Homem segurando halteres e usando colete de peso.
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

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Quem busca fortalecer a musculatura e aumentar a resistência durante os treinos sabe que a adição de peso durante os exercícios é fundamental. E para facilitar e otimizar esse processo um acessório tem ganhado destaque: o colete de peso.

No artigo de hoje, vamos mostrar como funciona esse tipo de colete e mais. A seguir, você vai descobrir quais cuidados são necessários para atingir os resultados esperados com o colete e quais são os melhores coletes de peso extra à venda.




Primeiro, o mais importante

  • O colete de peso é de fato um colete no qual é possível inserir e, dependendo do modelo, até mesmo retirar cargas.
  • Muito utilizado na prática de exercícios intensos, o colete é perfeito para aumentar a intensidade de atividades como musculação, crossfit e corridas.
  • Mas como são vários os modelos disponíveis, é importante analisar os aspectos que irão garantir segurança, equilíbrio e conforto durante o uso.

Melhores coletes de peso: nossas recomendações

De antemão, você confere os melhores - e mais variados - tipos de coletes de peso disponíveis no mercado brasileiro.

Guia de compra: tudo sobre o colete de peso

O colete de peso está começando a ganhar destaque nos treinos. Mas se você ainda tem dúvida sobre como esse acessório, nosso Guia de Compra vai ajudar você.

Homem usando colete de peso.

Muito usado no crossfit, o colete de peso é uma carga a mais para os músculos. (Fonte: germanmendiola01 / Pixabay )

Para que serve o colete de peso?

O colete de peso é o que o nome, de fato, indica: trata-se de um colete no qual são inseridos pesos, que também podem ser removidos, de acordo com a necessidade e com o exercício.

Usado por atletas, esse tipo de colete aumenta a carga e o desafio para o corpo durante os treinos.

O colete de peso é ideal para treinos de força e de resistência.

Por conta disso, o colete de peso é ideal para treinos de força e de resistência, mas também pode melhorar a atividade cardiorrespiratória e ajudar no emagrecimento.

Como fica sobre peito e, em geral, não limita os movimentos, esse tipo de colete pode ser usado em uma grande variedade de exercícios físicos, inclusive os aeróbicos.

Como o colete de peso pode melhorar o seu treino?

Como vimos, o colete de peso aumentar a força e a resistência durante os treinos.
No entanto, para atingir o seu objetivo, o ideal é contar com a ajuda de um preparador físico.

De todo modo, o uso do colete de peso vai trabalhar mais a musculatura da parte superior do corpo. Ainda que isso não queira dizer que os músculos das coxas, panturrilhas e quadris não serão beneficiados.

Além disso, esse tipo de colete vai proporcionar inúmeras outras vantagens para o seu condicionamento físico. O colete de peso pode melhorar a sua postura, o que é importante, por exemplo, na corrida.

Homem fazendo flexão usando um colete de peso.

O colete de peso, se usado corretamente, melhora o condicionamento físico. (Fonte: Luis Mario Hernández Aldana / 123RF)

Outro benefício do colete de peso é que ele vai forçar você a trabalhar mais o seu equilíbrio. Afinal, com um sobrepeso na parte superior do seu corpo, o seu centro de gravidade será afetado, demandando mais força para você manter o equilíbrio corporal.

No entanto, o colete de peso pode sim causar lesões se você não realizar os exercícios de maneira adequada, se exagerar na quantidade de cargas e se usar o acessório por muito tempo.

Dito tudo isso, nós criamos uma tabela que mostra as vantagens e desvantagens do colete de peso. Confira:

Vantagens
  • Melhora a resistência cardiorrespiratória
  • Aumenta a massa muscular e densidade óssea
  • Aprimora o equilíbrio e a postura
  • Ajuda a emagrecer
Desvantagens
  • Se usado de forma errada pode causar lesões

Como usar o colete de peso?

Para evitar lesões, o melhor é começar a usar o colete de peso de forma gradual. Dessa forma, no início, você deve utilizar o colete apenas por alguns minutos ou em algumas repetições das séries.

Após os 10 primeiros dias, você pode aumentar o tempo de uso ou o número de sessões gradativamente até que, posteriormente, você possa aumentar a carga do colete de peso.

E isso é o mais importante: com relação à carga, o ideal é começar com apenas 5% do seu peso corporal.

Quando usar o colete de peso?

O colete de peso é muito usado durante a prática de musculação, de exercícios aeróbicos e de resistência, incluindo o crossfit.

Também já mencionamos que, correr com um colete de peso pode melhorar sua postura, mas esse acessório pode ir além e ajudar você a aumentar a sua velocidade também.

No entanto, esse tipo de colete também pode ser utilizado como carga extra em atividades como trilhas, agachamentos, abdominais, flexões,  entre outros.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os coletes de peso

Na hora de escolher um colete de peso para aumentar a intensidade dos seus treinos, é importante considerar algumas outras características que mudam bastante entre um modelo e outro. Nós listamos a seguir as mais importantes para que você não perca tempo:

Tamanho

O primeito fator que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor colete de peso é o tamanho do acessório. É imprescindível que você compre um colete  que ofereça o ajuste ideal para o seu corpo.

Até porque, de modo geral, o colete de peso costuma ser vendido em tamanho único. Com isso, o que varia é o tipo de ajuste.

Como você vai carregar uma carga extra dentro dele, caso o colete fique frouxo demais, isso poderá aumentar o seu desequilíbrio e provocar acidentes e contusões.

Mulher usando colete de peso participando de prova de crossfit.

O colete deve ficar bem ajustado para distribuir bem os pesos e garantir conforto durante o treino. (Fonte: Yanosh Nemesh/ 123RF)

Por outro lado, se você comprar um colete de peso que fique apertado demais, o incômodo também será grande, podendo inclusive comprometer a sua respiração e os seus movimentos, que devem ficar livres durante a prática de exercícios.

Por isso, garanta que, além de um ajuste funcional, simples e prático, o colete de peso também fique confortavelmente acomodado sobre seus ombros e peito.

Mobilidade

Como mencionado no tópico acima, dependendo do colete de peso, até mesmo os seus movimentos podem ficar comprometidos. E a verdade é que, na hora de comprar o melhor colete com peso, você deve priorizar a mobilidade.

Você vai encontrar vários modelos com design que confere níveis de mobilidades diferentes. Os coletes de peso específicos para treinos de força, por exemplo, costumam ser mais largos, tomando toda a extensão do peito e das costas, e distribuem mais a quantidade de peso.

Já os coletes de peso para caminhadas e corridas são, em geral, menores, com faixas que se cruzam pelo peito, o que oferece ainda mais mobilidade aos atletas.

Carga fixa ou ajustável

Esse é um tópico que pode parecer óbvio, mas não deixa de ser imprescindível, já que é a carga que vai determinar o nível de resistência extra do seu treino.

O fato é que, quando você estiver escolhendo o seu colete de pesos você deve analisar qual a quantidade de carga máxima que poderá ser adicionada ao colete.

Nesse caso, você vai encontrar modelos que suportam até 90kg. Mas atenção, existem dois tipos de coletes no quesito peso: o de carga fixa e o de carga ajustável.

Você vai encontrar modelos que suportam até 90kg.

Nossa recomendação é que, se possível, você opte pelo colete de peso ajustável, com isso, você vai conseguir regular a intensidade da carga dependendo do tipo de exercício que você for realizar.

Lembrando que a maioria dos coletes não vem com a carga. Nesse caso, você poderá acrescentar pesos feitos de areia, de metal ou de plástico, que são vendidos separadamente.

Tamanho da carga

Outro ponto que pode variar entre um colete e outro é o tamanho do espaço onde será colocada a carga.

Se o seu colete não vem com os pesos incluídos é fundamental que você verifique as medidas desse espaço para garantir que encontrará cargas compatíveis.

Material

Para garantir o conforto e a durabilidade, também recomendamos considerar o material de fabricação do colete de peso. O ideal é que o tecido seja de espessamento de alta densidade para aumentar a vida útil do colete.

Além disso, priorize modelos que tenham ombro acolchoado e maleável para otimizar o conforto durante os treinos.

Resumo

O colete de peso está cada vez mais popular entre os que buscam aumentar a força e a resistência dos treinos. Utilizado na musculação, crossfit, corrida e em outras práticas, existem vários modelos desse acessório.

Para comprar o melhor, confira o sistema de ajuste, a carga máxima e certifique-se de que o design do colete oferece total mobilidade.

(Fonte da imagem destacada: Denys Kurbatov/ 123RF)

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