
Como escolhemos
Pode ser que a palavra "curcumina" soe familiar para você, e de fato ela é! Esse corante natural é extraído da Cúrcuma longa (conhecida comumente como cúrcuma ou açafrão-da-terra), planta nativa da Índia e usada por suas propriedades medicinais e seu sabor, levemente picante.
A curcumina é responsável pela bela aparência amarelo-alaranjado da cúrcuma e por suas propriedades medicinais, que a colocaram na mira de muitas pesquisas científicas. Você tem interesse em conhecer os segredos da curcumina? Continue lendo! Você vai se surpreender com tudo que ela é capaz de fazer.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores suplementos de curcumina: Nossas recomendações
- 4 Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a curcumina
- 4.1 O que é a cúrcuma?
- 4.2 O que é a curcumina?
- 4.3 A cúrcuma tem algum outro componente medicinal?
- 4.4 Quais são as propriedades medicinais da curcumina?
- 4.5 As nanopartículas de curcumina são benéficas?
- 4.6 A curcumina lipossomal é benéfica?
- 4.7 Quais são os efeitos colaterais da curcumina?
- 4.8 Como tomar os suplementos de curcumina?
- 4.9 Quais são as precauções que devo ter ao tomar a curcumina?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- A cúrcuma é um ingrediente determinante na gastronomia da Ásia. A parte comestível desta planta é sua raiz, também conhecido como "rizoma".
- A curcumina é um dos componentes essenciais da cúrcuma. O conjunto com outras substâncias, como o ácido cafeico, é responsável por muitas propriedades medicinais.
- A curcumina, presente na cúrcuma, é absorvida em apenas 1%. Esta quantidade é insuficiente para acionar todos os seus efeitos medicinais (2).
- A cúrcuma pode ser consumida em chá, pó e cápsulas. Esta última opção é a que pode garantir uma dose mais concentrada de curcumina.
Os melhores suplementos de curcumina: Nossas recomendações
Existe uma infinidade de suplementos no mercado com curcumina, mas não é qualquer produto que tem quantidade suficiente de nutrientes, que serão bem absorvidos pelo corpo. Mas não se preocupe mais, analisamos os melhores produtos do mercado e montamos esta lista para você:
- O suplemento de curcumina com ótima absorção
- O suplemento com maior biodisponibilidade de curcumina
- A melhor combinação de curcumina e piperina
O suplemento de curcumina com ótima absorção
Este suplemento de curcumina da LifeExtension é fabricado com extrato BCM-95® Bio-Curcumin® altamente absorvível. É até sete vezes mais absorvível que a curcumina padrão e também permanece na corrente sanguínea por mais tempo. A curcumina é boa para o cérebro, coração e sistema imunológico. Em uma embalagem com 60 cápsulas, a dose recomendada é 1 por dia, mas deve ter o acompanhamento de um médico.
O suplemento com maior biodisponibilidade de curcumina
O suplemento de curcumina da Puritan's Pride tem uma ótima biodisponibilidade, com cerca de 95% de curcumina em cada cápsula de 1000mg, em uma embalagem de 120 cápsulas. A dose diária recomendada pelo fabricante é 1 comprimido, 3 vezes ao dia, o conteúdo da cápsula pode ser utilizado para o preparo de chás. A curcumina é um ótimo anti-inflamatório e um antioxidante muito poderoso.
A melhor combinação de curcumina e piperina
Este suplemento de cúrcuma e pimenta preta da Sollo Nutrition fornece uma combinação excelente que facilita na absorção da curcumina pelo organismo. Estimula o humor, a função cerebral e a memória, além de fortalecer o sistema imunológico e nervoso, reduzindo o estresse. Em uma embalagem com 60 cápsulas de 550mg cada uma.
Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a curcumina
No mundo dos suplementos naturais, os estudos e novas descobertas parecem nunca acabar. Reunimos as informações mais relevantes sobre este produto para te informar sobre tudo que este suplemento pode oferecer. Confira.

De acordo com alguns especialistas, os efeitos analgésicos da curcumina podem ser comparados com o de alguns analgésicos, como o diclofenaco. (Fonte: Free-Photos: 1030744 / Pixabay.com)
O que é a cúrcuma?
O extrato desta planta é um ingrediente de destaque na cozinha oriental e é estudado por seu uso medicinal, atribuído principalmente a um dos seus principais componentes, a curcumina (1).
O que é a curcumina?
Os efeitos mais estudados da curcumina são os medicinais. Vários estudos discutiram sua capacidade anti-inflamatória, antioxidante, anticancerígena, imunomoduladora e neuroprotetora (3).
A cúrcuma tem algum outro componente medicinal?
Esta molécula tem sido estudada por suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o que faz com que tenha um uso promissor no tratamento em doenças de pele (4).
Quais são as propriedades medicinais da curcumina?
- Antioxidante: a curcumina é capaz de neutralizar radicais livres que aceleram a destruição celular, tendo grandes efeitos antioxidantes que podem combater o envelhecimento precoce (2, 5).
- Anti-inflamatório: diversos estudos demonstraram sua atividade anti-inflamatória, especialmente para o tratamento da osteoartrite e artrite reumatoide. Nestes pacientes, a curcumina teve efeitos similares a outros anti-inflamatórios, como o diclofenaco (Voltaren), com menos mal-estar gastrointestinal associado ao seu uso (5).
- Analgésico: de acordo com alguns estudos, os efeitos analgésicos da curcumina podem ser comparados com o de outros analgésicos, como o diclofenaco. Graças a sua alta tolerância, este suplemento pode fornecer os benefícios dos analgésicos sem seus efeitos colaterais, como o mal estar gastrointestinal.
- Antimicrobiano: a curcumina tem um potente efeito antimicrobiano sobre as bactérias Estreptococos, Pseudomonas aeruginosa e Bacillus subtilis. Este suplemento também pode potencializar o efeito de antibióticos como a vancomicina ou cefixima, que atuam contra o Estafilococo aureus .
- Efeitos no Alzheimer: a curcumina pode prevenir a degeneração neuronal no Alzheimer por sua ação anti-inflamatória e antioxidante, observando que aqueles que a utilizaram em seu tratamento, tiveram uma melhora significativa na memória .
- Diminuição do colesterol: a curcumina pode evitar a formação excessiva do colesterol, o que é muito benéfico para os indivíduos que sofrem com síndromes coronárias, metabólicas ou neuronais .

A cúrcuma é um sabor determinante na gastronomia da Ásia. A parte comestível desta planta é seu caule subterrâneo, também chamado de rizoma. (Fonte: Gabdrakipova: 106029241 / 123rf.com)
As nanopartículas de curcumina são benéficas?
Já que a curcumina é solúvel em lipídios (substâncias gordurosas) e não em líquidos, sua absorção intestinal é baixa, a menos que seja combinada com ingredientes adicionais como a piperina (pimenta do reino).
Isso pode limitar seus efeitos terapêuticos, mas isso pode mudar. As nanopartículas da curcumina demonstraram ter uma maior absorção no organismo, potencializando sua capacidade antimicrobiana e, inclusive, sendo objeto de estudo para seus possíveis efeitos terapêuticos contra o câncer e o Alzheimer .
A curcumina lipossomal é benéfica?
Foram realizados muitos estudos experimentais onde foi tentado diminuir o problema da baixa biodisponibilidade da curcumina. Este método pode ajudar a guiar na direção correta.
A cobertura lipossomal da curcumina permite que este composto seja absorvido e transportado pelo sangue em maiores quantidades, evitando ser metabolizado e descartado antes de desempenhar funções terapêuticas.
Este revestimento também retarda sua liberação, o que promove um efeito prolongado que pode ter uma duração de até 24 horas .
Quais são os efeitos colaterais da curcumina?
- Gastrointestinais: constipação, diarreia, inchaço abdominal, refluxo gastroesofágico, náusea, vômito, fezes amareladas e dor de estômago.
- Dermatológicos: se for aplicado sobre a pele, pode apresentar coceira, ardência, dermatite de contato e urticária.
- Cardiovasculares: alterações do ritmo cardíaco, desconforto no peito.
- Outros efeitos: vertigem.
Se você sofrer com algum destes sintomas durante a utilização da curcumina, não deixe de consultar seu médico imediatamente.

Seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes podem ser um ponto de partida para novos estudos. (Fonte: Kanchanaprat: 2703405 / Pixabay.com)
Como tomar os suplementos de curcumina?
De acordo com muitos estudos, a dose recomendada de curcumina varia entre 1125 e 2500mg por dia . Estas são as recomendações para adultos saudáveis. Em outras circunstâncias, como as mencionadas na próxima seção, esta dose pode não ser adequada.
Quais são as precauções que devo ter ao tomar a curcumina?
- Sensibilidade hepática: o consumo prolongado de curcumina pode ser causar toxidade hepática a longo prazo em pessoas sensíveis. Isso inclui pessoas com doenças hepáticas ou que consomem altas quantidades de álcool (mais de duas taças de vinho por dia para mulheres ou mais de quatro para homens).
- Medicamentos: a curcumina pode interagir com medicamentos como os anticoagulantes e anti-inflamatórios não esteroides (aspirina, ibuprofeno, paracetamol) . Se você toma algum medicamento, sempre verifique com seu médico antes de consumir a curcumina.
- Gravidez: a cúrcuma é segura nos alimentos durante a gravidez e amamentação, mas a curcumina em doses medicinais pode ser que não, já que pode induzir o trabalho de parto de forma prematura .
- Obstrução da vesícula biliar: a curcumina pode piorar os sintomas de quem tem este problema, por isso não é recomendado utilizar .
- Problemas de coagulação: a cúrcuma pode retardar a coagulação do sangue. Em pessoas com problemas pré-existentes de coagulação ou que vão se submeter a alguma cirurgia no futuro próximo, devem evitar.
- Deficiência de ferro: altas doses de cúrcuma podem inibir a absorção de ferro, por isso pessoas com este problema devem evitar seu consumo.
Critérios de compra
A cúrcuma sozinha tem uma baixa concentração de curcumina. Se você quer obter as melhores propriedades deste suplemento, é importante considerar os seguintes aspectos:
- Concentração e biodisponibilidade de curcumina
- Combinação com outros ingredientes
- Forma de apresentação
- Suplementos para dietas especiais
Concentração e biodisponibilidade de curcumina
É importante saber escolher os produtos com a concentração adequada de curcumina para poder aproveitar dos seus benefícios. Em produtos combinados com cúrcuma, é necessário pelo menos 93% de curcumina .
Isso ocorre pela baixa biodisponibilidade deste suplemento . Ou seja, mesmo consumindo quantidades consideráveis, a porção absorvida que chega a corrente sanguínea não é suficiente para exercer funções terapêuticas.

A cúrcuma pode ser consumida em forma de chá, pó e cápsulas, estas últimas podem garantir uma dose mais concentrada de curcumina. (Fonte: Onierek: 100851404 / 123rf.com)
Combinação com outros ingredientes
O efeito da curcumina pode variar dependendo dos ingredientes que forem combinados. Por isso, é importante selecionar a melhor combinação possível. Abaixo, vamos apresentar as combinações mais frequentes em suplementos:
Ingrediente | Efeito |
---|---|
Pimenta do reino (piperina) | Aumenta a absorção de curcumina em até 2000% |
Vitamina D | Potencializa a absorção de cálcio e pode melhorar os efeitos terapêuticos em outras doenças, como o Alzheimer |
Vitamina C e E | Potencializam os efeitos antioxidantes da curcumina |
Gengibre | Potencializa os efeitos hipoglicêmicos, anti-inflamatórios e analgésicos Importante: Não tomar combinando com outros hipoglicêmicos |
Forma de apresentação
Para te ajudar a decidir, criamos uma pequena lista de prós e contras das formas mais comuns em que é possível encontrar a curcumina no mercado:
Apresentação | Prós | Contras |
---|---|---|
Cúrcuma em pó | Enriquece as preparações culinárias Possui propriedades antissépticas Corante natural Cosmético natural para melhorar a pele |
O pó puro de cúrcuma, que fornece a maior concentração de curcumina, possui apenas 3,14% Essa quantidade é insuficiente para algumas funções terapêuticas |
Cápsulas com extrato em pó | Pode chegar a ter 95% de concentração de curcumina Mais econômicos |
Nem todos contém concentração suficiente de curcumina |
Cápsulas com extrato líquido | Facilitam a absorção e biodisponibilidade da curcumina | Mais caros |
Suplementos para dietas especiais
Se você está procurando um suplemento que se adapte perfeitamente ao seu estilo de vida, você deve estar atento às seguintes marcações:
Opção | Procurar | Evitar |
---|---|---|
Aptos para celíacos | A embalagem indica que são aptos para celíacos Suplementos com amido de milho, arroz ou batata |
Suplementos com amido de trigo, cevada, centeio, aveia ou derivados Produtos que podem conter traços de glúten Suplementos fabricados antes de 2011 (podem não indicar a quantidade de glúten) |
Aptos para veganos | Produtos certificados como veganos (identificados assim na embalagem) | Produtos que não especifiquem ser veganos Vitamina D3 (alguns são derivados do óleo de fígado de peixe) . |
Aptos para outras sensibilidades alimentares | Produtos que especifiquem na embalagem se são aptos para sua condição (intolerância a lactose ou alergias específicas) | Produtos sem etiquetas ou com ingredientes não especificados |
Resumo
A curcumina é um suplemento incrível que ainda tem muito para oferecer. Seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes pode ser um ponto de partida para novos estudos que relacionam estas capacidades com a prevenção do câncer e do Alzheimer, entre muitos outros benefícios.
Se você quer aproveitar dos benefícios da curcumina, é essencial escolher um suplemento de alta qualidade que forneça uma quantidade adequada deste componente. Lembre sempre de consultar com seu médico antes de consumir qualquer suplemento, já que cada pessoa tem suas características.
Você quer aprender mais sobre saúde e bem estar? Verifique os outros artigos do nosso site ou deixe um comentário para nós. Se você quiser repassar este conteúdo com mais pessoas, compartilhe em suas redes sociais.
(Fonte da imagem destacada: Limsakul: 56420251 / 123rf.com)
Referências (29)
1.
Paula S. Cúrcuma [Internet]. Reduca (Biología). Serie Botánica. 2014. [Consultado em 8 de maio de 2020]
Fonte
2.
Figueredo A. La Curcumina y sus funciones [Internet]. UVaDOC. 2014. [Consultado em 8 de maio de 2020]
Fonte
3.
Mario P. y Cols. Curcumin and Health [Internet]. MDPI. 2016. [Consultado em 6 de maio de 2020]
Fonte
4.
Magnani C. Caffeic acid: a review of its potential use in medications and cosmetics [Internet]. Analytical Methods. 2014. [Consultado em 9 de maio de 2020].
Fonte
5.
Rober H. MD., Curcumin for arthritis: Does it really work? [Internet]. Harvard Health Publishing. 2019. [Consultado em 8 de maio de 2020]
Fonte
6.
Poonam T., Madhuri S., Himani K., Anita K., Kasturi M. Bactericidal Activity of Curcumin I Is Associated with Damaging of Bacterial Membrane [Internet]. PLos One. 2015. [Consultado em 9 de maio de 2020].
Fonte
7.
Shrikant M., Kalpana P. The effect of curcumin (turmeric) on Alzheimer's disease: An overview [Internet]. Annals of Indian Academy of Neurology. 2008. [Consultado em 8 de maio de 2020].
Fonte
8.
Basniwal R., y cols Curcumin nanoparticles: preparation, characterization, and antimicrobial study [Internet]. Journal of Agricultural and Food Chemistry. 2011. [Consultado em 9 de maio de 2020].
Fonte
9.
Murali M., y cols. Curcumin Nanomedicine: A Road to Cancer Therapeutics [Internet]. Current Pharmaceutical Design. 2010. [Consultado em 9 de maio de 2020].
Fonte
10.
Kwok K. y cols. Highly Stabilized Curcumin Nanoparticles Tested in an In Vitro Blood–Brain Barrier Model and in Alzheimer’s Disease Tg2576 Mice [Internet]. The APPS Journal. 2013. [Consultado em 9 de maio de 2020].
Fonte
11.
Ting F., Yumeng W., Robert J., Ling Z. Liposomal curcumin and its application in cancer. 2017. [Consultado em 10 de maio de 2020].
Fonte
12.
Chainani-Wu N. Safety and anti-inflammatory activity of curcumin: a component of turmeric (Curcuma longa) [Internet]. US National Library of Medicine. 2003. [Consultado em 8 de maio de 2020].
Fonte
13.
Turmeric [Internet]. Webmd.com. [Consultado em 9 de maio de 2020].
Fonte
14.
Tayyem R. Heath D., Al-Delaimy W., Rock C. Curcumin content of turmeric and curry powders [Internet]. Nutrition and Cancer 2006. [Consultado em 9 de maio de 2020].
Fonte
15.
Stephen D. Vit D-curcumin combo offers brain health potential [Internet]. Nutraingredients.com. 2009 [Consultado em 10 de maio de 2020].
Fonte
16.
Kuo-Yi L., y Cols Oral bioavailability of curcumin in rat and the herbal analysis from Curcuma longa by LC–MS/MS [Internet]. Journal of Chromatography B. 2007. [Consultado em 6 de maio de 2020].
Fonte
17.
Maria R. Cómo saber si un medicamento tiene gluten [Internet]. Real E Ilustre Colegio de Farmacéuticos de Sevilla. 2015 [Consultado em 13 de maio de 2020].
Fonte
18.
Guía vegana: cómo leer las etiquetas de productos y alimentos [Internet]. Ideavegana.com 2018 [Consultado em 13 de maio de 2020].
Fonte
19.
Kamal P. Curcumin [Internet]. Examine.com. 2020, [Consultado em 6 de maio de 2020].
Fonte
20.
Jódar G. Recomendaciones sobre cómo administrar la vitamina D. Guías internacionales y nacionales [Internet]. Revista de Osteoporosis y Metabolismo Mineral Volumen 6. 2014. [Consultado em 7 de maio de 2020].
Fonte
21.
Katherine Z. ¿Qué es la toxicidad producida por la vitamina D?, ¿debo estar preocupado dado que tomo suplementos? [Internet]. Mayoclinic.org. 2018. [Consultado em 7 de maio de 2020].
Fonte
22.
Shoba G., Joy D., Joseph T., Majeed M., Rajendran R., Srinivas P. Influence of piperine on the pharmacokinetics of curcumin in animals and human volunteers [Internet]. Planta medica. 1998. [Consultado em 7 de maio de 2020]
Fonte
23.
Villar Ruiz J. y Cols. Pimienta [Internet]. Guía de plantas medicinales del Magreb. 2010. [Consultado em 7 de maio de 2020].
Fonte
24.
Paula S. Cúrcuma [Internet]. Reduca (Biología). Serie Botánica. 2014. [Consultado em 8 de maio de 2020].
Fonte
25.
Cesar M. y Cols Colorantes de Curcuma Longa, estudio de su probable efecto antiinflamatorio analgésico-antirradical libre [Internet]. Instituto de Química Orgánica Aplicada a la Farmacia U.N.M.S.M.1998. [Consultado em 8 de maio de 2020].
Fonte
26.
Liddle M., Hull C., Liu C., Powell D., Contact urticaria from curcumin [Internet]. US National Library of Medicine. 2006. [Consultado em 8 de maio de 2020].
Fonte
27.
Alwi I., Santoso S., Sutrisna B., Suyanta FD., Kresno SB., Ernie S. The effect of curcumin on lipid level in patients with acute coronary syndrome. [Internet]. Acta Medica Indonesiana 2008. [Consultado em 8 de maio de 2020].
Fonte
28.
Raimara G. Eugenol: propiedades farmacológicas y toxicológicas. Ventajas y desventajas de su uso [Internet]. Departamento de Investigaciones Biológicas. 2002. [Consultado em 9 de maio de 2020].
Fonte
29.
UK Medicines Information. Turmeric: potential adverse effects and interactions [Internet]. Specialist Pharmacy Service. 2018. [Consultado em 13 de maio de 2020].
Fonte