Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

Há muitas preocupações sobre as contrações musculares sofridas por aqueles que são frequentemente lesionados ou praticam um esporte exigente. Há muita confusão sobre o tipo de doença muscular que podemos sofrer, talvez por falta de previsão ou interesse.

Neste artigo vamos aprender o que é uma contração muscular, quais lesões são as mais comuns e como devemos preveni-las e agir caso tenhamos uma. Você está pronto? Vamos começar!




O mais importante

  • Para se mover, nossos músculos estão constantemente tensionando e relaxando, interagindo com as articulações sinoviais.
  • Existem certos problemas associados ao movimento muscular, devido a várias causas que não podemos ignorar e que podem precisar de tratamento.
  • As contrações e contraturas musculares involuntárias são os problemas mais comuns. Em muitos casos, eles são dolorosos e problemáticos.

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Contração muscular é o movimento pelo qual o músculo se retrai e encurta. Mais tecnicamente, a estrutura do tecido muscular é composta principalmente por duas proteínas, chamadas miosina e actina. Myosin é capaz de se ancorar aos filamentos de actina e puxá-los, causando contração muscular.

No entanto, é necessário que no início do processo haja uma corrente elétrica através de um neurônio e que ela acabe nos receptores da fibra muscular, gerando o movimento (1). Ao longo deste artigo, você vai entender tudo o que você precisa saber sobre contrações musculares. Assim como como prevenir lesões associadas a este movimento e como combatê-las.

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Os músculos das pernas estão especialmente sujeitos a muitas contrações quando se pratica esportes, especialmente o atletismo. (Fonte: progressman: 46082228/ 123rf)

Que tipos de contrações musculares existem?

Existem vários tipos de contrações musculares, que são classificadas de acordo com a resistência oferecida para completar o movimento. Seguindo este critério, nós temos os seguintes tipos (1)

  • Contrações isotônicas: Nestes dois tipos de contrações, embora o músculo seja alongado ou encurtado, a tensão produzida é a mesma. Nós reconhecemos duas variantes:
  • Contração concêntrica: Neste tipo de contração, a quantidade de força produzida pelo músculo é maior do que a resistência externa oferecida. Consequentemente, os músculos se contraem e encurtam. Como exemplo, isso ocorre ao levantar um haltere, levando-o até o ombro. Isso faz com que os bíceps se contraiam.
  • Contração excêntrica: Este é o movimento oposto ao cenário anterior. A quantidade de força exercida é menor do que a resistência, causando o alongamento do músculo. Um exemplo desta situação seria, seguindo o exemplo anterior, trazer o haltere para baixo, alongando o músculo.
  • Contrações isométricas: A tensão é produzida nos músculos, mas eles não mudam seu comprimento. Isto é porque a resistência exerce a mesma pressão sobre eles. Por exemplo, nós estamos empurrando um móvel pesado e não temos sucesso.
  • Contrações Auxotônicas: Esta é uma combinação de contrações isotônicas (concêntricas e excêntricas) e isométricas. Um exemplo muito claro seria quando nós usamos elásticos para fazer exercícios. Nós esticamos um elástico, produzindo força com os braços (isotônica concêntrica) E atingimos o limite do movimento. Assim, somos incapazes de esticá-lo mais (isométrico) para desalinhá-lo e devolvê-lo ao seu estado inicial, retraindo-o (isotônico excêntrico excêntrico).
  • Contração ecocêntrica: Contrações concêntricas e excêntricas ocorrem simultaneamente. No entanto, isso ocorre em dois músculos diferentes. É necessário, portanto, que um único músculo aja em duas articulações ao mesmo tempo. Desta forma, causa o encurtamento de uma parte do músculo que compensa o alongamento da outra parte. Por exemplo, o movimento simultâneo que ocorre no quadril e no joelho ao correr.
  • Contrações isocinéticas: As contrações são produzidas a uma velocidade constante, já que a resistência depende da nossa própria aceleração. Quanto menor a velocidade de movimento, menor a resistência e vice versa. Este tipo de contração ocorre, por exemplo, quando se nada.

O que é uma contração muscular involuntária?

Contrações involuntárias, também chamadas de cólicas ou rampas, são espasmos súbitos de um músculo. Geralmente ocorrem durante um estado de descanso ou após algum tipo de exercício físico.

O músculo se contrai e se aperta por alguns segundos ou minutos, causando desconforto e dor. Como resultado, às vezes é impossível distender ou relaxar o músculo. As cãibras são bastante frequentes e dolorosas em muitos casos, mas não são consideradas uma lesão grave. Eles geralmente ocorrem em (2)

  • Braços
  • Mãos
  • Abdômen
  • Coxas
  • Bezerros
  • Pés

Como um exemplo, podemos lembrar a sensação de desconforto que sentimos ao nos esticarmos na cama e nossa panturrilha se apertou e se deslocou, pressionando a parte de trás do joelho.

Por que ocorrem contrações musculares involuntárias e quem é mais afetado?

Há muitas causas possíveis de cãibras musculares. Nós listamos as causas mais comuns (5)

  • Tensão muscular
  • Desidratação
  • Compressão nervosa de um problema do sistema nervoso, como uma lesão da medula espinhal ou um nervo comprimido no pescoço ou nas costas
  • Baixos níveis de eletrólitos, tais como magnésio, potássio ou cálcio
  • Falta de suprimento de sangue para a área afetada
  • Estado de Gravidez
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos
  • Diálise em curso

Como vimos, qualquer pessoa pode sofrer de cãibras musculares. No entanto, há certos grupos de pessoas que são mais propensos a cãibras. Entre eles (2)

  • Pessoas idosas
  • Atletas
  • Mulheres grávidas
  • Pessoas com condições médicas específicas, tais como condições da tireóide ou do sistema nervoso
  • Pessoas obesas

O que é uma contratura muscular?

Uma contratura muscular é uma contração dolorosa do músculo afetado que não é aliviada pelo repouso. Pode durar um longo período de tempo: de alguns dias a muitos meses depois. As contratações podem se originar de várias maneiras, mas nós damos ênfase especial à sua diferenciação de duas maneiras diferentes (3)

  • Contraturas traumáticas: Estas foram causadas por um trauma externo que afetou o músculo e o danificou, causando inflamação.
  • Contratações não-traumáticas: Estas não são causadas por contusões externas. Elas são devidas à tensão muscular e à ciática, entre outras causas.

Em ambos os casos, em uma contratura a área se aperta e incha, causando dor persistente. Ele também reduz a mobilidade e previne a atividade física com o músculo afetado.

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Uma má contração muscular pode nos incomodar e dificultar nossos movimentos. (Fonte: mangostar: 92141120/ 123rf)

Principais diferenças entre cãibras musculares e contraturas musculares

Você já sabe o que significa sofrer uma contração muscular involuntária e uma contração muscular. Agora, vamos deixá-lo com uma tabela comparativa onde explicamos as principais diferenças entre essas duas lesões irritantes:

Cramp Contractura
Dor, sensação de exalação de tiro Dor e sensação de imobilidade no músculo afetado exx Dor moderada no músculo afetado durante o movimento ou quando pressionado
Duração exx Segundos ou minutos após Sofrimento exx Prolongada com o tempo, de alguns dias a vários meses depois
Tratamento exx Alongamento lento para recuperar gradualmente o músculo Exsudado de calor para aliviar o inchaço, analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares

Entraremos em mais detalhes sobre os tratamentos que podem ser aplicados a ambas as condições mais tarde.

Tratamento e prevenção de contrações musculares

Nós já sabemos como distinguir uma cãibra muscular de uma contração. Na seção seguinte, vamos analisar maneiras de aliviar e curar essas duas lesões irritantes, assim como evitá-las.

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É muito importante aquecer e esticar corretamente antes da sua sessão de treinamento para evitar lesões. (Fonte: magiceyes: 52160116/ 123rf)

Como acalmar e prevenir cãibras musculares

O tratamento de cãibras musculares geralmente não é necessário. Entretanto, há algumas maneiras de prevenir e tratar cãibras que provaram ser eficazes. Estes incluem o seguinte (2)

  • Aqueça e estique antes de treinar para esportes ou exercícios físicos em geral. Esta é a técnica mais eficaz para prevenir cãibras, já que prepara o corpo para a atividade física. Também é importante esticar antes de entrar numa posição em que tendemos a sofrer de cãibras. Por exemplo, antes de deitar-se na cama.
  • Hidratar adequadamente com água. Há também algumas bebidas no mercado para atletas que nos ajudam a recuperar nutrientes perdidos, tais como eletrólitos.
  • Massagens específicas podem ser realizadas para quase todos os músculos onde a contração muscular involuntária pode ocorrer. Ele pode nos ajudar a aliviar a dor e recuperar o músculo. Entretanto, se você não souber como fazer isso, não recomendamos que você mesmo tente ou você pode agravar o problema. Se você estiver em um campo de jogo ou em uma academia de ginástica, um fisioterapeuta treinado pode ser capaz de dar a você.
  • A aplicação de calor local quando o músculo está apertado ajudará a relaxá-lo. Se o músculo estiver dolorido, o gelo ajudará a reduzir a inflamação e a dor.
  • Nas farmácias há certos medicamentos, como relaxantes musculares e antiinflamatórios, usados para prevenir cãibras. No entanto, eles normalmente exigem uma prescrição médica. Pergunte ao seu médico se eles são recomendados para você.

Como prevenir e aliviar um espasmo muscular?

Para aliviar um espasmo muscular, há várias coisas a serem consideradas. Como as causas nem sempre são as mesmas, nós teremos que tratar as lesões de forma diferente em cada caso. As formas de aliviar e curar uma contratura muscular estão resumidas nos seguintes pontos (3)

  • Antes do exercício, estique e aqueça corretamente para evitar contraturas.
  • Aplique gelo se a área estiver inflamada para aliviar o inchaço e a dor.
  • Tome medicamentos para reduzir a dor e o inchaço. Embora alguns exijam prescrição médica, os mais recomendados são:
    - Analgésicos: Paracetamol (600 mg/2-3 vezes ao dia), ácido acetilsalicílico (0,5-1 g/2-3 vezes ao dia).
    - Anti-inflamatórios: Ibuprofeno (600-1.200 mg/dia), Naproxen (500 mg/ 3 vezes ao dia)
    - Diazepam (5-10 mg/dia)
  • Use faixas ou ataduras cinesiológicas. Essas tiras adesivas coloridas, também chamadas de bandas neuromusculares, são um tipo de atadura que é colocada na pele sobre a área afetada pela contratura para reduzir a dor. Essas faixas são eficazes contra um leve desconforto muscular, ao mesmo tempo em que não prejudicam a mobilidade em movimento. Além disso, elas melhoram a circulação do sangue e dos fluidos linfáticos na área afetada.
    Você pode aplicar estas bandagens para que haja aperto e melhore o movimento mecânico do músculo na direção desejada. Ou sem aperto para notar uma melhoria na circulação (4).
Os medicamentos e doses mencionados são apenas diretrizes e em nenhum caso podem ser usados como justificativa para auto-medicação. Nós recomendamos que você sempre consulte seu médico para obter informações sobre o tratamento mais apropriado para você.

Quando você deve consultar seu médico?

Como você sabe, as duas lesões que discutimos neste artigo são normalmente inofensivas e tendem a cicatrizar com o passar do tempo. Entretanto, existem circunstâncias anormais nas quais a dor persiste e nos é apresentada a necessidade de visitar nosso médico de família. Vamos ver quais são essas causas.

Se sofremos de cãibras musculares, devemos entrar em contato com um profissional se (5)

  • São muito intensos
  • Ocorre com muita freqüência
  • Não melhore com alongamentos ou líquidos para beber
  • Persistir com o tempo
  • Aparecer com inchaço, vermelhidão ou uma sensação de calor
  • Ocorre uma fraqueza muscular grave

Se é de contraturas musculares que sofremos, torna-se uma opção ir a um fisioterapeuta ou osteopata se tivermos os seguintes sintomas (3)

  • Entorpecimento ou sensação de formigamento na área afetada
  • Dor severa, que não pode ser aliviada pelo descanso
  • Dor e inchaço severos, resultantes de uma queda ou hematoma
  • Dificuldade para urinar, fraqueza, dormência na área afetada e falta de sensibilidade. Também febre ou perda de peso inexplicável devido a hábitos alimentares

Conclusão

Nós terminamos este artigo tendo aprendido um pouco mais sobre estas pequenas lesões musculares. Como já mencionamos em algumas ocasiões, tanto contrações musculares involuntárias quanto contraturas não são doenças graves. Entretanto, devemos ser cautelosos ao avaliar se precisamos visitar nosso médico.

Esperamos que a informação compartilhada aqui tenha sido útil no esclarecimento de certos aspectos dessas lesões. Por favor, compartilhe este artigo se você achou interessante e nos informe se você achou útil.

(Fonte da imagem em destaque: magiceyes: 53157166/ 123rf)

Referências (5)

1. Javier Alberto Bernal Ruiz y Rebeca Piñero Mosquera; "La fuerza y el sistema muscular en la Educación Física y el Deporte"; Wanceulen Editorial Deportiva S.L.; 2006
Fonte

2. Javier Maquirriain y Marcelo J. Merello; "Abordaje clínico del deportista con calambres musculares"; Centro Nacional de Alto Rendimiento Deportivo, Buenos Aires; Diciembre 2005
Fonte

3. J.C. Duró Pujol; “Contracturas, calambres y agujetas" Vol. 36, Núm. 4; Departamento de Medicina (Reumatología), Universidad Autónoma de Barcelona; septiembre del 2000
Fonte

4. Leopoldo David Montiel Guerrero; Comparación de fuerza isocinética en deportistas con y sin aplicación de kinesiotape; Universidad Autónoma de Nuevo León, Facultad de Organización Deportiva; Marzo 2019
Fonte

5. Martin P Schwellnus; "Causas de los Calambres Musculares Asociados al Ejercicio (EAMC): ¿Control Neuromuscular Alterado, Deshidratación o Agotamiento de Electrolitos?"; Publicado en la Revista de Entrenamiento Deportivo, Volumen 33, Número 1; 2019
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Javier Alberto Bernal Ruiz y Rebeca Piñero Mosquera; "La fuerza y el sistema muscular en la Educación Física y el Deporte"; Wanceulen Editorial Deportiva S.L.; 2006
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Artigo especializado
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Artigo científico
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