Ultima atualização: 3 de outubro de 2021

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O corpo humano precisa de vitaminas e microelementos para manter suas funções normais e para realizar processos químicos. A vitamina A é sem dúvida uma das vitaminas mais importantes.

É essencial para muitos processos em seu corpo, suporta o metabolismo das células metabólicas e é de grande importância para o processo visual. Se houver uma deficiência de vitamina A, isso resultará em sintomas secundários que podem até ameaçar a vida.

Portanto, é importante ter uma visão geral de quando existe uma deficiência de vitamina A e como você pode preveni-la. Em nosso guia, você aprenderá como reconhecer uma deficiência de vitamina A em humanos e animais, que é mais freqüentemente afetada por uma deficiência e como prevenir efetivamente uma deficiência.




O mais importante

  • A vitamina A está envolvida em muitos processos do corpo humano e animal. Ele regula o processo visual, fertilidade, metabolismo celular e é essencial para o sistema imunológico.
  • A principal fonte de vitamina A são produtos de origem animal. Os alimentos vegetais contêm um precursor da vitamina, também chamado provitamina A ou beta-caroteno.
  • Um suprimento suficiente é especialmente importante para as pessoas que têm uma necessidade maior de vitamina A. Estes incluem, acima de tudo, mulheres grávidas e lactantes, bem como crianças entre 13 e 15 anos de idade.

Definição: O que é vitamina A?

Vitamina A é um grupo de compostos químicos que inclui retinol, retinol e ácido retinóico. Além disso, existe um precursor da vitamina na forma de beta-caroteno (a chamada provitamina): primeiro é convertida em vitamina A por processos enzimáticos no corpo (1).

A vitamina A é absorvida dos alimentos no intestino e armazenada no fígado como vitamina A lipossolúvel no corpo (2).

Histórico: O que você deve saber sobre a deficiência de vitamina A

Na seção seguinte, nós lhe daremos as informações básicas sobre a vitamina A e sua deficiência antes de lhe mostrarmos maneiras de encontrar soluções para suas preocupações.

Para uma melhor compreensão deste assunto, nós respondemos as perguntas mais freqüentes abaixo.

Qual a importância da vitamina A para o corpo humano?

A vitamina A está envolvida em uma variedade de processos no corpo. Entre outras coisas, é importante para construir e manter as funções adequadas da pele, mucosas, células sanguíneas, reprodução, visão e do sistema nervoso (3).

  • Pele e mucosas: A vitamina A tem um papel importante na formação e regeneração da pele e do tecido das mucosas. Na forma de retinol, a vitamina A assegura o crescimento celular e evita danos ao DNA. O retinol é convertido em ácido retinóico nas células da pele, onde garante a elasticidade da pele (4).
  • Sistema imunológico e células sangüíneas: Devido à influência positiva já mencionada no fortalecimento da pele e das membranas mucosas e a barreira natural resultante para vírus e outros microorganismos, o sistema imunológico também é apoiado. Retinol e beta-caroteno também são um componente importante na formação de novos eritrócitos e glóbulos brancos e promovem a produção de anticorpos (5, 6).
  • Fertilidade e reprodução: O Retinol também está envolvido na produção de testosterona e estrogênio. A vitamina A é um importante bloco de construção para as células espermáticas - a forma e a quantidade de esperma dependem dela. Além disso, promove o desenvolvimento do esperma e das trompas de falópio, assim como da placenta e na gravidez - a maturação do feto (7, 8).
  • Processo visual: Retinal, um composto químico de vitamina A, está envolvido no processo visual. É um componente importante da molécula receptora rhodopsin na retina do olho. Ele é incorporado nas hastes receptoras e ajuda o olho a distinguir entre a luz e a escuridão e a transmitir a informação da luz para o cérebro na forma de impulsos nervosos. A vitamina A, portanto, contribui para a manutenção da visão normal (9).
  • Ossos e dentes: Especialmente após uma fratura, a vitamina A é necessária para a ossificação do tecido ósseo e cartilagíneo. É, portanto, uma parte importante para a formação e cura óssea (10).
  • Metabolismo celular: A provitamina A - beta-caroteno age contra os radicais livres, que são produzidos, por exemplo, pelo consumo de tabaco, radiação UV e ingestão de medicamentos como resultado do processo metabólico no organismo. A provitamina é caracterizada por um efeito antioxidante e, portanto, ajuda a proteger o DNA das células do organismo de sua influência negativa (11).

Então, como você pode ver, a vitamina A está envolvida em muitos processos no corpo humano, então a importância deste microelemento para o corpo é grande e deve ser levada a sério por todos.

Qual é a necessidade diária de vitamina A em humanos?

Para fornecer ao corpo uma dose saudável da importante vitamina A, uma certa quantidade deve ser consumida diariamente, já que o corpo não é capaz de produzir a própria vitamina A. A Sociedade Alemã de Nutrição recomenda as seguintes doses diárias:

Group mg-equivalente por dia.(12)
Infantes 0,5 a 0,6
Crianças 0,6 a 1,1
Homens adultos 1,0
Mulheres adultas 0,8
Mulheres grávidas (4 meses ou mais) 1,1
Mulheres lactantes 1,5

O equivalente do retinol é um termo que pode ser usado para distinguir entre fontes animais e vegetais. Os carotenóides obtidos das plantas devem primeiro ser convertidos em vitamina A por um processo químico no corpo. A unidade equivalente ao retinol foi, portanto, introduzida para simplificar a conversão.

Quais são as causas da deficiência de vitamina A?

A deficiência de vitamina A ocorre quando o nível do microelemento no sangue é inferior a 10 µg/dl (microgramas por decilitro) devido à ingestão insuficiente ou a doenças do trato gastrointestinal (13). As causas mais comuns de deficiência de vitamina A incluem

  • Dieta desequilibrada
  • Consumo muito pequeno com um aumento simultâneo da necessidade
  • Doenças do trato gastrointestinal
  • Capacidade de armazenamento enfraquecida devido ao consumo de álcool ou drogas

Os países industrializados como a Alemanha tendem a não ser afetados pela deficiência de vitamina A. No entanto, é a deficiência de vitaminas mais comum nos países em desenvolvimento em todo o mundo. Segundo a UNICEF, mais de 340 milhões de crianças correm o risco de sofrer de deficiência aguda de vitamina A (14).

Quais alimentos contêm vitamina A?

Basicamente, duas fontes de equivalentes de vitamina A são mencionadas. Estes incluem tanto um grupo fonte animal quanto um grupo fonte vegetal. Alimentos dos quais a vitamina A pode ser obtida incluem:

Alimentos vegetais mg por 100g Alimentos animais mg por 100g
Cenouras 2 Fígado de bezerro 39
Agriões 2,6 Chouriço de fígado 8,3
Nabos 10 Ovos 0,2
Espinafres do mar 1,2 Manteiga 0,6
Kale 1,5 queijo azul 0,3-0,5
Salsa 5,9 atum 1,6
Espinafre 1,6 enguia 0,9
Alface-de-cordeiro 0,7 queijo de montanha 0,36
Endro 4,5 leite integral 0,03

Em produtos vegetais, é principalmente o precursor da vitamina A que é encontrado, o qual, como já mencionado, deve ser convertido primeiro em vitamina A pelo organismo. Portanto, o conteúdo declarado por 100g é muito mais baixo do que nos alimentos para animais.

Quem é particularmente suscetível à deficiência de vitamina A?

Como já mencionado, a deficiência de vitamina A é comparativamente rara em países industrializados como a Alemanha. No entanto, este fato não exclui certos grupos de risco que são particularmente suscetíveis a tal deficiência. Estes incluem:

Alcoólicos

Pessoas que sofrem de alcoolismo são frequentemente deficientes em muitas vitaminas, incluindo vitamina A, devido a uma dieta desequilibrada e inadequada.

O álcool pode geralmente ser prejudicial ao organismo e deve ser evitado.

O abuso regular do álcool leva a danos nas mucosas da cavidade oral - incluindo as gengivas e os órgãos de todo o trato gastrointestinal, o que leva a uma maior necessidade de vitamina A para sua reconstrução (15).

Como consequência das mudanças na mucosa do intestino delgado causadas pela influência do álcool no tecido, o processo de absorção adequada é perturbado ou mesmo interrompido. Além disso, o fígado é severamente atacado pelo consumo de álcool. O produto de decomposição do álcool pode levar à sua inflamação e até mesmo à cirrose hepática.

Devido aos danos ao fígado, a função de armazenamento da vitamina A por este órgão é perturbada (16, 17).

Pessoas com distúrbios digestivos

Os distúrbios digestivos são queixas relacionadas ao consumo de alimentos e sua digestão. Eles geralmente se originam no trato gastrointestinal e se manifestam, por exemplo, na forma de náusea, perda de apetite ou diarréia. Eles podem ser de origem orgânica ou não orgânica (18).

Como já explicado, a vitamina A pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis. Se uma doença aguda ou mesmo crônica, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa, perturbar o bom funcionamento dos intestinos, o corpo não pode absorver adequadamente a vitamina A (19).

Pessoas com maior necessidade de vitamina A

No ciclo de vida de uma pessoa, a necessidade do corpo por microelementos e vitaminas pode diferir significativamente em diferentes estágios da vida.

A necessidade de vitamina A não é diferente. As pessoas que têm uma necessidade maior de vitamina A incluem:

Group mg-equivalente por dia (20)
Crianças de 13 a 15 anos 1,1
Mulheres grávidas de 4 meses 1,1
Mulheres amamentando 1,5

Em muitos casos, uma ingestão adequada de vitamina A pode ou não ser realmente considerada ou simplesmente não ser conhecida. Portanto, essas pessoas freqüentemente pertencem aos grupos de risco para deficiência de vitamina A.

Vegetarianos/vegetarianos

Como a vitamina A é encontrada em maiores quantidades em produtos animais, as pessoas que comem uma dieta vegetariana tendem a pertencer a um grupo de risco aumentado. Isto aumenta significativamente com a variante mais estrita da dieta baseada em plantas - o veganismo. A razão para isso pode ser encontrada na exclusão de laticínios e ovoprodutos (21).

Com dietas vegetarianas e veganas, é importante lembrar que muitas frutas e vegetais contêm o betacaroteno precursor da vitamina A, que o organismo pode converter em vitamina A. É por isso que a ingestão de betacaroteno é tão alta nas dietas vegetarianas. Uma ingestão insuficiente desses produtos pode levar à deficiência de vitamina A em um curto espaço de tempo.

Quais são os sintomas da deficiência de vitamina A?

Hipovitaminose de vitamina A se desenvolve de forma insidiosa e durante um longo período de tempo. Portanto, é importante ser capaz de reconhecer os sintomas a fim de tomar as medidas apropriadas desde cedo.

Note, entretanto, que todos reagem de forma diferente a uma deficiência de vitamina A e, em caso de dúvida, é aconselhável consultar seu médico. A seguir, nós descrevemos brevemente os sintomas mais comuns da deficiência de vitamina A.

Visão deficiente e doenças oculares

Vitamina A é essencial para a produção de púrpura visual no olho. Também é chamado de rodopsina e é encontrado como o pigmento visual da retina e também nos fotorreceptores. Ela é basicamente responsável pela regulação da visão de luz-escura. Neste contexto, o rodopsin é responsável por transmitir o sinal luminoso do olho para o cérebro (22).

Vitamin A Mangel

A vitamina A é essencial para o processo visual correto. (Fonte de imagem: Amanda Dalbjörn / unsplash)

Os sintomas de deficiência precoce de vitamina A no processo visual incluem

  • Cãibras leves do olho
  • Sensibilidade à luz
  • Secura do olho
  • Problemas de orientação ao anoitecer
  • Visão deficiente no escuro

A deficiência de vitamina A leva à patologia da retina e pode resultar em cegueira noturna, manchas de Bitot para cegueira total. Portanto, é importante reconhecer os sintomas acima cedo e combatê-los.

Membrana mucosa e doenças de pele

Entre os sintomas mais perceptíveis estão, sem dúvida, aqueles associados com a condição da pele. A falta de vitamina A faz com que a pele seque e engrosse, o que pode levar à caspa anormal (23). Portanto, se você sofre de caspa, a deficiência de vitamina A pode ser uma causa possível.

Outros sintomas de deficiência de vitamina A incluem

  • Danos e lesões na membrana mucosa
  • Deterioração do sentido do paladar e do olfato
  • Amolecimento da córnea
  • Pele espessa, seca e escamosa

A deficiência de vitamina A também pode afetar órgãos respiratórios, como a garganta ou os tubos bronquiais. Portanto, se você sofre de infecções respiratórias freqüentes ou mesmo tende a contrair pneumonia, isso também pode indicar uma deficiência de vitamina A (24).

Fertilidade

Os sintomas de uma deficiência de vitamina A muitas vezes se tornam aparentes quando você quer ter filhos. Nos homens, leva à regressão dos testículos e à redução ou mesmo à interrupção da produção de esperma (25).

Uma deficiência de vitamina A é freqüentemente detectada apenas durante uma análise de sêmen ou teste pós-coital em um centro de fertilidade.

Nas mulheres, isso pode levar a rupturas no ciclo do oestro, desbaste das células da mucosa da vagina ou falha no implante do embrião no revestimento do útero. A produção normal de leite também é prevenida por uma deficiência de vitamina A (26, 27).

Portanto, é extremamente importante para ambos os futuros pais garantir um suprimento suficiente de vitamina A se eles quiserem ter um filho.

Quais são as conseqüências da deficiência de vitamina A durante a gravidez?

A Vitamina A é um microelemento importante e necessário, mesmo no início da gravidez. Como já mencionado, ela desempenha um papel importante na manutenção do bom funcionamento da placenta. A vitamina A também é indispensável para o desenvolvimento do feto, especialmente para a formação correta de ossos, olhos, pele e membranas mucosas (28).

Vitamin A Mangel

Vitamina A é necessária em todos os estágios da gravidez e regula o crescimento adequado da criança por nascer. (Fonte da imagem: Ignacio Campo / unsplash)

Durante a gravidez, a vitamina A é necessária para o crescimento adequado de tecidos e células nos pulmões do bebê. Portanto, é especialmente importante prestar atenção ao aumento da necessidade de vitamina A a partir do 4º mês. Um subabastecimento do microelemento pode, portanto, causar danos ao aparelho pulmonar da criança, bem como levar a malformações do embrião durante o primeiro trimestre da gravidez (29).

Como o excesso de vitamina A também pode ser prejudicial para as mulheres grávidas, é geralmente recomendado evitar alimentos como o fígado de animais nos primeiros três meses de gravidez e, em vez disso, consumir leite, laticínios, ovos, cenouras e vegetais verdes para evitar uma deficiência de vitamina A e, ao mesmo tempo, não arriscar uma overdose (30).

Como a deficiência de vitamina A se manifesta nos animais?

Não só os seres humanos podem ser afetados pela deficiência de vitamina A. Os animais, também, muitas vezes têm um suprimento muito baixo desta vitamina. Entretanto, alguns sintomas de deficiência diferem de acordo com a espécie. A seguir listamos os sintomas mais importantes de deficiência de vitamina A para você.

Deficiência de vitamina A em animais de estimação?

Os sintomas em animais de estimação são basicamente similares aos dos humanos. O retinol composto de vitamina A é essencial para o bom funcionamento do órgão visual. A vitamina A também é essencial para a fertilidade, desenvolvimento embrionário adequado e função tireoidiana.

É necessário na formação de células da pele, assim como na regulação do metabolismo ósseo (31, 32). Há diferenças entre os animais de estimação, no entanto, especialmente nas fontes de vitamina A:

Cães

Eles podem superar bem curtos períodos de falta de suprimento porque seus fígados podem armazenar quantidades relativamente grandes de vitamina A. Uma deficiência de longo prazo pode levar à cegueira noturna e opacidade da córnea com lacrimejamento. Os danos às membranas mucosas também se tornam problemáticos aqui, pois elas desempenham um papel significativo na proteção contra infecções.

A deficiência de vitamina A leva à desidratação da pele e das mucosas e põe em risco a saúde do cão a longo prazo.

Entretanto, os cães podem processar precursores de vitamina A, ou seja, eles também podem obter o beta-caroteno necessário das cenouras, por exemplo. Esta é uma característica especial entre os consumidores de carne (33).

Gatos

Nossos populares animais de estimação raramente sofrem de deficiência de vitamina A porque eles são carnívoros. Isto significa que os componentes de sua dieta são baseados exclusivamente em carne, que, como já mencionado, é a melhor fonte de vitamina A. Eles não podem obter provitamina A de nenhuma outra fonte.

Eles não podem abstrair as provitaminas de nenhuma outra fonte, pois não podem digerir produtos lácteos ou produtos contendo beta-caroteno.

Vitamin A Mangel

Uma dieta rica em vitamina A é benéfica para a saúde dos gatos. Por exemplo, ele mantém o pêlo do gato em boas condições. (Fonte de imagem: Michael Sum / unsplash)

Entretanto, uma deficiência de vitamina A não pode ser completamente descartada em gatos (por exemplo, como resultado de doenças do trato gastrointestinal). Para as patas de veludo, pode significar suscetibilidade a infecções, pele áspera e escamosa, pelagem ruim, queda de cabelo, aspecto baço ou mesmo danos na coluna vertebral e inflamação dos olhos (34).

Aves

Aves, mas especialmente ninfas e brotos, papagaios e canários podem rapidamente se tornar deficientes em vitamina A. Na verdade, é, ao lado da deficiência de vitamina D, a deficiência de microelementos mais comum nestas espécies de aves. Os sintomas típicos que acompanham a desnutrição são:

  • Pele escamosa e seca, com resíduos muitas vezes observáveis no estande
  • A plumagem desgrenhada, de aspecto desgrenhado
  • Glândulas salivares e lacrimais inchadas
  • Manchas amarelas nas membranas mucosas das aves

A deficiência de vitamina A afeta adicionalmente a fertilidade das aves como em outros animais. Em qualquer caso, com uma oferta extremamente insuficiente, as aves podem desenvolver sintomas de constipação ou mesmo infecções fúngicas e problemas respiratórios (35).

Répteis

Neste popular grupo de animais de estimação, os carnívoros são particularmente afetados pelo problema da deficiência de vitamina A. Alimentar filés de peixe e carne muscular, com a exclusão do fígado dos animais de presa, muitas vezes resulta em uma deficiência no fornecimento da vitamina vital.

Isto afeta particularmente as tartarugas jovens. As espécies herbívoras são capazes de absorver o beta-caroteno da dieta das plantas. Os sintomas mais comuns que indicam deficiência de vitamina A em répteis são:

  • Olhos inchados
  • O quase constante deitar sob a lâmpada de calor e evitar a água
  • Recusa de comer
  • Inchaço edematoso dos tecidos
  • Doença do trato respiratório

A deficiência de vitamina A em répteis é de grande importância. Pode levar à emagrecimento, letargia e até mesmo à morte a longo prazo (36, 37).

Deficiência de vitamina A em animais de fazenda?

Os animais da fazenda também podem ser afetados pela deficiência de vitamina A. As espécies que mais comumente sofrem de uma deficiência são caprinos e cavalos.

Cabras

Entre os sintomas mais comuns além da visão deficiente e da cegueira noturna estão outros sintomas como, por exemplo

  • Salivação e fluxo nasal
  • Respiração com a boca aberta
  • Secura da pele e queda de cabelo associada

Em caprinos, como em outras espécies, uma deficiência de vitamina A pode se manifestar em perda de apetite e fraqueza (38).

Cavalos

Uma deficiência de vitamina A afeta principalmente os animais que são basicamente alimentados com feno. O feno seco tem um conteúdo de vitamina A que pode ser tão baixo quanto menos de 10%, dependendo do processo de secagem.

Embora o fígado do cavalo seja capaz de armazenar grandes quantidades de vitamina A, as reservas são rapidamente esgotadas durante as dietas de feno. Uma deficiência se manifesta nos cavalos através deles:

  • Susceptibilidade à infecção
  • Nebulosidade da córnea, cegueira noturna e lacrimejamento
  • Secagem das membranas mucosas e da pele
  • Danos e fraqueza do chifre do casco
  • Problemas de reprodução

Os animais jovens também podem ser danificados se suas represas apresentarem deficiência de vitamina A. Potros que sofrem de deficiência de vitamina A tendem a ser mais tímidos (39).

Deficiência de vitamina A: abordagens ao tratamento

Como você já leu na parte superior, uma deficiência de vitamina A pode ser perigosa tanto para humanos quanto para animais. No entanto, existem métodos para prevenir uma deficiência.

Na parte seguinte mostraremos a você como você pode combater uma deficiência de vitamina A.

Nutrição

A idéia de que uma dieta balanceada é a chave para a saúde, que muitas vezes é repetida em livros de conselhos, não deve ser percebida apenas como um slogan. Mas o que significa exatamente uma dieta equilibrada?

Nós podemos falar de uma dieta saudável, equilibrada e variada quando fornecemos ao nosso corpo todos os microelementos e vitaminas que ele precisa para a construção de células, metabolismo e outros processos químicos. Isto também inclui uma quantidade adequada de proteínas, carboidratos e gorduras. Uma dieta unilateral quase sempre leva a uma deficiência de elementos vitais.

Mas o que você deve fazer se você não come carne por razões religiosas, de estilo de vida ou de saúde? Na próxima seção, nós lhe diremos quais produtos são particularmente adequados para combater uma deficiência de vitamina A.

Alimentos com níveis particularmente altos de vitamina A

A vitamina A só pode ser fornecida diretamente ao corpo em alimentos para animais. Aqueles com o maior conteúdo de vitamina A incluem:

Animal foods mg per 100g
Calf's liver 39
Eggs 0.2
Liver sausage 13.6
Eel 0.9
Tuna 1.6
Gouda 0.6
Emmental 0.3

Estes produtos não são apenas a melhor fonte de vitamina A para humanos. Para animais carnívoros, a introdução de fígado e tipos selecionados de peixes em uma dieta também pode ser muito benéfica.

Com produtos vegetais, como explicado anteriormente, não é vitamina A diretamente, mas seu precursor, ou seja, provitamina A (ou beta-caroteno). Para alcançar a dose diária necessária de vitamina A, você precisa consumir seis vezes mais beta-caroteno do que os produtos animais para alcançar a quantidade necessária.

As frutas e vegetais com os mais altos níveis de provitamina A incluem:

Plant foods mg por 100g
Carrots 7,7
Kale 8,7
Spinach 4,8
Cress 5,6
Rocket 1,4
Espargos 5,1
Tomate 0,6
Batata doce 7,9
Abóboras 1,4
Mangas 2,8

O consumo regular de produtos ricos em beta-caroteno é especialmente importante para veganos e vegetarianos. Introduzir os produtos listados acima na dieta dos herbívoros, como cavalos ou cabras, pode prevenir efetivamente a deficiência dos animais também.

Preparações e suplementos alimentares

O uso de suplementos alimentares é útil quando a ingestão de alimentos contendo vitamina A ou beta-caroteno não é possível (por exemplo, devido a alergias alimentares) ou quando a deficiência está em estágio avançado.

Os suplementos alimentares também são uma boa solução para veganos e vegetarianos que tendem a ter uma deficiência de vitamina A. A gama de preparações é grande e inclui formas tais como cápsulas e gotas.

Cápsulas

A gama de produtos contendo vitamina A é predominantemente coberta por cápsulas de retinol. Estes são usados para o cuidado da pele e têm o objetivo de garantir o efeito positivo da substância sobre a pele "por dentro".

Vantagens
  • Dosagem fácil
  • Rico em antioxidantes
  • Suporta a pele e, portanto, também o sistema imunológico
Desvantagens
  • Relativamente caro
  • Não pode ser ingerido durante a gravidez
  • Relativamente difícil de engolir (forma de cápsula macia)

A maioria das preparações são predominantemente baseadas em semiprodutos veganos e são obtidas de coco, por exemplo. Os produtos Beta-caroteno também estão entre as fontes de vitamina A. Como efeitos colaterais positivos, eles oferecem melhor proteção solar para a pele e uma tez mais bonita no verão.

Gotas

As gotas são uma forma alternativa de administração. Eles são normalmente muito concentrados e devem ser usados com cautela. A maioria dos produtos tem uma forma de gota e são derivados de alimentos vegetais ou produzidos sinteticamente.

Vantagens
  • Fácil de engolir
  • Pode ser administrado em bebidas
  • Tomado uma vez ao dia, Altamente concentrado
Desvantagens
  • Deve ser dosado com muita precisão
  • Sabor amargo
  • Não é uma fonte direta de vitamina A

As gotas são uma boa alternativa para aqueles que têm dificuldade em engolir comprimidos ou cápsulas grandes. Você deve se certificar de que a ingestão diária de vitamina A não exceda 0,2 mg. Isto inclui alimentos, bem como suplementos.

Não esqueça que se você tem alguma preocupação, é sempre bom consultar um médico antes de começar a complementar por conta própria. Uma overdose de vitamina A também pode ter conseqüências prejudiciais para o seu corpo.

Conclusão

Uma deficiência de vitamina A geralmente acontece gradualmente e pode ter grandes conseqüências para a saúde. Um suprimento insuficiente de vitamina A pode causar doenças como a cegueira noturna ou uma suscetibilidade geral a infecções. A deficiência de vitamina A é prejudicial tanto para humanos quanto para animais. Não tratá-lo pode até mesmo levar à morte no pior caso.

Entretanto, um tratamento simples, até mesmo trivial, pode tirar os cenários negros de deficiência de vitamina A. Você pode compensar a necessidade diária através da sua ingestão de alimentos.

Para veganos, vegetarianos e pessoas que sofrem de alergias alimentares, suplementos alimentares podem ser uma boa alternativa. Entretanto, você deve evitar a superdosagem, pois isto pode ser tão prejudicial à sua saúde quanto uma deficiência desta preciosa vitamina.

Fonte da imagem: Baibakova/ 123rf.com

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