
Como escolhemos
Também conhecida por ubiquinona, a coenzima q10 é um suplemento com a capacidade de trazer mais energia ao seu organismo. É um produto facilmente encontrado nas farmácias de todo o Brasil com um bom custo-benefício.
Para saber mais acerca das características dessa substância, não deixe de ler o guia completo que preparamos a seguir. Queremos te informar sobre todas as propriedades deste suplemento para deixar sua saúde ainda mais ativa! Confira:
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Coenzima q10: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compra: o que você precisa saber sobre Coenzima q10
- 4.1 O que é a coenzima q10?
- 4.2 Como a coenzima q10 age no organismo?
- 4.3 Para quem a coenzima q10 é recomendada?
- 4.4 Como usar a coenzima q10 de modo correto?
- 4.5 Quais são as contraindicações da coenzima q10?
- 4.6 Em quais alimentos existe a coenzima q10?
- 4.7 Quais são os benefícios e desvantagens do uso de coenzima q10?
- 5 Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de coenzima q10
- 6 Resumo
O mais importante
- A coenzima q10 é um suplemento para estimular a produção de energia no corpo, melhorando o desempenho dos usuários nas atividades diárias. Ela também pode ser obtida naturalmente na ingestão de alimentos.
- Os benefícios da coenzima q10 atingem o organismo como um todo, principalmente os órgãos que têm grande demanda energética como é o caso do coração, cérebro, rins e fígado.
- Ao escolher o suplemento de CoQ10 é preciso que você conheça detalhes do produto como a composição, o tipo de enzima e a quantidade por embalagem. Além disso, tenha sempre em mente sua motivação para o consumo dessa substância.
Coenzima q10: nossa recomendação dos melhores produtos
Infelizmente, a nossa produção natural de coenzima q10 diminui com o tempo, sendo necessário o uso de suplementos para a manutenção dessa substância no organismo. Confira sugestões de cápsulas para fazer essa reposição:
Guia de compra: o que você precisa saber sobre Coenzima q10
A seguir, vamos responder as principais dúvidas dos consumidores a respeito desse nutriente para que você entenda ainda mais o funcionamento dele no seu organismo:
O que é a coenzima q10?
Por isso, é necessário usar suplementos de coenzima q10 para manter a ação desse nutriente no corpo. Ele está envolvido principalmente na geração de energia no organismo, intensificando o metabolismo dos usuários.
Como a coenzima q10 age no organismo?
Assim, ela controla essa passagem, evitando a oxidação nas membranas e promovendo uma maior concentração de água dentro das células. Para entender os detalhes desse processo bioquímico, assista ao vídeo abaixo:
Para quem a coenzima q10 é recomendada?
Doenças no coração, pulmões, boca ou neuromusculares, além de deficiências no sistema imunológico ou da vitamina B6, também podem provocar a diminuição da coenzima q10 no organismo, trazendo a necessidade do suplemento.
Como os sintomas de deficiência desse nutriente são semelhantes a de outros problemas de saúde, o ideal é que você sempre procure um médico para fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para seu caso.
Como usar a coenzima q10 de modo correto?
- Dosagem recomendada: As doses diárias variam entre 30 a 400 mg, mas a demanda específica para você deve ser definida por um nutricionista de acordo com seu organismo e necessidade.
- Horário para ingestão: Por ser um suplemento, o ideal é consumir a coenzima q10 junto às refeições, pois a gordura auxilia na absorção do nutriente. Mas, esse fator também depende do diagnóstico médico.
- Frequência de consumo: As cápsulas de CoQ10 podem ser administradas entre 1 a 3 vezes ao dia, conforme indicação do profissional da saúde.
- Resultados do uso: Especialistas indicam que os efeitos da coenzima q10 começam a aparecer por volta de dois a quatro meses após o início do consumo frequente.
Quais são as contraindicações da coenzima q10?
Quem pode consumir o nutriente deve ficar atento aos efeitos colaterais. Normalmente, os mais comuns são desconforto no estômago, náuseas, perda de apetite e diarreia.
Em quais alimentos existe a coenzima q10?
Alimentos ricos em CoQ10 | |
---|---|
Carnes | Frango, bovina e suína |
Peixes | Salmão, atum, sardinha e cavala |
Grãos | Amendoim, nozes, grãos de soja, pistache e feijão azuki |
Óleos | Soja, gergelim, milho e algodão |
Frutas | Morango, abacate e laranja |
Vegetais | Brócolis, espinafre e couve-flor |
Quais são os benefícios e desvantagens do uso de coenzima q10?
Além disso, ela é uma substância antioxidante com a capacidade de prevenir alguns problemas de saúde. Acompanhe o quadro abaixo para saber todos os pontos positivos e negativos desse suplemento:
Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de coenzima q10
Após o diagnóstico adequado de um profissional da saúde, inicia a sua procura pela melhor coenzima q10 do mercado. Para isso, você deve se atentar a alguns fatores de cada produto como os que especificamos na sequência:
Tipo
Os suplementos de coenzima q10 podem ser formados por dois ingredientes principais: ubiquinona ou ubiquinol. Cada um deles faz com que a substância apresente propriedades diferentes. Confira:
- Coenzima q10 ubiquinona: É a mais indicada para as pessoas com menor custo de aquisição. Serve para fazer a reposição completa do nutriente, porém com absorção mais lenta.
- Coenzima q10 ubiquinol: É uma substância sintética a partir de formulações químicas. Consegue fazer a absorção de modo mais rápido e eficiente.
Quantidade
O consumo diário de coenzima q10 varia de pessoa para pessoa, atendendo sempre as orientações especificadas no diagnóstico médico realizado.
Contudo, de modo geral, a quantidade de 100 mg é suficiente para a maioria das pessoas. Caso sua dose seja maior, basta incluir mais de uma cápsula ao dia. Também é bom avaliar o volume de unidades em relação ao preço.
Finalidade
Você só vai saber o motivo para usar a coenzima q10 após o diagnóstico correto de um profissional da saúde. Em grande parte, as pessoas fazem o consumo dessa substância formulada a partir da ubiquinona.
Mas, se o seu consumo de CoQ10 for para melhorar o desempenho nas atividades físicas, como é o caso dos atletas, ou retardar o envelhecimento precoce, opte por suplementos que tenham o ubiquinol como ingrediente principal.
Recursos Extras
Alguns suplementos de coenzima q10 possuem substâncias extras na composição que trazem mais benefícios à saúde dos usuários. Entre elas, a mais comum é a presença da vitamina E, que também tem capacidade antioxidante.
Outras fórmulas ainda contém o Ômega 3 que pode fortalecer o sistema imunológico dos usuários e ainda reduzir o aparecimento de inflamações e outros problemas nesse sentido.
Resumo
A fadiga não fará mais parte da sua rotina com o uso frequente do suplemento de coenzima q10. Uma substância capaz de entrar nas mitocôndrias das células para intensificar a produção energética, melhorando o metabolismo.
Procure um profissional da saúde e saiba como estão os níveis desse nutriente no seu corpo. Quanto mais rápido você descobrir sua necessidade, mais rápido também serão os efeitos desse suplemento no seu corpo.
(Fonte da imagem destacada: satuszka/123rf)