
Uma ótima opção de chlorella em pó
A Chlorella em pó é ótima para ser incluída em refeições ou bebidas, como vitaminas. É rica em proteínas e tem um alto valor biológico, contém todos os aminoácidos essenciais em sua composição. Tem inúmeros benefícios e nessa versão é mais fácil para consumir, porém algumas pessoas podem ter dificuldade em se acostumar com o sabor.
Uma ótima opção de cápsulas de chlorella
Esta opção de chlorella em cápsulas é vegana e tem inúmeros benefícios. Numa embalagem com 240 cápsulas com 530mg cada, é 100% vegetal. Muito fácil e prática para consumir, essa embalagem dura até 2 meses, o que facilita para quem utiliza com muita frequência.
Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a chlorella
O que é exatamente a chlorella?
Existem diversas espécies de chlorella, mas a mais estudada e utilizada nos suplementos dietéticos e produtos cosméticos é a Chlorella vulgaris (1).
A parede celular da chorella é muito rígida e precisa ser quebrada para que o organismo humano possa absorver todos os nutrientes e pigmentos. Por isso, a chlorella é consumida em forma de suplementos: pó, extrato, comprimido e cápsula.
Na elaboração destes produtos, esta microalga é submetida a centrifugação e desintegração (2, 3).
Quais nutrientes a chlorella fornece?
Abaixo, descrevemos o perfil nutricional da chlorella em pó (1):
- Proteínas: 61% a 64%. As proteínas desta microalga possuem todos os aminoácidos essenciais para o humano (4).
- Fibra: 12% a 13,5%.
- Carboidratos: 10% a 14%.
- Gorduras: 1,8% a 2,3%, maior parte insaturadas, entre as quais se encontra o Ômega 3 (5).
- Ferro: 80mg a 120mg (cada 100g de chlorella em pó).
- Vitamina E: 18 mg (cada 100g de microalga em pó)
- Carotenóides: fornece os pigmentos beta-caroteno (provitamina A) e luteína (4).
- Clorofila: este é o pigmento que possui em maior quantidade, responsável pela sua cor verde e se encontra em uma concentração que varia entre 1% e 4% (4).
- Outros micronutrientes: vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B8 e B9), vitamina K (anti-hemorrágica), selênio, magnésio, iodo, cálcio e fósforo.
Quais são os benefícios da chlorella para a saúde?
Os benefícios da chlorella para a saúde são:
- Exerce um potente efeito antioxidante devido ao seu conteúdo de clorofila, beta-caroteno, luteína, vitamina E, selênio e compostos fenólicos. Estas moléculas atenuam o dano oxidativo causado pelo tabaco, o álcool, a luz solar e a poluição ambiental, entre outros agentes. A oxidação é associada com condições cardíacas, vasculares, renais e neurodegenerativas (6, 7).
- Reduz a fadiga e aumenta os níveis de energia. Muitos dos nutrientes da chlorella são desenvolvidos no metabolismo energético, por exemplo, o selênio, o magnésio e as vitaminas do complexo B (8).
- Melhora a ingestão de ferro e previne a anemia por deficiência de ferro, principalmente em pessoas veganas e vegetarianas. Duas colheres de chlorella em pó fornecem 12mg de ferro. No entanto, este ferro não é hemínico e é absorvido em uma proporção melhor que as carnes. Para melhorar a absorção de ferro não femínico, é necessário combinar a chlorella com vitamina C (9).
- Atua como hepatoprotetor. Diversos estudos obtiveram resultados promissores ao avaliar o efeito protetor da chlorella sobre o fígado contra os danos tóxicos causados. Esta capacidade hepatoprotetora se assemelha ao medicamento silimarina e também está relacionada com seu alto conteúdo de antioxidantes (10, 11).
- Fortalece o sistema imunológico. A suplementação com chlorella pode ser benéfica para melhorar o sistema imunológico, especialmente contra vírus e células cancerígenas, já que estimulam a atividade de um tipo de linfócito, chamado natural killer (NK) (12, 13).
- Protege a saúde visual. A chlorella possui um pigmento antioxidante denominado luteína que é capaz de prevenir a catarata e a degeneração macular associada a idade, que são as principais causas de cegueira em idosos (14).
- Diminui o colesterol e a glicose no sangue. As propriedades da chlorella para diminuir o colesterol é associada ao seu conteúdo de gorduras Ômega 3 e de um tipo de polissacarídeo denominado 1,3-betaglucano (1). Esta microalga também reduz o nível de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade a insulina (15).
- Ajuda a normalizar a pressão arterial. A chlorella vulgaris demonstrou ter um efeito anti-hipertensivo, ou seja, que sua administração diária ajuda a reduzir os valores da pressão arterial (16).
Quais tipos de suplementos de chlorella existem?
- Pó: a chlorella é centrifugada e micropulverizada até obter um pó fino que se dissolve facilmente na água ou em outros líquidos. Seu sabor é intenso, peculiar e terroso, por isso pode levar um tempo para muitas pessoas se acostumarem a tomar a chlorella em pó. A dose recomendada é de 3 a 10 gramas ao dia.
- Comprimidos/Cápsulas: estes produtos são compostos por chlorella em pó, que são produzidos em um envoltório de hidroximetilpropilcelulose (no caso das cápsulas) ou é misturado com dióxido de silício (no caso dos comprimidos). Seu sabor é muito mais aceitável que o do pó. É recomendado tomar entre 1 a 6 comprimidos por dia.
Chlorella em pó | Chlorella em comprimidos/cápsulas | |
---|---|---|
Sabor | Forte, amargo, terroso | As cápsulas tem um sabor quase neutro, os comprimidos conservam o sabor da chlorella, mas, por serem rapidamente engolidos, seu sabor é quase imperceptível |
Forma de consumo | Misturado com algum líquido (água, leite, bebida vegetal, suco de maçã, vitaminas), também é recomendado incluir em molhos, cremes e produtos assados | Acompanhados de água |
Dose recomendada | 3 a 10 gramas diárias | 1 a 6 unidades diárias |
Qual é a melhor maneira de tomar os suplementos de chlorella?
- As cápsulas e os comprimidos são mais toleradas com as refeições do que em jejum. Se você tomá-la com o estômago vazio, pode causar azia em algumas pessoas.
- A chlorella em pó adquire um sabor mais agradável se for misturada em vitaminas que tenha como ingredientes suco de maçã, kiwi, cacau, abacaxi, gengibre ou coco.
- Para aproveitar o ferro da chlorella, é importante consumir os suplementos junto com uma fonte de vitamina C, por exemplo, tomate, cítricos (laranja, limão, tangerina), morango ou kiwi (9).
A chlorella é uma boa fonte de vitamina B12?
A vitamina B12, ou cianocobalamina, que o ser humano precisa, é encontrada em carnes, lácteos e ovos (17).
Infelizmente, muitas pessoas veganas acreditam que o consumo de algas satisfaz sua exigência de vitamina B12, mas estão apenas ingerindo uma forma falsa desta vitamina e podem desenvolver anemia megaloblásica e problemas neurológicos.
Os níveis de vitamina B12 podem parecer normais nos exames de sangue, mas existe uma deficiência de cianocobalamina.
A clorofila da chlorella serve para oxigenar o sangue?
O oxigênio entre no organismo pelo ar que respiramos, chega aos pulmões e passa para o sangue através dos alvéolos pulmonares.
A chlorella ajuda a eliminar metais pesados do organismo?
Além disso, as algas podem ficar contaminadas com metais pesados que absorveram na água (18).
Quais as diferenças entre a chlorella e a spirulina?
Na seguinte tabela, vamos nos aprofundar sobre as particularidades da chlorella e da spirulina:
Chlorella | Spirulina | |
---|---|---|
Estrutura biológica | Alga unicelular | Cianobactéria |
Cor | Verde intenso | Verde azulado |
Conteúdo de proteínas (em 100g) | 58 a 61g | 60 a 66g |
Conteúdo de ferro (em 100g) | 76 a 120mg | 53 a 66mg |
Quais são os efeitos colateriais que podem ocorrer ao consumir chlorella?
Para diminuir a incidência destes problemas, é recomendado começar o consumo com uma dose mínima e ir aumentando a quantidade progressivamente (1).
A chlorella tem contra-indicações?
Mulheres grávidas e amamentando não tem restrições sobre o consumo da chlorella, mas devem perguntar ao seu médico antes de consumir.
Critérios de compra
Na seção anterior, falamos sobre os benefícios, o perfil nutricional e as formas de consumo da chlorella. Entretanto, para escolher um suplemento de chlorella que seja de excelente qualidade e não represente nenhum risco para sua saúde, você terá que considerar os seguintes critérios de compra:
Forma de apresentação
Os comprimidos e as cápsulas são as formas mais simples de consumir a chlorella, já que é necessário apenas de um pouco de água para facilitar seu comuno.
Por outro lado, a chlorella em pó exige certo preparo prévio e deve ser dissolvida em água, vitaminas, cremes ou molhos antes do seu consumo.
Sabor
O sabor das cápsulas e dos comprimidos de chlorella é praticamente imperceptível e é ideal para aquelas pessoas que não toleram o gosto tipo desta microalga.
O pó de chlorella é intenso, amargo e terroso, mas muitas pessoas se acostumam ao seu sabor com o passar do tempo ou toleram melhor se combinam com frutas, cacau, gengibre ou coco.
Certificação de produto orgânico
A chlorella deve ser orgânica, porque se são utilizados químicos sintéticos para estimular seu crescimento, estes compostos podem persistir na alga e passar para o corpo humano. Além disso, terão um impacto negativo no meio ambiente.
Presença de alérgenos
A chlorella é naturalmente livre de glúten e outros alérgenos, mas isso não significa que seus suplementos não possuem. A contaminação durante o processamento é um problema muito frequente.
Toda pessoa que sofra de alguma alergia ou intolerância alimentar deve ler cuidadosamente o rótulo nutricional para verificar se o produto não possui nenhum alérgeno.
Resumo
A chlorella é uma alga unicelular de cor verde que é utilizada para elevar a qualidade nutricional da dieta e melhor alguns aspectos da saúde. É uma fonte de proteínas de alto valor biológico e de ferro, motivo pelo qual a chlorella é um excelente complemento alimentar para dietas veganas e vegetarianas.
Os suplementos de chlorella são comercializados em forma de pó, cápsulas e comprimidos. Durante sua elaboração, a parede celular destas microalgas é desintegrada para que seus componentes possam absorvê-los. A chlorella é rica em antioxidantes, protege a saúde do fígado e dos olhos, melhora a imunidade e diminui o nível de colesterol e glicose no sangue.
Se você gostou do nosso guia, deixe um comentário e nos ajude a chegar a mais pessoas compartilhando em suas redes sociais.
(Fonte da imagem destacada: Schweitzer: 64035399 / 123rf.com)
Referências (19)
1.
Rani K, Sandal N, Sahoo PK. A comprehensive review on chlorella- its composition, health benefits, market and regulatory scenario [Internet]. The Pharma Innovation Journal. 2018.
Fonte
2.
Görs M, Schumann R, Hepperle D, Karsten U. Quality analysis of commercial Chlorella products used as dietary supplement in human nutrition [Internet]. Journal of Applied Phycology. 2009.
Fonte
3.
Masojídek J, Torzillo G. Mass Cultivation of Freshwater Microalgae [Internet]. Encyclopedia of Ecology. 2014.
Fonte
4.
Paniagua-Michel J. Microalgal Nutraceuticals. En Handbook of Marine Microalgae [Internet]. 2015.
Fonte
5.
Rezende Freitas H. Chlorella vulgaris as a Source of Essential Fatty Acids and Micronutrients: A Brief Commentary [Internet]. 2017
Fonte
6.
Miranda M, Mancini J. Antioxidant activity of the microalga Chlorella vulgaris cultured on special conditions [Internet]. 2001.
Fonte
7.
Lee SH et al. Six-week supplementation with Chlorella has favorable impact on antioxidant status in Korean male smokers [Internet]. 2010.
Fonte
8.
Okada H, Yoshida N, Kakuma T, Toyomasu K. Effect of Chlorella Ingestion on Oxidative Stress and Fatigue Symptoms in Healthy Men [Internet]. 2018.
Fonte
9.
Lynch S, Cook J. Interaction of vitamin C and iron [Internet]. 1980.
Fonte
10.
Peng H, Chu Y, Chen S, Chou S. Hepatoprotection of chlorella against carbon tetrachloride-induced oxidative damage in rats [Internet]. 2009.
Fonte
11.
Cai X, Wang S, Yang Q. Antioxidant and hepatoprotective effects of pigment-protein complex from Chlorella vulgaris on carbon tetrachloride-induced liver damage in vivo [Internet]. 2015.
Fonte
12.
Azocar J, Díaz A. Efficacy and safety of Chlorella supplementation in adults with chronic hepatitis C virus infection [Internet]. 2013.
Fonte
13.
Kwak J et al. Beneficial immunostimulatory effect of short-term Chlorella supplementation: enhancement of Natural Killercell activity and early inflammatory response (Randomized, double-blinded, placebo-controlled trial) [Internet]. Nutrition Journal. 2012.
Fonte
14.
Shibata S, Nishihara T, Natori Y, Tomisaka K. Antioxidant and Anti-Cataract Effects of Chlorella on Rats with Streptozotocin-Induced Diabetes [Internet]. Journal of Nutritional Science and Vitaminology. 2003.
Fonte
15.
Jeong H, Kwon H, Kim M. Hypoglycemic effect of Chlorella vulgaris intake in type 2 diabetic Goto-Kakizaki and normal Wistar rats [Internet]. 2009.
Fonte
16.
Suetsuna K, Chen J. Identification of Antihypertensive Peptides from Peptic Digest of Two Microalgae, Chlorella vulgaris and Spirulina platensis [Internet]. Marine Biotechnology. 2001.
Fonte
17.
Kamudha A et al. Methylcobalamin – A form of vitamin B12 identified and characterised in Chlorella vulgaris [Internet]. 2015.
Fonte
18.
Kumar R, Frankilin J, Raj S. Accumulation of heavy metals (Cu, Cr, Pb and Cd) in freshwater micro algae (Chlorella sp.) [Internet]. 2013.
Fonte
19.
Karkos P, Leong S, Assimakopoulos D. Spirulina in Clinical Practice: Evidence-Based Human Applications [Internet]. 2011.
Fonte