Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

Com o aumento da idade, as pessoas sentem cada vez mais a transitoriedade da existência. Além do declínio da memória e da limitada liberdade de movimento, nossa própria pele também reflete a mudança do tempo. Além do colágeno animal, a alternativa vegetal possibilita que vegetarianos e veganos o tomem.

Neste artigo você aprenderá tudo sobre o uso de colágeno vegetal e seus efeitos 2022. Nós o informamos sobre os possíveis efeitos colaterais, mas também sobre as vantagens e desvantagens do produto herbal. Em nossa conclusão, nós resumimos o conteúdo muito brevemente para que você esteja totalmente informado no final.




O mais importante

  • Ao contrário da variante animal clássica, o colágeno vegetal não contém nenhum colágeno. Entretanto, os extratos e aminoácidos contidos estimulam a produção de colágeno no organismo e alcançam efeitos similares aos do colágeno puro.
  • Uma deficiência de colágeno se manifesta na flacidez, pele seca e nas primeiras rugas. Além da pele, o colágeno também é muito importante nas articulações. Se faltar colágeno aqui, isto pode levar ao desgaste da cartilagem e, portanto, à artrose.
  • Cremes e cosméticos são de pouca ajuda, pois o colágeno não penetra nem mesmo na camada superior da pele. Entretanto, os alimentos que estimulam a produção de colágeno no corpo humano ajudam muito melhor.

Entrada no glossário: O termo Colágeno vegetal explicado em detalhes

Para garantir que você esteja totalmente informado, nós respondemos as perguntas mais importantes sobre colágeno vegetal em detalhes. Dos efeitos às vantagens e desvantagens, bem como aos sintomas de deficiência, tudo o que você precisa saber antes de tomá-lo está incluído.

O que é colágeno vegetal?

Para entender o que é colágeno vegetal, nós precisamos primeiro esclarecer o que é colágeno em geral.

O colágeno é uma proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo e ósseo de quase todos os animais.

É a proteína mais abundante no corpo humano e é responsável por mais de 25% de todas as proteínas. O colágeno é formado a partir de aminoácidos nas células de animais ou humanos.

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Ao contrário dos produtos clássicos de colágeno, as preparações à base de ervas não têm conteúdo animal. Portanto, eles também são adequados para vegetarianos e veganos. (Fonte de imagem: pexels / Andrea Piacquadio)

Isto também nos leva diretamente ao tópico do colágeno de base vegetal. Como o colágeno só pode ser produzido por animais, não existe colágeno vegetal, já que a proteína não ocorre nas plantas.

As preparações de colágeno vegetal são geralmente produtos que têm uma influência positiva na síntese de colágeno do próprio organismo. Isto geralmente inclui vários extratos de plantas que contêm muita vitamina C ou aminoácidos essenciais.

Como funciona o colágeno vegetal?

Como, como mencionado no parágrafo anterior, não existe colágeno de origem vegetal, mas este é apenas um termo coletivo para extratos que impulsionam a síntese de colágeno, seus modos de ação também devem ser considerados separadamente aqui.

Por exemplo, a vitamina C é extremamente importante para a síntese de colágeno. Se estiver faltando, menos colágeno é produzido. Por esta razão, "colágeno vegetal" geralmente contém extratos de plantas com alto teor de vitamina C. (1)

Além da vitamina C, as pedras básicas proline e glicina são necessárias para a formação do colágeno. Portanto, os componentes vegetais ricos nestes aminoácidos também são encontrados no colágeno vegetal.

Como a pele também é danificada por influências ambientais externas e pelo envelhecimento, os antioxidantes das plantas também são componentes importantes.

Estes têm um efeito inibidor sobre os danos à pele causados pela radiação UV. Eles também podem estimular a formação de colágeno. (1, 2)

Onde o colágeno vegetal ocorre naturalmente e qual é a dose diária?

Ao contrário do colágeno clássico, que ocorre exclusivamente em animais e seres humanos, o colágeno vegetal é mais um extrato obtido de várias plantas.

Colágeno vegetal, também conhecido como colágeno vegetariano ou vegan, não é, portanto, colágeno de forma alguma, pois não possui as proteínas necessárias. (2)

Ao invés de certos colágenos animais, os produtos sem animais geralmente contêm aminoácidos, vitaminas e antioxidantes selecionados. Diz-se que a pele em particular é beneficiada por tais composições. (3)

A tabela a seguir tem o objetivo de lhe dar uma visão geral de quanto produtos que estimulam o colágeno estão contidos em certos alimentos.

alimentos Ingrediente Dose diária em mg
acerola Vitamina C Entre 90 e 130
romã Ácido elágico Entre 300 e 600
bagas de goji Polissacarídeos Cerca de 200
Rosa Mosqueta Flavonóides Cerca de 300

Para estimular a formação de colágeno mesmo sem comer produtos de origem animal, uma dieta rica em aminoácidos é recomendada. Estes incluem principalmente glicina, prolina assim como hidroxiprolina.

Que tipos de colágeno vegetal existem?

Além de cremes e cosméticos, o colágeno vegetal também está disponível na forma de pó ou em forma de comprimidos ou cápsulas.

Os colágenos vegetais estimulam a produção de colágeno pelo próprio corpo

Especialmente para combater o processo de envelhecimento da pele, cada vez mais mulheres confiam em cosméticos que contêm colágeno (vegan).

Mas o corpo também precisa de colágeno para ossos, tendões e ligamentos. Entretanto, uma grande parte dos ingredientes contidos em cremes e cosméticos, assim como em comprimidos, é baseada na regeneração da pele.

Muito melhor, entretanto, são os alimentos que estimulam a produção de colágeno no corpo humano. Cremes e cosméticos que supostamente mantêm a pele firme na velhice são freqüentemente de pouca utilidade.

Isto porque o colágeno vegetal e animal muitas vezes dificilmente penetra nas camadas da pele. Ao mesmo tempo, eles fazem algo bom para os ossos, ligamentos e tendões. (4)

Quais são as vantagens e desvantagens do colágeno de origem vegetal?

Uma das principais razões para tomar colágeno de origem vegetal é que ele não contém produtos de origem animal. Embora a variante vegana não alcance o mesmo efeito que a variante clássica, ela estimula ativamente a produção de colágeno no corpo humano.

Portanto, é também adequado para pessoas que fazem uma dieta vegetariana ou mesmo vegana. Enquanto a variante vegetal tem principalmente efeitos positivos sobre a pele, o produto animal é uma verdadeira arma milagrosa.

A tabela a seguir mostra os outros aspectos positivos e negativos que existem. (4)

Vantagens
  • substâncias naturais
  • sem produtos animais
  • estimula a regeneração de boas células da pele
  • disponível gratuitamente
  • várias preparações disponíveis
Desvantagens
  • geralmente mais caro que o colágeno clássico
  • efeitos colaterais não suficientemente pesquisados
  • intolerâncias não excluídas

É, portanto, aconselhável conversar com seu médico de família antes de tomar a preparação desejada.

Deve ser feito um teste de alergia, especialmente no que diz respeito a possíveis intolerâncias. Em princípio, no entanto, nada deve impedir o uso do colágeno herbal.

O colágeno vegetal pode retardar o envelhecimento da pele?

Como o colágeno vegetal é usado principalmente para reduzir rugas, surge naturalmente a questão de saber se ele é a solução para o envelhecimento da pele.

Faltam evidências de soluções tanto para animais quanto para plantas devido a estudos-piloto insuficientes.

Estudos selecionados, por outro lado, poderiam indicar que certos peptídeos de colágeno estimulam a síntese de moléculas que são necessárias para a formação do colágeno.

Também foi mostrado que a pele era mais firme e elástica e que as rugas apareciam ou eram visíveis com menos freqüência. Além disso, a estabilidade das unhas e dos cabelos aumentou.

Não está claro até que ponto estas descobertas são um resultado definitivo para combater as rugas. No entanto, já foi provado que rugas isoladas e perdas de tensão foram reduzidas. (5)

Além de suplementos dietéticos, cremes e similares, uma dieta equilibrada e particularmente saudável é necessária para combater a contínua degradação.

Além de peixe e carne, certifique-se de comer frutas e vegetais suficientes. É melhor discutir as quantidades específicas que seu corpo precisa com seu médico.

Quais efeitos colaterais podem ocorrer quando se toma colágeno à base de ervas?

Nenhum efeito colateral foi relatado até agora com colágeno herbal. Tem havido muito pouca pesquisa sobre isso até agora.

Comparado ao colágeno animal, podem ocorrer efeitos colaterais como constipação, flatulência ou diarréia.

Intolerâncias a certos ingredientes também são possíveis. Se houver um risco de intolerância, você deve primeiro consultar seu médico de família para descobrir quais produtos de colágeno herbal são adequados para uso.

Se a sua condição mudar durante o uso, é aconselhável consultar um médico.

As interações com produtos de colágeno à base de ervas também não são conhecidas até o momento. Aqui também, é aconselhável consultar um médico antes de tomá-los. Em comparação ao colágeno animal, nenhuma interação foi registrada até agora. (6)

Quando há uma deficiência de colágeno?

Uma deficiência de colágeno pode ser reconhecida na pele pelos primeiros sinais de envelhecimento. Estas podem ser flacidez e pele seca, assim como as primeiras rugas.

Além da pele, o colágeno também é muito importante nas articulações. Se faltar colágeno aqui, isto pode levar ao desgaste da cartilagem e, portanto, à artrose.

Infelizmente, a falta de colágeno geralmente só é reconhecida quando já é tarde demais. A falta de colágeno é devida ao processo de envelhecimento.

Uma dieta pobre, fumar ou tomar sol em excesso têm um efeito negativo na formação do colágeno. Nas mulheres, a falta de estrogênio durante a menopausa também pode reduzir a produção de colágeno.

O corpo começa a reduzir a produção de colágeno em meados dos anos 20 e este processo continua à medida que envelhecemos.

Além deste processo natural, você também pode ter uma grande influência sobre este efeito com o seu estilo de vida.

É possível ter uma overdose de colágeno vegetal?

Basicamente, a resposta a esta pergunta é não. O corpo humano tem uma tolerância muito alta ao ingrediente ativo baseado na planta. Mesmo a versão animal não causa nenhum problema quando tomada em grandes quantidades.

Mesmo assim, pessoas particularmente sensíveis podem ter náuseas, diarréia ou prisão de ventre se tomarem colágeno em demasia.

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A produção de colágeno no corpo humano começa a diminuir a partir dos 20 anos de idade. Isto favorece as rugas por um lado e as dores nas articulações por outro. (Fonte da imagem: unsplash / Park Street)

Portanto, é aconselhável não tomar o dobro da quantidade se você esquecer de tomá-la, pois seu corpo ainda pode reagir a ela. Se você se esquecer de tomá-lo, é melhor continuar como normalmente.

Conclusão

A alternativa vegetal ao colágeno clássico é particularmente adequada para vegetarianos e veganos porque não contém produtos de origem animal. Embora não forneça colágeno ao corpo, ele promove sua produção e, portanto, é semelhante ao original. Entretanto, se você quiser tomar colágeno puro, você deve optar pela versão animal.

Como muitos outros suplementos, entretanto, o colágeno vegetal não deve ser visto como um substituto. Aqui, também, deve-se lembrar que é um suplemento alimentar e não substitui o consumo de frutas, vegetais e similares.

Fonte da imagem: Ryabushkina / 123rf

Referências (6)

1. "Vermeintliche Verjüngungskuren für die Haut", 2020, Sigrid März
Fonte

2. "Wie es gegen Falten wirkt & wofür du es noch brauchst", 2020, Leona Grenzow
Fonte

3. "A Collagen Supplement Improves Skin Hydration, Elasticity, Roughness, and Density", 2017, Liane Bolke, Gerrit Schlippe, Joachim Gerß, Werner Voss
Fonte

4. "Veganes Collagen: Mythos oder Realität?", 2020, Beke Enderstein
Fonte

5. "Collagen: ‘Fountain of Youth’ or Edible Hoax?", 2019, Lisa Marshall
Fonte

6. "The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network", 2015, Jerome Asserin, Elian Lati, Toshiaki Shioya, Janne Prawitt
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Review
"Vermeintliche Verjüngungskuren für die Haut", 2020, Sigrid März
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Review
"Wie es gegen Falten wirkt & wofür du es noch brauchst", 2020, Leona Grenzow
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Klinische Studie
"A Collagen Supplement Improves Skin Hydration, Elasticity, Roughness, and Density", 2017, Liane Bolke, Gerrit Schlippe, Joachim Gerß, Werner Voss
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"Veganes Collagen: Mythos oder Realität?", 2020, Beke Enderstein
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"Collagen: ‘Fountain of Youth’ or Edible Hoax?", 2019, Lisa Marshall
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"The effect of oral collagen peptide supplementation on skin moisture and the dermal collagen network", 2015, Jerome Asserin, Elian Lati, Toshiaki Shioya, Janne Prawitt
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