Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

Os abacates estão agora também entre as frutas mais populares na Europa. Seja em um batido, em uma salada ou em um pão, é difícil imaginar a cozinha moderna sem eles.

Mas o que é a propaganda sobre o super-alimento verde? Quão saudáveis eles são realmente e como podem estar preparados de forma otimizada? Neste artigo nós gostaríamos de responder as perguntas mais importantes sobre como comer abacate e oferecer a você um guia para comê-los corretamente.




O mais importante

  • Com os abacates, apenas a carne é geralmente adequada para o consumo. Você também deve certificar-se de que a fruta atingiu o grau certo de maturação antes de comê-la.
  • A fruta contém valiosos ácidos graxos e vitaminas que podem ter efeitos positivos sobre a saúde. Entretanto, o consumo excessivo não é aconselhado.
  • Há muitas maneiras de prepará-los. Os abacates podem ser consumidos crus ou processados.

Comer abacate: O que você deve saber

Para muitas pessoas, os abacates são uma parte regular de sua dieta. A fruta exótica oferece valores nutricionais importantes para nós humanos, mas também há alguns aspectos a serem considerados ao comer a fruta.

O manuseio, armazenamento ou processamento correto da fruta precisa ser aprendido. Na seção seguinte, nós lhe damos uma visão geral desses tópicos.

Como você come um abacate?

Para comer um abacate você tem que chegar à carne por dentro. Você não precisa de muito, e você não precisa de nenhum utensílio especial de cozinha. Tudo que você precisa é de uma faca afiada e uma superfície antiderrapante, como uma tábua de cortar. O fatiamento também não é complicado.

Com um abacate, você só come a carne.

Você começa com a pele. Corte uma vez completamente ao redor do lado longo da fruta. Assegure-se de não escorregar para não cortar a mão.

Depois vire as duas metades do abacate em direções opostas para que a fruta se abra. Agora você pode ver o poço do abacate em uma das duas metades. O tamanho do poço pode variar de acordo com a variedade.

Algumas pessoas, especialmente aquelas que já comeram um abacate muitas vezes, preferem cortar o buraco com a faca para retirá-lo da carne. Entretanto, não recomendamos este método, especialmente no início, pois ele pode facilmente levar a lesões.

É mais seguro cortar a parte lateral com o núcleo ao longo da parte do meio. Então você pode remover facilmente o núcleo. Opcionalmente, você pode tirar a carne com uma colher primeiro.

Finalmente, você pode facilmente arrancar a pele das peças individuais. Agora você pode trabalhar com o abacate como quiser, por exemplo, você pode fatiá-lo ou cortá-lo em cubos.

Quais são os benefícios para a saúde de comer abacate?

Como os abacates são ricos em ácidos graxos insaturados e contêm vitaminas importantes, comê-los pode ter um efeito positivo na pele, nos níveis de colesterol ou no sistema cardiovascular (1). Comer abacates é frequentemente recomendado para dietas porque o alto teor de gordura também significa um alto teor de energia e, portanto, uma sensação de saciedade mais longa. Isso muitas vezes facilita a perda de peso. Os abacates também desempenham um papel importante nas dietas vegetarianas ou veganas.

Para lhe dar uma visão geral dos valores nutricionais dos abacates, compilamos a seguinte tabela com os nutrientes mais importantes (2):

nutriente conteúdo por 100g grama
água (g) 72,3
Energia (kcal) 167
proteína (g) 1,96
gordura (g) 15,4

Os abacates consistem em grande parte de água. Entretanto, eles também têm um alto conteúdo de ácidos graxos insaturados, que são essenciais e muito saudáveis para nós humanos. Eles também são boas fontes de energia vegetal. Os abacates também marcam pontos pelo seu teor relativamente alto de proteína.

Pode ser insalubre comer abacate?

Agora que você foi educado sobre os benefícios dos abacates, a questão é se comer abacates regularmente pode ter efeitos negativos à saúde.

Na verdade, pesquisadores examinaram esta questão durante um estudo e descobriram que o consumo excessivo de abacates pode levar a um aumento da aminotransferase de aspartato, que por sua vez pode promover danos aos tecidos (3).

Você não deve comer mais de um abacate por dia.

Então, como em tantas coisas, ao comer abacates, é importante abordar o assunto com moderação e propósito.

A necessidade diária recomendada de gorduras é, portanto, coberta pelo consumo de meio a um abacate inteiro e não deve ser regularmente excedida.

Como posso saber quando é o momento perfeito para comer um abacate?

Como os abacates são colhidos verdes, você já deve prestar atenção ao estado da fruta quando fizer compras. Para poder desfrutar de um abacate em seu estado ótimo de maturação, há alguns pontos que você deve ter em mente

  • Dureza: Como o abacate se sente duro ou macio é uma indicação importante do grau de maturação. Basicamente, quanto mais macio o abacate sente através da pele, mais maduro o fruto.
  • Armazenamento: Um certo armazenamento pode acelerar o processo de amadurecimento da fruta. Portanto, deve-se ser informado sobre o armazenamento correto e seus efeitos.
  • Aparência: Antes de comer, é importante verificar a aparência do abacate. Certas características podem indicar uma fruta muito madura.
  • Cheiro: O cheiro também pode ser um indicador de espécimes podres da fruta exótica e, portanto, deve ser notado antes de comer.

Um abacate não deve estar totalmente maduro mesmo antes de você comprá-lo. A melhor maneira de testar se uma fruta atende a este critério é pressionar cuidadosamente a polpa através da pele. Ainda deve ser firme e dar apenas um pouco. Se o abacate é muito espremido, tem amolgadelas no exterior e você sente que pode espremê-lo com a mão sem muita pressão, a fruta provavelmente está muito madura e não deve ser comprada.

O próximo aspecto importante é o armazenamento. Os abacates devem ter permissão para amadurecer em casa. Para que este processo ocorra de forma ideal e para que a fruta permaneça fresca, você deve certificar-se de que ela seja armazenada à temperatura ambiente. Isto significa que a geladeira não é um local adequado, a menos que a fruta já tenha sido cortada. Idealmente, você deve ter em mente que os abacates amadurecem mais rápido quando armazenados ao lado de tomates (4).

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Um abacate muito maduro pode ser reconhecido por fibras marrons e manchas na carne. (Fonte da imagem: Louis Hansel / Unsplash)

Antes de comer, o aparecimento do abacate desempenha um grande papel. Antes de poder apreciar seu abacate, você deve se certificar de que ele já esteja maduro ou ainda fresco. Aqui estão algumas diretrizes para ajudar você.

Você pode reconhecer uma fruta fresca por sua polpa verde. Entretanto, se você notar manchas e fibras marrons no meio da carne imediatamente após abri-la, isto é uma indicação de que o abacate já está muito maduro. No entanto, isto não significa que a fruta não seja comestível. Você deve verificar se há algum molde ou se ele tem cheiro estragado. Se este for o caso, nós o aconselhamos a não comer a fruta.

Quais opções de preparo e receitas existem para comer abacate?

Os abacates são versáteis na cozinha. Seja em purê, cru ou grelhado, as possibilidades parecem infinitas. Nós queremos inspirá-lo com algumas idéias para experimentar o super fruto.

Provavelmente a variante mais clássica é o processamento de abacate em guacamole. Esta também é uma das maneiras mais simples e talvez mais populares de prepará-la. Tudo o que você precisa é de um abacate, um pouco de suco de limão e especiarias de sua escolha.

Uma vez que você tenha removido a carne do abacate como descrevemos anteriormente, tudo o que você tem que fazer é amassá-la com um garfo até a consistência desejada. Cabe a você se você quer fazer um purê fino ou um com pedaços de abacate. Então você pode refinar o purê com sal, pimenta e suco de limão. Você também pode brincar com outras especiarias, basta usar o que for mais adequado ao seu gosto. Pimentão-doce, coentro ou alho também correria bem.

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Uma das maneiras mais fáceis e rápidas de preparar o abacate é transformá-lo em guacamole. (Fonte da imagem: Mariana Medvedeva / Unsplash)

Outra maneira de incorporar as gorduras saudáveis do abacate em sua dieta é adicionar a fruta a um smoothie. Para fazer isso, use frutas congeladas e um líquido de sua escolha, como suco de laranja ou leite de aveia. Então adicione a carne do abacate maduro e misture os ingredientes no liquidificador, como de costume. A consistência macia do abacate torna o smoothie particularmente cremoso.

Por último, mas não menos importante, uma receita um pouco mais incomum para preparar abacates. A fruta também pode ser apreciada quente.

Para fazer isso, corte um abacate pela metade e remova o poço como de costume. Depois tempere as metades com sal, pimenta e suco de limão. Então você pode preencher os meios abacates como quiser, por exemplo, com feta ou tomate. Agora os abacates recheados só precisam ser assados em um forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos e podem então ser ser servidos e comidos diretamente enquanto quentes. A idéia da receita de abacate recheado também é mencionada como um prato adequado na dieta Strunz em uma variante com queijo creme como recheio.

Conclusão

Os abacates não são chamados de super-alimentos por nada. Eles contêm ácidos graxos e vitaminas importantes que podem ter efeitos promotores de saúde se consumidos adequadamente. No entanto, a palavra-chave aqui é consumo correto. Mais de um abacate inteiro por dia não deve ser consumido. Caso contrário, podem ocorrer danos aos tecidos.

Um abacate não deve estar totalmente maduro quando você o compra. Você pode descobrir o estado de maturação da fruta ao senti-la. Além disso, a polpa da fruta deve ser sempre verificada quanto ao frescor ou amadurecimento antes de comer.
A preparação dos abacates é uma questão simples, mas versátil. A carne madura deve ser removida e pode então ser processada conforme desejado. Os abacates podem ser consumidos crus para barrar ou processados em smoothies ou quentes do forno.

Fonte da imagem: Estúdio Bloom / unsplash

Referências (4)

1. Wang L, Bordi PL, Fleming JA, Hill AM, Kris-Etherton PM. Effect of a moderate fat diet with and without avocados on lipoprotein particle number, size and subclasses in overweight and obese adults: a randomized, controlled trial. J Am Heart Assoc. 2015 Jan 7;4(1):e001355. doi: 10.1161/JAHA.114.001355. PMID: 25567051; PMCID: PMC4330060.
Fonte

2. Weschenfelder, C. , dos Santos, J. , de Souza, P. , de Campos, V. and Marcadenti, A. (2015) Avocado and Cardiovascular Health. Open Journal of Endocrine and Metabolic Diseases, 5, 77-83.
Fonte

3. Nicolella HD, Neto FR, Corrêa MB, et al. Toxicogenetic study of Persea americana fruit pulp oil and its effect on genomic instability. Food and Chemical Toxicology : an International Journal Published for the British Industrial Biological Research Association. 2017 Mar;101:114-120. DOI: 10.1016/j.fct.2017.01.009.
Fonte

4. Stenmarck, Å., Hanssen, O.J., Silvennoinen, K., Katajajuuri, J., & Werge, M. (2011). Initiatives on prevention of food waste in the retail and wholesale trades.
Fonte

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Wissenschaftliche Studie
Wang L, Bordi PL, Fleming JA, Hill AM, Kris-Etherton PM. Effect of a moderate fat diet with and without avocados on lipoprotein particle number, size and subclasses in overweight and obese adults: a randomized, controlled trial. J Am Heart Assoc. 2015 Jan 7;4(1):e001355. doi: 10.1161/JAHA.114.001355. PMID: 25567051; PMCID: PMC4330060.
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Weschenfelder, C. , dos Santos, J. , de Souza, P. , de Campos, V. and Marcadenti, A. (2015) Avocado and Cardiovascular Health. Open Journal of Endocrine and Metabolic Diseases, 5, 77-83.
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Nicolella HD, Neto FR, Corrêa MB, et al. Toxicogenetic study of Persea americana fruit pulp oil and its effect on genomic instability. Food and Chemical Toxicology : an International Journal Published for the British Industrial Biological Research Association. 2017 Mar;101:114-120. DOI: 10.1016/j.fct.2017.01.009.
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