Ultima atualização: 18 de outubro de 2021

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Estruturas proteicas como colágenos são responsáveis pela força do tecido em nosso corpo. Isto resulta no crescimento de nossos cabelos e unhas, por exemplo, mas as articulações também se beneficiam extremamente dos colágenos.

Qualquer pessoa que esteja com dores no joelho, por exemplo, deve considerar a possibilidade de tomar suplementos de colágeno tipo 2.

Em nosso grande teste de colágeno tipo 2 2021 nós queremos ajudá-lo a decidir se o colágeno tipo 2 é adequado para você. Entre outras coisas, nós analisamos como funcionam os suplementos de colágeno tipo 2, que tipos de suplementos de colágeno tipo 2 estão disponíveis e para quem eles são adequados.




O mais importante

  • O colágeno tipo 2 está presente principalmente na cartilagem das articulações e fornece a estrutura e a força, mas também a elasticidade do tecido.
  • Acidentes, tensão intensa e o processo natural de envelhecimento podem levar ao desgaste do tecido cartilaginoso, suplementos de colágeno tipo 2 podem apoiar a regeneração e aliviar a dor.
  • Os suplementos de colágeno tipo 2 vêm principalmente na forma de pó e cápsulas e podem ser adquiridos em farmácias, drogarias ou online.

Colágeno tipo 2: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios de compra e avaliação para colágeno tipo 2

Ao comprar colágeno tipo 2, você pode olhar vários aspectos para ajudá-lo a decidir o que é certo para você. Os critérios que você pode usar para fazer sua escolha a partir da ampla gama de produtos são os seguintes:

Ao fazer a escolha certa para você, você pode economizar dinheiro e também garantir que você não está dando ao seu corpo algo que ele não precisa. Portanto, procure sempre por alta qualidade e, se necessário, peça para ver os certificados do fabricante.

Nas seções seguintes, nós explicamos o que procurar nos critérios individuais.

Forma de administração

Quando se trata da forma de administração, podemos distinguir principalmente entre o pó de colágeno e as cápsulas de colágeno. Nós explicamos as vantagens e desvantagens de cada um com mais detalhes em nossa seção de conselhos.

Basicamente, é uma questão de preferência pessoal se você prefere cápsulas ou pó, pois elas são muito similares em categorias como preço.

Dosagem

Um estudo descobriu que uma dose diária de 40 miligramas de colágeno tipo 2 é suficiente para alcançar o efeito desejado sobre a saúde das articulações. (8) Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre isso na seção de conselhos.

O colágeno em pó é geralmente mais difícil de ser dosado porque geralmente é um produto misturado com outros tipos de colágeno. As cápsulas de colágeno geralmente já contêm a dose recomendada, então você deve tomar uma ou duas cápsulas por dia.

Aditivos

Colágenos são proteínas e portanto basicamente inofensivos para o organismo humano.

Os fabricantes freqüentemente oferecem produtos mistos feitos de diferentes tipos de colágeno ou com outras substâncias que também têm efeitos positivos nas articulações, tais como cálcio ou ácido hialurônico. Portanto, você deve prestar atenção a isso se você não quiser isso.

Os vegetarianos e veganos também devem ter cuidado com as cápsulas, já que muitos fabricantes usam gelatina para a casca externa.

Diabéticos ou pessoas com intolerância ao glúten não têm nada com que se preocupar em primeiro lugar, já que a maioria dos produtos tipo 2 de colágeno são hipoalergênicos.

Guia: Perguntas freqüentes sobre colágeno tipo 2 respondidas em detalhes

A fim de informá-lo de forma abrangente sobre a eficácia do colágeno tipo 2 e para lhe dar uma compreensão do estado atual da ciência, nós resumimos todas as informações importantes nas seções seguintes. Uma vez que você tenha se familiarizado com o guia, você saberá tudo o que há para saber sobre o colágeno tipo 2.

O que é colágeno tipo 2 e como ele funciona?

Colágenos são um grupo de proteínas que ocorrem naturalmente no corpo e compõem até um quarto do total das proteínas do corpo.

Entre outras coisas, o colágeno é um componente importante na formação dos dentes, ossos, pele, vasos sanguíneos, tendões e tecido de cartilagem.(1)

Como os colágenos são chamadas proteínas estruturais, por um lado eles estão lá para dar às células e tecidos uma certa tensão e força, mas ao mesmo tempo eles também fornecem elasticidade, por exemplo, da nossa pele. (2)

Kollagen Typ 2-01

Colágenos são importantes para a estrutura das fibras, mas também podem ajudar a construir músculo. (Fonte da imagem: Jonathan Borba / unsplash)

Colágenos são divididos em diferentes subtipos, sendo o colágeno tipo 1 o mais comum no organismo humano. Entretanto, o colágeno tipo 2 não é menos importante.

É também uma proteína com propriedades de formação de fibras. (3) É encontrado principalmente na fibrocartilagem e no humor vítreo do olho humano, e também faz parte da cartilagem hialina e elástica.(4) O colágeno tipo 2 é particularmente importante para o desenvolvimento do esqueleto dos bebês durante a gravidez.

É um catalisador para processos importantes na formação de tecidos e lhe dá a viscoelasticidade de que necessita. (5)

Quando e para quem é útil tomar colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2 é encontrado principalmente no tecido das cartilagens de nossas articulações porque é um tipo de colágeno muito resistente à pressão. Nossas articulações do joelho, em particular, estão sujeitas a um estresse extremo todos os dias. (6)

O joelho suporta de duas a três vezes o nosso peso corporal. (6)

O tecido da cartilagem se regenera muito lentamente. Estresse incomum durante um longo período de tempo, acidentes ou velhice podem fazer com que a cartilagem da articulação se rache e se desgaste. (7)

Se você sentir dor nas articulações, você deve tomar medidas de apoio para aumentar o conteúdo de colágeno tipo 2 em seu corpo.

Mesmo que haja um histórico de doenças articulares em sua família, você poderia trabalhar com suplementos para evitá-las.

Dor nas articulações do joelho pode ser o primeiro sinal de condições como osteoartrose. Se a dor for grave, não deixe de consultar o seu médico.

Tomar suplementos de colágeno também pode ser útil para os atletas, uma vez que eles colocam uma tensão extra em suas articulações durante o treinamento. Isto também previne lesões e pode até mesmo ajudar a construir músculo. (9)

Quanto custam os produtos de colágeno tipo 2?

Colágeno tipo 2 pode freqüentemente ser comprado como um produto combinado com outros tipos de colágeno. Especialmente na forma de pó, você frequentemente obtém uma mistura de tipos de colágeno 1,2 e 3, o que significa que você não só suporta as articulações, mas também, por exemplo, a força das unhas ou do tecido conjuntivo.

A variante um pouco mais específica para a ingestão de colágeno tipo 2 são as cápsulas. Estes estão disponíveis especificamente para este tipo de colágeno, mas freqüentemente contêm outras substâncias que suportam a resistência do tecido cartilaginoso, como o cálcio. Você paga cerca de 23 euros por 60 cápsulas.

Onde eu posso comprar colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2 pode muitas vezes ser comprado em lojas especializadas em suplementos e nutrição esportiva, mas os produtos de colágeno também estão disponíveis em farmácias e drogarias. Você também pode encontrar suplementos de colágeno tipo 2 em lojas online.

  • amazon.com
  • myprotein.com
  • dm.co.uk
  • bodyandfit.com

Todos os produtos de colágeno tipo 2 apresentados nesta página têm um link para uma dessas lojas. Quando você encontrar um que você queira tentar, você pode ir direto para ele.

Que tipos de produtos de colágeno tipo 2 existem?

Basicamente, você pode distinguir entre pó de colágeno e cápsulas de colágeno. Ambos os tipos têm suas vantagens e desvantagens. Para ajudar você a decidir qual você gosta mais, nós criamos uma visão geral para você aqui.

Colágeno tipo 2 em pó

O colágeno tipo 2 em pó está disponível principalmente online ou em lojas especializadas para o corpo e suplementos. Pode parecer caro no início, mas você pode decidir por si mesmo quanto pó você quer usar, então 1 quilo pode durar muito tempo.

Além disso, geralmente não tem sabor e, portanto, pode ser dissolvido em qualquer líquido e tomado sem nenhum problema. No entanto, você deve ter em mente que muitas vezes não é um colágeno puro tipo 2, mas geralmente é um produto misto com outros tipos de colágeno. É hipoalergênico, o que significa que é sem lactose, sem glúten e até vegan.

Vantagens
  • pode ser dividido individualmente
  • sem sabor
  • solúvel em quase qualquer líquido
  • hipoalergênico
Desvantagens
  • um pouco caro
  • produto misturado com outros tipos de colágeno

Cápsulas de colágeno tipo 2

Você também pode obter cápsulas de colágeno tipo 2 online e em lojas especializadas, mas você também pode encontrá-las muito facilmente em drogarias. Eles são mais baratos que a alternativa em pó, mas a forma de cápsula lhe dá uma quantidade definida.

Muitas vezes eles contêm outras substâncias que promovem a saúde das articulações, como o cálcio. Os veganos têm que ser cuidadosos aqui, a camada externa das cápsulas às vezes é feita de gelatina.

Vantagens
  • contém outras substâncias que promovem a saúde das articulações
  • sem sabor
  • hipoalergênicas
Desvantagens
  • dose prescrita
  • não necessariamente vegan

Como o colágeno tipo 2 deve ser dosado?

Basicamente, uma dose diária de cerca de 40 miligramas de colágeno tipo 2 deve ser suficiente para benefícios sustentados à saúde das articulações.

Esta dose tem mostrado melhorar a função do joelho ao longo do tempo e reduzir a dor nas articulações após uma atividade extenuante. (8)

As mulheres grávidas devem sempre conversar com seu ginecologista supervisor para obter conselhos antes de tomar suplementos.

Isto significa que você deve tomar cerca de uma colher de chá de colágeno em pó por dia, dissolvido em água ou algo similar. Isso torna o pacote total de 1 quilo muito luxuoso e, portanto, você definitivamente economiza a longo prazo. As cápsulas de colágeno são mais fáceis de dosar porque geralmente contêm a dose exata de 40 miligramas de colágeno tipo 2.

Uma cápsula por dia é suficiente e um pacote de cerca de 60 cápsulas dura dois meses, então o preço é muito justo aqui também. Em qualquer caso, é melhor tomar colágeno tipo 2 diretamente antes de uma refeição com líquido suficiente para obter o melhor efeito.

Quais alternativas existem para o colágeno tipo 2?

Como o colágeno tipo 2 é uma proteína que ocorre naturalmente no corpo, você tem pouco com que se preocupar em termos de efeitos colaterais. Os suplementos podem ajudar a prevenir doenças como a osteoartrite ou aliviar dores e sintomas.

Kollagen Typ 2-02

Juntas saudáveis na velhice prometem uma alta qualidade de vida. (Fonte de imagem: Vlad Sargu / unsplash)

Entretanto, é claro que há algumas coisas que você pode fazer pela saúde de suas articulações como alternativa ou além de tomar colágeno tipo 2 em pó ou cápsulas.

Esportes: Esportes suaves como ioga ou similares podem ajudar as articulações a permanecer flexíveis e resilientes. Mas tenha cuidado, esportes exigentes para as articulações como jogging podem ter o efeito oposto. (10)

Dieta: Uma dieta rica em proteínas e cálcio ajuda a fortalecer os ossos e pode prevenir possíveis desconfortos e dores.

Tratamento médico: Os suplementos podem ter um efeito aliviador sobre a dor severa, mas esta dor pode ser desencadeada por doenças que definitivamente devem ser esclarecidas por um médico. Há muitas maneiras de ajudar seu corpo com seus processos, mas não ignore os sinais claros de que algo está errado.

Fonte da imagem: Ryabushkina / 123rf

Referências (10)

1. Eine Übersicht über Kollagen und seine medizinische Bedeutung
Fonte

2. Die Wirkung von Kollagen auf die Struktur und Stabilität von Fasern im menschlichen Körper
Fonte

3. Eine Übersicht über Kollagen Typ 2 und seine medizinische Bedeutung
Fonte

4. Das COL2A1 Gen ist wichtiger Bestandteil von Kollagen Typ 2 und wird hier näher beschrieben.
Fonte

5. Ein Artikel darüber, wie die verschiedenen Typen Kollagen im Körper wirken.
Fonte

6. Eine Studie über die Belastung unserer Kniegelenke und die Vorgänge im Körper
Fonte

7. In diesem Artikel geht es um die Regenerierung von Gewebe und Knorpeln im Körper.
Fonte

8. Die Auswirkung von Kollagen Typ 2-Supplements auf Gelenkerkrankungen.
Fonte

9. Studien über die Festigkeit und Struktur von Muskelfasern durch Kollagen.
Fonte

10. Dieser Artikel beschreibt, wie Gelenke unter äußeren Einflüssen und dem Altern leiden.
Fonte

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Wissenschaftliches Lexikon
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