Ultima atualização: 14 de outubro de 2021

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O cromo é um suplemento alimentar amplamente vendido que é extremamente importante para o funcionamento do nosso corpo e funções individuais. Por exemplo, ela está presente nos ossos, gordura e músculos e contribui para várias funções metabólicas. Em nosso teste de cromo 2021 você pode descobrir tudo o que você precisa saber sobre este suplemento alimentar. No final do guia, todas as suas perguntas serão respondidas e você poderá tomar uma decisão de compra. Nós pesquisamos todas as informações em detalhes para que você faça tudo certo ao tomar crómio.




Os fatos mais importantes em resumo

  • O cromo é usado no corpo para várias funções metabólicas, como o metabolismo dos carboidratos ou das gorduras, e também é encontrado no esqueleto e nos músculos.
  • Entretanto, a absorção de cromo através do trato digestivo é muito baixa, e é por isso que o picolinato de cromo é freqüentemente utilizado em suplementos alimentares, pois tem uma maior capacidade de absorção.
  • Demasiado cromo no corpo pode ter um efeito prejudicial. Alergias ou, no pior dos casos, até mesmo câncer podem então ocorrer.

Cromada: nossa recomendação dos melhores produtos

A seguir compilamos nossos produtos favoritos de cromo. Se você está procurando por um bom suplemento dietético que contenha cromo, você pode escolher um desses três produtos.

Guia de compra: Critérios e classificação para suplementos de cromo

Ao comprar produtos com cromo ou picolinato de cromo, você deve prestar atenção a algumas coisas:

Ao prestar atenção a esses quatro critérios, você economizará dinheiro e, ao mesmo tempo, encontrará um suplemento alimentar de alta qualidade que é bom para a sua saúde.

Origem

Você deve certificar-se de que o cromo vem da UE ou, melhor ainda, da Alemanha.

Estes países têm regulamentos rigorosos para a produção de suplementos alimentares e garantia de qualidade.

Os fabricantes de lá também têm seus produtos testados por laboratórios independentes, assim você pode ter certeza de que você está comprando um produto de alta qualidade e seguro.

Dosagem

Se você comprar cromo em forma de comprimidos ou cápsulas, você pode escolher uma dosagem diferente. A dose varia de 200 a 400 µg de cromo ou picolinato de cromo em diferentes produtos.

Em nossa seção de conselhos você aprenderá como dosar corretamente o cromo e poderá usá-lo como um guia ao comprar. As preparações líquidas, por outro lado, podem ser dosadas mais individualmente porque você pode medir o líquido exatamente.

Biodisponibilidade

A biodisponibilidade descreve quão alta é a proporção de uma substância ativa na corrente sanguínea. Usando esta medição, você pode ver quão rapidamente a substância tem efeito no corpo e, portanto, está disponível para ele.

Os picolinatos de cromo em particular têm uma alta biodisponibilidade e também são extremamente bem tolerados.

Portanto, preste atenção a este critério ao comprar para permitir que seu corpo absorva o oligoelemento rapidamente.

Digestibilidade

A digestibilidade do crómio puro é muito baixa. É por isso que o picolinato de cromo já mencionado é usado na produção de suplementos alimentares. Três ácidos picolínicos estão ligados à molécula de cromo e estes garantem uma melhor absorção pelo corpo.

Guia: Perguntas freqüentes sobre o cromo respondidas em detalhes

Em nossa seção de guia nós respondemos todas as suas perguntas sobre o cromo em detalhes. Fizemos uma extensa pesquisa e descobrimos as questões mais importantes sobre a ingestão de cromo e seus efeitos. Depois disso, você estará bem informado sobre todos os fatos.

O que é crómio e como funciona?

O cromo é um metal pesado que também é um mineral inofensivo encontrado em muitos alimentos. A forma trivalente de cromo costumava ser considerada essencial e tinha que ser fornecida através de alimentos. Hoje em dia, no entanto, é questionado se o cromo ainda é tão importante para os seres humanos. (3)

Apesar disso, o cromo é um importante elemento traço que suporta uma variedade de funções no corpo humano

Estes incluem, por exemplo, a influência do cromo no metabolismo de carboidratos e gorduras a um nível molecular. (1)

Além disso, assume-se que o cromo desempenha um papel na transmissão do sinal de insulina (1) e, portanto, é também uma substância extremamente relevante para diabéticos (2).

Redução de peso

Um estudo investigou se o cromo pode contribuir para a redução de peso. Para este fim, 54 mulheres acima do peso receberam 200 µg de picolinato de cromo ou um placebo durante doze semanas. (4)

Ao final da fase de teste, descobriu-se que o peso podia cair um pouco. Este efeito é atribuído ao envolvimento do crómio no metabolismo da gordura. (1)

Melhoria dos níveis de açúcar no sangue

A insulina transporta o açúcar que vem de nossos alimentos para o sangue, fornecendo ao corpo energia para realizar movimentos musculares e muitas outras coisas. O hormônio de crescimento é produzido no pâncreas. As células que produzem insulina estão completamente ausentes em diabéticos.

Chrom

O cromo pode ter um efeito sobre a insulina e assim ajudar os pacientes que têm diabetes. Devido a uma maior atividade das células que formam a insulina, uma melhora no quadro clínico pode ocorrer. (Fonte da imagem: Steve Buissinne / pixabay)

Tem sido observado em vários estudos que a administração de cromo a pacientes com diabetes pode causar vários efeitos positivos. A ligação da insulina às células aumenta, o número e a atividade dos receptores de insulina aumenta e a sensibilidade à insulina também aumenta. (5)

Redução da fome e dos desejos

Já que o cromo já desempenha um papel na perda de peso e nos níveis de insulina, foi levantada a hipótese de que o oligoelemento também pode reduzir a fome e os desejos de insulina. 42 mulheres acima do peso com forte desejo por carboidratos receberam 1000 µg de picolinato de cromo ou um placebo por oito semanas. (6)

A ingestão de alimentos foi medida pela manhã, ao meio-dia e à noite. E de fato, descobriu-se que as mulheres tratadas com cromo consumiam menos alimentos e também se sentiam menos famintas.

Quando e para quem é útil tomar crómio?

Em geral, a ingestão de cromo é útil para todos os grupos de pessoas. Para adolescentes e adultos, uma dose diária de 30 a 100 µg é recomendada. Mulheres grávidas e pessoas mais velhas precisam de um pouco mais de cromo porque os depósitos são consumidos mais rapidamente.

Chrom

O cromo pode contribuir para o crescimento muscular quando tomado a longo prazo. Ao mesmo tempo, diz-se que isso reduz a gordura corporal. Entretanto, devemos esperar por mais alguma pesquisa para provar estes efeitos. (Fonte da imagem: Fabián Andrés Narváez Gaviria / pixabay)

Foi descoberto que atletas em uma dieta rigorosa não têm cromo suficiente em seus corpos. (7) Supostamente, um suprimento de cromo também causa aumento do crescimento muscular e reduz a gordura corporal. (7)

Se esses efeitos podem realmente ser alcançados somente através do suplemento alimentar precisa ser pesquisado mais a fundo.

Quais são os diferentes tipos de crómio?

O cromo trivalente é a única forma que é tolerada pelos humanos e é inofensiva. É por isso que ela é oferecida de várias formas. Nós listamos as diferenças entre estas formas aqui:

Tipo Descrição e aplicação
Pastilhas de crómio As pastilhas são muito pequenas e contêm uma certa quantidade de picolinato de crómio, dependendo do fabricante. São tomadas com água ou sugadas.
Cápsulas de crómio As cápsulas são preenchidas com crómio em pó e rodeadas por uma concha. Isto é frequentemente feito de gelatina, razão pela qual as cápsulas não são adequadas para veganos.
Crómio líquido Na forma líquida, o crómio pode ser dosado muito individualmente. Pode ser medido exactamente com uma tampa fechada e depois simplesmente misturado com água ou sumo.

Se você tiver problemas para engolir comprimidos ou cápsulas, você pode simplesmente usar crómio líquido. A dosagem também é muito mais individual e pode ser ajustada de acordo com suas necessidades pessoais. Por outro lado, os comprimidos ou cápsulas são mais fáceis de tomar quando você está em viagem.

Como o cromo deve ser dosado?

Uma dose diária de 100 a 200 µg é recomendada para jovens e adultos. Não importa a hora do dia em que você toma o suplemento.

Você só deve esperar pelo menos 30 minutos depois de tomar o suplemento antes de comer outra refeição.

Entretanto, um estudo sugere que 70 µg não deve ser excedido devido a possíveis efeitos colaterais. (11)

Os fabricantes individuais também terão baseado sua dosagem recomendada em estudos científicos, e é por isso que você pode confiar na segurança dos produtos com cromo. Se você ainda tiver dúvidas, discuta-as com um médico.

Quais são as alternativas ao crómio?

Nós gostaríamos de apresentar a você alguns alimentos como uma alternativa a um suplemento dietético contendo cromo. Desta forma você pode decidir se há outra maneira de atender às suas necessidades para o elemento vestigial.

Chrom

As nozes contêm uma alta quantidade de cromo e são, portanto, o alimento ideal para reabastecer o seu depósito. Além disso, os legumes e alguns vegetais também contêm uma quantidade maior de cromo. (Fonte da imagem: ExplorerBob / pixabay)

Há alguns alimentos que contêm uma alta quantidade de cromo de uma forma natural. Alguns destes são brócolis, suco de toranja, carne, peixe, grãos, nozes, leguminosas e queijo.

Como posso saber se estou com overdose de crómio?

Se você tomou muito crómio, você pode ter algumas reações. Isso é chamado de envenenamento, que pode ser de dois tipos

  • Envenenamento agudo: Envenenamento agudo com cromo leva a vômitos severos, diarréia e dor severa. Estes sintomas podem ser tão graves que o choque e até mesmo a morte ocorrem. O envenenamento agudo também pode levar a danos subsequentes. Danos ao fígado ou aos rins são possíveis.
  • Envenenamento crônico: Em caso de contato muito prolongado com o cromo, podem aparecer úlceras na pele e sintomas de frio geralmente se desenvolvem. Além disso, a inalação de pó de cromo pode causar sangramentos severos no nariz.

Estes dois tipos de intoxicação podem ocorrer com suplementos alimentares contendo cromo. Isto raramente acontece, no entanto, porque eles contêm o inofensivo crómio trivalente.

Estes tipos de envenenamento são mais prováveis de ocorrer com cromo tetravalente e hexavalente, que é frequentemente encontrado em materiais de construção e, portanto, também entra no ambiente não filtrado. Desta forma, os animais também são atacados pela substância nociva. (8)

O cromo é carcinogênico?

O cromo não é carcinogênico se a necessidade for determinada corretamente e a dosagem correta for tomada. Entretanto, há um estudo que encontrou um efeito mutagênico do cromo trivalente sobre as células de roedores e humanos. (9)

Por outro lado, o cromo hexavalente é conhecido por causar câncer. O trato respiratório, ou seja, os pulmões, o nariz e os seios nasais, são particularmente afetados. (10) Sintomas como irritação nasal, o desenvolvimento de úlceras e perfuração do septo nasal são sinais para o diagnóstico de câncer de pulmão. (10)

Fonte da imagem: Kerdkanno / 123rf

Referências (11)

1. John B. Vincent, The Biochemistry of Chromium, The Journal of Nutrition, Volume 130, Issue 4, April 2000, Pages 715–718
Fonte

2. Maret W. Chromium Supplementation in Human Health, Metabolic Syndrome, and Diabetes. Met Ions Life Sci. 2019 Jan 14;19:/books/9783110527872/9783110527872-015/9783110527872-015.xml. doi: 10.1515/9783110527872-015 [Titel anhand dieser DOI in Citavi-Projekt übernehmen] . PMID: 30855110 [Titel anhand dieser Pubmed-ID in Citavi-Projekt übernehmen] .
Fonte

3. Di Bona KR, Love S, Rhodes NR, McAdory D, Sinha SH, Kern N, Kent J, Strickland J, Wilson A, Beaird J, Ramage J, Rasco JF, Vincent JB. Chromium is not an essential trace element for mammals: effects of a "low-chromium" diet. J Biol Inorg Chem. 2011 Mar;16(3):381-90. doi: 10.1007/s00775-010-0734-y. Epub 2010 Nov 18. PMID: 21086001.
Fonte

4. Jamilian M, Foroozanfard F, Kavossian E, Kia M, Aghadavod E, Amirani E, Asemi Z. Effects of Chromium and Carnitine Co-supplementation on Body Weight and Metabolic Profiles in Overweight and Obese Women with Polycystic Ovary Syndrome: a Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Biol Trace Elem Res. 2020 Feb;193(2):334-341. doi: 10.1007/s12011-019-01720-8. Epub 2019 Apr 11. PMID: 30977089.
Fonte

5. Anderson RA. Chromium in the prevention and control of diabetes. Diabetes Metab. 2000 Feb;26(1):22-7. PMID: 10705100.
Fonte

6. Anton SD, Morrison CD, Cefalu WT, Martin CK, Coulon S, Geiselman P, Han H, White CL, Williamson DA. Effects of chromium picolinate on food intake and satiety. Diabetes Technol Ther. 2008 Oct;10(5):405-12. doi: 10.1089/dia.2007.0292. PMID: 18715218; PMCID: PMC2753428.
Fonte

7. Clarkson PM. Effects of exercise on chromium levels. Is supplementation required? Sports Med. 1997 Jun;23(6):341-9. doi: 10.2165/00007256-199723060-00001. PMID: 9219318.
Fonte

8. Bakshi A, Panigrahi AK. A comprehensive review on chromium induced alterations in fresh water fishes. Toxicol Rep. 2018;5:440-447. Published 2018 Mar 6. doi:10.1016/j.toxrep.2018.03.007 [Titel anhand dieser DOI in Citavi-Projekt übernehmen]
Fonte

9. Mamyrbaev AA, Dzharkenov TA, Imangazina ZA, Satybaldieva UA. Mutagenic and carcinogenic actions of chromium and its compounds. Environ Health Prev Med. 2015 May;20(3):159-67. doi: 10.1007/s12199-015-0458-2. Epub 2015 Apr 16. PMID: 25877777; PMCID: PMC4434237.
Fonte

10. Yatera K, Morimoto Y, Ueno S, Noguchi S, Kawaguchi T, Tanaka F, Suzuki H, Higashi T. Cancer Risks of Hexavalent Chromium in the Respiratory Tract. J UOEH. 2018;40(2):157-172. doi: 10.7888/juoeh.40.157. PMID: 29925735.
Fonte

11. Lamson DW, Plaza SM. The safety and efficacy of high-dose chromium. Altern Med Rev. 2002 Jun;7(3):218-35. PMID: 12126463.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Wissenschaftlicher Review
John B. Vincent, The Biochemistry of Chromium, The Journal of Nutrition, Volume 130, Issue 4, April 2000, Pages 715–718
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Wissenschaftlicher Review
Maret W. Chromium Supplementation in Human Health, Metabolic Syndrome, and Diabetes. Met Ions Life Sci. 2019 Jan 14;19:/books/9783110527872/9783110527872-015/9783110527872-015.xml. doi: 10.1515/9783110527872-015 [Titel anhand dieser DOI in Citavi-Projekt übernehmen] . PMID: 30855110 [Titel anhand dieser Pubmed-ID in Citavi-Projekt übernehmen] .
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Wissenschaftlicher Review
Di Bona KR, Love S, Rhodes NR, McAdory D, Sinha SH, Kern N, Kent J, Strickland J, Wilson A, Beaird J, Ramage J, Rasco JF, Vincent JB. Chromium is not an essential trace element for mammals: effects of a "low-chromium" diet. J Biol Inorg Chem. 2011 Mar;16(3):381-90. doi: 10.1007/s00775-010-0734-y. Epub 2010 Nov 18. PMID: 21086001.
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Klinische Studie
Jamilian M, Foroozanfard F, Kavossian E, Kia M, Aghadavod E, Amirani E, Asemi Z. Effects of Chromium and Carnitine Co-supplementation on Body Weight and Metabolic Profiles in Overweight and Obese Women with Polycystic Ovary Syndrome: a Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Biol Trace Elem Res. 2020 Feb;193(2):334-341. doi: 10.1007/s12011-019-01720-8. Epub 2019 Apr 11. PMID: 30977089.
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Wissenschaftlicher Review
Anderson RA. Chromium in the prevention and control of diabetes. Diabetes Metab. 2000 Feb;26(1):22-7. PMID: 10705100.
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Klinische Studie
Anton SD, Morrison CD, Cefalu WT, Martin CK, Coulon S, Geiselman P, Han H, White CL, Williamson DA. Effects of chromium picolinate on food intake and satiety. Diabetes Technol Ther. 2008 Oct;10(5):405-12. doi: 10.1089/dia.2007.0292. PMID: 18715218; PMCID: PMC2753428.
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Wissenschaftlicher Review
Clarkson PM. Effects of exercise on chromium levels. Is supplementation required? Sports Med. 1997 Jun;23(6):341-9. doi: 10.2165/00007256-199723060-00001. PMID: 9219318.
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Wissenschaftlicher Review
Bakshi A, Panigrahi AK. A comprehensive review on chromium induced alterations in fresh water fishes. Toxicol Rep. 2018;5:440-447. Published 2018 Mar 6. doi:10.1016/j.toxrep.2018.03.007 [Titel anhand dieser DOI in Citavi-Projekt übernehmen]
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Wissenschaftlicher Review
Mamyrbaev AA, Dzharkenov TA, Imangazina ZA, Satybaldieva UA. Mutagenic and carcinogenic actions of chromium and its compounds. Environ Health Prev Med. 2015 May;20(3):159-67. doi: 10.1007/s12199-015-0458-2. Epub 2015 Apr 16. PMID: 25877777; PMCID: PMC4434237.
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Wissenschaftlicher Review
Yatera K, Morimoto Y, Ueno S, Noguchi S, Kawaguchi T, Tanaka F, Suzuki H, Higashi T. Cancer Risks of Hexavalent Chromium in the Respiratory Tract. J UOEH. 2018;40(2):157-172. doi: 10.7888/juoeh.40.157. PMID: 29925735.
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Wissenschaftlicher Review
Lamson DW, Plaza SM. The safety and efficacy of high-dose chromium. Altern Med Rev. 2002 Jun;7(3):218-35. PMID: 12126463.
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