Ultima atualização: 4 de outubro de 2021

Especialmente em tempos de pandemia, você frequentemente se encontra em frente ao espelho. Você compara seu corpo atual com o que você tinha antes da pandemia e percebe que sua circunferência abdominal aumentou em alguns centímetros.

No guia a seguir, nós o levaremos através das perguntas mais importantes sobre um perímetro abdominal perigoso e lhe daremos conselhos úteis no final sobre como reduzir seu perímetro abdominal e o excesso de gordura.




O mais importante

  • A gordura visceral é uma gordura metabolicamente ativa que pode levar a doenças como diabetes ou osteoartrite se ela for muito grande. Essa gordura fica no fundo do abdômen e envolve os órgãos.
  • Nas mulheres, há um risco aumentado de doenças cardiovasculares se a circunferência abdominal exceder 88 cm. Para os homens, isto é verdade se eles tiverem mais de 102 cm.
  • Para reduzir com sucesso a circunferência da cintura e perder peso, é importante não só comer uma dieta equilibrada, mas também fazer exercício diariamente. Esportes populares como corrida, ioga e treinamento de força não só têm efeito sobre o corpo, mas também sobre a alma.

Definição: O que é uma circunferência abdominal perigosa?

É importante saber qual é a circunferência abdominal perigosa para a sua saúde. Nós explicamos quando uma circunferência da cintura é considerada perigosa com a ajuda da tabela abaixo nesta seção. (1)

gordura subcutânea gordura visceral
senta logo abaixo da superfície da pele encontra-se profundamente na cavidade abdominal e envolve os órgãos internos
facilmente visível e pode ser comprimido não visível, pois está atrás dos músculos abdominais
não tem efeitos nocivos para a saúde com moderação muito ativo no metabolismo e libera hormônios que podem ter consequências negativas, também se deposita no sangue
não é tão fácil de diminuir mais fácil de reduzir do que a gordura subcutânea

O que você deve saber sobre a perigosagordura do ventre

Antes de lhe darmos soluções sobre como melhor reduzir a gordura do ventre, é ainda mais importante entender os efeitos que a perigosa gordura do ventre tem sobre a saúde do seu corpo e alma, de onde ela vem e a diferença entre mulheres e homens.

Portanto, na próxima seção, nós o levaremos através das perguntas mais importantes sobre a circunferência abdominal para esclarecer quaisquer dúvidas e dar-lhe uma visão geral deste tópico.

O que causa uma grande circunferência abdominal em primeiro lugar?

Uma dieta insalubre e gordurosa tem um efeito negativo no peso corporal e na distribuição da gordura. Quanto mais você come uma dieta não saudável e não faz exercício, mais o seu peso corporal aumentará. Depois de um tempo você percebe que seu par habitual de jeans fica mais apertado e sua barriga se torna visível.

Por que a gordura do ventre é particularmente perigosa?

Pesquisas recentes sugerem que pessoas cuja gordura corporal é depositada mais no centro ou no abdômen, especialmente gordura visceral, têm um risco aumentado de doença cardiovascular. Este risco é independente do grau de obesidade, mas é exacerbado por ele. (2)

Bauchumfang

Uma grande circunferência abdominal não só é percebida como pouco atraente, mas também representa riscos à saúde que devem ser evitados. (Fonte de imagem: unsplash/ Bill Oxford)

Vários fatores como idade, sexo e menopausa, bem como o fumo, inatividade física e consumo de álcool estão positivamente associados à deposição de gordura abdominal e, portanto, a uma maior circunferência abdominal.

Isto torna ainda mais importante a tomada de medidas contra uma grande circunferência abdominal em um estágio inicial.

Onde está localizada a perigosa gordura do ventre?

A perigosa gordura do ventre está na gordura visceral, que fica no fundo da cavidade abdominal e envolve nossos órgãos internos.

Geralmente, uma certa quantidade de gordura visceral é necessária para proteger os órgãos e o trato digestivo, mas a gordura interna da barriga traz consigo um risco à saúde.

Quais doenças são o resultado da gordura perigosa da barriga?

A gordura interna da barriga (gordura visceral) é extremamente ativa metabolicamente. Isto significa que ele forma substâncias mensageiras que influenciam os processos no corpo.

Estes mensageiros aumentam a pressão arterial, aumentam os processos inflamatórios no corpo e promovem a resistência à insulina. Os depósitos mais gordurosos na barriga aumentam o risco de muitas doenças. Tais doenças incluem em particular:(2)

  • Diabetes: A gordura visceral libera muitas substâncias mensageiras que afetam a pressão arterial, influenciam o hormônio insulina e podem desencadear inflamação. Isto, por sua vez, aumenta o risco de diabetes.
  • Doenças cardiovasculares: Em particular, pessoas cuja gordura corporal é depositada mais na área ao redor do abdômen, especialmente gordura visceral, têm um risco aumentado de doenças cardiovasculares. As conseqüências resultantes podem tomar a forma de arteriosclerose, ataques cardíacos e derrames.
  • Doenças vasculares: Além disso, o excesso de gordura abdominal afeta os vasos sanguíneos e pode levar a doenças como a artrose ou endurecimento das artérias (aterosclerose).

De que circunferência abdominal o risco de doenças aumenta?

A circunferência da cintura é uma maneira de medir quando o risco de doença aumenta. A tabela a seguir mostra valores de circunferência da cintura para adultos, dos quais a circunferência abdominal pode levar a problemas de saúde.

Gênero Perímetro da cintura
Homens 102 cm
Mulheres 88 cm

Isto significa que homens com uma circunferência da cintura de 102 cm ou mulheres com uma circunferência da cintura de 88 cm ou mais têm um risco aumentado de doenças como diabetes. (3)

Quais são as características de uma circunferência abdominal perigosa nas mulheres e nos homens?

Nas mulheres, a gordura corporal é predominantemente depositada nos quadris, nas pernas e na parte inferior do abdômen.

Enquanto as mulheres tendem a desenvolver mais gordura subcutânea, os homens tendem a armazenar mais gordura visceral. Esta tendência a armazenar gordura visceral significa que os homens são na verdade mais propensos a doenças relacionadas à gordura. (4)

Um percentual de gordura corporal saudável para as mulheres está entre 20 e 30 por cento. Para os homens, é aproximadamente entre 10 e 20 por cento.

Reduzir a circunferência abdominal: As melhores dicas e truques para uma circunferência abdominal saudável

Agora que você sabe as coisas mais importantes sobre a circunferência abdominal, aqui estão as melhores dicas e truques sobre como reduzir a sua circunferência abdominal.

A coisa mais importante a lembrar é que as mudanças não acontecem de uma só vez, mas só se tornam visíveis após alguns meses. Isto significa para você - não desista e sempre mantenha o foco no porque você quer ter uma barriga menor em mente.

Reduza o tamanho da barriga com uma mudança na dieta

É muito importante observar o que você come e quanto de alguma coisa você come. Certifique-se de comer uma dieta equilibrada e que você esteja sempre com déficit calórico, ou seja, que você coma menos calorias do que o normal.

Você só pode perder peso se você estiver em um déficit calórico. Para lhe dar uma visão geral de quais alimentos ajudam a perder peso e quais dietas podem lhe servir, nós explicamos tudo isso abaixo.

Alimentos que promovem a perda de peso

Uma dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos ajuda o seu corpo a perder peso. Alimentos ricos em proteínas incluem carne, peixe, lentilhas, nozes e ovos. A proteína impulsiona o metabolismo do corpo, assim você queima mais calorias.

Com uma dieta pobre em carboidratos, você deve evitar grandes quantidades de massas, batatas, bolos e arroz. Isto, por sua vez, promove a perda de gordura no corpo porque a comida não é tão difícil de digerir. (5)

Especialmente se você tem um dente doce e não pode abrir mão dos doces facilmente, existem alternativas ao açúcar, como o açúcar de bétula. Isto tem metade das calorias de açúcar comum e outras características especiais.

Quanto menos você puder cortar o açúcar da sua dieta, melhor. Você sabia que a maioria das frutas contém uma frutose natural chamada glicose?

Dietas

Rápido intermitente: O jejum intermitente pode ajudar você a reduzir o excesso de gordura na barriga. Parece complicado, mas é uma dieta fácil de entender na qual você pode comer durante um certo período de tempo.

Estes períodos de tempo podem variar de acordo com as suas necessidades. Existe o método 16/8, onde você só pode comer por 8 horas em 24 horas.

Outras variações incluem a dieta 5:2, onde você só consome entre 500 e 600 kcal 2 dias por semana.

Teller mit Wecker

Com intervalo de jejum, você come de acordo com um ritmo de tempo específico. (Fonte da imagem: 123rf / 98012445)

Vamos dar uma olhada mais de perto no método 16/8. Dentro de 8 horas você pode comer o que quiser, fora deste intervalo de tempo você só pode beber água ou chá e você também tem que se abster de lanches. Você ainda deve comer uma dieta equilibrada para obter os melhores resultados. (6)

Minimizar a circunferência abdominal com

exercícios Além da dieta, exercícios diários e atividades esportivas são um fator muito relevante para reduzir a circunferência abdominal e perder peso.

Há muitas maneiras diferentes de ser ativo e nós resumimos abaixo as atividades esportivas mais importantes.

Correndo

Correr é uma ótima maneira de perder peso e limpar sua cabeça. Você pode ir correr sozinho ou com amigos. Desta forma você fortalece o vínculo de amizade e faz algo de bom para o seu corpo. Uma variação na corrida é o sprinting.

Você pode revezar o sprint a alguns metros e então continuar em um ritmo normal de corrida. Os benefícios do sprinting são infinitos.

É um excelente treino cardiovascular, aumenta a resistência, queima muitas calorias em pouco tempo e também estimula o metabolismo para que as calorias ainda sejam queimadas após o treino. (7)

Yoga

Outro milagre para um torso e uma circunferência abdominal fortes é a yoga. Com a yoga, o apoio social da comunidade da yoga é um grande ponto que pode contribuir para a perda de peso, especialmente para as pessoas que lutam com a perda de peso.

Além disso, com a prática da ioga, não só se fortalece o corpo como também se promove a paz interior e a respiração consciente. (8)

Treinamento de resistência

Treinamento de resistência afeta todo o corpo e previne dores nas costas e outras dores e dores. Também pode afetar positivamente fatores de risco como resistência à insulina, metabolismo, pressão sanguínea, gordura corporal e aqueles associados com diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Bauchumfang

O exercício regular é uma parte importante da perda de peso, juntamente com uma dieta saudável e nutritiva. Quando você nada, você não só exerce todo o seu corpo, mas também protege suas articulações no processo. (Fonte de imagem: Unsplash/ Ryan Fleischer)

A pesquisa também mostra que os benefícios do treinamento de resistência podem ser alcançados em apenas dois treinos de 15 a 20 minutos por semana.

O treinamento de resistência sensata envolve movimentos precisos e controlados para cada grupo muscular importante e não requer resistência muito pesada.

(9)

Conclusão

Uma ampla circunferência abdominal não é perigosa em si mesma, mas esconde uma perigosa gordura abdominal chamada gordura visceral. A gordura abdominal serve como proteção, mas o excesso dela aumenta o risco de doenças.

Se você quer se livrar dos centímetros extras ao redor da barriga, você deve se concentrar em uma combinação de exercício, esporte e uma dieta saudável. Uma dieta rica em fibras e pobre em carboidratos ajudará você a perder peso.

Quando se trata de exercício, há muitas opções, incluindo correr, fazer yoga, experimentar um esporte com bola ou considerar o treinamento de força ou resistência. Em qualquer caso, você deve ter muita paciência, porque os resultados só são visíveis após semanas de dura disciplina.

Certifique-se de que você não fique muito estressado e durma o suficiente. É muito importante fazer essas mudanças lentamente, mas a longo prazo, ao invés de recorrer a alternativas de curto prazo que lhe dêem pouco valor agregado para o futuro.

Fonte da imagem: unsplash / Siora Photography

Referências (9)

1. Studie über das subkutane Fett und viszerale Fett
Fonte

2. Zusammenhang zwischen der Verteilung von Bauchfett und Risikofaktoren
Fonte

3. Studie über den Taillenumfang und die Gesundheitsrisiken infolge von Übergewicht
Fonte

4. Geschlechtsunterschiede bei Veränderungen des subkutanen Fettes während der Gewichtsabnahme
Fonte

5. Studie über die Wirkung von Diäten bei der Gewichtsabnahme.
Fonte

6. Studie über die Effektivität von intermittierendem Fasten und zeitlich begrenzter Ernährung
Fonte

7. Studie über den gesundheitlichen Nutzen von Sprint-Intervalltraining
Fonte

8. Eine Studie zur Erforschung der Veränderungen, die mit Yoga zur Förderung der Gewichtsabnahme einhergehen
Fonte

9. Eine Studie über den möglichen gesundheitlichen Nutzen von Widerstandstraining
Fonte

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Wissenschaftliche Studie
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