
Como escolhemos
A ação do colágeno e os benefícios que ele pode trazer já são conhecidos de muitas pessoas, que utilizam o nutriente como suplemento ou na formulação de cremes e séruns. O que poucos sabem é que é possível usar o colágeno líquido, com efeitos ainda mais eficazes e perceptíveis.
Divulgado por estrelas do cinema e influencers, ele pode não só melhorar a aparência da pele, mas diminuir dores nas articulações e ajudar no aumento da massa muscular. Se você chegou até aqui querendo saber mais sobre essa maravilha da ciência, acomode-se e acompanhe nosso artigo. Vamos trazer todos os detalhes e te dar dicas de como escolher o produto ideal para suas expectativas.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores suplementos de colágeno líquido de 2021: nossos favoritos
- 4 Guia de compras: O que você precisa saber sobre o colágeno líquido
- 4.1 O que é o colágeno líquido?
- 4.2 Quais os benefícios do uso do colágeno líquido?
- 4.3 O colágeno líquido ajuda na perda de peso?
- 4.4 Qual a dose ideal de colágeno líquido por dia?
- 4.5 Qual é o melhor tipo de colágeno líquido?
- 4.6 Em quanto tempo se percebe os efeitos do colágeno líquido?
- 4.7 Quais as contraindicações do colágeno líquido?
- 4.8 O colágeno líquido é melhor que as outras formas da proteína?
- 4.9 Quais os efeitos colaterais do colágeno líquido?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano. É ela que forma quase 80% da estrutura da pele e, portanto, é fundamental para o sistema musculoesquelético.
- Com o passar dos anos e com a ação de fatores externos, como a exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV), o tabagismo ou a má alimentação, a concentração de colágeno pode diminuir consideravelmente, afetando a saúde da pele, articulações, músculos, tendões e ligamentos.
- Os produtos de colágeno líquido disponíveis no mercado são uma ótima alternativa para as pessoas que não toleram a ingestão de cápsulas. Muitos destes suplementos ainda contêm outros nutrientes, além de aditivos que podem melhorar o sabor do produto.
Os melhores suplementos de colágeno líquido de 2021: nossos favoritos
Escolher o melhor suplemento de colágeno líquido pode ser uma tarefa trabalhos, diante de tantas opções no mercado. Para ajudar, criamos um ranking com os produtos mais vendidos do ano. Veja quais são eles:
- O kit de colágeno líquido para consumo mensal
- O colágeno líquido com tecnologia quântica
- O flaconete de colágeno com vitaminas e chá verde
O kit de colágeno líquido para consumo mensal
Este suplemento de colágeno líquido para consumo diário garante 10g deste nutriente a cada dose. Em embalagem prática, ele pode ser levado para o trabalho e consumido em qualquer hora do dia.
A bebida é aromatizada e enriquecida com alta concentração das vitaminas C, A, zinco e selênio, que funcionam em sinergia com o colágeno. O kit vem com 30 frascos de 55ml, sem adição de açucares, glúten ou outros alérgenos.
O colágeno líquido com tecnologia quântica
O suplemento vitamínico-mineral e à base de colágeno da Fisioquantic é composto com as matérias-primas mais avançadas do mercado e exclusiva tecnologia Quantum Health, baseada nos princípios da Física Quântica, e utilizada como ferramenta para obtenção de um elevado padrão de qualidade.
O produto traz, em sua composição, as vitaminas B5 e B6 e Selênio. É produzido na forma líquida e com sabor diferenciado e idêntico ao natural de frutas vermelhas. O consumo regular é um complemento da dieta diária na obtenção da dose ideal de colágeno.
O flaconete de colágeno com vitaminas e chá verde
Comercializado em kits com 30 flaconetes, este suplemento fornece 4 gramas de colágeno líquido por dose. Além disso, ele ainda ajuda a suplementar outros importantes nutrientes como a Biotina (com 2g por dose) e a Sílica (6g por frasco). Conta ainda com ácido fólico, tiamina e niacina.
Concentrado, ele contem 98% de chá verde em sua composição e deve ser consumido diluído em água e tem apenas 25 calorias por porção. Este suplemento é vendido pela Amazon Americana, mas é entregue normalmente em todo o Brasil.
Guia de compras: O que você precisa saber sobre o colágeno líquido
Por estar diretamente ligada à estrutura dos tecidos, a carência de colágeno pode acelerar o enfraquecimento e a flacidez da pele, ossos e músculos. Nesta seção, vamos responder as dúvidas mais frequentes sobre o colágeno líquido, seus benefícios e formas de uso para que você possa escolher o mais adequado.
Procure usar suplementos com vitamina C e zinco para aumentar a produção de colágeno. (Fonte: Boiko: 107005461/ 123rf.com)
O que é o colágeno líquido?
Muitos produtos são acrescidos de sabor, geralmente limão ou morango. A desvantagem, neste caso, é que pode sofrer adição de açúcares, corantes ou outros aditivos.
O colágeno líquido começou a ser utilizado há muitos anos na rotina de beleza das mulheres na Ásia. Atualmente, ganhou repercussão mundial depois que símbolos de beleza e juventude, como Jennifer Aniston, revelaram usar a proteína no dia a dia.
Quais os benefícios do uso do colágeno líquido?
Na lista abaixo, mostramos alguns dos principais benefícios que o uso do colágeno líquido pode trazer à saúde e à beleza:
- Melhora na saúde da pele: o colágeno forma cerca de 80% da pele e é o responsável por prover elasticidade e hidratação aos tecidos. Muitos estudos demonstraram que o uso de suplementos de colágeno pode suavizar a profundidade das rugas e dar um aspecto mais firme à pele (1, 2, 3). Além disso, ele contribui para conter os danos gerados pelos raios UV (4);
- Diminuição da dor nas articulações: a presença do colágeno nas articulações garante mais elasticidade, resistência e firmeza. Um estudo recente concluiu que o consumo de suplementos de colágeno hidrolisado melhorou a dor articular em até 20%, comparando com pessoas que não utilizaram a suplementação (5). Uma outra pesquisa encontrou resultados similares com atletas (6);
- Prevenção da degeneração dos ossos: o colágeno também é fundamental para a estrutura óssea. Portanto, pode ser um tratamento eficaz na prevenção contra enfermidades como a osteoporose e a osteoartrite (7, 8);
- Aumento de massa muscular: os músculo têm entre 1 % e 10 % de colágeno em sua formação. Em estudos científicos foi comprovado que em combinação com a prática de exercícios regulares, o suplemento de colágeno pode ter uma contribuição importante no crescimento dos músculos (9);
- Melhora na saúde cardiovascular: usar suplementos de colágenos pela via oral pode diminui a pressão arterial (10) e prevenir algumas enfermidades como a arterosclerose (11).
O colágeno líquido pode ser utilizado para melhorar a aparência da pele. (Fonte: Goodluz: 34768675/ 123rf.com)
O colágeno líquido ajuda na perda de peso?
Os resultados mostraram uma mudança favorável nos hormônios que regulam a fome. Assim, é possível que o colágeno possa ser usado para maximizar a saciedade e ajudar a seguir uma dieta de baixas calorias por mais tempo.
A gelatina, por ser produzida com colágeno, parece oferecer proteínas importantes para a saciedade. No entanto, apesar de haver profissionais que afirmam os bons resultados, ainda não há estudos específicos sobre o uso do colágeno líquido para este objetivo.
Qual a dose ideal de colágeno líquido por dia?
Lembre-se, porém, de que é importante ter orientação individualizada de um especialista. Ainda assim, para ter uma base, você pode se pautar nestas pesquisas para saber quanto colágeno é necessário para obter os benefícios desejados:
- Para a pele: a dose utilizada em estudos fica entre 2,5 e 10 gramas por dia (1, 2, 3);
- Para ossos e articulações: foram aplicados de 1,2 e 10 gramas de colágeno para aliviar dores articulares e fortalecer os ossos (5, 6);
- Para o crescimento muscular: os estudos com este objetivo utilizaram 15 gramas de colágeno por dia (9) em pessoas com paixa massa muscular;
- Para a saúde cardiovascular: os pesquisadores relatam ter utilizado 16 gramas de colágeno com o objetivo de prevenir a arterioesclerose (10).
A maioria dos estudos utilizam doses que não ultrapassam os 10 gramas por dia. Portanto, a recomendação é para que este limite seja respeitado para evitar problemas com superdosagem. Por isso, reiteramos que o acompanhamento de um profissional da saúde é sempre fundamental.
Os produtos de colágeno líquido disponíveis no mercado podem ser uma boa alternativa para quem não tolera a ingestão de comprimidos. (Fonte: Yulisitsa: 131782174/ 123rf.com)
Qual é o melhor tipo de colágeno líquido?
Segundo seu tipo (13, 14):
- Colágeno tipo I e tipo III: são usados geralmente para melhorar a saúde e a elasticidade da pele;
- Colágeno tipo II: está designado para a saúde das cartilagens e articulações.
Segundo sua forma:
- Colágeno hidrolisado (15): este tipo de colágeno passa por um processo chamado hidrólise, que elimina as gorduras e outros compostos indesejados, deixando apenas os aminoácidos. Neste processo, as moléculas de colágeno se "quebram" e se convertem em aminoácidos, tornando a absorção mais fácil;
- Colágeno desnaturado: é a forma comum nas gelatinas. Para a pele, é menos eficaz que a forma hidrolisada do colágeno, mas tem alta eficiência na proteção das articulações.
Segundo sua origem (14):
- Bovino: é processado a partir de ossos, cartilagem e pele de bovinos. Uma das maiores desvantagens desse tipo de colágeno é que 3% da população pode ter reações alérgicas. Além disso, dependendo da manipulação, pode representar um risco mínimo de transmissão de infecções de origem animal;
- Suíno: tem origem nos ossos, cartilagem e pele de porcos. Por ser uma proteína semelhante à dos humanos, as reações alérgicas são muito raras. O colágeno suíno pode ser proibido em algumas religiões e representar um risco mínimo de transmissão de infecções de origem animal;
- Marinho: é originado nos ossos, cartilagem e pele de peixes. Este tipo de colágeno é um dos mais seguros e com as maiores concentrações de colágeno. Além disso, é o que pode causar menos reações alérgicas e imunológicas. No entanto, é preciso estar atento: pessoas alérgicas a produtos marinhos (peixes, crustáceos e algas) podem desenvolver reações graves.
O colágeno, por fazer parte da estrutura das articulações, garante elasticidade e firmeza. (Fonte: Onoprienko: 147436161/ 123rf.com)
Em quanto tempo se percebe os efeitos do colágeno líquido?
Por isso, se você não perceber os resultados nos primeiros dias, não desista! Pode demorar um pouco para fazer efeito. No entanto, se depois de 12 semanas não notar qualquer melhora, pode ser que a falta de colágeno não seja a responsável pelas suas queixas.
Nestes casos, o ideal é conversar com um médico sobre o seu caso e não prolongar o consumo de colágeno por mais de 5 meses, pois não há evidências científicas suficientes sobre a segurança a longo prazo desses suplementos (10).
Quais as contraindicações do colágeno líquido?
- Pessoas com alterações no fígado;
- Indivíduos alérgicos a proteína do colágeno (de origem suína, bovina ou marinha);
- Grávidas e lactantes, a menos que haja orientação médica;
- Crianças e adolescentes, salvo com supervisão médica;
- Pessoas sob tratamento de doenças crônicas, como hipertensão ou diabetes;
- Indivíduos com fenilcetonúria (enfermidade genética que impede o processamento de algumas proteínas).
Alguns produtos de colágeno líquido podem conter açúcares, corantes ou outros aditivos. Por esta razão, deve ser evitado por pessoas com diabetes ou hipersensibilidade a aditivos sintéticos.
O colágeno líquido é melhor que as outras formas da proteína?
Ao contrário de outras formas, o colágeno líquido é muito mais agradável de tomar. Isso se deve à variedade de sabores e apresentações que oferece. No caso do suplemento em pó, por exemplo, é preciso fazer o preparo da bebida, o que é mais trabalhoso.
Porém, se falarmos em termos dos efeitos benéficos, não foi encontrada muita diferença com as outras formas de apresentação. O que mais importa, na realidade, é o tipo de colágeno, a dose e os ingredientes com os quais está combinado (zinco, vitamina C, ácido hialurônico). No final, você decide o que mais gosta!
Quais os efeitos colaterais do colágeno líquido?
Se você possui uma condição pré-existente, como problemas de fígado, rins ou fenilcetonúria, o colágeno pode se acumular no organismo, causando sintomas indesejados. A recomendação é consultar seu médico antes do uso.
Critérios de compra
Agora você já tem o panorama completo sobre o colágeno líquido, suas aplicações e benefícios. Chegou a hora de escolher o produto ideal para começar sua rotina de suplementação. Mas, para garantir uma compra bem sucedida e o consumo seguro, que tal avaliar alguns pontos fundamentais?
Combinação de nutrientes
É muito comum encontrar no mercado suplementos de colágeno que contenham outros compostos em sua formulação. Alguns deles, trazem benefícios extras. Outros, potencializam a absorção e a ação do próprio colágeno no organismo.
Para ajudar a escolher a melhor alternativa, elaboramos uma tabela com as combinações mais usuais e suas propriedades. Assim, ficará mais fácil encontrar o suplemento perfeito:
Combinação com | Benefícios |
---|---|
Vitamina A | Mantém a saúde ocular, óssea e nervosa Tem efeito antioxidante Aumenta a imunidade Previne doenças cardiovasculares |
Vitamina C | Acelera a cicatrização Potencializa o sistema imunológico Combate os efeitos dos radicais livres Melhora o desempenho físico |
Vitamina B5 | Ajuda a controlar o colesterol Alivia o estresse e a ansiedade Ajuda na hidratação e firmeza da pele |
Vitamina B6 | Estimula as funções cerebrais Promove a vitalidade da pele, unhas e cabelo Alivia os sintomas da TPM Combate a compulsão alimentar |
Selênio | Ajuda a combater os radicais livres Regula o metabolismo hormonal Pode prevenir doenças cardiovasculares Auxilia na perda de peso e ganho de massa muscular |
Zinco | Ajuda a prevenir doenças crônicas e generativas Fortalece o sistema imunológico Mantem a saúde mental e o funcionamento do sistema nervoso Regula a produção hormonal em homens e mulheres |
Aditivos
O colágeno líquido é o tipo de suplemento mais atrativos graças aos sabores de frutas que costumam oferecer. No entanto, é importante estar atento à lista de ingredientes provedores de sabor, já que muitos desses suplementos vêm acompanhados de adoçantes e açúcares.
É importante evitar, se possível, a ingestão de aditivos artificiais, como corantes, em produtos de consumo diário. O excesso desses ingredientes pode alterar a flora intestinal, levar ao ganho de peso e até prejudicar a saúde da pele.
Dietas especiais
O uso de um suplemento de colágeno líquido deve ser bem avaliado por pessoas que sigam dietas específicas, como os veganos, vegetarianos ou até a dieta seguida por algumas culturas e religiões, como a alimentação kosher.
Isso porque o colágeno é, normalmente, proveniente de ossos, pele e cartilagens de animais. Mas existem formas alternativas de manter os níveis de colágeno no organismo:
- Quem segue uma dieta vegana pode usar suplementos que ajudem na produção do colágeno pelo próprio organismo. Uma boa saída é ingerir zinco e vitamina C;
- Em algumas religiões, o consumo de suínos e bovinos não é permitido. Neste caso, é possível usar os suplementos à base de colágeno marinho.
O colágeno líquido, diferentemente de outras formas de colágeno, pode ser muito mais prazeroso de incluir na dieta. (Fonte: Efetova: 136078894/ 123rf.com)
Alergias e intolerância alimentar
É sempre bom levar em consideração a possibilidade de sofrer com alguma reação alérgica antes de iniciar o consumo de qualquer suplemento. As proteínas do colágeno bovino, por exemplo, podem causar reações alérgicas em 3% da população em geral (14). Nestes casos, recomenda-se o consumo de colágeno suíno ou marinho.
Se você é alérgico a frutos do mar, pode ter reações colaterais ao consumir o colágeno marinho. Desta forma, o mais viável é escolher outras fontes de colágeno ou consumir produtos que estimulem a produção da proteína, como já mencionamos no tópico anterior.
Pessoas com intolerância a glúten ou lactose devem ficar atentas aos ingredientes dos produtos. Em muitos casos, a formulação pode conter traços destes componentes e gerar reações desfavoráveis. Vale sempre lembrar sobre a importância de consultar seu médico antes de consumir qualquer suplemento.
Resumo
O colágeno líquido tem ganhado destaque entre as pessoas que buscam pela suplementação desta proteína para manter ou restabelecer a saúde e a firmeza da pele ou, ainda, prevenir doenças ósseas e musculares. O uso deste produto é um grande aliado para um aspecto mais jovem, especialmente se combinado com agentes antioxidantes, como as vitaminas do complexo B ou a vitamina C.
Neste guia, deixamos orientações para quem pretende começar a usar o suplemento de colágenos líquido, com indicações de alguns dos produtos mais populares de 2021, os tipos de colágeno e como consumir a quantidade ideal. Com todas essas informações, você certamente já sabe tudo o que precisa para escolher o produto ideal.
Assim, finalizamos este artigo esperando ter ajudado na sua decisão pelo melhor suplemento do mercado. Se gostou, compartilhe com seus amigos e volte para nos contar sobre os efeitos do colágeno líquido na sua saúde! Um abraço, até logo!
(Fonte da imagem destacada: Oksana: 140806065/ 123rf.com)
Referências (20)
1.
Choi FD, Juhasz M, Mesinkovsk N. Oral Collagen Supplementation: A Systematic Review of Dermatological Applications. Journal of Drugs in Dermatology. 2019.
Fonte
2.
Laing S, Bielfeldt S, Ehrenberg C, Wilhelm K-P. A Dermonutrient Containing Special Collagen Peptides Improves Skin Structure and Function: A Randomized, Placebo-Controlled, Triple-Blind Trial Using Confocal Laser Scanning Microscopy on the Cosmetic Effects and Tolerance of a Drinkable Collagen Supplement. Journal of Medicinal Food. 2020;23(2):147–52.
Fonte
3.
Sibilla S, Borumand M. Daily consumption of the collagen supplement Pure Gold Collagen® reduces visible signs of aging. Clinical Interventions in Aging. 2014: 1747.
Fonte
4.
Jeong-Kee K y cols Beneficial Effect of Collagen Peptide Supplement on Anti-aging Against Photodamage. Korean Journal of Food Science and Technology. 2009.
Fonte
5.
Bruyère O, Zegels B, Leonori L, Rabenda V, Janssen A, Bourges C, et al. Effect of collagen hydrolysate in articular pain: A 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complementary Therapies in Medicine. 2012;20(3):124–30.
Fonte
6.
Clark KL, Sebastianelli W, Flechsenhar KR, Aukermann DF, Meza F, Millard RL, et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Current Medical Research and Opinion. 2008;24(5):1485–96.
Fonte
7.
Porfírio E, Fanaro GB. Collagen supplementation as a complementary therapy for the prevention and treatment of osteoporosis and osteoarthritis: a systematic review. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 2016;19(1):153–64.
Fonte
8.
Bello AE, Oesser S. Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders:a review of the literature. Current Medical Research and Opinion. 2006;22(11):2221–32.
Fonte
9.
Zdzieblik D, Oesser S, Baumstark MW, Gollhofer A, König D. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition. 2015;114(8):1237–45.
Fonte
10.
Collagen Peptides: Uses, Side Effects, Interactions, Dosage, and Warning [Internet]. WebMD
Fonte
11.
Tomosugi N, Yamamoto S, Takeuchi M, Yonekura H, Ishigaki Y, Numata N, et al. Effect of Collagen Tripeptide on Atherosclerosis in Healthy Humans. Journal of Atherosclerosis and Thrombosis. 2017;24(5):530–8.
Fonte
12.
Rubio IGS, Castro G, Zanini AC, Medeiros-Neto G. Oral ingestion of a hydrolyzed gelatin meal in subjects with normal weight and in obese patients: Postprandial effect on circulating gut peptides, glucose and insulin. Eating and Weight Disorders – Studies on Anorexia, Bulimia and Obesity. 2008;13(1):48–53
Fonte
13.
Wu M, Crane JS. Biochemistry, Collagen Synthesis. National Library of Medicine. 2020.
Fonte
14.
Silvipriya K, Kumar K, Bhat A, Kumar B, John A, Lakshmanan P. Collagen: Animal Sources and Biomedical Application. Journal of Applied Pharmaceutical Science. 2015;:123–7.
Fonte
15.
Figueres Juher, Teresa, Basés Pérez, Esther, Revisión de los efectos beneficiosos de la ingesta de colágeno hidrolizado sobre la salud osteoarticular y el envejecimiento dérmico. Nutrición Hospitalaria [Internet]. 2015;32(1):62-66.
Fonte
16.
Marshall L. Collagen: ‘Fountain of Youth’ or Edible Hoax? [Internet]. WebMD. WebMD; 2019
Fonte
17.
Bolke L, Schlippe G, Gerß J, Voss W. A Collagen Supplement Improves Skin Hydration, Elasticity, Roughness, and Density: Results of a Randomized, Placebo-Controlled, Blind Study [Internet]. Nutrients. 2019;11(10):2494.
Fonte
18.
Laing S, Bielfeldt S, Ehrenberg C, Wilhelm K-P. A Dermonutrient Containing Special Collagen Peptides Improves Skin Structure and Function: A Randomized, Placebo-Controlled, Triple-Blind Trial Using Confocal Laser Scanning Microscopy on the Cosmetic Effects and Tolerance of a Drinkable Collagen Supplement [Internet]. Journal of Medicinal Food. 2020;23(2):147–52.
Fonte
19.
Kim D-U, Chung H-C, Choi J, Sakai Y, Lee B-Y. Oral Intake of Low-Molecular-Weight Collagen Peptide Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study [Internet]. Nutrients. 2018;10(7):826
Fonte
20.
Proksch E, Segger D, Degwert J, Schunck M, Zague V, Oesser S. Oral Supplementation of Specific Collagen Peptides Has Beneficial Effects on Human Skin Physiology: A Double-Blind, Placebo-Controlled Study [Internet]. Skin Pharmacology and Physiology. 2014;27(1):47–55.
Fonte