Ultima atualização: 14 de outubro de 2021

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Um treino com o treinador transversal é excelente para treinar diferentes músculos ao mesmo tempo. Tal treino de corpo inteiro não só é eficaz, mas também fácil nas articulações. Os Crosstrainers podem ser encontrados em academias profissionais, mas também podem ser instalados e usados em casa.

Em nosso teste crosstrainer 2022, nós examinamos de forma abrangente as funções dos crosstrainer e passamos nosso conhecimento para você.

Neste artigo, você aprenderá para quem um cross trainer é adequado, quais são as vantagens e desvantagens, o que você deve ter em mente ao treinar com um cross trainer e que alternativas existem.




Os fatos mais importantes em resumo

  • Um treinador transversal é um ergômetro. Este tipo de equipamento esportivo é caracterizado pelo fato de ser adequado para treinamento aeróbico (= treinamento com queima de oxigênio).
  • O treino com um crosstrainer é uma ótima maneira de se manter em forma por causa do treinamento holístico do corpo. Sem movimentos de impacto, ele é particularmente suave nas juntas.
  • Para resultados ótimos de treinamento, o crosstrainer deve ter o tamanho certo e ter as configurações certas. Este aspecto é importante porque é a única maneira de se conseguir uma postura ergonômica durante o treinamento.

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Critérios de compra e avaliação para Crosstrainers

Comprar um crosstrainer certamente não é um evento diário. Portanto, você deve se informar com antecedência se e qual das muitas máquinas é adequada para seus objetivos de treinamento. Os seguintes critérios irão ajudá-lo a comparar diferentes crosstrainers:

Sistema de tração e massa do volante

Em combinação com a massa do volante, o sistema de tração é o coração de um bom crosstrainer.

Com um bom "crosstrainer", os movimentos de corrida são agradáveis e suaves.

Basicamente, o clássico movimento de corrida de um crosstrainer é traduzido em uma seqüência de movimento elíptico através de um sistema de correias e uma guia mecânica pré-definida para as placas dos pés.

Esta sequência de movimento elíptico é suportada pela massa do volante, que é gerada por um peso adicional no crosstrainer. Isto permite ao usuário iniciar a seqüência de movimento sem muito esforço e continuá-la de uma maneira fácil nas juntas.

Como regra geral, quanto maior a massa do volante, mais fácil é colocar a máquina de fitness em movimento. Entretanto, é importante assegurar que os movimentos ainda sejam controlados e não se tornem muito rápidos.

Sistema de freio e nível de resistência

O sistema de freio magnético é freqüentemente controlado por computador, especialmente nos modernos cross trainers. Ele garante que os movimentos sejam absorvidos de forma lenta e uniforme. Isto evita que a máquina pare abruptamente e assim reduz muito o risco de ferimentos.

A vantagem desses sistemas de frenagem magnética é que eles não requerem manutenção. Os diferentes níveis de resistência da maioria dos cross trainers podem ser definidos através de um computador com tela ou um aplicativo de fitness correspondente.

Isto permite ao usuário criar diferentes níveis de dificuldade para um treino individual. Quanto mais níveis de resistência o treinador cruzado tiver, mais individualizado pode ser o programa de treinamento.

largura e comprimento de passada

A largura e comprimento de passada apropriados são especialmente importantes para uma postura ergonômica enquanto se usa o cross trainer. O comprimento dos passos em particular deve, portanto, ser ajustado à altura do usuário.

Quanto mais alta for uma pessoa, mais longo deve ser o comprimento da passada.

A largura da passada, também chamada de fator Q, é determinada pela distância entre as tábuas dos pés do treinador transversal. A largura ótima de passada está entre 4 e 11 cm.

O comprimento médio dos passos de 51 cm é adequado para todos os tamanhos de corpo. Com os crosstrainers na faixa de preços mais altos, esses dois tamanhos podem, às vezes, ser ajustados individualmente para o usuário.

A inclinação das placas dos pés também pode ser ajustada em alguns modelos de crosstrainer para um conforto ainda maior.

Sensores de pulso

Sensores de pulso integrados são uma excelente maneira de medir valores de função corporal, como pulso ou freqüência cardíaca.

O treinamento aeróbico é feito a 80 -140 batimentos por minuto.

Isto permite que você verifique a qualquer momento se você está treinando em uma faixa desejada que é ideal para seus objetivos de treinamento. Diz-se que um programa de treinamento aeróbico é particularmente eficaz para queimar gordura.

"Cross trainers inteligentes" às vezes até têm a função de que a resistência é ajustada automaticamente através dos valores de pulso para que o usuário possa completar seu treino em condições ótimas.

Computador de tela

Os computadores de tela dos crosstrainers são hoje mais do que uma simples tela. Eles oferecem apoio real durante o treinamento e geralmente têm diferentes programas de treinamento pré-instalados que são perfeitamente adaptados às diferentes metas de treinamento.

Alguns dos modelos de crosstrainer são até compatíveis com um aplicativo especial de fitness. Isto permite que você transfira seus resultados de treinamento diretamente para o seu tablet ou smartphone, analisá-los e assim melhorar continuamente o seu treinamento.

Tamanho e peso

Antes de comprar um crosstrainer, você deve ter em mente que estas máquinas pesam muito e ocupam muito espaço. Basicamente, você deve certificar-se de que o cross trainer tenha uma posição segura e não se incline, não importa o quão rápido ou o quanto você se mova no cross trainer.

Os Crosstrainers com um peso maior são geralmente de qualidade superior e têm uma postura firme. Entretanto, eles custam mais e são mais difíceis de transportar.

Que tipos de cross trainers existem e qual é o mais adequado para você?

Basicamente, os cross trainers pertencem ao "grupo de equipamentos de fitness" dos ergômetros. Eles são ideais para treinamento cardiovascular e para trabalhar os músculos básicos do corpo.

Embora os cross trainers sejam muito parecidos na forma como trabalham, você pode distinguir entre dois tipos diferentes - cross trainers com alças estáticas ou em movimento. As vantagens e desvantagens de cada tipo são explicadas na seguinte seção:

Crosstrainer mit statischen Handgriffen

Crosstrainer com alças estáticas

Mas um crosstrainer com alças estáticas não é apenas uma vantagem para iniciantes. Tal crosstrainer também pode ser o dispositivo de treinamento perfeito para pessoas mais velhas ou pessoas que querem ou são capazes de se exercitar lentamente, de uma maneira controlada e suave após uma lesão esportiva.

Vantagens
  • Ideal para iniciantes e treinamento leve
  • Estável e seguro
  • Menos caro para comprar
Desvantagens
  • Somente adequado para treinamento leve
  • Músculos na área do braço, ombro e peito não são treinados
Crosstrainer mit beweglichen Handgriffen

Cross trainer com alças móveis

O movimento adicional do a Isto torna o treinamento em um crosstrainer com alças móveis ainda mais intensivo e é também desafiador e ideal para usuários avançados.

Vantagens
  • Os músculos do braço, ombro e peito são treinados
  • Treinamento dinâmico e eficaz
  • Normalmente um sistema de acionamento de maior qualidade
Desvantagens
  • Requer mais coordenação e estabilidade
  • Custos de compra mais altos
  • Requer mais espaço

Guia: Perguntas mais frequentes sobre os crosstrainers respondidas em detalhes

Crosstrainers are bel Se você está pensando em comprar um crosstrainer para uso doméstico, nós respondemos todas as perguntas importantes sobre crosstrainer aqui:

Para quem é adequado um crosstrainer?

O treinamento com um crosstrainer é adequado para todas as pessoas que querem fazer algo para sua aptidão básica. A tabela a seguir dá uma visão geral das vantagens e desvantagens de um cross trainer:

Vantagens
  • É possível o treinamento conjunto de forma suave e segura
  • Treinamento aeróbico de corpo inteiro para fitness básico
  • Seqüência de movimentos ergonômicos com baixa carga
  • Adequado para uma massa muito ampla de pessoas
  • Também pode ser usado após lesões esportivas ou como esporte de reabilitação
Desvantagens
  • Não é adequado para a construção muscular intensiva
  • Não substitui o clássico jogging ou caminhada
  • Não se destina a empurrar o limite de desempenho absoluto

Quais músculos são treinados com o treinador cruzado?

Na verdade, todos os grupos musculares do corpo são usados no treinamento com o cross trainer, mas não de forma realmente intensiva. No entanto, os músculos da perna e do tronco são os mais utilizados.

Ao invés disso, o uso de um treinador cruzado é sobre o treinamento aeróbico, que além de vários grupos musculares também treina o sistema cardiopulmonar. Um crosstrainer é, portanto, ideal para a aptidão básica de uma pessoa.

Crosstrainer-1

Para ficar em forma, nem sempre é preciso treinar com pesos pesados. Com o crosstrainer você pode adquirir um excelente nível de aptidão básica. No entanto, você nunca encontrará grandes montanhas musculares.
(Fonte de imagem: Jesper Aggergaard / unsplash)

Qual é o tamanho certo para um treinador cruzado?

O tamanho correto de um crosstrainer depende da altura individual do usuário ou do comprimento da passada. A largura ótima de passada está entre 4 e 11 cm. O comprimento médio dos passos de 51 cm é adequado para todos os tamanhos de corpo.

A regra básica aqui é: quanto mais alto uma pessoa é, mais longo deve ser o comprimento da passada. Se o crosstrainer for muito pequeno ou ajustado incorretamente, você não será capaz de alcançar uma postura ergonômica durante o treinamento.

Portanto, é melhor gastar um pouco mais de dinheiro e considerar um crosstrainer maior. Se você tem pouco espaço em casa, você pode até considerar a compra de um cross trainer dobrável.

Quantas calorias um treinador cruzado queima?

O consumo de calorias do treinamento Crossfit varia de pessoa para pessoa e depende de diferentes fatores. Entre outras coisas, gênero, idade, peso e, é claro, a atividade realizada tem um papel decisivo.

Um valor médio para o consumo de calorias de uma pessoa com um peso de cerca de 70 - 80 quilos e com esforço moderado é de cerca de 500 - 600 calorias por hora. Dependendo da intensidade do treino e da resistência do treinador transversal, o consumo de calorias também pode ser de 700 - 800 calorias por hora.

O que devo ter em mente quando estiver treinando / trabalhando com um treinador cruzado?

Por favor, note que o treinamento com um treinador cruzado é destinado principalmente ao treinamento areóbico e não ao treinamento de velocidade ou força máxima.

Portanto, você deve planejar pelo menos 20 minutos para o seu treino de crosstrainer, já que sua circulação é ativada primeiro e seu "plus" e freqüência cardíaca devem ser mantidos dentro de uma certa faixa. Esta é a única maneira de manter efetivamente o progresso do treinamento.

Crosstrainer-3

Exercício no treinador cruzado trabalha os músculos em todo o seu corpo e faz com que seu sistema cardio-pulmonar funcione. Durante o treino, preste atenção à respiração controlada e aos movimentos suaves.
(Fonte de imagem: Sule Markaroglu / unsplash)

Certifique-se também de adotar uma postura ergonômica e realizar os movimentos de forma controlada. Um treino de crosstrainer não se trata de velocidade, mas mais de realizar o movimento suavemente durante um período de tempo mais longo.

O aumento da velocidade faz sentido, se é que faz parte de um programa específico, tal como o treinamento intervalado.

Quais alternativas existem para o treinamento com um instrutor cruzado?

O crosstrainer, juntamente com a esteira, a bicicleta e o ergômetro de remo, pertence ao grupo dos ergômetros. Os ergômetros são destinados principalmente ao treinamento aeróbico (= treinamento com a queima de oxigênio).

Isto significa que não apenas grupos musculares individuais são treinados, mas todo o sistema cardiopulmonar.

Também posso usar um treinador transversal ao ar livre?

Em princípio, você também pode usar os cross trainers ao ar livre. Se o equipamento for alimentado por um cabo, no entanto, deve haver uma tomada elétrica nas proximidades.

No entanto, você deve certificar-se de que o cross trainer seja colocado sob um teto para protegê-lo o melhor possível dos danos causados pelas intempéries.

Com que freqüência eu tenho que atender um crosstrainer?

Os Crosstrainers são muito duráveis devido ao seu baixo desgaste e raramente precisam de manutenção. Desde que os movimentos sejam suaves e mesmo que não haja necessidade de grandes manutenções. A aplicação de óleo nas juntas móveis também é necessária apenas em uma extensão limitada.

O Crosstrainer deve, no entanto, ser enxugado com um pano úmido após o uso e depois desinfetado. Isto evita a formação de uma película lubrificante no dispositivo.

De quanto espaço eu preciso em casa para um crosstrainer?

Devido ao movimento elíptico do treinador transversal, as placas dos pés estão até 40 cm acima do chão. No ponto mais alto de movimento, você está, portanto, 40 cm mais alto do que o normal quando está de pé (175 cm de altura do corpo + 40 cm de altura da placa de pé).

Para evitar bater com a cabeça, certifique-se de que seu teto esteja alto o suficiente. Também é aconselhável obter um tapete protetor para evitar marcas de pressão ou arranhões no chão.

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