
Como escolhemos
Por que o colágeno hidrolisado é tão famoso? É verdade que previne o envelhecimento da pele? Qualquer pessoa pode tomar colágeno? O interesse da população em cuidar da saúde e estética, prevenir doenças e atrasar o envelhecimento aumenta a cada dia. No mundo dos suplementos, o colágeno hidrolisado é uma estrela.
A estrutura da pele, as articulações, o cabelo e as unhas dependem do colágeno, uma proteína cuja síntese começa a diminuir a partir dos 25 anos. Para atrasar o envelhecimento, manter a beleza da pele e proteger a saúde articular, existem os suplementos de colágeno hidrolisado, que geralmente são de origem bovina ou marinha.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores suplementos de colágeno do mercado: Nossas recomendações
- 4 Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre o colágeno hidrolisado
- 4.1 O que é o colágeno hidrolisado?
- 4.2 Quais são os benefícios do colágeno hidrolisado?
- 4.3 Quais tipos de suplementos de colágeno hidrolisado existem?
- 4.4 Quais aspectos considerar ao utilizar o colágeno hidrolisado para a pele?
- 4.5 Quais as vantagens e desvantagens dos suplementos de colágeno hidrolisado?
- 4.6 Quais efeitos colaterais o colágeno hidrolisado pode causar?
- 4.7 Quais são as contraindicações para os suplementos de colágeno hidrolisado?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- O colágeno hidrolisado é um tipo de suplemento alimentar que é obtido após a quebra parcial do colágeno (cadeia longa de aminoácidos) em peptídeos (cadeias pequenas, formadas por 2 ou 3 aminoácidos). O objetivo da hidrólise do colágeno é facilitar sua digestão e assimilação.
- Existem diversas formas de apresentação dos suplementos de colágeno hidrolisado: pó, líquido, cápsulas e comprimidos. Além disso, o colágeno pode vir de várias fontes de origem animal, tais como gado, peixe, casca de ovo, entre outras.
- Devido a alta demanda, o mercado oferece muitos suplementos de colágeno hidrolisado. Para escolher o melhor, é fundamental valorizar os seguintes critérios de compra: origem, ingredientes adicionados, forma de apresentação, alérgenos e certificações.
Os melhores suplementos de colágeno do mercado: Nossas recomendações
No mercado é possível encontrar uma grande diversidade de produtos de colágeno hidrolisado. Para satisfazer as altas exigências dos consumidores, os fabricantes desenvolveram diversas formas de apresentação e adicionaram outros nutrientes e compostos. De acordo com os nossos critérios, os melhores suplementos de colágeno hidrolisado são:
- O colágeno hidrolisado em cápsulas favorito dos usuários
- Uma opção de colágeno hidrolisado que facilita no dia a dia
- Colágeno hidrolisado em cápsulas enriquecido com vitamina C
- Uma ótima opção de colágeno hidrolisado em pó com sabor
O colágeno hidrolisado em cápsulas favorito dos usuários
O colágeno hidrolisado em cápsulas da New Millen é muito utilizado e recomendado pelos seus usuários. Em uma embalagem com 120 cápsulas, a dose recomendada é 2 cápsulas, 2 vezes ao dia. É feito com peptídeos de colágeno e enriquecido com as vitaminas C e E. Auxilia na consistência e elasticidade da pele, saúde das unhas e cabelos.
Uma opção de colágeno hidrolisado que facilita no dia a dia
O colágeno hidrolisado em pó da Essential Nutrition vem com 30 sachês com a quantidade exata de 1 dose em cada um, facilitando no dia a dia. É de fácil dissolução e pode ser feito com água ou outras bebidas. Está disponível nos sabores limão e neutro.
Colágeno hidrolisado em cápsulas enriquecido com vitamina C
O colágeno hidrolisado da Vitgold é enriquecido com vitamina C e é apresentado em forma de cápsulas, em uma embalagem com 100 cápsulas com uma ingestão diária recomendada de 1 a 2 por dia. Auxilia na saúde da pele, bem como a saúde em geral, proporcionando bem estar.
Uma ótima opção de colágeno hidrolisado em pó com sabor
O colágeno hidrolisado em pó da Naara é recomendado para reduzir rugas e linhas de expressão, já que auxilia na produção de mais de 65% do colágeno na pele, mais de 18% de elastina e ainda melhora a hidratação da pele, além de melhorar a aparência da celulite. Em uma embalagem com 270g, a dose recomendada é 15g por dia (um scoop), pode ser misturado com água ou leite. Está disponível nos sabores chocolate, tangerina, maçã verde e doce de leite.
Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre o colágeno hidrolisado
Dada a grande oferta de suplementos de colágeno hidrolisado, é importante conhecer para que servem realmente estes produtos, como devem ser utilizados e durante quanto tempo, entre outras questões. Nesta seção, vamos mostrar informações atualizadas sobre o colágeno hidrolisado e você vai aprender a consumi-lo de forma correta.
A perda de colágeno pode ocorrer rapidamente devido à exposição ao sol, ingestão excessiva de açúcar, tabaco, abuso de álcool e poluição ambiental. (Fonte: Puhhha: 133496689 / 123rf.com)
O que é o colágeno hidrolisado?
Através de processos enzimáticos, as longas cadeias de aminoácidos que compõe a proteína colágeno são fragmentadas em peptídeos, que são uniões de 2 ou 3 aminoácidos (1, 2).
Os peptídeos de colágeno são assimilados muito mais rápido do que a proteína inteira, já que praticamente não exigem digestão. O colágeno hidrolisado é apresentado em formas fáceis de consumir, tais como líquido, pó ou cápsulas.
Como a produção de colágeno diminui com o envelhecimento, a suplementação permite atenuar este processo (1).
O colágeno hidrolisado é um suplemento que é obtido a partir da degradação parcial do colágeno presente em ligamentos, tendões, ossos, pele, cartilagem e escamas de diversos animais. (Fonte: Acevedo: 110893218 / 123rf.com)
Quais são os benefícios do colágeno hidrolisado?
Tais proteínas fornecem firmeza e resistência, e também atuam como uma espécie de "cimento" que une as células entre si (1, 3). O colágeno presente nas diversas estruturas corporais é continuamente degradado e sintetizado.
Por volta dos 25-30 anos, começa a diminuir a produção de colágeno pelo organismo e a quantidade sintetizada não é suficiente para compensar essa degradação. Nesta situação, o colágeno hidrolisado pode ser muito benéfico:
Colágeno hidrolisado para a pele
A pele e as articulações são os componentes corporais onde se manifestam os primeiros sinais da queda da síntese de colágeno. Na pele, a suavidade, firmeza e hidratação diminuem, ao mesmo tempo que aparecem as rugas.
Para atenuar o envelhecimento da pele, é possível utilizar o colágeno hidrolisado (4). Tanto os consumidores como participantes de muitos estudos que avaliam o efeito do colágeno hidrolisado sobre a pele, relatam que este produto pode:
- Melhorar a elasticidade e firmeza da pele (5, 6, 7);
- Reduzir a profundidade das rugas, inclusive aquelas próximas aos lábios (5, 6, 7);
- Incrementar a hidratação (5, 6, 7);
- Aliviar a aspereza da epiderme (camada externa da pele) (5).
Colágeno hidrolisado para as articulações
A perda de colágeno em diferentes componentes das articulações (cartilagem, tendões, ligamentos) é manifestada com dor e perda da amplitude dos movimentos.
Os suplementos de colágeno hidrolisado podem melhorar a estrutura da cartilagem e ser muito benéfico em casos de osteoartrite, melhorando a mobilidade e diminuindo a dor (8, 9).
Também foi estudado o impacto do colágeno hidrolisado para atletas sem doenças articulares e acredita-se que pode prevenir o deterioramento articular, embora sejam necessários maiores estudos para contar com evidências sólidas.
Por outro lado, o potencial terapêutico do colágeno hidrolisado está sendo estudado, para prevenção da osteoartrite (10, 11).
Colágeno hidrolisado para os ossos
Vários estudos associam o consumo do colágeno hidrolisado com uma maior densidade mineral óssea e um menor risco de osteoporose. No entanto, é necessário realizar mais estudos para confirmar este efeito.
Por outro lado, o colágeno hidrolisado pode potencializar o efeito da calcitonina, um hormônio que ajuda a conservar a massa óssea em casos de osteoporose (12, 13).
Colágeno hidrolisado para o músculo
Embora o colágeno faça parte do músculo, não se justifica tomar um suplemento deste tipo para incrementar a massa muscular.
No entanto, foi demonstrado que o colágeno hidrolisado ajuda a minimizar a sarcopenia em adultos idosos, que é a perda de músculos e força muscular como consequência do envelhecimento (14).
Colágeno hidrolisado para cabelo e unhas
O colágeno hidrolisado promove o crescimento das unhas e cabelo, que são outros componentes corporais afetados pela redução da síntese desta proteína.
Além disso, combate as unhas quebradiças e a fragilidade capilar. Este tipo de suplemento deve ser consumido entre 4 e 8 semanas para começar a perceber os resultados (15).
Outras propriedades do colágeno hidrolisado
Os peptídeos do colágeno hidrolisado podem exercer efeitos antioxidantes e antimicrobianos no organismo e, atualmente, estão sendo realizados diversos estudos neste área. O colágeno hidrolisado também favorece a cicatrização de feridas e o reparo de diversos tecidos (1).
O colágeno está presente apenas em fontes de origem animal. (Fonte: Vlasova: 137600670 / 123rf.com)
Quais tipos de suplementos de colágeno hidrolisado existem?
Conforme este critério, os tipos de colágeno hidrolisado são (1):
- Colágeno hidrolisado de origem bovina: é extraído o colágeno do osso, tendões e ligamentos dos bovinos e é decomposto por várias enzimas. Está disponível no formato de pó, líquido e cápsulas.
- Colágeno hidrolisado de origem marinha: é obtido da pele, escamas, cartilagem e espinhas de diversos peixes. É comercializado em pó, cápsulas e na forma líquida.
- Misturas de colágeno hidrolisado: podem conter colágeno de origem bovina, porcos, peixes, casca de ovo e pele de rã. Geralmente, estas misturas são vendidas em forma de pó.
Quais aspectos considerar ao utilizar o colágeno hidrolisado para a pele?
Os suplementos de colágeno hidrolisado podem ajudar a atenuar este processo, mas devem ser consideradas as seguintes recomendações (1):
- Idade: uma boa idade para começar a consumir o colágeno hidrolisado é a partir dos 35 anos.
- Dose: para melhorar a suavidade da pele e reduzir a profundidade das rugas, é necessário tomar entre 2 e 10 gramas/dia.
- Tempo de consumo: os resultados serão bons se você consumir o colágeno hidrolisado a médio prazo, entre 4 e 24 semanas. É recomendado fazer uma pausa de um mês a cada 3 ou 6 meses, dependendo da dose.
- Estratégias complementares: complementar o colágeno hidrolisado com a aplicação tópica na pele de cremes e ampolas de vitamina C ou retinol (vitamina A) ajuda a obter excelentes resultados. A síntese de colágeno é estimulada interna e externamente.
Quais as vantagens e desvantagens dos suplementos de colágeno hidrolisado?
Na seguinte tabela, vamos mostrar as vantagens e desvantagens dos suplementos de colágeno hidrolisado:
Quais efeitos colaterais o colágeno hidrolisado pode causar?
Quais são as contraindicações para os suplementos de colágeno hidrolisado?
No entanto, as contraindicações desta proteína hidrolisada são bem poucas:
- Pessoas menores de 18 anos;
- Pessoas alérgicas a peixe ou frutos do mar devem evitar o colágeno marinho ou misturas que o contenham;
- Pessoas com hiperuricemia (ácido úrico no sangue elevado), gota, doenças hepáticas ou renais graves, para evitar a sobrecarga de proteínas.
Critérios de compra
Diante de tanta variedade de suplementos de colágeno hidrolisado, é importante avaliar cuidadosamente as características de cada produto com o objetivo de escolher a melhor opção para você e não se deixar levar apenas por campanhas publicitárias. Os critérios de compra básicos para escolher o melhor colágeno hidrolisado são:
Origem
O colágeno hidrolisado pode ser de origem bovina, marinha, suína ou de aves. A maioria dos suplementos são elaborados com tendões, ligamentos, cartilagem, pele e ossos de bois ou espinha e escamas de peixe.
Todas estas fontes produzem produtos de ótima qualidade. No entanto, é fundamental escolher um colágeno hidrolisado ecológico, isso garante que nenhum organismo geneticamente modificado, antibiótico ou químicos sintéticos interfiram.
Os suplementos de colágeno hidrolisado são apresentados em forma de pó, líquido, cápsulas e comprimidos. (Fonte: Acevedo: 110893048 / 123rf.com)
Forma de apresentação
O colágeno hidrolisado, independente da origem, pode ser consumido em forma líquida, pó ou cápsulas. Mesmo que a maioria das pessoas o consuma em pó, cada formato tem suas vantagens e desvantagens.
Abaixo, vamos mostrar na tabela as principais características e modo de usar das diversas formas de apresentação do colágeno hidrolisado:
Colágeno líquido | Colágeno em pó | Colágeno em cápsulas | |
---|---|---|---|
Sabor | Geralmente, possui um sabor frutado | Neutro ou frutado | Neutro |
Modo de consumo | Se bebe puro, sem misturar ou diluir | Antes de consumir, é necessário dissolver em água, vitamina ou chá ou misturar em alguma receita | Deve ser acompanhado por um pouco de água para deglutição |
Dose diária recomendada | 10 a 30 ml | 2 a 10 g | 1 a 2 unidades |
Ingredientes adicionados
As vitaminas, os minerais e outros compostos que são adicionados ao colágeno hidrolisado destinam-se a aumentar seus efeitos na pele, unhas, articulações e cabelo. Por isso, é importante considerar quais são os ingredientes adicionados ao suplemento e para que servem:
- MSM (metilsulfonilmetano): exerce um efeito antiiflamatório e é benéfico para as articulações.
- Condroitina e glucosamina: melhoram a dor e rigidez nas articulações.
- Ácido hialurônico: ajuda a pele a reter mais água e melhora sua hidratação. Também melhora a lubrificação nas articulações.
- Coenzima Q10: é um poderoso antioxidante e atrasa o envelhecimento associado a idade e também ao vinculado com a exposição solar (fotoenvelhecimento).
- Zinco: é um mineral fundamental para a produção de colágeno.
- Magnésio: é um mineral essencial para a saúde dos ossos.
- Vitamina C: é antioxidante e participa da síntese de colágeno.
Alérgenos
As fontes de colágeno não contêm glúten em sua forma natural. No entanto, é possível que durante o processamento ocorra a contaminação cruzada e que o produto final contenha alérgenos.
Diante de alguma alergia alimentar, é necessário verificar a embalagem do produto antes de consumir. Tanto para celíacos como os alérgicos aos frutos do mar, pode ser arriscado.
Resumo
O colágeno hidrolisado é um suplemento formulado especialmente para o cuidado da pele, das articulações, unhas e cabelo. Em adultos idosos, também pode beneficiar a saúde óssea e muscular. É um complemento alimentar seguro para a saúde, com poucas contraindicações, que geralmente é de origem bovina ou marinha.
Atualmente, muitas mulheres com mais de 35 anos tomam colágeno hidrolisado para diminuir a profundidade das rugas, melhorar a hidratação, a firmeza e elasticidade da pele e também fortalecer as unhas e o cabelo. Em caso de osteoartrite, o consumo de colágeno hidrolisado é associado a menos dor e maior mobilidade.
Se você gostou do nosso guia, deixe um comentário para nós ou compartilhe em suas redes sociais.
(Fonte da imagem destacada: Acevedo: 146767472 / 123rf.com)
Referências (16)
1.
León López A et al. Hydrolyzed Collagen—Sources and Applications [Internet]. 2019.
Fonte
2.
Mohammad A, Suhimi N, Aziz A, Jahim J. Process for Production of Hydrolysed Collagen from Agriculture Resources: Potential for Further Development [Internet]. 2014.
Fonte
3.
Sandhu S, Gupta S, Bansal H, Singla K. Collagen in Health and Disease [Internet]. 2012.
Fonte
4.
Valenga Baroni E et al. Influence of aging on the quality of the skin of white women. The role of collagen [Internet]. 2012.
Fonte
5.
Bolke L, Schlippe G, Gerb J, Voss W. A Collagen Supplement Improves Skin Hydration, Elasticity, Roughness, and Density: Results of a Randomized, Placebo-Controlled, Blind Study [Internet]. 2019.
Fonte
6.
Borumand M, Sibilla S. Daily consumption of the collagen supplement Pure Gold Collagen® reduces visible signs of aging [Internet]. 2014.
Fonte
7.
Borumand M, Sibilla S. Effects of a nutritional supplement containing collagen peptides on skin elasticity, hydration and wrinkles [Internet].2015.
Fonte
8.
Bello A, Oesser S. Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders: a review of the literatura [Internet]. 2006.
Fonte
9.
Jiang J et al. Collagen peptides improve knee osteoarthritis in elderly women: A 6-month randomized, double-blind, placebo-controlled study [Internet]. 2014.
Fonte
10.
Clark K et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain [Internet]. 2008.
Fonte
11.
Dar Q et al. Daily oral consumption of hydrolyzed type 1 collagen is chondroprotective and anti-inflammatory in murine posttraumatic osteoarthritis [Internet]. 2017.
Fonte
12.
Porfírio E. Collagen supplementation as a complementary therapy for the prevention and treatment of osteoporosis and osteoarthritis: a systematic review [Internet]. 2016.
Fonte
13.
Kanterewicz Binstock E. Experiencia con calcitonina en la osteoporosis posmenopáusica [Internet]. 2001.
Fonte
14.
Zdzieblik D et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial [Internet]. 2015.
Fonte
15.
Hexsel D et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails [Internet]. 2017.
Fonte
16.
Sinha R, Radha C, Prakash J, Kaul P. Whey protein hydrolysate: Functional properties, nutritional quality and utilization in beverage formulation [Internet]. 2007.
Fonte