Imagem de pessoas correndo.
Ultima atualização: 18 de maio de 2021

Embora pareça um esporte simples, a corrida é uma atividade física tecnicamente desafiadora, pois exige do corpo inteiro. Quem é iniciante precisa começar a correr da maneira correta, para não sobrecarregar o corpo e provocar lesões.

Saiba que a cada quilômetro percorrido, o corpo desenvolverá a coordenação motora exigida nesse esporte, além de preparar músculos e ossos para o próximo treino. Continue a leitura antes de começar a correr.




Primeiro, o mais importante

  • Quem nunca correu pode se perguntar qual a melhor superfície para um corredor iniciante. Tudo dependerá dos objetivos, pois cada superfície tem suas particularidades.
  • Um corredor iniciante pode procurar um profissional de educação física ou um grupo de corrida, para aprender como praticar a atividade corretamente.
  • Para correr é importante utilizar roupas confortáveis e um tênis próprio para corrida, para garantir máxima performance e minimizar o risco de eventuais problemas de saúde.

Como começar a correr: aprenda com os especialistas

A corrida é uma das melhores atividades esportivas, pois fortalece os músculos do corpo inteiro, aumenta a resistência e fortalece o sistema cardiovascular. Mas para começar a correr, é necessário realizar uma fase de adaptação, que será detalhada abaixo.

Imagem de um homem correndo.

Quem deseja começar a correr, deve realizar uma fase de adaptação. (Fonte: RUN 4 FFWPU/ Pexels.com)

Como começar a correr: Melhores dicas

Quem deseja incluir a corrida na rotina diária deve saber que para começar a correr não basta calçar os tênis e sair correndo, é preciso respeitar uma fase de adaptação como em qualquer atividade esportiva. Pensando nisso, preparamos algumas dicas importantes:

Consulte seu médico

Antes de começar a correr, sugerimos que você procure seu médico e realize uma avaliação geral para verificar se você não tem problemas respiratórios ou cardíacos. Quem tem alguma patologia pode correr, desde que esteja medicado ou sob tratamento.

Comece aos poucos

Sugerimos que você comece alternando entre caminhada e corrida com intervalos curtos, desse modo, você consegue recuperar o fôlego e descansar. Progressivamente, aumente a duração das corridas e reduza a duração das caminhadas.

Inicie com trote

O trote é um estilo de corrida em ritmo lento, em que é possível conversar sem dificuldades. Um corredor iniciante deve manter esse ritmo até conseguir percorrer toda a distância planejada. Ao começar com o trote, o corpo não sofre com esforço excessivo, dores ou até lesões.

Faça intervalos

Sugerimos que você faça um intervalo de pelo menos 24 horas entre um treino e outro para que o corpo consiga se recuperar e preparar os músculos e ossos para a corrida seguinte. O ideal é correr em dias alternados para evitar lesões.

Atente-se às passadas

O ideal é que você corra com o corpo relaxado e realize passadas curtas e naturais ao invés de passadas longas e intensas, que podem diminuir o ritmo da corrida ao invés de tornar a atividade mais dinâmica.

Não negligencia a importância do alongamento e aquecimento

Antes de correr, sugerimos que você reserve alguns minutos para alongar a musculatura do corpo e ganhar maior amplitude durante a atividade. Depois, realize um aquecimento, ou seja, caminhe por dez a quinze minutos, para aumentar o fluxo sanguíneo em seus músculos.

Após a corrida, realize novamente o alongamento, dessa vez para relaxar a musculatura.

Use tênis próprio para corrida

É fundamental utilizar um tênis próprio para corrida desde seu primeiro treino, pois o calçado oferece amortecimento de impactos. Também é importante encontrar um tênis de corrida próprio para seu tipo de pisada, seja pronada, supinada ou neutra.

Utilize roupas adequadas

Para garantir boa performance durante a corrida é importante utilizar roupas adequadas para essa atividade. No calor, utilize roupas transpiráveis e que secam rapidamente. No frio, utilize roupas térmicas que ofereçam suave compressão para evitar o desgaste da musculatura.

Em quais superfícies posso correr?

Correr no asfalto é ideal para quem prioriza a velocidade, no entanto, como não existe qualquer amortecimento de impactos, as articulações são exigidas, nesse sentido, recomendamos apenas corredores leves em asfalto.

Quem corre em meio a natureza aproveita de maior amortecimento, mas está mais suscetível a lesões, pois além dos desníveis, existem raízes e pedras, que servem como obstáculos para sua corrida.

Correr na areia trabalha bastante os músculos e impulsiona o movimento de elevação dos pés, no entanto, pode sobrecarregar os músculos das panturrilhas, provocando lesões.

Outra opção é a pista de atletismo, que apresenta inúmeros benefícios, pois é elástica. No entanto, esse diferencial pode ser um problema pois pode sobrecarregar os músculos da panturrilha e o tendão de aquiles.

A última opção é correr na esteira, que oferece a possibilidade de treinar em casa, independente das condições climáticas. Outro benefício é o amortecimento de impactos. No entanto, o modo como você corre na esteira é diferente, pois é a superfície que se move e não seus pés.

Imagem de um homem correndo em uma montanha.

A corrida pode ser realizada em diferentes superfícies. (Fonte: Brian Erickson/ Unsplash.com)

Como o corpo é estimulado durante a corrida?

O corpo inteiro é estimulado durante a corrida, pois a atividade estimula o core, parte central do corpo, desse modo, você precisa fortalecer e estabilizar os músculos dessa região, pois quando os músculos estão fortalecidos, ocorre menor sobrecarga nos pés.

Além disso, é importante ganhar condicionamento físico para prevenir lesões que podem ocorrer quando sobrecarregamos o corpo.

Sugerimos que você intercale a corrida com o treino de força que o ajude a fortalecer os grupos musculares mais utilizados durante a atividade, evitando dores, desconforto e lesões.

Quais dores posso sentir ao correr?

Quando você começar a correr, sentirá algumas pontadas nas laterais do abdômen, comuns nesse tipo de esporte. Quando você sentir esse desconforto, sugerimos que interrompa a corrida e continue caminhando, respire e inspire devagar e massageie levemente o ponto com as mãos.

Para evitar esse problema, sugerimos que você coma alimentos sólidos duas horas antes do treino e beba líquidos em pequenas quantidades.

Imagem de uma pessoa correndo.

A corrida é um esporte democrático, que pode ser praticado por homens e mulheres de todas as idades. (Fonte: Cameron Venti/ Unsplash.com)

Resumo

Se você deseja começar a correr, esperamos que o conteúdo deste artigo tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre a corrida.

Você corre há algum tempo e leu esse artigo até o final? Então o convidamos a compartilhar dicas aos corredores iniciantes com base em sua experiência.

(Fonte da imagem destacada: Snapwire/ Pexels.com)

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