Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

Você provavelmente já se deparou com o termo colágeno uma ou duas vezes. Seja pele jovem e brilhante, ossos e articulações saudáveis ou elasticidade e força compressiva em nossos corpos, o colágeno tem um papel fundamental. É uma substância verdadeiramente versátil que contribui para o funcionamento do nosso corpo. O colágeno tipo 1 é encontrado com mais freqüência no corpo humano e animal.

O ingrediente ativo pode ser aplicado externamente, através de produtos de cuidado, ou pode ser adicionado oralmente e aumentar o conteúdo de colágeno no corpo. Isto pode prevenir ou aliviar reclamações de saúde. Ele também pode retardar os sinais de envelhecimento da pele, o que é definido como um objetivo de muitas pessoas. Neste artigo você encontrará todas as informações sobre o colágeno tipo 1, aproveite a leitura!




O mais importante

  • O colágeno tipo 1 é o mais abundante no corpo humano e, portanto, é também o principal componente dos suplementos de colágeno.
  • Sua estrutura consiste de fibrilas de colágeno, que também ligam a água ao colágeno. Desta forma, o colágeno também atua como um reservatório de umidade para a pele.
  • Tomar colágeno 1 é considerado seguro e facilmente tolerado. Entretanto, não é possível dar uma dose diária exata.

Glossary Entry: O termo colágeno tipo 1 explicado em detalhes

Para ajudá-lo a entender exatamente o que é colágeno tipo 1, nós resumimos todas as perguntas importantes para você na seção seguinte e as respondemos de uma forma que é fácil de entender. Então você está bem informado e sabe exatamente o que é importante.

O que é colágeno tipo 1?

O colágeno é uma proteína do corpo humano. Existem atualmente 28 tipos diferentes. O colágeno tipo 1 é o mais comum. Ele compõe cerca de 90% de todo o colágeno do corpo. (5) Colágeno tipo 1 pode ser coloquialmente equacionado com "colágeno".

É encontrado em nossa pele, ossos, córnea, tendões, cartilagem, ligamentos, órgãos internos e tecido conjuntivo. Ela contribui particularmente para a elasticidade e força. (1)

O colágeno tem cerca de 300mn de comprimento. Sua estrutura consiste em fibras densas de colágeno e é muito resistente.

Um distúrbio na produção de colágeno tipo 1 pode ter sérias conseqüências médicas. Pode resultar em doenças como a osteogênese imperfeita.

Onde o colágeno tipo 1 é encontrado?

Nos mamíferos, o colágeno tipo 1 é encontrado na pele, tendões, ossos, vasos sanguíneos e órgãos internos.

É produzido pelo próprio organismo. Um pré-requisito para a produção de colágeno é a presença de vitamina C suficiente. Entretanto, mesmo sob as melhores circunstâncias, a produção de colágeno irá diminuir com a idade.

Suplementos alimentares contendo colágeno tipos 1, 2 ou 3 são geralmente feitos a partir de resíduos de matadouros. Este colágeno também é chamado de gelatina.

Também é encontrado em alimentos e blocos de construção individuais para a produção de colágeno podem ser retirados de alimentos.

O termo colágeno é freqüentemente usado na indústria de cuidados com a pele. Ele é cada vez mais utilizado em produtos anti-envelhecimento para o cuidado da pele. Entretanto, um estudo mostrou que o colágeno tipo 1 só pode penetrar na pele em combinação com um ácido graxo. (2)

Qual é a função do colágeno tipo 1?

O colágeno tipo 1 é uma proteína importante no corpo humano e desempenha várias funções importantes.

Kollagen Typ 1-1

Muitas pessoas o definem como um objetivo de manter a saúde da pele e, portanto, sua beleza por tanto tempo e da melhor forma possível. O colágeno assume a principal responsabilidade e pode ser influenciado por suas ações.
(Fonte da imagem: Park Street / Unsplash)

É fundamental para a resistência mecânica e formação da estrutura em nosso corpo. Nossos ossos em particular precisam de elasticidade e força, e é por isso que eles contêm uma grande quantidade de colágeno. Ele também atua com outros elementos na parte de tecido que está entre nossas células.

Armazena umidade na pele e fornece elasticidade, resistência à tração e renovação celular. Ele também fornece cartilagem resistente à pressão, ligamentos resistentes ao rasgo e proteção para nossos órgãos internos e vasos sanguíneos. (5)

Portanto, se houver uma deficiência ou uma interrupção na produção, devem ser tomadas medidas. Porque isso pode levar a graves conseqüências patológicas.

A partir do início / meados da década de vinte, a produção de colágeno do próprio corpo começa a diminuir.
Os primeiros sinais disso são a perda de elasticidade na pele e as rugas começam a se formar.

Como é feito o colágeno?

As proteínas, incluindo o colágeno, são feitas de aminoácidos. Os três aminoácidos mais importantes na formação do colágeno são a prolina, a glicina e a hidroxiprolina. Com a ajuda das células do tecido conjuntivo, os aminoácidos são unidos para formar longas cadeias. Essas correntes giram uma em torno da outra e formam hélices triplas. As ligações de hidrogênio fornecem a estabilidade necessária para estas hélices.

Se várias dessas unidades de tropocolágeno (tripelhelixes) estiverem agora presas umas às outras fora da célula, formam-se fibrilas de colágeno. O acoplamento dentro do tropocolágeno e com outros tropocolágenos cria fibras de colágeno fortes, elásticas e flexíveis.

Fora da célula, uma espécie de andaime é formado entre o colágeno e outros blocos de construção. É, portanto, freqüentemente chamada de proteína estrutural. (3)

Como os tipos de colágeno 1, 2, 3, 4 diferem?

Até agora, 28 tipos diferentes de colágeno podem ser distinguidos. Todos eles ocorrem em diferentes partes do corpo humano e animal e têm funções diferentes. Entretanto, os quatro primeiros são os mais importantes e serão explicados com mais detalhes abaixo.

Tipo forma ocorrência
Tipo 1 formação de fibras pele, tendões, cartilagem, ligamentos, córnea, órgãos internos, ossos, tecido conjuntivo
Tipo 2 formação de fibras cartilagem, olhos
Tipo 3 formação de fibras cabelo, vasos sanguíneos, subcutis
Tipo 4 formação de fibras (com tipo 1) também ocorre onde ocorre o tipo 1

O colágeno tipo 2 desempenha um papel particularmente importante na formação de cartilagens e é especialmente importante para pessoas com problemas articulares. Eles precisam de muito desse colágeno.

Tipo 3 é importante para os músculos, entre outras coisas, e por isso é muito importante para os atletas.

O tipo 4 é encontrado entre as células da pele. Ele garante a sua flexibilidade. Ao contrário dos tipos 1 a 3, a este tipo de colágeno falta o aminoácido glicina.

Em quais alimentos ocorre o colágeno tipo 1?

Você pode apoiar a produção de colágeno em seu corpo, incluindo os alimentos certos em sua dieta. Os aminoácidos nos alimentos podem ser bem processados pelo organismo e proporcionam um efeito anti-idade natural.

Estes são os 5 super-alimentos de colágeno que você deve estar comendo

  1. Gelatina - Para produzir gelatina, o tecido conjuntivo animal é fervido e hidrolisado. A gelatina está então disponível na forma de pó ou como gelatina de folha e pode ser feita em vários pratos. Gelatina, ursos gelatinosos ou cobertura de bolo são provavelmente as aplicações mais comuns. No entanto, esses produtos muitas vezes contêm muito açúcar. Para contornar isso, você pode adoçar com mel, stevia, xilitol ou outras versões "melhores" de adoçantes como uma alternativa.
  2. Caldo de osso - O caldo de osso é considerado um remédio caseiro benéfico. É onde o corpo pode absorver os blocos de construção individuais para a produção de colágeno. É também uma boa fonte de zinco.
  3. Frango - Geralmente, toda carne é considerada rica em proteínas e uma fonte de aminoácidos. O frango tem a vantagem de não ser tão tributário em sua digestão quanto outras carnes.
  4. Quinoa - Uma das poucas fontes de aminoácidos essenciais à base de plantas, a quinoa também é adequada para vegetarianos ou veganos.
  5. Sementes de Chia - Castanhas e sementes são veganas e também contêm aminoácidos. Os aminoácidos nas sementes da chia são particularmente diversos. Eles fornecem fibras e fluidos adicionais e promovem a saúde gastrointestinal e uma digestão saudável. Eles também são ricos em ácidos graxos saudáveis.

Ao escolher seus super-alimentos, você deve sempre prestar atenção à origem e, se possível, comprar sempre produtos orgânicos. Você também deve se certificar de comer alimentos suficientes com vitamina C, pois o colágeno não pode ser formado sem ela. (4)

Quais suplementos de colágeno tipo 1 existem e para que servem?

Existem diferentes maneiras de suplementar o colágeno tipo 1. As mais populares são os pós, cápsulas ou ampolas de bebida.

Como regra geral, a maioria dos suplementos no mercado contém colágeno tipo 1. Mas normalmente não há apenas um tipo nos produtos. Muitas vezes é uma mistura de diferentes tipos de colágeno, como também é o caso, na realidade, do nosso corpo.

Estes são processados em hidrolisado de colágeno para que ele possa ser melhor absorvido pelo corpo.

Quão útil seria tomar apenas um tipo é discutível.

Os suplementos são usados para aumentar os níveis de colágeno no corpo e contribuir para a saúde do corpo.

Os hidrolisados de colágeno são frequentemente tomados como uma forma de terapia para problemas nas articulações. Ele reduz a dor resultante e melhora a mobilidade.

Também pode retardar e retardar o processo de envelhecimento da pele. (6)

O suplemento de colágeno deve ser produzido em pastagens e de qualidade orgânica. Estes produtos são os mais puros e têm o menor número de substâncias nocivas. Portanto, ao comprar, preste muita atenção à origem.

Que dose diária de colágeno tipo 1 você deve tomar?

Nós não podemos dizer exatamente quanto colágeno você deve tomar diariamente. A quantidade necessária pode variar de pessoa para pessoa.

Os jovens produzem mais colágeno do que os idosos. Então eles vão preferir dosagens diferentes. Assim como pessoas com condições de saúde precisam mais do que pessoas sem.

Portanto, a questão da dosagem não pode ser respondida de forma genérica. No entanto, um grande número de estudos tem dado uma dose diária de 2500 e 10000 miligramas como uma medida padrão. Em média, portanto, as pessoas de teste ingeriram cerca de 8 gramas de colágeno.

Isto foi facilmente tolerado e nenhum efeito colateral foi observado.

Se você não tem nenhuma necessidade especial ou condições de saúde, você provavelmente pode simplesmente seguir as diretrizes de dosagem dadas pelos fabricantes. Deve ser declarado na embalagem ou em um folheto o quanto do produto deve ser tomado.

Conclusão

Colágeno está na boca de todos e por uma boa razão. Ele não só mantém nossa pele jovem e saudável, mas também assegura o funcionamento mecânico do nosso corpo.

Você pode influenciar positivamente sua produção de colágeno através de um estilo de vida saudável e da dieta correta e aliviar ou prevenir reclamações e o envelhecimento da pele. Entretanto, o colágeno não é uma cura milagrosa. Mais cedo ou mais tarde todos nós envelheceremos.

Se você quiser usar colágeno e suas funções de forma ideal para si mesmo, você deve se informar cuidadosamente e tentar entender as conexões biológicas. Muitas vezes nos é dito muito para fins publicitários, mas nem tudo isso é cientificamente sólido e comprovado.

Você pode, portanto, convencer-se da eficácia de produtos individuais. Esteja ciente de que o efeito não é imediato, mas pode ocorrer somente após um certo período de uso.

Fonte da imagem: Chris Jarvis / Unsplash

Referências (6)

1. Marlyn Wu; Kelly Cronin; Jonathan S. Crane; last update on May 4, 2020; Biochemistry, Collagen Synthesis
Fonte

2. Yun Lim Choi, Eun Ji Park,Eunje Kim, et al.; published in Jul. 2014; Dermal Stability and In Vitro Skin Permeation of Collagen Pentapeptides (KTTKS and palmitoyl-KTTKS)
Fonte

3. Rüdiger Wehner, Walter Gehring; Zoologie
Fonte

4. Nicholas N. DePhillipo, Zachary S. Aman, Mitchell I. Kennedy et al.; published in Oct. 2016; Efficacy of Vitamin C Supplementation on Collagen Synthesis and Oxidative Stress After Musculoskeletal Injuries: A Systematic Review
Fonte

5. Sylvie Ricard-Blum; published in Jan. 2011; The Collagen Family
Fonte

6. Barbara Szyszkowska, Celina Lepecka-Klusek, Katarzyna Kozłowicz et al.; Published on Jun 13, 2014; The influence of selected ingredients of dietary supplements on skin condition
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Marlyn Wu; Kelly Cronin; Jonathan S. Crane; last update on May 4, 2020; Biochemistry, Collagen Synthesis
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Estudo científico
Yun Lim Choi, Eun Ji Park,Eunje Kim, et al.; published in Jul. 2014; Dermal Stability and In Vitro Skin Permeation of Collagen Pentapeptides (KTTKS and palmitoyl-KTTKS)
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Livro científico
Rüdiger Wehner, Walter Gehring; Zoologie
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Estudo científico
Nicholas N. DePhillipo, Zachary S. Aman, Mitchell I. Kennedy et al.; published in Oct. 2016; Efficacy of Vitamin C Supplementation on Collagen Synthesis and Oxidative Stress After Musculoskeletal Injuries: A Systematic Review
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Estudo científico
Sylvie Ricard-Blum; published in Jan. 2011; The Collagen Family
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Estudo científico
Barbara Szyszkowska, Celina Lepecka-Klusek, Katarzyna Kozłowicz et al.; Published on Jun 13, 2014; The influence of selected ingredients of dietary supplements on skin condition
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